Que sistema operativo levou a Crew Dragon da SpaceX ao Espaço?

38 Comentários

Foi no passado dia 31 de maio que a NASA voltou a escrever na história das viagens espaciais o seu nome e o da SpaceX. A empresa de Elon Musk abriu o Espaço aos voos comerciais e a Crew Dragon desempenhou um papel fundamental, ao levar dois astronautas até à Estação Espacial Internacional. Se o hardware foi revolucionário, o software não foi menos importante. O sistema operativo usado foi importantíssimo para gerir tudo o que estava envolvido.

A SpaceX terá escolhido este sistema operativo por várias razões, o preço pode ter sido uma delas.

Imagem computadores com Linux a gerir a Crew Dragon da SpaceX na ida ao Espaço


Linux foi fundamental na colocação do Falcon 9 da SpaceX no Espaço

O espaço está agora mais perto. Pelo menos já existe uma empresa privada que levou à Estação Espacial Internacional humanos e carga. Segundo o que foi dado a conhecer, o lançamento histórico também foi uma conquista para a mudança do software proprietário, para o código aberto, ao controlar o foguete Falcon 9, com uma versão do sistema operativo Linux.

Para a história, fica a informação que no dia 30 de maio a nave Crew Dragon da SpaceX foi a primeira nave espacial privada, depois de 9 anos de ausência destes serviços da NASA, a levar com sucesso os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley à órbita da Terra.

Neste processo, a empresa de Elon Musk utilizou os foguetões Falcon 9, equipamentos reutilizáveis. Os Falcon 9 são equipados com motores Merlin alimentados com uma combinação de combustível LOX e RP-1.

Contudo, para gerir todo este hardware, a SpaceX escolheu o sistema operativo Linux.

Imagem da aproximação da Crew Dragon à ISS no Espaço

 

SpaceX: porquê usar Linux para ir ao Espaço?

Segundo os engenheiros responsáveis pela programação do Falcon 9:

A equipa da Flight Software tem cerca de 35 pessoas. Escrevemos todo o código para as aplicações do Falcon 9, Grasshopper [foguete de teste Falcon 9] e Dragon; e fazemos o trabalho da plataforma principal, também nestes veículos. Além disso, também escrevemos software de simulação; teste ao código de voo; escrevemos o software de comunicação e análise implantado nas nossas estações terrestres. Também trabalhamos no Controlo de Missões para apoiar missões ativas.

Segundo informações, o sistema operativo de bordo do Falcon 9 é um Linux simplificado a correr em três processadores x86 de dois núcleos. O próprio software de voo é executado separadamente em cada processador e é escrito em C/C++.

Poderá questionar-se se o hardware de processamento não é um pouco antigo. Na verdade, os CPUs da nave estão longe de ser os melhores ou os mais recentes. Estes foram desenvolvidos para naves espaciais, que levam anos – até décadas -, para ir do processo de desenho ao lançamento.

Por exemplo, a Estação Espacial Internacional (ISS) é gerida por CPUs Intel 80386SX de 20 MHz, vintage de 1988. No entanto, não sabemos quais são os chips usados no Falcon 9. As hipóteses são de que o design seja pelo menos uma década mais antigo do que o que compraria online atualmente.

Imagem do Falcon 9 com motores Merlin a levar a Crew Dragon ao Espaço

 

Chips especiais protegidos da radiação

É claro que, embora estes chips Legacy funcionem para comandar o multiplexer e demultiplexer (C&C MDM) da máquina, eles não devem ser usados para qualquer coisa. Para trabalho diário, os astronautas usam o HP ZBook 15s com as distribuições Linux Debian e Scientific Linux, assim como o Windows 10.

Os sistemas GNU/Linux funcionam como terminais remotos para o C&C MDM, enquanto as máquinas com Windows são usadas para tarefas básicas com acesso ao email, web, e entretenimento.

Contudo, os chips que entram no espaço não são chips comuns. As CPUs que ficam no espaço devem ser protegidas por radiação. Caso contrário, eles tendem a falhar, devido aos efeitos da radiação ionizante e dos raios cósmicos.

