O Supermercado (inteligente) do futuro

62 Comentários

Com o avanço da tecnologia já alguma vez pensou como serão os supermercados do futuro?

O “ir as compras” é uma rotina que faz parte do quotidiano de muita gente. No entanto, todos há situações que incomodam, como o simples facto de estar uns bons minutos numa fila, ou simplesmente não encontrar um determinado produto. Porque não colocar a tecnologia ao serviço do cliente e da empresa?

No caso de um supermercado inteligente, a ideia consiste em usar a tecnologia de RFID para tornar as compras mais interactivas e o acesso à informação dos produtos seja facilitada (mobile marketing). Este será certamente o modelo do supermercado inteligente do futuro (presente).

Imagem supermercado futurista

Existem já atualmente algumas empresas a fazerem alguns testes para a implementação de serviços. Enquanto não vivemos a realidade, podemos ter uma ideia do que nos espera no futuro.

Vantagens para o cliente (algumas ideias)

  • Carrinho com um ecrã leitor de RFID para obter informação dos produtos
  • Ecrã mostra informação detalhada do produto
  • Informação da planta do supermercado e localização dos produtos
  • Informações sobre as últimas compras
  • Quantidade de produtos e valor a pagar
  • Verificação dos pontos em cartão
  • etc

Vantagens para o supermercado (algumas ideias)

  • Possibilidade de informar  o cliente (em real time),  sobre as promoções
  • Informações de ultima hora (ex. sai pão na padaria)
  • Informação sobre o cliente e preferências do mesmo (ex. produtos mais comprados, etc)
  • Registo automático dos produtos (produtos em stock, localização, artigos em trânsito)
  • etc

Marc Weiser, considerado o pai da computação ubíqua, previu há uma década atrás que no futuro, os computadores habitarão nos mais triviais objectos: etiquetas de roupas, chávenas de café, interruptores de luz, canetas, etc, de forma invisível para o utilizador.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    Bom por um lado, mal pelo outro…tudo esta a evoluir para o sedentarismo :s

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Neste caso o sedentarismo nem se coloca, pois teremos de ir na mesma ao supermercado. No entanto, temos a vida facilitada.

      1. Avatar de Fábio Rocha
        Fábio Rocha

        GPS dentro de um centro comercial? ahahh

        De facto acho que tudo evolui de forma a facilitar a vida, mas tudo começa a ficar fácil de mais…

        E com isto bastantes pessoas iram perder postos de trabalho, e isto também é preocupante…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Não é GPS, é RFID 🙂

          1. Avatar de Luís Sá
            Luís Sá

            Neste caso específico é uma evolução do RFID.

            Chama-se RTLS (Real-Time-Location-System).

          2. Avatar de SIMONE.
            SIMONE.

            Qual o custo dessa tecnologia ?

      2. Avatar de Miguel.Machado
        Miguel.Machado

        Esta é daquelas tecnologias que tem imenso potencial de aplicação, no entanto, o que me preocupa nesta tecnologia (assim como noutras) é o facto de poder contribuir para o desemprego, uma vez que aparentemente não serão necessários tantos funcionários no supermercado.

        E isto é apenas uma das aplicações do RFID.

        Temos de aceitar a evolução das tecnologias mas o facto de muitas delas estarem a substituir o Homem, penso que seja um motivo de preocupação.

        Cumprimentos.

        1. Avatar de J.
          J.

          É pena é as novas tecnologias criarem desemprego… e não serem utilizadas para que as pessoas trabalhem menos e disfrutem mais da vida, esse seria o principal propósito. Mas quem quer enriquecer pensa só na questão económica….

          1. Avatar de kekes
            kekes

            É o custo da evolução criam desemprego numa área criam noutro… simples quanto isso alias num futuro serão necessárias pessoas para trabalhar noutra áreas e não teremos, nomeadamente a saúde, assim poderá ser um modo de libertar mais gente para tal trabalho.

          2. Avatar de Varsal Jr.

            LOL qualquer dia até há robôs melhores que alguns enfermeiros que para aí anda.

          3. Avatar de EacHTimE
            EacHTimE

            É exactamente disso que fala o Zeitgeist Addendum. No sistema que temos a tecnologia ameaça empregos e portanto a vida de muitas pessoas. Ora isto por si diz que há algo de muito errado com o sistema…

            Num sistema decente, a tecnologia iria aos poucos deixar de nos obrigar a trabalhar tanto

            No sistema que temos cada vez há menos emprego; os empregos que há passam a ser a tentar usurpar dinheiro aos outros em x de produzir coisas; os q trabalham, trabalham cada vez mais horas isto tudo pela obtenção do lucro seja a que preço for.

