Paris: Torre Eiffel terá rival à altura

29 Comentários

O projecto é ambicioso e polémico. Da mesma dupla de arquitectos suíços que projectou o Ninho de Pássaro para os Jogos Olímpicos de Pequim, Paris vai ter uma pirâmide gigante com mais de 210 metros de altura.

paris_piramide_1_small.jpg

[01][02]

Será certamente uma nova imagem a registar para todos aqueles que visitarem a cidade do romântica, em 2012.

Paris e a sua torre Eiffel vão ter um rival à altura.

O projecto “Triângulo” para a Porte de Versailles promete devolver à cidade a sua imponência … e ainda mais luz.

A mega-pirâmide de 211 metros de altura foi projectada pela mesma dupla – Jacques Herzog e Pierre de Meurondo – que idealizou o estádio “Ninho de Pássaro” dos Jogos Olímpicos de Pequim.

O edifício espelhado terá escritórios, centros para congressos e conferências, áreas comerciais, um hotel com 400 quartos e será rodeado de parques de estacionamento, jardins e lojas.

O “triângulo” terá uma eficiência energética já que irá utilizar energia solar e eólica. A sua construção deverá ficar ultimada em 2012.

Refira-se que desde 1977, altura em Jacques Chirac ocupava o cargo de presidente da Câmara de Paris, era proibido construir no centro da capital edifícios com mais de 33 metros de altura. Porém, a interdição foi levantada há semanas com muitas vozes a insurgirem-se.

Certo é que Paris vai ter novo ‘rosto’ com os futuros projectos previstos. A pirâmide será a terceira maior estrutura da capital, depois da Torre Eiffel e da área Montparnasse. Ciberia

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nastase

    Apesar de ser um passo em frente na modernização e imagem, penso que (e por conhecer muito bem Paris) que irá desvirtuar por completo a imagem “baixinha” e organizada que a cidade (ainda) tem.

    É que uma torre dessas não se enquadra mesmo nada no estilo da cidade luz… 🙁 Mas quem sabe um pouco de mudança não faça muito mal. Mesmo assim, estou muito céptico quanto ao resultado final :p

    ———————————————-
    http://www.revolucaodigital.net

  2. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    Um novo alvo para os terroristas?

  3. Avatar de Filipe Neves

    O dinheiro gasto neste tipo de coisas sem utilidade, se fosse melhor empregue em coisas que realmente façam falta… é que era.

  4. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    O dinheiro na torre pode ser mal empregue mas é muitas vezes em financiar projectos deste tipo quer se desenvolve tecnologia, neste caso em termos arquitectonicos e de eficiência energética, que puderam ser usados noutros projectos…

    Agora a torre em si, provavelmente vai ser uma unutilidade ou melhor por muito menos dinheiro constroi-se um edificio que faça o mesmo…

  5. Avatar de Filipe
    Filipe

    Oh tao pequenito eheh, ao vivo deve ficar algo de fenomenal!

  6. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Cá em Portugal fazia-se uma polémica a sério e não se construía como aconteceu com o elevador em Lisboa para o Castelo (ah pois agora até se cobra para entrar)

  7. Avatar de keops

    “Porém, a interdição foi levantada há semanas com muitas vozes a insurgirem-se.”

    Pergunto-me quanto é que os responsáveis por esta mudança vão ganhar com a contrução da torre. Pouco não é de certeza…

  8. Avatar de CarlosMC
    CarlosMC

    Construam isso e arrasem a Défense e a torre de Montparnasse

  9. Avatar de Oflodor
    Oflodor

    Offtopic:

    A todos os benfiquistas que não têm meo: o jogo vai dar em http://estadiovirtual.sapo.pt/

  10. Avatar de Rui
    Rui

    @Filipe Neves

    Deixa lá se fosse em Portugal gastava-se esse dinheiro a fazer estádios, aliás meios estádios a outra metade ficava-se a dever…

  11. Avatar de Tijó
    Tijó

    Qualquer cidade,como estrutura social e urbanistica não se pode dar ao luxo de estagnar,tem que evoluir,sob pena de degradar o próprio nicho social.
    Estas micro-cidades actraem pessoas,oportunidades de negócio dando vida e vigor à cidade,afinal condizente com economia de mercado capitalista.
    Quem me dera que Lisboa/Porto ou outra tivesse “l`argent” para constuir 2 ou 3 coisas dessas;no minimo haveria mais dinamismo e consequentemente uma cidade cheia de vida.
    Isto sim é evolução.Não se pode parar.

    cumps,
    Tijó

  12. Avatar de David Alves
    David Alves

    Para a frente é que é o futuro! Ainda por cima é economicamente e ambientalmente viável…! A favor!

  13. Avatar de Guerreiro
    Guerreiro

    @CarlosMC
    A la defense, ta perfeitamnte enquadrada na cidade a meu ver.
    Basicamente é onde começa a parte nova de Paris.

    Quanto ao projecto, e para continuar na leva dos grandes edificios 😛 lolol

  14. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    E porque é que tem de ser em forma de pirâmide?
    Alguém pode explicar?

