OutSystems: Um unicórnio de origem portuguesa que não para de crescer

34 Comentários

Fundada em 2001 em Lisboa, a OutSystems nasceu com o objetivo de se transformar numa plataforma “low code” de referência.

Ao longo dos anos, esta empresa foi ganhando dimensão e relevância internacional e hoje é verdadeiramente um caso de sucesso.

OutSystems: Um unicórnio de origem portuguesa que não para de crescer


Desde há muito que Portugal é conhecido por ser um país capaz de gerar talentos na área da tecnologia. Contudo, a maioria dos trabalhadores especializados acabam por ser recrutados por empresas estrangeiras. Assim, o talento dos profissionais portugueses acaba por ser direcionado para fora, e muitas vezes não tem oportunidade de desenvolver a sua criatividade. Mas em alguns casos, como o da OutSystems, é possível demonstrar que em Portugal existe talento para desenvolver projetos de dimensão mundial.

Atualmente, a OutSystems já não é apenas uma empresa portuguesa. O seu conceito expandiu-se e hoje possui escritórios em países como os Estados Unidos da América, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Austrália, Índia, Malásia, Hong Kong e Emirados Unidos. Por outras palavras, o mundo está a ser conquistado por esta nova forma de programar.

O conceito da OutSystems

O principal motivo do sucesso da OutSystems é a facilidade de utilização do seu produto. Todos os anos, esta empresa procura se reinventar, por forma  a manter-se na linha da frente, no competitivo  mercado tecnológico. A plataforma atualmente utilizada pela empresa é designada por RAD (Rapid Application Delivery). A partir deste IDE, designado por Service Studio, é possível gerar código .Net e REACT sem ser necessário ter conhecimento prévio sobre estas linguagens. Também é possível fazer queries SQL sem escrever uma linha de código.

Por forma a garantir que os projetos desenvolvidos na plataforma não esquecem a vertente mobile, algo essencial numa sociedade cada vez mais móvel e dinâmica, é disponibilizado um conjunto de funções agrupadas numa única solução.

Através dessa função é possível aceder à API Cordova, que oferece acesso às funcionalidades mais relevantes dos dispositivos móveis, incluindo a câmara fotográfica, geolocalização, leitor de QR code, calendário e lista de contactos.

Em resumo, a OutSystems oferece uma plataforma de desenvolvimento capaz de cobrir as áreas essenciais, mas distinguindo-se pela facilidade de aprendizagem e de integração. Desenvolver um projeto com esta plataforma é substancialmente mais rápido, do que recorrendo a linguagens de programação “puras”, o que permite que as empresas obtenham um retorno rápido do seu investimento nesta tecnologia.

 

Empresas que aderiram a esta tecnologia

Entre as empresas que utilizam a plataforma da OutSystems encontram-se nomes de peso no tecido económico internacional. Alguns dos clientes da tecnológica portuguesa são Allegro, Santander, Humana, Medtronic, Deloitte e Schneider Electric.

Recorrendo ao desenvolvimento de aplicações low code, as empresas conseguem acelerar os seus projetos de transformação digital e conseguem entregar soluções mais rapidamente.

A agência de SEO AWISEE colabora regulamente em projetos de websites desenvolvidos com o recurso à plataforma de OutSystems e destaca a facilidade que existe em utilizar as diversas ferramentas de otimização.

Aspetos como URL amigáveis, priorização de URLs, regras de redirecionamento, URLs personalizáveis, títulos dinâmicos nas páginas e melhorias de conteúdo são facilmente manipuláveis através da plataforma, contribuindo para um trabalho de otimização mais rápido e consistente.

Um estudo elaborado pela Forrester Consulting, apresentado em junho de 2022, mostrou que as empresas que aderiram à plataforma da OutSystems conseguiram pagar o investimento realizado em cerca de 6 meses, obtendo depois um retorno superior a 500% ao longo dos três anos seguintes.