          4. Avatar de arcanjo

            amigos o desemprego desde que haja subsidios e outros beneficios para dezempregados ,bem vinda a evolução tecnologica , o que mesmo preocupa e a ambição do ser humano em querere tudo para ele, e nada para os demais. de facto as cocecuencias são negativas.

  2. Avatar de chicosoft

    Penso que o Futuro passe por Online, com entregas em casa… Já acontece hoje em dia, e por acaso é algo que ando a pensar fazer… Uma pessoa tem uma lista de compras pré-definidas, e manda vir, depois é so acrescentar mais qq coisa que precise… Com isto escusamos de andar horas pelos corredores, a ver preços etc… num Supermercado online, basta um Short por preço…

    1. Avatar de Marcelo Ribeiro
      Marcelo Ribeiro

      Isso sim, já é sedentarismo.

      Não acho que ficar em casa fechado seja saudável para ninguém. A interacção social, nem que seja ver outras pessoas, é necessária. Claro que como complemento funciona bastante bem. Mas não como alternativa.

      1. Avatar de chicosoft

        Queres interacção social vai a uma taska, bar, restaurante, vai ter com amigos… não me digas que ir ás compras é interacção social… Eu odeio ter que fazer compras, e carregar com os sacos… Pronto.. devo ser só eu..

        1. Avatar de R
          R

          Não és não. Até devia haver um clube, ou uma associação, ou coisa parecida. :)))
          Não ir às compras, fazê-las online e com isso ganhar tempo para ir dar um passeio com a família, ou fazer um jogging, ou até mesmo ficar a nanar. Para mim, é aumentar a qualidade de vida. Além disso, tem que se criar mais e mais postos de trabalho (pessoal de entrega). Por isso, é a tecnologia a funcionar das duas maneiras. 😀

        2. Avatar de Marcelo Ribeiro
          Marcelo Ribeiro

          Não estava a falar de interacção social no sentido de ires meter conversa com os operadores de caixa do supermercado 😀

          Sou-te sincero que, sempre que posso, opto por fazer compras online. No entanto, com o meu comentário, o que queria dizer é que se utilizas isso para ficar em casa a “nanar” (meu Deus…) ou a ter outra actividade que não contribua para que te mexas, contribui para o sedentarismo. Óbvio que se for para ires a um passeio, discoteca, whatever é viável. Mas agora tudo depende do que a pessoa faz com aquela hora que poupa em ir ao supermercado.

  3. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Eu vi isto na CeBit. Apresentam também o ciclo de vida completo do produto (se teve fertilizantes, etc).

  4. Avatar de Elsa
    Elsa

    Com tanta tecnologia a entrar no mercado ,tem que haver quem pague isto tudo…..é tudo muito bonito

  5. Avatar de João
    João

    Lá se vão não sei quantos postos de trabalho, é das tais coisas que a evolução nem sempre é boa. Os culpados disto somos nós que aderimos, a caixas automáticas , vias verdes , abastecimento com pagamento na própria bomba e companhias.

    Está a ficar negro isto

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Na minha opinião essa ideia é absurda.

      Isto é evolução.
      Isto permite fazer mais com menos esforço.

      Deixa de haver tantos “caixas de supermercado”, mas passa a haver mais engenheiros que inventam este tipo de coisas.

  6. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    A minha maior preocupação é que a tecnologia nos próximos anos “roube” ainda mais postos de trabalho em vários sectores até se tornar numa situação insuportável. Para não falar do sedentarismo como é óbvio.

    É indiscutível que facilita bastante a vida das pessoas, mas nem tudo são rosas.

    1. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      Eu pessoalmente penso que no geral a tecnologia vem “roubar” trabalho às pessoas sem qualificações. Sinceramente (pode ser coincidencia) não vejo nenhum médico ou engenheiro que acabe um curso e mais cedo ou mais tarde não tenha trabalho na sua área. Obviamente á cursos e cursos, se alguém tira um curso de filosofia, por exemplo, o mais certo é ter de se contentar a lavar pratos.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Lava-pratos tb é um emprego em vias de extinção…

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ora nem mais !

      e depois os milhares de empregados de supermercado ficam sem emprego e quem é que lá vai as compras?

