Olá, futuro! Veja o carro elétrico da Sony a ser conduzido com o comando da PlayStation 5

19 Comentários

Foi durante o CES 2024, em Las Vegas, que a Sony demonstrou que o AFEELA, o seu primeiro carro elétrico, pode ser controlado com um comando da PlayStation 5. Veja o vídeo e cumprimente o futuro!

Carro elétrico AFEELA da Sony e Honda

O palco do CES, em Las Vegas, recebe aquelas que serão as novidades tecnológicas dos próximos anos, surpreendendo os convidados e o resto do mundo, com protótipos e conceitos verdadeiramente inovadores.

Um ano após ter apresentando o primeiro protótipo do seu carro elétrico, neste cenário, a Sony regressou para dar mais pormenores sobre o veículo que está a desenvolver, em parceria com a Honda.

Carro elétrico AFEELA da Sony e Honda

Antecipando o tanto de software que se espera que o carro elétrico tenha, a empresa japonesa confirmou que o AFEELA, que ficará disponível em 2026, terá capacidades de Inteligência Artificial promovidas pela Microsoft e será controlável com o comando DualSense da PlayStation 5.

Porque uma imagem vale (e surpreende) mais do que mil palavras, veja o vídeo e deixe-se envolver pelo futuro:

Conforme se vê no vídeo, o carro elétrico aparece no palco, respondendo às indicações que o executivo da Sony dá com o comando DualSense. Além disso, vê-se, a partir do interior do carro, o volante a mover-se.

AFEELA da Sony e Honda

Embora seja pouco provável que este controlo por via do comando venha a ser uma funcionalidade, aquando da versão final do carro elétrico, esta demonstração pode servir de preview para aquilo que a Sony deverá ser capaz de fazer.

O AFEELA estará disponível a partir de 2026 – ainda que, de momento, apenas tenha sido apontado para o mercado americano. O carro elétrico está a ser desenvolvido por uma empresa comum denominada Sony Honda Mobility (SHM): a Sony está responsável pelo software e pela experiência de condução, e a Honda está responsável pela parte mecânica. Este elétrico terá um sistema de condução autónoma com até 45 sensores.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yyy
    Yyy

    Acredito k sim , mas na realidade ninguém tem a certeza se foi verdade

  2. Avatar de 0°0
    0°0

    O outro também foi conduzido com comando de consola e foi o que foi.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sim, o comando teve realmente um papel importante no sucedido.

  3. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    Para estacionar em garagens com pouco espaço lateral pode dar jeito.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Isso já existe…

      Tens o Summon da Tesla ou o Park Assist Plus da VW.

      Neste último podes memorizar o trajeto e as manobras que queres que o carro faça quando chega a determinado local.

      1. Avatar de Antonio Ferreira
        Antonio Ferreira

        sim eu sei, dai eu ter falado nisso. cada fabricante “inventa” o seu método. Mas será estranho estar no meio da rua a “jogar playstation” hehehehehe

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “Tens o Summon”
          Não existe. Ainda hoje os Clinte que o pagaram aguardam por ele.
          Foi um logro (mais um)!

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Oh no… Anyway:

            BMW – Remote Control Parking;
            AUDI – Remote Parking Pilot;
            Mercedes-Benz – Remote Parking Assist

            E a lista continua.

  4. Avatar de Pedro Pinheiro
    Pedro Pinheiro

    Uns fulanos também se meteram num submarino com um comando desse género nas mãos…

    1. Avatar de LR
      LR

      Comparar o incomparável…

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Isto nunca chegará ao mercado, é apenas marketing mas perfeitamente possível de ser feito, tens aqui um vídeo já com 6 anos em que usam um comando da PS4 para conduzir um carro em circuito fechado https://www.youtube.com/watch?v=HLwCzQ8QFAg

  5. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Acredito que seja possível, mas neste caso deve ter sido um “movimento predefinido”.
    Acho que não iam arriscar a um gatilho encravado ou ao possível drift do analógico, no meio de tanta gente mesmo ali ao pé do palco…
    Acredito que tenha carregado num botão para dar inicio á sequencia, mas o resto foi coreografia…penso…

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Honestamente controlar um carro moderno com um comando não é nada de especial, nos híbridos e eléctricos o acelerador e travão já são “by wire” em que não há uma ligação física entre os pedais e o motor/travões, embora não sendo tão comum há também já vários modelos de carros com “steer by wire” em que o volante também não está fisicamente conectado à direção, por isso é basicamente programar os inputs na centralina do carro para o comando ao invés dos pedais e volante, pelo menos mim realizar este demo destes parece-me não só plausível como banal, relativamente às preocupações de segurança que são perfeitamente válidas limitas a velocidade máxima e está feito.

  6. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Acham mesmo que controlar o carro pelo comando será uma feature quando o carro for lançado?
    É meramente marketing e um acto simbólico.

  7. Avatar de Joao M
    Joao M

    Da maneira “fantastica” como controlo um carro quando jogo na Playstation…não é boa ideia no meu caso.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      +1
      Com comando só no MarioKart e nem aí sou grande pistola:)

  8. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Mais um carro de brincar …

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Se o comando tiver ligação com fios ainda sou capaz de comprar!

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Depois vai haver uma abertura do jornal do género “Espatifaram-se TOOODOOOS”