Satélites militares comunicaram entre si usando lasers infravermelhos

6 Comentários

Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, têm aparecido várias tecnologias de ponta usadas na artilharia e também nos sistemas de comunicação. Ainda recentemente abordámos aqui a Zadira, uma arma a laser capaz de queimar drones.

Quase como o início de uma nova era no mundo das comunicações, há também satélites a comunicar entre si, usando tecnologia de lasers.

Satélites militares comunicaram entre si usando lasers infravermelhos


Satélites comunicaram entre si por lasers a uma distância de 100 km

Um par de satélites militares, lançados no ano passado, concluiu com sucesso um conjunto de testes para demonstrar a comunicação usando lasers no espaço, revela a CACI International, a empresa responsável.

Apesar de nos dias de hoje os players privados apostarem em estabelecer constelações de satélites em órbita, a tecnologia de comunicação usada permanece há mais de seis décadas. Embora as velocidades de comunicação tenham melhorado consideravelmente nos últimos anos, para comunicar “entre si”, os satélites precisam de enviar mensagens para uma estação terrestre que funciona como router e que reencaminha essa mensagem para outro satélite, mesmo que os dois satélites estejam em órbita a apenas alguns quilómetros de distância.

A CACI International, com sede em Reston, Virgínia, revelou que está a trabalhar para mudar este paradigma e demonstrou agora, com sucesso, o estabelecimento de um link de comunicação entre satélites usando laseres.

Satélites militares comunicaram entre si usando lasers infravermelhos

A CACI implantou os terminais óticos de espaço livre CrossBeam em satélites para permitir a comunicação ótica entre eles. A empresa afirma que a sua tecnologia pode permitir ligações cruzadas de satélites, bem como ligações satélite-terra bidirecionais usando sistemas menos complexos, mais pequenos, que precisam de menos energia e, portanto, são mais baratos de operar.

No dia 14 de abril, deste ano, os dois satélites usados para teste, comunicaram a cerca de 100 km durante 40 minutos. Foram usados laseres infravermelhos que garantiram uma largura de banda de 200 gigabits. A transmissão de dados foi codificada.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu acho que uma das provas mais recentes que temos de comunicação satélite-satélite com laser é a StarLink, se não estou enganado.
    Por isso, já se sabe que tem potencial.

    1. Avatar de Bernardo
      Bernardo

      Os Sentinel do programa Copernicus fazem isso há uns bons anos para download da telemetria e dos dados de ciência

      1. Avatar de ThornC
        ThornC

        Exacto, no Copernicus usa-se o European Data Relay System para comunicações entre satelites. Mas o principio foi demonstrado com o ARTEMIS, embora não tenha sido usado operacionalmente como o EDRS. O ARTEMIS usava transmissão radio em Ka para transferir dados do ENVISAT para terra…

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Ora uma coisa que não tinha conhecimento!!
        Agradeço pela partilha.

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Nos anos 60 do seculo passado já se usava infravermelhos para comunicar entre a alemanha entre as duas aa duas partes do muro de Berlim. Isto com a tecnologia atual é banal

  3. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    A China tem um melhor… Empurra os satélites para fora de órbita.