Os resultados demonstram ainda que a adoção desta tecnologia permite gerar um contributo líquido para a produtividade das empresas. Adicionalmente, outros pontos positivos detetados incluem um maior nível de segurança e menos bugs. As poupanças estimadas nos projetos foram de entre 25 a 50%. No primeiro ano de um projeto, estima-se que seja possível poupar cerca de metade do tempo de desenvolvimento.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Infinity
    Infinity

    Só é pena é estar sedeada nos Estados Unidos da América em vez de ser em Portugal

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Eu sei, se fossem mais baixos se calhar seria melhor para o país, ter cá empresas

    1. Avatar de Dev
      Dev

      Só é pena oferecerem salários baixissimos para os desenvolvedores que vão trabalhar nesta empresa.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        o que é um salario baixo? estas a falar de programadores juniores ou seniores?

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Ainda não percebi esta de vocês acharem que devem receber balurdios para bater código. Para mim é mais importante um enfermeiro, médico, bombeiro ou polícia receber bem. Acham-se a última bolacha do pacote.

        1. Avatar de Infinity
          Infinity

          Concordo, só faltou à tua lista “professores”, pois sem educação não tens as outras

        2. Avatar de Aprende burro
          Aprende burro

          Então tira tudo o que seja tecnológico dessas profissões e quero ver o que fazem.

          1. Avatar de DarthCenas
            DarthCenas

            Fazem como se fazia antes de haver tecnologia para tudo.

        3. Avatar de FAR
          FAR

          “Ainda não percebi esta de vocês acharem que devem receber balurdios para bater código.”

          Tire um curso superior de engenharia numa universidade publica em Portugal. Vai ver que percebe logo 😉

          1. Avatar de DarthCenas
            DarthCenas

            E um curso superior de medicina, conhece?

        4. Avatar de Miguel
          Miguel

          Cada um é importante na sua àrea, até a empregada de limpeza é importante e sabe coisas que nós não sabemos…
          Agora o salario mede-se em retorno financeiro, na quantidade de conhecimento que tens na tua àrea e na forma em que te relacionas com os colegas, isso é o que diferencia.
          É normal recebermos mais que uma empregada de limpeza devido à quantidade de conhecimento diferenciado, mas pela importância ela também deve receber bem, diria mais do que por exemplo uma secretária.

        5. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Eu não queria comentar o quão ignorante é o teu comentário mas prontos, tira lá a tecnologia do que essas profissões que falaste utilizam e logo vês o mundo a acabar, ou achas que engenharia informática é só umas linhas de código para o site bonito?

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            1500 liquidos quando eras Junior? e achas que é pouco para um junior? quanto pensavas que ias receber? 2500 liquidos sendo junior?

        6. Avatar de TS
          TS

          Bem eu lembro-me bem de andar a penar 5 anos no instituto superior técnico para poder “bater código”…

        7. Avatar de Dev
          Dev

          Não é questão de receber muito para “bater código” e concordo plenamente que tem outras profissões que deveriam receber mais.
          Dito isto, compare o salário que este únicornio português paga aos seus funcionários com o que qualquer empresa pequena nearshore paga.
          Outros merecerem mais não quer dizer que os desenvolvedores não mereçam também.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Quais ordenados? Eu lembro me de receber propostas de 1500 líquidos quando ainda era Júnior para entrar nesta empresa, segui outro rumo.. isto há 5 anos, não acredito que agora seja menos que isso

    2. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Porque será?
      Se calhar, não querem apanhar com legislação que se altera a toda a hora (conforme dá na cabeça do Governo) e que não permite prever e planear as operações a longo prazo.

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        Pois, quando tens um governo que so lhes interessa os amigos e amiginhos este país nunca vai sair da cepa torta

    3. Avatar de Filipe Marcos
      Filipe Marcos

      para ser líder mundial nao tem tanta visibilidade em Portugal dai ir para os USA. Alem de que o seu founder /CEO estudou la tambem.

