Renault EZ-GO: Robô-veículo para a mobilidade urbana partilhada

9 Comentários

A Renault apresentou, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o seu concept de um robô-veículo, de mobilidade por medida, com um design emblemático que se harmoniza perfeitamente com o ambiente urbano. O objetivo é promover novas formas de deslocação nas cidades congestionadas.


O Renault EZ-GO é o primeiro concept de robô-veículo elétrico, autónomo e partilhado, que permite aos utilizadores deslocarem-se desde um local identificado – uma estação – ou geolocalizado por uma aplicação.

Para a Renault, a implementação deste tipo de serviços, ligados às infraestruturas urbanas e associados a sensores inteligentes, a análises de dados, a serviços conectados ou ainda a sistemas multimodais, terá um papel fundamental no sucesso das soluções de mobilidade e das cidades inteligentes do futuro.

Renault EZ-GO em vídeo…

Graças a uma arquitetura inovadora e ao design que lembra uma célula de sobrevivência, o veículo alarga ao máximo o campo de visão dos sensores do sistema autónomo e permite que a luz do dia invada todo o habitáculo, graças ao teto panorâmico de vidro. A altura contida deste robô-veículo em nada interfere com a vista dos peões na cidade.

Uma vez conectado à sua paragem, o veículo oferece uma plataforma ampla dotada de uma rampa, para permitir a entrada a bordo com toda a simplicidade tanto de pessoas sem dificuldades de mobilidade como de pessoas em cadeiras de rodas.

O EZ-GO é o primeiro modelo de uma série de concept-cars elaborados pela Renault no âmbito do desenvolvimento dos seus serviços de mobilidade. Esta série será revelada ao longo de 2018. O EZ-GO surge na sequência do sucesso do lançamento do SYMBIOZ, o concept elétrico, conectado e dotado de uma capacidade de condução autónoma de nível 4 destinado a particulares.

Via Renault

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PGomes
    PGomes

    Isto é uma das coisas mais feias que um ser humano alguma vez desenhou e produziu.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      É uma das coisas mais belas e futuristicas que o ser humano ja desenhou/construiu

  2. Avatar de Marco Fontes
    Marco Fontes

    O conceito é o de um autocarro pra 4 pessoas :(! Não gostei.

  3. Avatar de segurado
    segurado

    Até podem vir a ser inventores futuristas, mas se as oficinas concessionarias da Confiauto continuarem a serem incompetentes, a terem mecânicos alcoólicos, a dizerem aos clientes que tem defeitos em certas peças dos veículos e depois dizerem que as substituirão quando não o fazem, a deixarem o carro num canto para que depois possam cobrar mais uns dias ao cliente..etc etc etc etc a mim não me apanham mais nem Renault e muito menos NISSAN…

  4. Avatar de João da Lua
    João da Lua

    e o prazer por dirigir fica como?

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      No futuro fica igual ao prazer de andar a cavalo. Um hobbie para um nicho.

  5. Avatar de Cobolt
    Cobolt

    O conceito foi desenhado como os barcos táxis de França cujo o objetivo é com que os turístias difrutem da paisagem em veículos são amigos do ambiente ,mas o design foi mal consedido pois a máxima velocidade é 50km/h e é um espaço reduzido. Mas isto só se trata de um conserto não um carro comercializado.

  6. Avatar de Cobolt
    Cobolt

    Conseito não conserto

  7. Avatar de Jakuti
    Jakuti

    É “catita” não vejo outro adjectivo para descrever.
    Não obstante, gostava de o ver a circular em Lisboa… Que é cidade porreira sem lombas, tampas de esgoto…