Samsung vai usar Tizen em todo o lado e não depender do Android

22 Comentários

O Tizen é o sistema operativo da Samsung, lançado em 2012, que atualmente equipa vários equipamentos da marca sul-coreana, nomeadamente smartwatches, televisores, frigoríficos e alguns smartphones, sendo que a maioria destes vêm equipados com Android.

Com o objetivo de alargar ainda mais os horizontes do Tizen, a Samsung está a planear lançar novos equipamentos com o seu sistema operativo, especialmente na área da Internet of Things (IoT).

Tizen IoT

A ideia da da Samsung é alargar a presença do seu sistema operativo e assim potenciar a sua adoção e utilidade, garantindo a utilização destes por outros fabricantes. Para isso vai em breve lançar vários novos equipamentos, entre os quais estarão lâmpadas, termómetros e outros dispositivos ligados à área da domótica.

Esta decisão foi anunciada pelo Vice-Presidente da Samsung Electronics, Lee Hyo-keun, que afirmou “The Tizen will connect and control all devices in a home”.

A justificação para esta decisão por parte da companhia sul-coreana está relacionada com as royalties que terão de pagar à Google no caso de lançarem equipamentos IoT com Android, sendo assim mais vantajoso do ponto de vista económico e estratégico investir no Tizen nesta área em específico.

Tizen IoT Samsung

Este cenário tinha sido já colocado em prática quando a empresa coreana decidiu abandonar o Android Wear e focar-se no Tizen para equipar os seus smartwatches. A aposta pareceu acertada e hoje este é o seu único sistema operativo usado, estando até a alargá-lo aos smartphones.

A Samsung já tinha também declarado a sua intenção em apostar no Tizen para a IoT aquando do lançamento do Tizen 4.0, sendo que estas declarações do seu Vice-Presidente vieram reforçar essa decisão.

A Samsung entrará assim no mercado dos dispositivos baseados na IoT, uma área em clara expansão e que é atualmente dominada pela Google e pela Apple, e com uma previsão de crescimento cada vez maior.

Leia mais sobre o Tizen 4.0

Tizen 4.0: O verdadeiro concorrente do Android para IoT?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    “todo o lado”…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Quando o IoT começar a ser usado da forma como se espera, essa utilização vai sr literalmente em todo o lado. Tudo se começa a conjugar para isso e, pelo que vemos, a Samsung quer a sua parte do negocio

  2. Avatar de Arkan
  3. Avatar de dajosova
    dajosova

    boa sorte TioZen

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    IoT é o futuro, sem dúvida. e será massivo. quanto ao Tio Zé… já tenho dúvidas sobre o sucesso … mas que a Samsung sendo um player gigante , poderá muito bem singrar.

  5. Avatar de Lumia 640XL DS
    Lumia 640XL DS

    Isso. Já nao bastava o que temos (S.O.).
    Tragam mais sardinhas…e cervejas. A conta pede-se no fim.
    Sabem onde é que isto vai dar?
    Adivinhem la….

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Quanto mais competição melhor o zeze

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Muito bem.
    Claro que internet das coisas é diferente, acredito que em muitos equipamentos não é preciso uma loja de apps para nada e pOrtanto o android nao será relevante. O android só é relevante nos telemoveis porque tem uma loja para o povao instalar apps. Na IOT vou trocar de apps num frigorifico para quê? A loja é perde relevancia e por isso o android perde relevancia.

  7. Avatar de Joao
    Joao

    O tizen tem estado de baixo de fogo ultimamente https://m.slashdot.org/story/324551

  8. Avatar de Victor
    Victor

    Mais um que pensa estar acima do Android, somente pelo facto de serem lideres de mercado actualmente.
    Provavelmente vai acontecer o mesmo com outros OS. Symbian, Windows Phone…etcs
    Pelo que tenho constatado e usufruido do Tizen na minha TV Samsung…o meu veredicto é deploravel, horrivel, repleto de bugs, carecendo de imensas funcionalidades, muito limitado. Odeio usar… Exemplo: Por momentos tenho a sensaçao que o TIzen tem vida propria sem ser eu a manusear…Os favoritos desaparecem frequentemente , bloqueia muito…por ai fora. Como referi…é horrivel!

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      Se tens adversao a bugs e problemas usa IOS..android é so problemas

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        “Aversão”, meu caro.

      2. Avatar de The Onee
        The Onee

        Não sabia que a apple vende TV’s com iOS 🙂

        1. Avatar de Pinto
          Pinto

          vende appletv que faz o mesmo…ios na tv

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Já pensaste que o problemas pode não ser do Tizen mas TV defeituosa com RAM ou flash corrompida? Há milhares de TV de 2016 e 2017 com esse SO e nunca li tal coisa.

  9. Avatar de LooLer
    LooLer

    Tizen é a pior m3##a em que programei durante a minha vida inteira.
    Desde de má documentação, a funcionalidades que so InHouse Developers podem utilizar, comunidade pequena e a que existe e só praticamente na versão Web e não nativa de development.

    Opinião pessoal: Isto nao vai dar em nada, porque eles afastam tanto developers como utilizadores finais.

  10. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Hahaha mais um que à minima oportinidade deixa o Android. O windows mobile é o futuro

    1. Avatar de eachtime
      eachtime

      quando a própria MS abaondona o windows mobile é claramente

  11. Avatar de android
    android

    acho que a Samsung a adoptar esta politica vai dar um belo tiro nos pés, e ainda por cima se fizer o mesmo no tizen que faz no android a nível de suporte então nem se fala, mas claro tem de aprender com os próprios erros…

    ioT é o futuro…

  12. Avatar de PTO
    PTO

    Not gonna happen. Pelo menos em “todo o lado”.