Range Rover controlado por telefone é uma realidade

16 Comentários

Este é o ano que abre portas à tecnologia automóvel mais próxima do utilizador. Esta proximidade faz-se porque os smartphones estão cada vez mais interactivos com o software que os fabricantes estão a desenvolver dentro das suas viaturas.

Assim, o carro do James Bond deixa de ser um sonho da ficção e passa a ser a mais pura das realidades, agora nas mãos de quem tiver o privilégio de possuir um Range Rover… conduza-o pelo smartphone de uma forma como nunca imaginou que pudesse um dia vir a conduzir!

pplware_range-rover-sport-remote-control


A Jaguar Land Rover tem vindo a apostar no desenvolvimento de um sistema que controla o veículo remotamente recorrendo ao smartphone. Este permite pilotar um carro (neste caso, um Range Rover Sport) em velocidades muito baixas, enquanto o condutor está da parte de fora a guiar a viatura por terrenos difíceis ou lugares de estacionamento complicados.

https://www.youtube.com/watch?v=QjJ2wKCMq5w

 
O nível do serviço é espantoso ao ponto do condutor operar tudo manualmente no momento, num nível de autonomia que basta apertar um botão no ecrã do telefone e o automóvel sai de cima de rochas ao seu comando ou sai de dentro da sua garagem.

 

Está já disponível?

Ainda está em testes mas está mais perto do que possa julgar. A empresa possui um modelo de teste Range Rover Sport que pode autonomamente executar uma volta de 180 graus por meio de sensores para detectar o espaço disponível, e há planos para um modelo de “solo” que poderia lidar com qualquer situação por si só, após o veículo avaliar a situação onde se encontra.

A Jaguar Land Rover não gosta de veículos que são exclusivamente autónomos (que iria “tirar a diversão de condução”), mas a esperança é que no futuro o condutor tenha a possibilidade de activar o modo de auto-condução sempre com a abordagem “hands-on”… para que tenha outra possibilidade quando estiver aborrecido.

Assim, os comandos baseados no telefone são um importante passo inicial, permitindo que o condutor não tenha as mãos no volante o tempo todo!

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de madmadeira
    madmadeira

    As pessoas no fundo são crianças e querem sempre os brinquedos melhores e mais caros… por isso penso que vão vender muitas unidades a preços exorbitantes. Até eu queria um brinquedo destes.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      muitoo bom em termos de segurança… eu é que não o queria!!!
      ha com cada maluquinho hoje em dia

  2. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Atenção, só para iPhone porque WP e Android não tem dinheiro para um range rover.

    1. Avatar de José Gomes
      José Gomes

      Seguindo o teu comentário: Indisponível para todos, Windows Phone e Android não têm dinheiro que chegue e no caso do IOS a Apple não autoriza a aplicação

    2. Avatar de Realista
      Realista

      O pessoal do Windows Phone precisa de coisas funcionais , não coisas para o status por isso é normal que não haja disso…

  3. Avatar de Peter
    Peter

    Carro/Jipe de sonho! Não fica a dever nada aos veículos Alemão..

  4. Avatar de NewJ
    NewJ

    Quando era puto já tinha disso.. É cada invenção que até fico impressionado!

  5. Avatar de irlm
    irlm

    fantastico, RC Range Rover

  6. Avatar de SaPires
    SaPires

    Cada vez mais hipoteses para roubar o carro em segurança.

  7. Avatar de Catarino
    Catarino

    temos também este exemplo

    https://www.youtube.com/watch?v=oHDwKT564Kk

    ou mesmo o tesla completamente controlado por um apple watch (http://regoapps.com/rs/get)

    https://www.youtube.com/watch?v=j-Sqki-J8ZM

  8. Avatar de Lunatic
    Lunatic

    Para mim a verdadeira revolução da indústria automóvel será com massificação dos carros de propulsão eléctrica e hidrogénio assim como a capacidade de se conduzirem sozinhos.
    Imaginam as verdadeiras vantagens? Não será necessário ter carta de condução porque os automóveis serão autónomos e as pessoas incapacitadas, sem possibilidades de conduzir um automóvel, poderão finalmente ver a sua mobilidade aumentada e em segurança. Ah, e uma coisa muito importante! Deixaria de haver “multas” porque os veículos autónomos cumpririam sempre o código de estrada e por tanto não haveria erros “humanos” no processo de condução. Lá teremos de ver que ocupação arranjar para os especialistas em caça às multas! lol
    Espero estar vivo para ver esta verdadeira revolução e finalmente viver numa cidade mais silenciosa, com menos poluição e menos acidentes.

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Nota-se que és uma pessoa que não gosta de conduzir…

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Pela vontade que demonstras em conduzir, um carro autónomo era bom para ti (e para muita outra gente que se vê por aí) 🙂
      Eu tenho tantos carros antigos que gostava de conduzir que acho que se fosse por prioridades nunca chegava aos carros recentes ahah
      O prazer de conduzir não é electrónico, nem se mede com luzinhas no tablier….

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Mas tenho medo desta nova vaga… Algum dia por segurança todos os carros terão de ser autónomos :S

  9. Avatar de Full
    Full

    meu evoque nao faz isso 🙁

  10. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Afastem isto das mãos dos terroristas!!!!