Estes processadores personalizados passam por anos de trabalho de design e depois mais anos de testes antes de serem certificados para voos espaciais. Por exemplo, a NASA espera que o seu processador de última geração e de uso geral, uma variante ARM A53 que conhecemos do Raspberry Pi 3, esteja pronto para ser usado em 2021.

 

Leia também:

SpaceX efetuou um novo teste à sua cápsula Crew Dragon… E desta vez não explodiu!

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Acho que já todos sabemos a principal razão para escolherem linux, imaginem só o que era aparecer o windows update a meio da descolagem.

    1. Avatar de Flip
      Flip

      Pior, só um BSOD.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      LOL!!!

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Queres dizer que só o windows tem updates??? Os outros SO estão abandonados??

      1. Avatar de João Rodrigues
        João Rodrigues

        Nada disso, mas só o windows impõe que tem de ser nos momentos de maior inevitabilidade para fazer os seus updates, ás vezes com uma mensagem do género “o computador vai reiniciar dentro de 1 minuto para terminar de instalar as actualizações”.

        1. Avatar de Peace
          Peace

          Impõe-te a ti, utilizador doméstico, no caso das empresas, com equipas de TI essas controlam todos esses updates.

          1. Avatar de Mike Perry
            Mike Perry

            Verdade. Tenho o W10 LTSC a rolar no meu é se quiser atraso os updates até um máximo de dois anos!!

          2. Avatar de Taverna
            Taverna

            vixi fã boy windows detected

          3. Avatar de Woot!
            Woot!

            No caso das empresas que usam BYOD (cada vez mais empresas e ainda mais agora com o Corona) o que o João Rodrigues disse mantém-se.

      2. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Mas será impossível, hoje em dia, dizer uma piada sem aparecer alguém ofendido?
        Irra… Se querem responder a uma piada… respondam com outra piada. 🙂

  2. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Pensei que era uma “maça”… “O melhor do universo!”…….

    1. Avatar de Vítor M.

      Agora que falas… olha lá na imagem, acima de tudo, não é um iPad? 🙂

      1. Avatar de smfc
        smfc

        Ate te rasga a cara com o sorriso, mas por isso demoraram tanto tempo a acoplar na iss, tiveram que fazer um hard reset aahahhaah

        1. Avatar de Vítor M.

          Hahaha… ou isso ou porque tinham de fazer bem feito. E foi tudo muito bem feito 😉 o que é muito interessante. Isso sim, este feito para a humanidade onde a tecnologia está ao sérvio do homem é que me dá um enorme sorriso de satisfação. 😀

          Linux é Linux.

  3. Avatar de Rikardo S.
    Rikardo S.

    É de mim ou está um iPad dentro da nave? Queres ver que só confiam em Linux e IOS? Normal são sistemas operacionais de qualidade.

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      mas os ecrãs abaixo parecem ser windows

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Tens de comprar óculos só andas a ver Windows em todo lado

  4. Avatar de Vai-te catar
    Vai-te catar

    Como diria Nuno Nunes: NO COMETA UM FOGUETÃO https://www.youtube.com/watch?v=yWj–3G7cE4

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      Grande pérola, grande Nuno!

  5. Avatar de Carlos Ravara
    Carlos Ravara

    Acho que os “heróis” da Crew Dragon vão retornar de Soyuz.

