Radiotelescópio de Arecibo: O Maior radiotelescópio fixo do mundo colapsou

17 Comentários

O Radiotelescópio de Arecibo é o maior radiotelescópio fixo do mundo e localiza-se em Arecibo, Porto Rico. A antena parabólica tem 305 metros de diâmetro e foi construída originalmente em 1963. Este gigante radiotelescópio era operado pela Universidade Metropolitana in Puerto Rico, dos Estados Unidos, e era a principal ferramenta na pesquisa de vida extraterrestre, através do projeto SETI@home.

Na passada segunda-feira, o sistema de suporte falhou. Os cabos e os instrumentos colidiram com o disco causando um enorme estrondo.

Radiotelescópio de Arecibo: O Maior radiotelescópio fixo do mundo colapsou


Radiotelescópio de Arecibo não aguentou o desgaste…

O Radiotelescópio de Arecibo está em fim de vida e já estava certo que este iria ser desmantelado nos próximos tempos.  Nos últimos anos de atividade, somente um terço do tempo do telescópio era utilizado para estudos ionosféricos; outro terço era dedicado às galáxias e o resto do tempo estava reservado para a astronomia dos pulsares (estrelas de neutrões).

Na segunda-feira à noite, a enorme plataforma de instrumentos que pairava sobre a grande antena parabólica do radiotelescópio de Arecibo ruiu devido à falha dos cabos que a sustentavam. O risco desse tipo de falha foi a principal motivação por trás da recente decisão da National Science Foundation (NSF) de fechar o observatório, já que o potencial colapso era real.

A NSF já confirmou o colapso e diz que fornecerá mais informações assim que as tiver. Por agora a principal prioridade é manter a segurança.

Uma conta no Twitter de um utilizador de Porto Rico partilhou uma imagem que mostra as torres de suporte que sustentavam os cabos que suspendiam a plataforma de instrumentos sobre o prato, agora sem nada além de um espaço vazio entre eles.

O imenso peso da plataforma causou certamente danos significativos no disco. O radiotelescópio de Arecibo era o preferido quando se tratava de observar novos pulsares, pois o seu tamanho tornava as pesquisas mais sensíveis e permitia que os astrónomos descobrissem pulsares ainda não detetados, com intensidade muito ténue para serem avistados com telescópios menores.

Drone filma colapso do Radiotelescópio de Arecibo

Este radioscópico atraia cerca de 90 mil visitantes por ano.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno T.
    Nuno T.

    O radiotelescópio já tinha sofrido vários danos ao longo do último ano, ao ponto de já nem ser seguro andar por lá. Este foi apenas mais um e uma provável consequência dos danos anteriores.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Correcto, os ultimos danos anteriores foram derivados a quebra e queda dos cabos que suspendiam parte da instromentação, e ja na queda do segundo cabo já tinham decidido terminar o projecto e potencialmente demolir o resto.

      Felizmente temos radiotelescópios muito maiores como o FAST com 500m, infelizmente o arecibo era dos poucos que podia fazer astronomia por radar.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Este radiotelescópio vai ser totalmente desactivado.Já li sobre isso.E não tardará muito.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Não vai ser desactivado… já está desactivado…
      Anteciparam a desactivação por causa da queda de uma coisa qualquer no prato…

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      visto que a antena caiu… diria que já foi.

  3. Avatar de Gaivota
    Gaivota

    Manutenções = Zero

    1. Avatar de F Gomes
      F Gomes

      Já comentei esse facto. Onde esteve a manutenção de um sistema desta envergadura? Se os cabos e toda a infra-estrutura não forem vistoriados, reparados e/ou substituídos regularmente, claro que não se poderia esperar outro desfecho. Pertenci ao projecto SETI@Home desde 1999 e fico triste com este desfecho.

  4. Avatar de Simão
    Simão

    Foi o 007 Golden Eye que acabou com aquilo 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de ANDRE DO CARMO
      ANDRE DO CARMO

      Funny =D

    2. Avatar de MMB
      MMB

      de certeza, deve ter sido o Pierce Brosnan. Já lhe perguntaram?

  5. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Este já não era o maior Radiotelescópio do mundo. O maior Radiotelescópio fica na China e tem 500m de diâmetro.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      o chines (FAST) não é fixo, este é fixo. neste caso o titulo esta correcto.
      Alem de este tambem poder transmitir, algo que o FAST não faz.

  6. Avatar de Anon
    Anon

    Já há 4 anos que este não deixou de ser o maior rádiotelescopio do mundo…

    O FAST na China, é o maior do mundo a operar desde 2016

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      o chines (FAST) não é fixo, este é fixo. neste caso o titulo esta correcto.
      Alem de este tambem poder transmitir, algo que o FAST não faz.

  7. Avatar de F Gomes
    F Gomes

    Gostava que a administração do Pplware me explicasse porque razão quando utilizo VPN os meus posts não são publicados e quando não uso são… Têm algum contra o uso de VPN’s?

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Para mim será sempre o mapa do BF4, da DLC

  9. Avatar de José Miguel Dias
    José Miguel Dias

    “Além de desempenhar sua função científica, o local já foi cenário de algumas produções cinematográficas. A mais famosa delas é “007 contra GoldenEye”, rodada em 1995. Na produção, James Bond chega a deslizar para dentro da antena e fica pendurado no centro da cratera do vulcão. O observatório também poder ser visto no filme “Contato”, de 1997.”