Reino Unido quer um míssil hipersónico até 2030 para acompanhar China e Rússia

13 Comentários

Embora os planos estejam, ainda, numa fase inicial, o Reino Unido quer desenvolver um míssil hipersónico até 2030 para acompanhar os desenvolvimentos da Rússia e da China.

Fotografia cedida pela Marinha dos EUA: lançamento de um corpo planador hipersónico do Pacific Missile Range Facility, em Kauai, Hawaii, durante um teste de voo do Departamento da Defesa (março, 2020).

De acordo com um relatório citado pelo Sky News, a Grã-Bretanha planeia equipar as suas forças armadas com um míssil de cruzeiro hipersónico desenvolvido internamente até ao final da década. Por estar numa fase inicial, não é claro se o país planeia lançá-lo da terra, mar ou ar.

Segundo o The Sunday Telegraph, os chefes militares britânicos estão sob pressão para alcançar e acompanhar os esforços da China, Rússia e Estados Unidos da América (EUA) no desenvolvimento de uma arma capaz de voar a velocidades superiores a Mach 5 – cinco vezes a velocidade do som.

Afinal, os EUA, a Rússia e a China são os principais intervenientes na corrida às armas hipersónicas, ainda que outros países, como a Coreia do Norte, afirmem ter dispositivos em testes.

Um porta-voz do Ministério da Defesa não quis comentar em pormenor o desenvolvimento da capacidade britânica em matéria de mísseis hipersónicos, invocando a segurança nacional, mas confirmou que estavam a ser estudadas “tecnologias hipersónicas para desenvolver ainda mais as capacidades avançadas da soberania britânica”.

O mesmo departamento revelou querer que o míssil hipersónico seja projetado e construído no Reino Unido e que entre ao serviço até 2030.

A notícia surge depois de o primeiro-ministro Rishi Sunak se ter comprometido a gastar 2,5% do produto interno bruto na defesa até 2030. Aliás, o desenvolvimento de capacidades hipersónicas faz parte do segundo pilar do AUKUS – um pacto de defesa e segurança entre o Reino Unido, a Austrália e os EUA.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    A Europa anda a dormir….Alemanha, Franca, Italia, Inglaterra, Holanda, Suecia, Polonia tem dinheiro suficiente para acabar de vez com a russia e a china mas em vez disso ainda os alimentam….quem criou a china foi o ocidente! Nao mandassem para la a producao toda…o sri lanka, o camboja, o vietname também produzem para nos e nao sao inimigos

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Enquanto se portam sem reclamar de baixos salários e más condições de trabalho são países excelentes. Quando ganham vida própria e decidem por si o que fazer na vida são maus, vândalos, terroristas e por aí fora.
      Estamos a viver o reverso da medalha do colonialismo. Aguenta-te

    2. Avatar de Márcio Gonçalves
      Márcio Gonçalves

      “Alemanha, Franca, Italia, Inglaterra, Holanda, Suecia, Polonia tem dinheiro suficiente para acabar de vez com a russia e a china mas em vez disso ainda os alimentam”

      Campeão, respira, senta-te e volta a estudar que bem precisas!

    3. Avatar de Ivo
      Ivo

      Respeito a sua opinião, mas gostaria de esclarecer alguns pontos. Primeiro, a ideia de que a Europa ‘anda a dormir’ é uma simplificação excessiva da realidade geopolítica e econômica. Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Holanda, Suécia e Polônia, entre outros, têm economias fortes, mas isso não significa que eles têm recursos ilimitados ou a capacidade de ‘acabar de vez’ com a Rússia e a China, no sentido econômico. Quanto ao sentido de acabar com estes dois países militarmente – também é impossível, pois ambos têm armas nucleares. Caso contrário, os americanos já teriam entrado diretamente na guerra contra os russos; não precisariam de se esconder atrás da cortina para travar uma guerra por procuração. Além disso, a cooperação e o comércio internacionais são fundamentais para a economia global.

      Em segundo lugar, a afirmação de que o Ocidente ‘criou’ a China também é imprecisa. A China tem uma história rica e complexa que remonta a milhares de anos. Embora o comércio e a globalização tenham desempenhado um papel na modernização da China, é incorreto atribuir o seu crescimento e desenvolvimento unicamente ao Ocidente. A ideia de que o Ocidente ‘criou’ a China é redutora. A modernização da China não depende unicamente do Ocidente, pois isso seria ver o mundo como se o Ocidente fosse o dono de tudo. E muitas vezes, a palavra ‘Ocidente’ refere-se apenas ao mundo Anglo-Saxónico, excluindo outros.