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Ma minha opinião, uma maneira relativamente simples de contornar os efeitos da radiação, seria usar uma técncia que os overclockers já usam há muito tempo aqui em baixo… mergulhar todo o sistema – board, cpu, etc – num líquido não condutor ou até mesmo uma cera que liquidifique ou solidifique consoante as tenperaturas a que são expostas. É por demais conhecida as excelente propriedades bloqueadores de radiação que alguns liquidos possuem…

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      a radiação penetra na mesma no que propões : Aqueles processadores / computadores sao testados para trabalhar em condições muito inóspitas, como falhar refrigeração, temperaturas supernegativas e trabalhar a mais de 400c, entre outros testes de porrada mecânica e flutuação de energia. São a coisa mais ridícula em termos computacionais são á prova de porrada

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Realmente tantos engenheiros na NASA e um português chamado Paulo resolveu o problema da radiação em 3 segundos ! Eu despedia o pessoal todo da NASA, cambada de ignóbeis incompetentes !!!! Lool

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Pois é… tantos engenheiros da Nasa e podendo, são como os outros, se puderem dobrar a espinha e surripiar as ideias e conceitos dos outros, não têem problema nenhum em fazê-lo… os Russos que o digam… e algo me diz que não são os únicos….

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        E pra quem não saiba, um metro de água no espaço usada como blindagem, fornece o mesmo grau de protecção que temos na superfície da Terra…

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          O problema é a massa dessa água toda…

        2. Avatar de paulo
          paulo

          O problema é a massa dessa água toda…

    3. Avatar de Nuno Pereira
      Nuno Pereira

      Os líquidos no espaço, sem gravidade, tendem a… espalhar-se. Com certeza que já pensaram nessa parte.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Como a anedota da NASA ter gasto milhões a desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço, enquanto os Russos levaram um lápis …

        1. Avatar de Nuno Pereira
          Nuno Pereira

          Esse é um mito.

          1. Avatar de adbu
            adbu

            Não é mito. A nasa gastou muito dinheiro a desenvolver a caneta “espacial” e depois teve que voltar a usar lápis porque os custos de desenvolvimento dispararam, entretanto apareceu a empresa do Fisher e começou a vender canetas para os americanos e depois também aos sovieticos.

          2. Avatar de MJSantoLx
            MJSantoLx

            É um mito, sim. O lápis não pode ser usado no espaço por causa da grafite que liberta ao escrever.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Se pensaram ou não, não sei. O que sei é que estão agora a estudar a hipótese de usarem blindagens anti-radiação com liquidos à base de hidrogénio e outros que se tem revelado como a água (que é um condutor) excepcionalmente eficaz a bloquear varios tipos de radiação nomeadamente particulas de alta energia… se já se lembraram ou não de aplicar esta solução também não sei… Não me dei ao trabalho de pesquisar… agora que me parece ser uma solução eficaz para o problema, continuo a achar que sim…

      3. Avatar de Paulo
        Paulo

        É obvio que seria num recipiente herméticamente fechado…

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Tens ate razao em muita coisa mas estas a esquecer te de uma coisa essencial num foguetao peso, os computadores normalmente sao colocados todos a volta de um ring e nao vao encher aquilo de liquido porque o liguido é pesado.
      Existem 2 maneiras de fazer a coisa investires em proteçoes contra radiaçao e fazeres o melhor que consegues em termos de espaço e peso mas o falcon 9 usa outro metodo parte do pressuposto que os processaodores podem levar com radiação e faz codigo à prova de bala.
      O falcon 9 tem 3 computadores de voo com dois 2 cores cada cada um deles faz um conta por exemplo 2+2 se todos os 6 cores derem 4 esta certo se algum deles nao der quer dizer que apanhou radiaçao e dps vais jogando com isso se for preciso repete a conta.

  7. Avatar de Paulo Jaime
    Paulo Jaime

    Centrais Nucleares, Naves Espaciais, Aviação, Comboios, Sinalização, Maioria dos servidores das grandes Empresas, Google, Amazon, Bancos Nacionais, Bases lançaments de mísseis, Navios e submarinos nucleares e tantos outros sectores são geridos por Linux! Windows é mais para utilizador final de escritório, uso doméstico navegação web e jogos, nada que o Linux também não faça tão bem ou melhor à excepção dos jogos!

  8. Avatar de Ruy Acquaviva
    Ruy Acquaviva

    Não é de se espantar que a Space X queira usar um sistema operacional estável, eficiente e sobre o qual tenham total controle, sem depender de outra empresa impor-lhe um código binário sobre o qual não tenham nenhum controle.