      Por este caminho o super-mercado do futuro é um super-mercado vasio !

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto é muito bonito na teoria, mas a implementação é complicada.
    bastam 2 topicos para perceber a dificuldade de implementação:
    1 – Carrinhos de compras com lcd’s que nos dizem as promoções e tal… Ideia fantastica… Houve uma empresa de Hipermercados que fez um piloto para a implementação, o que aconteceu foi que os lcd’s eram furtados, a sua fiabilidade era fraca, porque as pessoas não têm cuidado nenhum…
    2 – Todos os produtos com etiquetas de RFID… outra ideia excelente… pois, mas as etiquetas são caras e há produtos onde fica mais caro a etiqueta que o produto em si… Se por exemplo num produto de 50 euros, mais 10 centimos não se nota, já num produto que custa 20 centimos, mais 10 centimos em cima é pesado…

    Na minha opinião ainda falta algum tempo para termos esse futuro…

    1. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      As etiquetas são caras porque a sua produção ainda não é feita em grande escala 🙂

      Quanto aos LCD’s concordo plenamente… a falta de educação e/ou civismo certamente levaria a muitos furtos/vandalismos

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      “1 – Carrinhos de compras com lcd’s que nos dizem as promoções e tal… Ideia fantastica… Houve uma empresa de Hipermercados que fez um piloto para a implementação, o que aconteceu foi que os lcd’s eram furtados, a sua fiabilidade era fraca, porque as pessoas não têm cuidado nenhum…”

      Uma solucao para o problema e’ o que era usado a algum tempo por um Hipermercado da minha area, mas para os carrinhos de compra.

      Quando querias usar um dos carrinhos colocavas uma moeda (salvo o erro 50 escudos), que desbloquiava o “lock” e assim podias usa-lo. Quando terminares o seu uso, devolvias e recebias os exactos 50 escudos. (o custo nao e’ muito mas o suficiente para evitar a maiorias dos roubos)

      Para os LCDs, talvez usando um metodo em que usando um cartao de credito/banco, acedes a um dos LCDs que podes colocar num carrinho. Quando terminares a compra, devolves e nao pagas nada. Nao devolves, e espera pela cobranca.

      O “redbox” (podes alugar filmes a precos baixos: $1 por dia) faz o mesmo. Nao devolves o DVD que alugaste (porque queres ficar com o DVD ou perdeste-o) e eles cobram o valor do DVD ate’ certo dia, e o DVD passa ser teu. (o mal e’ que custa quase o mesmo ou mais do que comprar um original).

      Fica bem!

    3. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Outra solucao para o LCDs: usar o proprio telemovel. A companhia so’ precisa criar uma aplicacao para o efeito e assim ajudar as pessoas com as compras. O iPhone talvez ja’ tenha algumas Apps para o efeito aqui nos EUA.

      Assim evita-se o custo dos LCDs, mesmo que existe o custo de criar as apps. Mas eles sempre podem cobrar um custo baixo para obter a app, e assim cobrir o custo do App.

      Fica bem!

  8. Avatar de Luís Filipe Carvalho ( FatGiant)
    Luís Filipe Carvalho ( FatGiant)

    Há já vários anos que espero ver isto em prática.

    Andei bastante tempo a fazer compras de calculadora na mão, para chegar ao caixa e ter SEMPRE a surpresa de os valores finais não serem os mesmos. Cheguei a pensar usar um portátil para ir registando os diferentes valores para comparação com o ticket do caixa. Acabei por nunca o fazer porque o incómodo e a perda de tempo extra não justificavam as diferenças que encontrava entre o preço de prateleira e o preço de caixa. Mas, eu só sou um. Se multiplicarmos essas diferenças pelos milhares de utilizadores diários, vemos facilmente porque esse tipo de sistema jamais será integrado.

    Por causa dessas diferenças mais graves nuns hipers que noutros, risquei alguns deles dos meus destinos de compras.

    Para além de que promoções confusas, mal implementadas, falsas, ou enganadoras, é o que mais abunda nesses locais. Tornar tudo claro e transparente para o cliente, nunca irá acontecer. Não é mesmo esse o objectivo dessas casas por mais que o anunciem.

