Open Arena chega ao Raspberry Pi

24 Comentários

Um “clone” do Quake III no seu mini PC

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes(pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito, é capaz de  reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas

Aproveitando o hype das lojas online, os responsáveis pelo projecto Raspberry Pi anunciaram , ainda em 2012, a disponibilização da sua própria loja de aplicações online – aqui.

Open Arena é uma das ultimas novidades disponíveis na loja de aplicações online do Raspberry Pi

openarena_00

Fazendo uma retrospectiva do projecto Raspberry Pi é interessante verificar como é que uma plataforma tão pequena fez tanto sucesso em tão pouco tempo. O Raspberry Pi é hoje uma referencia no segmento dos mini PCs e oferece funcionalidades muito interessantes…basta que hajam ideias.

A loja online do Raspberry Pi disponibiliza agora 44 aplicações aplicações/jogos/tutoriais e tendo o Raspberry Pi  a capacidade de renderizar gráficos 3D, copeçam agora a aparecer os primeiros jogos, como por exemplo o Open Arena.

openarena_01

O Open Arena é um jogo open source, de tiros e muitos sengue, com suporte para multiplayer que integra em parte o  motor do Quake III. O jogo oferece excelentes gráficos e uma jogabilidade fantástica.

openarena_02

Como já referido o jogo está disponível gratuitamente na loja de aplicações online do Raspberry Pi. Esta é sem duvida uma excelente noticia e será certamente uma motivação para outros programadores/empresas de jogos que podem “descobrir” no  Raspberry Pi um nico de mercado.

Uma pequena sondagem:

Tem algum mini-PC? É um Raspberry Pi?

Download: Open Arena
Homepage: RaspberryPi

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Excelente gráficos? Por favor né?

    Excelentes gráficos ele tinha na época em que foi lançado. Para os padrões de hoje em dia, não.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ó Mario Junior,

      Gráficos fantásticos tendo em conta o pequeno equipamento. Claro que não vais comparar a uma consola ou a um PC que tem normalmente uma gráfica dedicada. Capiche 🙂

    2. Avatar de Gomes
      Gomes

      Por muito mau que seja consegues jogar num PC de 30€ assim como qualquer browser (quake live). Agora faz isso com um jogo de excelentes gráficos.
      Com jeitinho até num smartphone.

  2. Avatar de RuiCostaSilva
    RuiCostaSilva

    Estás a usar que distro? A raspbian?

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      Para usar as aplicações da Pi Store tem que ser usado o Raspbian…

      …ou qualquer outro sistema operativo Debian based. Mas como até ao momento só existe um (Raspbian), só pode ser esse. 🙂

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Existe uma outra, mas não é hard floated!!ou seja é debian based mas mais lenta!!

        Sim a oficial é a raspbian.

        cmps

  3. Avatar de Nimboos
    Nimboos

    Qualquer desses joguinhos que funcionam em linux vão acabar por aparecer na Pi Store.

    Antes mesmo do Open Arena ter aparecido na Store, acredito que já era possível instalar via apt-get com um:
    $sudo apt-get update
    $sudo apt-get install openarena

    Já agora fica a sugestão de instalação do Chocolate Doom:
    $sudo apt-get update
    $sudo apt-get install chocolate-doom

    E com o half-life (versão beta) a funcionar em linux (http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&t=3845), daqui a uns tempos temos CS no Raspberry Pi! 😛

  4. Avatar de El Kabong
    El Kabong

    Da ultima vez que experimentei o Raspbian num Pi não fiquei com muito boa impressão. Mas como o Pi era emprestado não tive muito tempo para averiguar.

