SpaceX poderá ter perdido mais de 200 satélites da Starlink nos últimos 2 meses

14 Comentários

É graças à SpaceX que a Starlink tem conseguido aumentar exponencialmente a sua rede de satélites de órbita baixa terrestre. Estes oferecem o serviço de acesso à Internet que muitos usam fora dos locais de acesso garantido. Agora, do que é revelado, estes satélites estão com um qualquer problema, com a SpaceX a ter perdido mais de 200 satélites da Starlink nos últimos 2 meses.

SpaceX Starlink satélites Falcon 9

Ainda que possa não parecer normal, a perda de satélites pela Starlink é algo recorrente e que acontece naturalmente. A sua vida útil, ainda que grande, acaba por expirar por diversos fatores e estes caem na direção da terra, num processo que acaba antes de tocarem no solo.

Este processo parece agora ter sido acelerado por um qualquer fator externo, com mais de 200 satélites que a SpaceX serem perdidos. Este número foi apresentado pelo site satellitemap.space, que acompanha e monitoriza estes ativos da Starlink.

Esta é a primeira vez que a Starlink perde um número significativo de satélites num curto espaço de tempo. Essas são normalmente causadas por explosões solares que resultam em mudanças na órbita e danificam ou destroem estes elementos.

Não se sabe a natureza destes satélites, pois o seu modelo não é claro. Se forem os satélites Starlink mais recentes que a SpaceX lança regularmente, então a empresa terá de realizar pelo menos nove lançamentos do Falcon 9 da SpaceX para compensar os perdidos.

SpaceX Starlink satélites Falcon 9

Este mesmo site mostra que em 15 de julho, 353 satélites Starlink queimaram ao reentrar na atmosfera. Esse número saltou em mais de 200 para 568 satélites nas últimas leituras. A título de comparação, apenas 248 arderam no início deste ano, pelo que o número destruído durante os últimos dois meses é superior ao valor dos primeiros sete meses do ano.

Não se conhecem as razões para esta perda de satélites, mas a SpaceX e a Starlink vão ter de acelerar os lançamentos para cobrir estas falhas. A mudança nos satélites feita recentemente veio alterar o número que os Falcon 9 transportam, aumentando assim a necessidade de voos para compensar a diferença.

Parece mentira, mas os satélites da Starlink estão literalmente a cair do céu

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    São os russos a destruir, por isso Elon Musk cancelou o uso deles na Ucrânia

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Não faz mal nenhum…
    Um céu noturno mais limpo para nós e para a comunidade astronómica…

    1. Avatar de Berto
      Berto

      Faz mal pra mim que dependo da Starlink para ter internet na minha aldeia que nem 3G tem.

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Só ficava mais limpo que não ficassem lá a pairar, o satélite fica lá só não serve é para nada.

      Logo faz mal sim e mais que ele estivesse operacional, ao menos operacional não enviaram mais.
      Sendo assim vão ter de os substituir, logo mais satélite (novos) + os satélites fora de funcionamento ( lixo espacial)

      É só fazer as contas.

      Típico comentário de um inculto.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Os satélites mencionados na notícia, são satélites que reentraram na atmosfera terrestre, ou seja, não estão lá a “pairar”.

        Se calhar é melhor leres com mais atenção antes de chamares inculto a alguém.

        1. Avatar de Ifm
          Ifm

          Nuno V, talvez tenhas ser tu a procura mais coisas no Google, uma boa leitura também ajuda a te cultivares.

          “SpaceX has launched about 775 Starlink satellites so far but plans to have 42,000 by the time the constellation is complete. At a three percent failure rate — assuming it stays consistent — that amounts to 1,260 immobilized satellites waiting to smash into other stuff in space.”

          Esta notícia não é recente, mas dá para perceberes o estado de situação.

          Sim eles quando falham o objetivo é fazer a reentrada na atmosfera e desaparecerem… mas lá está isso pode acontecer hoje amanhã ou da qui a 10 anos.

          Depois de perderem o contacto com o satélite, não há nada a fazer é lidar com a sua trajetória, se houver um impacto com outro lixo espacial… é mais uma vez lidar…

          Agora não me venham com lições de moral, porque aquele comentário a cima é mesmo de um inculto, que fala para não estar calado e que diz mal de tudo só porque sim

          1. Avatar de Rabo
            Rabo

            1260 satellites irao ficar encalhados na orbita LEO entao? Entao eles deveriam programar/criar um sistema de emergencia para caso haja falta de comunicacao com a terra depois de 1 ano tentando, ativaria o modo de reentrada de emergencia para nao poluir o espaco. Assim seria melhor para nao poluir a orbita LEO.

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Os satélites vão sempre entrar na atmosfera se não ajustarem as orbitas vão sempre reentrar é assim que funciona a física e estes 200 que se fala reentraram na atmosfera não ficaram lá a pairar, estas a chamar inculto ao homem quando tu é que estas completamente errado

        2. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          A 15 de Julho havia um total de 353 satélites que tinham reentrado na atmosfera. A 15 de Setembro o valor ascendeu para os 567 satélites. Ou seja, em 62 dias reentraram 214 satélites. A notícia é, especificamente, sobre este evento. E este evento é recente. Se tens dificuldades agudas de compreensão de português e inglês, isso é um problema teu, não meu. E como é óbvio, se o satélite reentrou, é menos um satélite a aparecer no céu noturno.

    3. Avatar de gelzaraka
      gelzaraka

      Falas assim, enquanto não precisares deles…

  3. Avatar de Dav
    Dav

    Os que estão a cair são aqueles que estavam já inactivos.
    Por alguma razão já estariam inactivos no passado.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Depois eu é que sou poluidor em não separar o lixo quando já pago para isso…

  5. Avatar de Vasco
    Vasco

    O problema: Culpa é da Rússia

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sistemas de guerra electrónica russa! Não é assim tão secreto o motivo!!