    Quanto ao projecto em si, adorava que alguma vez fosse implementado, não apenas na perspectiva de tecnofilo, mas também de consumidor, cliente, utilizador. Infelizmente, o mercado escolhido para a implementação não é o mais indicado a esse tipo de “abertura”. O que não retira de forma alguma mérito ao projecto, à ideia ou à tecnologia. Pelo contrário. Se esse tipo de sistema fosse colocado em funcionamento toda a gente ganhava, especialmente a loja que o usasse. Infelizmente, os lucros obtíveis pelo sistema actual são drasticamente superiores e mais facilmente “escamoteáveis” no sistema contabilístico.

    Não acredito com toda a sinceridade alguma vez ver isso em funcionamento nos supers e hipers da nossa praça.

  9. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Este tipo de tecnologia devia de ser implementado em tudo o que é negócio. Devia de ser obrigatório pagar sempre caixas automáticas e com cartão de multibanco, pois assim era sempre emitida a factura e não havia cá fugas aos impostos.

    É certo que esta tecnologia tira postos de trabalho, mas terá que haver sempre pessoas para assistência, desenvolvimento, implementação.

    Perde-se uns postos de trabalho ganha-se outros. É a evolução.

  10. Avatar de The Duke
    The Duke

    Supermercados evoluem para a maximização dos lucros, tal como as bombas de gasolina. Poupam nos empregados, obrigam o cliente a fazer tudo, e continuam a cobrar mais do que o que deviam, minimizando os postos de emprego. Isto é evolução? É. É a evolução do sistema capitalista. Continuo a preferir o lado humano.

  11. Avatar de leitorassiduo
    leitorassiduo

    Fiz uma dissertação sobre RFID, usos presentes e potencialidades e digo-vos meus caros.. isto é uma grande tecnologia que poderá trazer imensas vantagens mas, temos de ter muito cuidado sobretudo a nível de segurança e privacidade das pessoas.

    Ainda assim, cada vez que vou ao super-mercado só penso “mas porque é que ainda ninguém inventou e implementou algo que consiga ler todos os produtos do carrinho e apresente a conta de imediato?!” não creio que seja assim tão dificil com a tecnologia existente actualmente.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não queres fazer um resumo em formato de artigo sobre esse tecnologia aqui para os amigos do pplware? 😀

      1. Avatar de leitorassiduo
        leitorassiduo

        lol.. os meus tutoriais do Java também estão em fila de espera 😛

        Como já falei com o Hélio, só no final do mês é que posso voltar às escritas e rabiscos 🙂

    2. Avatar de leitorassiduo
      leitorassiduo

      By the way… muito bom este artigo 😀

      Seria interessante ter mais do género 🙂

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Referes muito bem a questão da privacidade.

  12. Avatar de HP
    HP

    A minha tese de fim de curso foi precisamente sobre a implementação de sistema RFID em superficies comerciais 🙂

    E, se não me engano, uma universidade portuguesa desenvolveu/está a desenvolver um semelhante tipo de etiquetas feito à base de celulose.

  13. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Boas, eu realmente estou convicto de que num futuro não muito longínquo esta situação será uma realidade. Pois eu utilizei esta tecnologia (RFID) no meu projecto final de curso para criar um sistema ubiquo. E posso afirmar que este sistema só vai beneficiar os clientes, pois também deixará de haver as filas de espera. Pois o carrinho ao passar pelo sensor será quase automaticamente mostrada todos os produtos existentes neste (isto quando os codigos de barras forem substituidos pelas tags rfid) e poderá mostrar logo o total a pagar, evitando os tempos de espera (as meninas das caixas a passar os produtos).

    RFID é o futuro 🙂

    Cumprimentos

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      RFID é passado e presente! Futuro são comunicações ópticas sem fio e de grande débito e largura de banda.

  14. Avatar de Alguém que pensa
    Alguém que pensa

    Estamos a correr para onde? Alguém sabe ao certo?
    Tem certas coisas que, sinceramente, não vejo como uma melhora, e sim até um retrocesso.
    Cadeias 24h, por exemplo, não existiam quando os trabalhos de turno já existiam. Por isso, não venham me com a desculpa da falta de tempo.
    É bem interessante aplicar essas tecnologias de modo a acelerar o ritmo das pessoas…quem é classe média nem pensa em ter muitos filhos, se quer, algum.
    Ufa….foi um desabafo.

    Abraços a todos.

  15. Avatar de Lipex

    lol.. isto só funcionaria se as pessoas fossem correctas no ‘check-out’..
    ‘Seft check-out’ deu para umas valentes gargalhadas..

