Mercedes-AMG Project ONE, o Fórmula 1 homologado para estrada

29 Comentários

A Mercedes-Benz é uma das construtoras automóveis mais conhecidas, prestigiadas e rentáveis do mundo. Pioneira na inovação desde 1871, foi a primeira marca automóvel a construir um veículo movido por um motor a combustão, em 1886. Desde então tem sido uma referência na qualidade, tecnologia, fiabilidade e segurança dos seus veículos.

Face a todo o sucesso que tem tido ao longo dos últimos anos, a Mercedes-AMG anunciou no Salão de Frankfurt o seu mais recente híper carro, o Project ONE, cujo grupo motriz é integralmente proveniente dos monolugares F1 com o qual disputa o atual campeonato.

Project ONE

A AMG, divisão dedicada aos desportivos da Mercedes-Benz, celebra este ano o seu 50º aniversário. Estando atualmente a dominar o mais importante desporto motorizado do mundo, a Formula 1, e a celebrar tal data, é a altura ideal para mostrar ao mundo o que de melhor consegue conceber. É aí que entra o Project ONE, um carro homologado para a estrada mas com prestações dignas de um carro de competição.

As características do carro são astronómicas: velocidades superiores a 350km/h e 0-200km/h em menos de 6 segundos. Só para comparar, o Bugatti Chiron tem uma velocidade máxima superior mas demora 6,5 segundos a atingir os 200km/h. O hipercarro Ferrari LaFerrari demora cerca de 6,9 segundos.

Project ONE

Para conseguir estas prestações, a Mercedes-AMG equipou o seu Project ONE com o motor 1600cc V6 proveniente do seu W08 da Formula 1. O grupo motriz é um híbrido plug-in turbinado que conta com 4 motores elétricos: um acoplado ao turbo, outro ao motor de combustão e dois que trabalham no eixo dianteiro.

A conjugação deste grupo propulsor irá resultar em mais de 1000cv de potência, corte de injeção às 11000 rpm e menos de 6 segundos a atingir os 200km/h.

Project ONE

São número impressionantes para um carro de estrada mas ainda não se sabem mais pormenores sobre as suas prestações visto que o desenvolvimento ainda não está concluído, só daqui a 18 meses é que poderemos saber mais sobre os números deste bólide.

À semelhança do que está presente no monolugar da Mercedes na F1, este Project ONE contará com um sistema que aproveita a energia dissipada em forma de calor pelo motor e a energia das travagens (recuperação de 80%) e a transforma em energia elétrica.

Project ONE

Em termos aerodinâmicos e de design, o Project ONE tem uma presença fortíssima, com as enormes jantes de 19” à frente e 20” atrás, o enorme difusor traseiro, a barbatana de tubarão, a dupla asa traseira e o escape central tal e qual os modelos que disputam o atual campeonato de F1. Conta com uma suspensão pushrod e um chassi monocoque em fibra de carbono.

O interior é bastante minimalista e funcional, focado na experiência de condução, onde o que mais se destaca é a posição de condução, o volante bem ao estilo da F1 e a presença da fibra de carbono em toda a parte.

https://youtu.be/Tm4rkRpoapw

A Mercedes afirma que este é o maior e mais ambicioso projeto que já realizaram e que este Project ONE eleva a fasquia do que atualmente é tecnologicamente viável e possível.

Este carro é sem dúvida um marco histórico na indústria automóvel e representa o pináculo da mobilidade desportiva.

Está prevista a produção de 275 unidades com preços a rondar os 2,27 milhões de euros e todas as unidades já se encontram vendidas, sendo que uma delas percorrerá as estradas do nosso belo país, tendo em conta que foi vendida pela Soc. Com. C. Santos, um dos maiores concessionários Mercedes-Benz do país.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joao
    joao

    tesla model s P100D 0-100 em 2.28sec..
    b**** please..

    1. Avatar de rui
    2. Avatar de binteseix
      binteseix

      e curvar?

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Não leste a notícia toda. Neste carro nem referem quanto faz dos 0 aos 100Km/h, refere sim que este carro vai demorar menos de 6 segundos a alcançar os 200Km/h!!!!!!

    4. Avatar de joao
      joao

      aiai.. esta gente deixa-se atirar areia para os olhos de uma maneira..

      como nao conseguem bater 0-100 agora querem vender 0-200 que e um criterio vastamente utilizado

    5. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      A Mercedes ainda não anunciou o tempo que o Project ONE vai demorar a atingir os 100km/h, mas duvido que demore muito mais do que esse Tesla. Deverão ser valores similares.

      1. Avatar de C.C.M - Mata Ratos
        C.C.M – Mata Ratos

        0 aos 100 Aspark Owl

      2. Avatar de Rui
        Rui

        è normal que um motor elétrico tenha uma arranque muito forte porque tende a ter muito torque mas com menos vibrações e a potência não sai de maneira tão brusca como sai num motor a combustivel por causa da embraiagem que faz com que tenha um impacto demasiado brusco e sai a patinar muito mais do que um elétrico e perca tracção! Digo eu que não percebo muito mas…

    6. Avatar de Daniel
      Daniel

      O tesla tem sempre torque máximo por isso é normal que demore menos (ou o mesmo, já que ainda não se sabe o tempo deste dos 0-100 km/h) mas a partir dai este Project ONE certamente irá ser superior e quando chegar ás curvas nem se fala.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Este vai ser outro a juntar-se a esta liga de hipercarros.
      Pessoalmente fico muito agradado em ver a Mercedes e a Aston Martin a juntarem-se à Ferrari, Porsche, Bugatti e McLaren na produção de hipercarros.
      Só é pena eu não poder adquirir nenhum.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        renting por uns dias.