    Parece-me uma boa noticia. Vou ter de arranjar um Pi para ver por mim mesmo 😉

    Respondendo À pergunta, tenho um MK802 na gaveta à espera que arranje tempo para lhe pegar 😉

    1. Avatar de lmx
      lmx

      As primeiras versões do raspbian, não eram muito boas…ocupavam muita meme(tendo em conta a disponivel na altura), e eram algo lentas…actualmente estão muito mais fluidas(seria de esperar).
      Além doisso podes sempre aumentar a freq do processador da ram da grafica e ficas com mais um bocadito…ha até quem tenha mais do que duplicado a performance, mas isso não aconselho…mais 10-20% tudo bem…

      cmps

  5. Avatar de João Silva
    João Silva

    Um bocado off topic mas cá vai a pergunta. Eu tenho um raspberry oi veio ontem e queria por-lo ligado à tv, há la uma opção para ver tv em direto, e um aadon no xmbc chamada live tv só que eu não consigo configurar o xml para adicionar os canais alguem tem algum xml de configurações?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Se pelo que percebi, precisas de editar um ficheiro .xml? É isso?

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        Sim isso para por tv a dar no raspbrry

        RTP 1
        rtmp://h2i.rtp.pt/livetv/2ch5h264 swfUrl=http://www.rtp.pt/noticias/player.swf pageURL=http://www.rtp.pt/ swfVfy=true live=true timeout=60
        http://www.lyngsat-logo.com/hires/rr/rtp1.png

        é isto, mas eu não sei onde encontrar os links.
        Este codigo juntamente com o de outros canais foi encontrado num forum mas já data de 2011,este canal abre mas a imagem dá preta, os dos outros nem abrem o que me leva a crer que o link já não existe, alguma ajuda?

        1. Avatar de José
          José

          Boa sorte com isso.

          Ainda perdi algum tempo para tentar arranjar streams que funcionassem, mas acabei por desistir. Para a RTP1, RTP2 e RTP I funcionava sempre, pois fazia stream direto do site da RTP, mas o resto dos canais raramente funcionava. Só conseguia ocasionalmente ver a SPORTTV2.

          1. Avatar de Filipe Pereira
            Filipe Pereira

            Boas, existe algum tutorial onde ensine os “noobs” a configurar esse serviço? 😛

        2. Avatar de Gomes
          Gomes

          instala o addon sportslive depois alem de teres desporto live podes ver tv tuga. Para isso vais a custom modules -> more -> tvdez.com e depois ficas com um icone tvdez.com dentro de modules e tens varios canais de TV desde RTP’s a SportTVs
          o problema é demorar um pouquinho a arrancar o canal mas já vi vários jogos por lá entre outros canais como FOX.

          E tens a vantagem de o addon sempre que lhe acedes ele procura novos links assim não tens que te preocupar

          1. Avatar de João Silva
            João Silva

            Gomes obrigado desde já mas não encontro esse addon é possivel pores aqui um link para eu fazer o download?

          2. Avatar de samuel
            samuel

            Não podes meter ai o link para o addon sff. não consigo encontrar no google.

            obrigado

        3. Avatar de Gomes
          Gomes

          Vais a adicionar fontes no gestor de ficheiros do XBMC e adicionas este link http://sinfulxbmc.imacrepo.com/ das-lhe um nome qualquer e isto adiciona-te um repositorio depois e so ires a addons e instalar os addons.

          http://www.sinfuliphone.com/showthread.php?t=113106 este link explica o que tens de fazer espero ter ajudado

  6. Avatar de Ricardo Nunes
    Ricardo Nunes

    Será que corre no cubieboard. O meu deve chegar esta semana, mas ainda não sei se os S.O que há para o Raspberry Pi funcionam no cubieboard.

    Abraço

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      Se tiveres instalado uma distribuição linux no cubieboard, é também possível instalar o Open Arena. Em princípio funcionará sem problemas! 😀

      Os SO’s “desenhados” para o Raspberry Pi não deverão funcionar no cubieboard. Para o cubieboard deverás instalar um sistema operativo preparado para processadores ARM. Mas essa informação podes encontrar no site do cubieboard.

  7. Avatar de Doe Zyz
    Doe Zyz

    Tens o Raspberry Pi ligado a um monitor de um portatil? Como o fizeste?

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      Muito bem observado…mas na verdade não é um computador portátil!!! É uma docking station de um smartphone Motorola! E esta?! 😀

      http://www.youtube.com/watch?v=yZkz_a52I6s

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Espectacular nem sabia que existia tal aparalho, vou ter que ver se encontro um desses á venda em Portugal a menos de 40€ (+ 35$ dos R. Pi)