Raspberry Pi como baseStation GSM para telemóveis

12 Comentários

As redes de comunicações moveis de voz assentam essencialmente na tecnologia GSM (Global System for Mobile Communication), um padrão internacional que se encontra disseminado por todo o mundo. O GSM foi desenvolvido como um sistema digital que utiliza tecnologia TDMA, que divide a frequência onde a comunicação é estabelecida (em Portugal o GSM funciona na banda dos 900/1800  Mhz e o 3G nos 2100 Mhz ) em pequenos espaços de tempo.

A maioria dos telefones moveis usa a tecnologia GSM para enviar e receber chamadas, dados e SMS. A infraestrutura de comunicação envolve torres e basestations(estações/células base – que emitem/recebem o sinal). Recentemente um grupo de entusiastas da PA Consulting desenvolveu uma  basestation móvel que recorre a um….mini PC Raspberry Pi.

ras_01

O Raspberry Pi, um dos mini PCs mais populares e potentes, tem servido de base a muitos projectos interessantes(pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Recentemente,conheci um projecto muito interessante que basicamente transforma um simples Raspberry Pi  numa BaseStation GSM.

gsm_01

A equipa responsável por este projecto ligou o mini PC a uma interface radio e instalou algum software Open Source como por exemplo o OpenBTS  e FreeSWITCH. Com a aplicação de alguns tweaks, alteração de código e processamento de sinal, o grupo de entusiastas conseguiram, com sucesso, que dois telefones moveis conseguissem estabelecer comunicação entre eles.

O resultado pode ser visualizado no seguinte vídeo:

Este é apenas um projecto que demonstra a potencialidade do mini PC Raspberry Pi….hajam ideias. Segundo informações, os engenheiros conseguiram comunicações entre dispositivos móveis, disparados cerca de 10 metros, recorrendo a três mini PC Raspberry Pi.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    Estou curioso com os telemóveis disparados cerca de 10 metros…

  2. Avatar de Joel Pereira
    Joel Pereira

    boas pplware

    interessante seria fazerem um artigo com um tuturial de como configurar o Raspberry PI.

    tenho um que me foi oferecido e que nunca utilizei por não saber instalar o SO e etc

    cumprimentos e continuem com o excelente trabalho,

    bom 2013

    1. Avatar de Filipe YaBa Polido
      Filipe YaBa Polido

      Joel, é um processo simples.
      Faz o download da imagem:
      http://downloads.raspberrypi.org/images/raspbian/2012-12-16-wheezy-raspbian/2012-12-16-wheezy-raspbian.zip
      Arranja uma cartão SD com pelo menos 4Gb e pelo menos de Classe 4. Se for superior, melhor 🙂
      Depois tens que gravar a imagem no cartão com este software ou outro do género:
      https://launchpad.net/win32-image-writer/0.6/0.6/+download/win32diskimager-binary.zip
      A partir daí, colocas o cartão no RPi, ligas à TV, de preferência por HDMI e a alimentação.
      Fica logo a funcionar.
      A partir daí, é pesquisares nos fóruns e blogs 🙂

      1. Avatar de Filipe YaBa Polido
        Filipe YaBa Polido

        Sem esquecer um teclado/rato usb claro 😀
        Caso contrário, tem que estar ligado à rede e ligar por ssh.

        1. Avatar de Joel Pereira
          Joel Pereira

          por acaso nunca liguei com teclado, pk nao tenho nenhum usb, deve ser por isso que nunca vi imagem nenhuma na tv.

          1. Avatar de Filipe YaBa Polido
            Filipe YaBa Polido

            Sem cartão com imagem válida é normal que não dá nada.
            Nos PCs tens sempre a BIOS, neste caso não.

    2. Avatar de Luís Gomes
      Luís Gomes

      Tens aqui um tutorial de como fazer o setup inicial mesmo que não tenhas monitor, teclado e ratos extra http://thebitbangtheory.blogspot.pt/2012/12/headless-start-with-raspberry-pi.html Está é em inglês :\ De qq das formas acho que o autor é português e se tiveres dúvidas provavelmente pode responder-te.

    3. Avatar de lmx
      lmx

      A instalação de facto é tão simples tão simples…que se torna extremamente complicada perceber…principalmente para alguém que esta habituado a ver coisas difíceis…

      Esse foi o meu caso…A documentação do Raspberry PI complicou tanto a coisa que eu vi me grego para “instalar” o SO…
      Depois achei ridículo tanta explicação que acaba por torvar a visão a quem quer experimentar…

      Se não me tivessem dito nada tinha-o instalado á primeira, como fui ler a documentação…que horror!!

      A imagem que existe é de facto uma imagem do cartão de memória completo…ou seja não tens que formatar nada, preparar o cartão com geometrias e heads e cilindros e sei la mais o que…

      É só passar em formato binário a imagem para lá(a imagem contém todas as partições…isto é uma info importante que vem omitida em todo o sitio)!!

      cmps

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Adquiri um destes mini pc´s e é muito louco.
    Existe uma maneira de o fazer bem mais facil do que estar à procura da ROM certa e commandos
    1- colocas um software BerryBoot installer dentro do SD.
    2- Ligas à net e escolhes o sistema operactivo
    3- Bota giz

    Surgiu um ainda mais pequeno, é vendido pela Interactive Touch e tem o android 4.0, é um mini pc do tamanho de uma pen e vem programado para ecrãs multitouch.
    http://www.interactivetouch.pt

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      não conhecia este…assim como muitos outros…

      O RaspBerry Pi é uma peça que hardware onde o impossível se pode tornar possível a baixo custo, com uma expansibilidade incrível…

      É para um segmento diferente, dos mini ou micro pc’s que aparecem, esses teem um target especifico…o raspberry Pi, e muito mais abrangente, mas não é um verdadeiro producto final…

      Se queres um media center, a maioria dos mini/micro pc’s é o ideal, mas se queres mais que isso o Raspberry Pi é o ideal pelo preço que apresenta, e o consumo é de no maximo 5w, em standby deve rondar metade, ou menos…

      cmps