  2. Avatar de OS Dev
    OS Dev

    Uma correção no texto. A Outsystems deixou de dar suporte a Java e de ser possível desenvolver para ambientes Java desde a versão 11. Possivelmente o mobile ser desenvolvido sobe cordova poderá cair, tendo em conta que compraram a Ionic: https://ionic.io/blog/ionic-outsystems-the-future-of-enterprise-app-development

    Quando falam em menos bugs,

  3. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    Algumas correcoes: atualmente a versao 11 da Outsytems é em stack .NET apenas, e REACT.
    O Outsytems Now foi deprecated, no service studio pode gerar apps mobile e PWA para Android e IOS.
    A Outsystems comprou a IONIC software open source mobile versus Cordova.
    O SILKUI tema para a versão 10 de OS oustystems foi deprecated em Junho de 2022.
    Outsystems é atualmente a versao mais recente a 11 com desenvolvimento reactive versus web traditional e tem a caminho um projeto “Project NEO” em pura Cloud “Kubernetes” . Por favor se pretenderem falar mais sobre o state of art da OutSystems como líder de low code development, acrescentem a informação mais atual da mesma. Obrigado pelo artigo sobre tecnologia portuguesa.

  4. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    OutSystems Now will only be available in Google Play and TestFlight until November 2020.

    From Platform Server 11.9 onwards, the OutSystems Now will no longer be available in the development environment. The capabilities of OutSystems Now will be replaced by the introduction of PWAs.

    This month – July 2020 – we’ll release Progressive Web Apps (PWAs) for everyone. In case you haven’t heard about them yet, they’re new mobile-optimized versions of web apps that you can install through your browser. They increase customer adoption and retention by engaging customers with frictionless experiences.

    With PWAs, you’ll also be able to test the look and feel of your native apps without having to generate a native build. With this new and improved testing capability enabled by PWAs, we will discontinue our existing OutSystems Now feature.

  5. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    Quando referem as áreas essenciais, atualmente outsystems suporta qualquer area de negocio, use case, agricultura, minas, energia, saude, banca, educacao, espacial, etc e é bastante escalável e robusta, dai usar cloud amazon ou azure bem como pode ser usada em cloud como em premesis (localmente em infraestrutura fisica) ou ambos.

  6. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    https://www.outsystems.com/low-code-platform/project-neo/

    e o evento anual da OS é de 15 a 17 NOV 2022
    https://www.outsystems.com/nextstep/

    Tem uma comunidade de developers de + 500k muito forte.

  7. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Já agora aproveito para acrescentar à lista das empresas “clientes” da Outsystems a GALP, todo o site onde se consulta os preços da Eletricidade/gás e se faz a adesão online é construída no sistema deles, bem como a plataforma Galp Frota.

  8. Avatar de MilanesaAoDente
    MilanesaAoDente

    A partir deste IDE, designado por Service Studio, é possível gerar código .Net e Java sem ser necessário ter qualquer conhecimento prévio sobre estas linguagens. Também é possível fazer queries SQL sem escrever uma linha de código. <— Queria ver isto a ser verdade lol
    Só se for para algum exemplo toy, porque qualquer coisa mais séria, e muito sql vai ter o tipo á frente do ecra de bater.
    Costruir um esqueleto de classes e atre metodos, um qualquer coenhecido IDE de Java tbm o faz, mas dai a constriur todo o codigo, sim, em sonhos é possivel, na realidade nunca será possivel para qualquer coisa mais séria.
    E depois, temos aquela velha história do spaghetti code, que neste caso é literalmente, não é figurativo.
    A história do low code é mito, serve para desenhar um esqueleto de qualquer aplicação, nunca para todo o projecto, portanto, não exagerem nos adjectivos, até porque dá um ar de que uma sopeira á frente do outsystems vale por um dev com anos e anos de experiência.

    1. Avatar de OS Dev
      OS Dev

      “Também é possível fazer queries SQL sem escrever uma linha de código. sim é possível.

