Olli, o minibus autónomo, eléctrico e fabricado na impressora 3D

14 Comentários

Está desenhado o futuro dos meios de transporte automóvel para esta próxima década. Veículos eléctricos, autónomos e de baixo custo. A acrescentar a estas características temos a Internet das Coisas (IoT), a ponte que ligará o ser humano aos veículos e às tecnologias que os controlam.

Dos veículos serem eléctricos já sabemos, como será o caminho a percorrer, da autonomia face ao controlo, também há já vários exemplos de como será a evolução… o baixo custo é que poderá passar por ter a impressão 3D ao serviço de tudo isto. Será viável?

Ollie, o minibus autónomo, eléctrico e fabricado na impressora 3D


Olli, a revolução começou

É discreto, com linhas sóbrias, compactas, desenhado para acomodar 12 pessoas e foi-lhe dado o nome de Olli. Os seus criadores têm a esperança que o projecto possa revolucionar o mundo do transporte. A ideia é oferecer a todos um transporte a baixo custo, com qualidade, a partir da sua app em qualquer altura e que este veículo os possa transportar para qualquer destino. Será um Uber mas eléctrico e sem condutor.

pplware_ollie03

Além das vantagens inerentes ao que já foi referido, os criadores do Olli destacam outro ponto muito importante: grande parte das suas peças podem ser impressas nas impressoras 3D. Naturalmente há ainda passos a serem afinados e um primeiro objetivo a curto prazo é conseguir fabricar as peças, de um destes mini-autocarros, em 10 horas. Já a visão dos criadores a longo prazo é mais ambiciosa, pretendem ter centenas de “micro-fábricas” que possam produzir estes veículos em todo o mundo.

pplware_ollie01

 

Olli, o veículo urbano

Este veículo está pensado para se adaptar ao meio urbano, a sua velocidade não passa dos 12 quilómetros, o que o afasta da circulação das auto-estradas. Contudo, quando o sistema estiver mais afinado, este poderá ter uma velocidade maior, para ser também um meio de transporte ágil.

A Local Motors, empresa que está por detrás do projecto, também assegura que Olli é projectado para interagir com os seus passageiros. Este veículo recorre à tecnologia disponibilizada pelo IBM Watson que irá melhorar substancialmente a compreensão dos pedidos e ter uma ampla gama de respostas às perguntas que poderão ser feitas pelos passageiros. O próprio sistema do Olli poderá fazer sugestões e dar dicas dos sítios por onde circulará.

 

E quando estará em testes efectivos?

O minibus Olli começará o seu teste em ambientes reais já neste verão. O local de início dos testes será um resort de Maryland, até porque a empresa afirma ter já vários acordos de outros sítios onde o Olli poderá já entrar em acção, como o condado de Miami, Las Vegas e até mesmo interessados na Dinamarca.

 

Washington Post

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor T
    Victor T

    É tudo muito bonito…mas, a ser realmente seguro e viável…contem com a quase “extinção” de motoristas. Desemprego em massa.

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      No entanto se esta ideia for viável, também vai originar emprego a nível de construção, testes e etc…

      1. Avatar de lol
        lol

        no entanto esses empregos nao vao cobrir tudo…

        Isto é bom, temos é que reavaliar o nosso sistema económico pois está prestes a dar o peido, nao será só nesta area que o desemprego tecnologio se vai fazer sentir.

    2. Avatar de NT
      NT

      E pronto… “Desemprego em massa…” Temos que evoluir como sociedade. Se não ainda andávamos a cavalo e tudo era feito à mão… Pensa lá bem desde a “invenção” da inchada, passando pela revolução industrial e agora estamos no principio/meio da revolução digital… Agora o que devemos perguntar é como é que todos iremos viver com essas novas tecnologias, se vamos evoluir também como seres humanos que somos ou se vamos ficar a “pregoar” como velhos do Restelo.
      Quanto à segurança já existem alguns dados interessantes quanto à condução autónoma, ainda não são 200% seguros mas aparentemente são bem mais seguros/eficientes que os condutores humanos. (A modos de curiosidade… vê na industria da aviação, que já tens uns aninhos valentes, quantos aviões é que tiveram um acidentes por falha humana e quantos é que tiveram acidentes por falha mecânica e/ou erro de programação dos computadores de bordo.)

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      vai ser igual ao no passado deixarmos o uso do cavalo e carroça para termos os primeiros automoveis que até eram electricos. com o tempo tudo acenta e faz parte da evolução. o desemprego terá de ser uma acção politica progressiva para que as pessoas nao sofram tanto o impacto tecnológico.

    4. Avatar de RA
      RA

      vamos parar com a evolucao!
      evolucao significa isso mesmo… evolucao das coisas e das pessoas.

  2. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Concordo com este projeto, mais na parte do transporte publico ser elétrico.
    Quem fica meia hora na paragem a levar com o fumo dos autocarros (principalmente os mais antigos) que passam, percebe o que quero dizer.
    Estas ideias deviam ter prioridade elevada na parte dos projetos a investir. Em vez de certos aeroportos ou autoestradas…

  3. Avatar de Joana Almeida
    Joana Almeida

    São os novos tempos que vão chegar. Estamos a ver os saltos civilizacionais, que no passado chamaram de revolução industrial, entre outras.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      é de facto a 4 revolução industrial. no passado tambem houve manifestos, protestos, objecções e no entanto os anos passaram e agora nao podemos deixar os automoveis, telemoveis, aviões etc tudo faz parte. cabe sim ao poder politico, como no passado encontrar medidas progressivas para que o impacto da tecnologia nao seja destruidor em varios aspectos. aliás, estas noticias são medidas progressivas em antevisão.

  4. Avatar de Ruben
    Ruben

    em portugal, com as nossas maginficas estradas e calçada ondulante, deve ser um conforto com aqueles pneus…

  5. Avatar de xico
    xico

    Temos que nos começar adaptar a este tipo de coisas, a vida vai mesmo ser assim, isto é um pequeno exemplo do que está para chegar ou então esbarramos e nunca saímos do mesmo. Vai acontecer com os carro, barcos aviões e quem sabe amigos de casa robts.

  6. Avatar de LUMIA 630 DS
    LUMIA 630 DS

    1° Enquanto formos amigos dom paralelo, estes plasticos ir-se-ao desfazer em meses.
    2° O vidro tambem foi feito em 3D? Tenho umas janelaas que precisam de ser trocadas.
    3° E que tal se fizessemos isto nas nossas faculdades???

  7. Avatar de Ivo Alexandre
    Ivo Alexandre

    Concordo com a evolução, mas o desemprego será cada vez maior e em massa! Como o PeFerreira98 diz, está na altura de pensar no ~nosso sistema económico.

    1. Avatar de Marcio
      Marcio

      Ja ouviram falar de Jacque Fresco? Projeto Venus? A tendência no meu ponto de vista é ir por ai, o nosso sistema económico nesta era digital está completamente desactualizado. Vão ao google e youtube que devem encontrar isso.