ROBOpilot: O robô que consegue pilotar um avião sozinho

5 Comentários

Nos últimos anos o segmento da robótica tem evoluído quase de forma “assustadora”. A agilidade e autonomia dos robôs é cada vez maior e mais inteligente, conseguindo estes executar tarefas que até aqui só os humanos conseguiam realizar.

Uma das últimas novidades desta área é o ROBOpilot, um  robô que consegue pilotar sozinho um avião.

ROBOpilot: O robô que consegue pilotar um avião sozinho


Pela primeira vez um robô conseguiu descolar e aterrar um avião sem qualquer ajuda de humanos a bordo. O projeto chama-se ROBOpilot, e é uma parceria da Air Force Research Laboratory  e DZYNE Technologies. O robô conseguiu pilotar o avião, de forma autónoma, durante duas horas.

O ROBOpilot foi instalado num avião Cessna 206 e o primeiro voo aconteceu a 9 de agosto.

ROBOpilot: O robô que consegue pilotar um avião sozinho

Este não é o primeiro sistema autónomo robótico para pilotar aviões. Antes deste já surgiram projetos como o Pibot, criado na Coreia do Sul e o ALIAS do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No entanto, nenhum dos projetos conseguiu o feito do ROBOpilot.

ROBOpilot: Veja o robô a pilotar um avião sozinho

O ROBOpilot está equipado com um conjunto de sensores, atuadores e câmaras de visão artificial. Possui ainda um braço mecânico capaz de realizar movimentos idênticos ao de um ser humano. O ROBOpilot poderá ser usado para transportes de carga, sobrevoar zonas perigosas, realizar missões de reconhecimento e vigilância, etc.

 

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Koso
    Koso

    Mas não tem o essencial: a CORAGEM

  2. Avatar de Daniel
    Daniel

    Top Gun robótico… nahhh, por muita AI que consiga enfiar dentro de um avião, não há nada como o factor humano aos comandos de uma máquina.

  3. Avatar de carlos
    carlos

    É apenas um projeto de investigação.
    Os aviões já têm piloto automático, não precisão de robôs

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      “não precisão de robôs” ? RIP CAMÕES

  4. Avatar de Aquele_gajo
    Aquele_gajo

    Na realidade a aterragem automática já existe utilizando sistema de ILS. Os pilotos só o desconectam porque ….sim ….ou quando os aeroportos não estão equipado com estas tecnologia. Corrijam-me se estiver enganado.