      Finalmente, concordo que outros países, como o Sri Lanka, o Camboja e o Vietnã, também são importantes parceiros comerciais. No entanto, cada país tem a sua própria relação única com o resto do mundo, e não é útil rotular alguns como ‘amigos’ e outros como ‘inimigos’. Se quiser rotular a China como o ‘inimigo’ do mundo ocidental (anglo-saxónico), questione-se: quando é que a China travou uma guerra, por iniciativa própria, nos últimos 40 anos? Deve-se lembrar que a China, o Vietnã e o Camboja são países comunistas.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        O camarada está se a esquecer do Grande Salto Adiante…aquilo é que foi comunismo do bem!

        1. Avatar de Ivo
          Ivo

          Talvez tenha interpretado mal a minha intenção. Não estou a defender o comunismo. No entanto, o atual presidente do país (que representa o farol da ‘democracia’ seletiva) afirmou (há uns dias atrás) durante uma conferência de imprensa que o Vietnã é o ‘nosso grande aliado na Ásia’. Estamos juntos para enfrentar um país comunista, que é a China. No entanto, ele talvez tenha esquecido que o Vietnã também é um país comunista. Não acha que é ridículo?

      2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
        SouHumanoNaoOcidental

        Eu acrescentaria o seguinte: nós é que criamos este problema com a China há muitos séculos atrás. E isto agravou-se quando no início do século XX 8 países decidiram subjugar a China mais uma vez. Quais são esses países? EUA, Itália Inglaterra, Alemanha, França e mais três que não me recordo. Este evento não esta muito divulgado no entanto o ministro dos negócios estrangeiros chinês, quando foi confrontado com a posição da China na guerra da Ucrânia pelos EUA, respondeu indicando que a China não tinha esquecido essa invasão.
        O problema do Ocidente nisto tudo é a sua arrogância. É um bloco social, e político com cara de pau (como falam os brasileiros) porque fez e faz tanta porcaria e depois vem dar lições de moral a outros países. Exemplos desse mau comportamento atualmente é a Inglaterra. Recentemente vim a saber que a primeira guerra mundial teve contornos relacionados com o caminho de ferro que a Alemanha queria criar desde Berlim até Bagdade, Iraque. Isto não está referenciado nos nossos livros de história. Seja a guerra na China no início do século XX como a situação do caminho de ferro que a Alemanha queria criar. A situação na Palestina tem também o dedo de Inglaterra. São situações que se tivéssemos a informação completa e correta teríamos outra opinião sobre o nosso Ocidente.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não conhecia essa estória do caminho de ferro de Berlim a Bagdad.
          Ainda assim acho que é um erro associar um evento único como a causa de uma guerra.
          As alianças e os interesses vão mudando, não é uma coisa estática. Um exemplo muito simples e que é consensual foi o apoio inicial de Staline a Hitler e que depois foi totalmente o oposto.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    “tem dinheiro suficiente para acabar de vez com a russia e a china”

    Era para rir????

  3. Avatar de Bruno Almeida
    Bruno Almeida

    Provavelmente é a Rússia e a China que tem dinheiro para acabar com Europa, só não acabam porque a Europa farta-lhes de dar dinheiro aos 2 países.

  4. Avatar de Laser
    Laser

    E voltando ao assunto do artigo, que tal desenvolverem também a defesa contra este tipo de armas uma vez que o mais moderno dos Patriots parece mesmo assim ineficaz, ou eficaz mas a uma taxa muito reduzida? Aquela bateria laser que os Israelitas tinham quase pronta e que abate os hipersónicos como tordos, pelo menos no papel, e que estava em fase final de testes, por exemplo?

  5. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O Reino Unido nem consegue manter os espaços públicos limpos, e falam em mísseis hipersónicos. Nem dão conta do básico, para o qual a conversa é sempre a mesma de que não há dinheiro, mas depois para mísseis já arranjam milhares de milhões se necessário.

  6. Avatar de Alejandro
    Alejandro

    Irá a tempo?