  15. Avatar de Andre
    Andre

    Lápis Azul: Uma Pirâmide e de grandes proporções mostrando assim para quem souber interpretar que Eles(Maçonaria, Illuminatti Bilderberg – Nova Ordem Mundial) apesar da conjuntura internacional estão cada vez mais fortes e poderosos e podem gastar milhares a demonstra-lo.

    http://www.youtube.com/watch?v=NBpgqYWm0cI
    1/14

    No meio de tenta teoria da conspiração uma coisa e certa na Bíblia Sagrada – Livro da revelação ou Apocalipse fala ate de chips para toda a população até a chegada do demo que se irá fazer passar por Cristo….

    Acredita kem ker

  16. Avatar de Ana Narciso

    @Lápis Azul
    Humm, pirâmide do Louvre… código DaVinci… as pirâmides são grandes símbolos de imponência… sei lá…

  17. Avatar de Élvio Ganança
    Élvio Ganança

    @ Lápis Azul respondo à tua pergunta com outra pergunta…e porque não em forma de pirâmide??..há outras formas seguramente mas escolheram esta..se fosse um cubo, e porquê um cubo??..pá calhou…e há que ver que o formato pirâmide tem a sua imponência mais acentuada que as outras formas geométricas em edifícios…quando começarem a aparecer paralelpípedos e hexágonos a pontapés aí prontos já podemos perguntar o porquê hehehe..

    mas há que ver que é um passo importante no design em cidades já existentes há muito porque, hoje em dia, investe-se muito em edifícios destes géneros nas novas cidades modernas que aparecem…também muito bom é a utilização de energias ambientais…

    sou a favor do projecto.. 😉

  18. Avatar de Yuki
    Yuki

    Um brinde a modernização e ao design espantoso da mega estrutura !!

  19. Avatar de Paulo Cesar Semblano da Costa
    Paulo Cesar Semblano da Costa

    Uma homenagem a Satanás, um prédio de louvor ao diabo!

  20. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    @André
    Tens razão amigo, “eles” andam aí e as coisas vão acontecendo e povo aplaudindo! Cá vamos nós cantando e rindo… E o louco sou eu?

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=338

  21. Avatar de aver
    aver

    Disse-me agora um amigo meu que é da “seita” (já tem um grau elevado), que a parte subterrânea da pirâmide tem a forma de pirâmide invertida.

    Por baixo não está o túmulo da Maria Madalena, que é coisa pouca e toda a gente já sabe onde está. Não posso dizer o que lá vai estar porque é segredo, mas tem que ver com uma nova forma de energia que fará a pirâmide levitar quando chegar o Armagedeão.

    Além disso, toda a gente sabe que uma pirâmide tem propriedades curativas.

  22. Avatar de Alk
    Alk

    Bonito… Mas em NY ou no Alentejo! Ficará mal em Paris… Não tem nada haver com a actual arquitetura da cidade.

  23. Avatar de Alk
    Alk

    E as pirâmides não são só simbolos e conspirações. Também são esteticamente agradáveis…

  24. Avatar de Ana Narciso

    Nunca ouviram falar do número de ouro ou da razão sagrada?

    O senhores egípcios já sabiam disto!

    Vejam aqui, muuuuito interessante:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea

    Tudo verídico 🙂

  25. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Concordo com o Tijó, é necessário manter um certo “dinamismo” para manter a “vivacidade” dos centros populacionais.

    Só é pena que em Portugal se façam: estradas, pontes e estádios em vez de pirâmides.

    cumps

  26. Avatar de paula tejano
    paula tejano

    eu acho que isso nunca vai acontecer só quando jesus volta

  27. Avatar de Marcio
    Marcio

    Sou um amante de paris,ja vivi la por duas vezes e vou voltar a viver uma 3 vez brevemente.Adoro a cidade e fico contente com este projecto,paris tem de se impor como a grande capital da europa e para isso presisa destas obras que tragam outro dinamismo e que economicamente sao sempre proveitosos para a cidade!!!!

    Espanta-me alguns comentarios a dizer que e desperdicio de dinheiro!!!

    Sera que o dono da sony quando construio o Colombo em lisboa,nao passou de um desperdicio de dinheiro????

    Quases comico!!!Chama-se a isso investimento!!!

    Sera em todos os niveis bom para a cidade em termos economicos e para o dinamismo da mesma,e para os investidores sejam eles o governo,camara ou privados!!!

    Uma obra parecida com esse e deu excelentes resultados na entrada do novo milenio foi em londres uma estrutura parecendo um foguete!!!!

  28. Avatar de Helena
    Helena

    A Torre Eiffel para mim é e sempre será o simbolo de Paris.

  29. Avatar de daniel
    daniel

    a torre eiffel a maior maravilha das sete maravilhas a torre eiffel nunca será esqueçida e olha que se desse para subir até lá dava para ver a frança interinha de lá do alto de um jeito que nuna vimos antes