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    “… visto que o desenvolvimento ainda não está concluído, só daqui a 18 meses é que poderemos saber mais…”
    “Está prevista a produção de 275 unidades com preços a rondar os 2,27 milhões de euros e todas as unidades já se encontram vendidas, sendo que uma delas percorrerá as estradas do nosso belo país, tendo em conta que foi vendida pela Soc. Com. C. Santos, um dos maiores concessionários Mercedes-Benz do país.”

    Bem espetacular!
    Ainda bem que a crise já passou…

    1. Avatar de Paulo Rodrigues
      Paulo Rodrigues

      Crise? Qual crise? O tipo que comprou este carro nunca esteve em crise… não sei se pagará como deve ser a quem para ele trabalha de forma a que estes, também, não sintam a crise.

      1. Avatar de diogo
        diogo

        sim, porque quem tem dinheiro ou rouba ou explora….

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      É para quem pode, não para quem quer

  3. Avatar de MSilva
    MSilva

    Li num outro website que a unidade motriz utilizada iria ser a do Mercedes AMG W06, que é da temporada de 2015 de Formula 1. Poderão confirmar-me essa informação? (Eu sei que na vossa página é mencionado o W08, de 2017)
    Independentemente disso, não deixa de ser um grande carro, e um sonho para muitos fãs da Formula 1.

    1. Avatar de Daniel Vieira
      Daniel Vieira

      Acredito mais que seja esse que o deste ano. A mercedes nao ia meter já o motor deste ano num carro de producão pois que este vai servir de base para as seguintes epocas até 2020 (quando mundam os regulamentos dos motores) e não vao querer que nenhum outro contrutor de f1 o veja. Sendo o w06 ou o w08 os 1000cv ou perto estão lá e certamente sair daqui um belo carro

      1. Avatar de Eduardo Mota
        Eduardo Mota

        O “problema” é que as primeiras unidades só serão entregues daqui a 18 meses, por isso aí já estaremos mais perto da mudança de regulamentos e o motor do W08 já poderá não ser assim tão relevante.

        1. Avatar de MSilva
          MSilva

          Sim, também tudo isso é verdade.
          Mas penso que faz mais sentido usarem um motor que já não está em utilização e que já foi testado várias vezes.
          Mesmo que as primeiras unidades sejam entregues daqui a 18 meses, o projeto do carro já deve ter começado há uns anos e, nessa altura, os motores do W08 ainda não estariam disponíveis para serem desenhados e/ou testados para este carro (obviamente que isto é um mero pensamento, até pode ser verdade que já tenha sido desenhado e/ou testado com o motor do W08, mesmo sem este ter andado primeiro na F1).

    2. Avatar de Eduardo Mota
      Eduardo Mota

      A Mercedes não especificou concretamente que era o motor do W08, mas disse que a unidade motriz era proveniente da atual geração de monolugares da F1, por isso penso que é legítimo concluir que é do W08. 🙂
      De qualquer maneira, desde o W05 que o motor é uma evolução contínua.
      É um excelente carro, de facto. Um verdadeiro marco histórico no mundo dos hipercarros e eu, como Mercedista e fã de F1, fico contente por ver este projecto.

      1. Avatar de MSilva
        MSilva

        Muito obrigado pelo esclarecimento!
        Fico contente com o facto de haver pessoas que são fãs de Formula 1, tal como eu. Mesmo sendo apoiante da Ferrari desde pequeno, gosto de ver os construtores a usarem “material” de Formula 1 nos seus carros para os consumidores.

      2. Avatar de JorgeH
        JorgeH

        Exacto. Não será a unidade motriz do W08 até porque eles referem que fará “apenas” 11000rpm, enquanto o W08 consegue ir as 12k ou 13k (o regulamento limita às 15000rpm).

        Nunca seria uma unidade motriz igual à de competição, justamente porque se trata de um carro de estrada. Um motor de competição tem um tempo útil de vida reduzidíssimo (com isto não quero dizer que o project one seja desenhado para ser um daily.. mas não fará certamente 400.000km só com mudas de óleo).
        Mas o facto de ser da mesma geração, utilizando a mesma tecnologia e conceitos é realmente o facto mais relevante deste carro.

        1. Avatar de diogo
          diogo

          Acho que é este que vai precisar de reconstrução completa do motor a cada 50000km (o que não é nada mau tendo em conta que a versão de competição é feita para durar +-6 000km)

  4. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Sou só eu que vejo influências no design vindas do velhinho McLaren F1? Não que isso seja mau, bem pelo contrário mas gosto mais do Porsche 959

    1. Avatar de Danilo_RSC
      Danilo_RSC

      Não és o único 🙂

  5. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Também ouvi dizer, mas não acredito, que têm motores “warp”, já estão a desenvolver o “transwarp” (ainda mais rápidos), tudo, é claro, dentro dos limites das emissões de gases e com um p.v.p de 99.999,99… funtástico… LOL e tudo isto para não ficarem atrás da Tesla… Os investidores que não abram a pestana não….

  6. Avatar de Casimiro
    Casimiro

    Obrigada pelas as informações ! Gostei muito do tema !