      “…mas dai a constriur todo o codigo, sim, em sonhos é possivel, na realidade nunca será possivel para qualquer coisa mais séria.” -> Sim é possível sem escrever código externo e adicionar numa extensão.

      “E depois, temos aquela velha história do spaghetti code, que neste caso é literalmente, não é figurativo.” -> Não percebi onde metes o “spaghetti” aqui. Se tiveres uma boa arquitetura a plataforma sabe como há de gerar código com as dependências certas.

      “A história do low code é mito, serve para desenhar um esqueleto de qualquer aplicação, nunca para todo o projecto…” -> Alguma vez utilizaste Outsystems? Ou só te apeteceu debitar coisas pelo teclado fora? Se falássemos de lowcode há 10 anos, sim teríamos de fazer muitas extensões porque a plataforma não permitia fazer certas e determinadas coisas. Atualmente, para projetos “tradicional” fazes muita coisa sem precisar de código externo. Para mobile existem muitas extensões (plugins cordova) que terás de importar, mas é muito mais simples quando tens uma forge bastante completa e diversificada com uma grande comunidade de devs.

      1. Avatar de Miguel Reis
        Miguel Reis

        Este https://www.youtube.com/watch?v=aFZBbceYVhQ projeto foi todo feito em Outsystems, backend, integrações, apps. Pode ir lá experimentar na Nova SBE em Carcavelos. Demonstra bem o que é possível fazer em Outsystems.

  9. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    Boa noite milanesaAoDente,
    O que artigo refere está incorreto, na verdade ServiceStudio permite criar Queries bem complexas, chama -se SQL Advanced (escrever mesmo SQL e pode ser o que quisermos), enquanto o que o artigo refere são Aggregates. Esses são simples conbinacoes de tabelas relacionais com filtros para pesquisas por exemplo, que sao optimizadas pela plataforma service studio para dar resultados rapidos. O low code é complexo no codigo que gera, quer seja frontend, logica do negocio, ou acesso a tabelas e API externas/bibliotecas. Na verdade o service studio permite um programador normal ser 10x mais rapido no desenvolvimento porque ja tem peças de software (linhas de código) pre construidas e faceis de utilizar, porque mais uma vez Outsytems é uma linguagem de 4 ªgeracao de desenvolvimento ou seja nao é escrever codigo como java ou .netC# ou javascript puro mas sim visualmente a conetar pedacos de codigo/objectos que ja estao pre programados, é bastante costumizavel ainda quer em SQL, CSS, e javascript dentro do service studio na app mobile, reactive ou web.

  10. Avatar de Filipe Marcos
    Filipe Marcos

    Como developer de .NEt e java tambem, desde 2008 ate 2020 converti me ao lowcode concretamente OutSystems pois é uma tecnologia madura com 20 anos de existencia, e como lider global tem muita procura há imensos projetos e sempre falta de mao de obra. A tecnologia é boa de aprender e nao é preciso muitos anos para ser um expert no sentido de nos 2 primeiros anos ganha se boa experiencia de trabalho e para quem trabalha ja ha varios anos ganha-se bem!

  11. Avatar de Cafeteiro
    Cafeteiro

    Muito bons os vossos comentários! Muito melhores do que o artigo original.
    Fiquei a pensar nessa coisa da importância das profissões e a solução é simples: a oferta e procura!
    Se tenho muitos interessados em “bater código”, ofereço pouco. Se tens poucos candidatos a bombeiro, pago muito que aparecem.
    Por outro lado, cuidado: à lá amaricana, se pagas em amendoins, vais obter macacos.
    Para mim, os mais importantes são o padeiro e o produtor de café. Sem pequeno almoço, não vejo uma linha de código

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Todos os dias as TVs enchem a boca com os unicórnios portugueses, vai se a ver em qualquer lista, não há nenhum português, enfim, paíse atrasado que só é bonito para os estrangeiros, continuem a votar nos mesmos!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso é para escapar à verdade que Portugal não tem empresas. Nem essas unicórnio aguentam muito