  16. Avatar de NazgulTuga
    NazgulTuga

    Qualquer dia, até os programadores ficarão sem emprego. xD
    À velocidade que os computadores funcionam, e o seu nível de “inteligência” aumenta… veremos computadores a competir com humanos. 😀

    Considero esta tecnologia muito boa, mas como já referiram, muitos dos postos de trabalho serão cortados. Infelizmente, o desemprego subirá em flecha.
    Mas continua a ser necessário mão humana em muita coisa.

    Por enquanto, nós seremos os únicos a criar e a inovar ideias, projectos, utensílios. 🙂

    O vídeo fez-me lembrar o Wall-E. xD
    Tanta publicidade, “GPS”, info. sobre o artigo…
    Qualquer dia andaremos gordos. 😀

  17. Avatar de Alguém que pensa
    Alguém que pensa

    Já tive de deixar de ir à BlockBuster, porque a mesma fechou. Dizem que a culpa foi da pirataria. Não sei, e nem quero saber. Só sei que mais um atrativo para quem gostava de ir com as crianças escolher filmes cessou. Já não existe em nosso mercado.
    Quando vou ao Continente, nunca uso os caixas expressos, aqueles sem pessoas a atender.
    Tudo bem, entendo que as coisas onlines são mais práticas, mas também penso que daqui há algum tempo teremos somente trabalho de entregas (como já foi dito acima, o qual não precisa de muitas habilidades). Pergunta: onde progredimos? É difícil…o Continente online é bom para o patrão.

  18. Avatar de dfdf
    dfdf

    E andamos felizes a tratar da nossa própria extinção

  19. Avatar de Alex
    Alex

    Desemprego,desemprego,e mais desemprego, tudo se resume a isso e a um lucro cada vez maior dessas empresas á custa das pessoas!!!

  20. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Nenhum gestor de supermercado que se prese irá colocar um carrinho que guia o cliente directamente até ao produto! Isso é estúpido! O objectivo é que o cliente nem lista traga e passei-e bastante no hiper mercado por forma a que compre até aquilo de que não precisa.

    Agora isso do “RFID” apenas trará um pouco mais de automatismo ás compras. hoje em dia já existem as caixas de pagamento automático e balcões Wexpress”.

    1. Avatar de NazgulTuga
      NazgulTuga

      Tens toda a razão, tive uns meses a “trabalhar” no lidl, e muitas, mas mesmo muitas, pessoas iam lá só para comprar um litro de leite, e levavam, raramente, o carrinho cheio, ou ovos, pão, fruta, água, iogurtes…

      @ Alguém que pensa
      Eu também nunca uso essas caixas.
      Já vi a funcionarem, e era uma confusão total.
      As pessoas acabavam por deixar de saber qual era o produto que tinham passado, depois tinham de chamar pessoas com formação, para apagar um produto, ou a adicionar mais do que um do mesmo.

      Agora que penso nisso. As pessoas de hoje continuam a não saber utilizar um computador, um telemóvel de ultima geração… e deixam isso para os filhos… que cracks naquilo.
      Acho que não iríamos muito longe.
      A não ser que começasse nos EUA, e nós importássemos para cá, e com o tempo as pessoas fossem-se habituando à tecnologia, como foi o caso dos Macdonalds, carros, máquinas de lavar, microondas…

  21. Avatar de CP
    CP

    Foi com agrado que vi esta noticia aqui. Isto é realidade.
    Trabalho no grupo e já tive a sorte de ver uma loja na Alemanha a funcionar totalmente com RFID. É um assombro.
    Li alguns dos comentários e efectivamente trata-se de uma tecnologia cara mas espectacular no que à informática diz respeito.

  22. Avatar de Bovidino
    Bovidino

    A tecnologia nunca evolui para termos a vida facilitada. Isso até pode ser uma decorrência. Todavia o foco da evolução tecnológica está simplesmente no aumento das vendas, do consequente faturamento e da respectiva arrecadação de impostos.

  23. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    isto ja existe no jumbo:X

    os carrinhos têm um suporte para um aparelho q se tira na entrada.
    com este faz se logo o registo das compras, e qd se chega a caixa é so pagar.

    cumps

  24. Avatar de Pois...
    Pois…

    pois…antecipação cientifica muito interessante, pode ser que num futuro muito proximo vingue…

  25. Avatar de dajosova
    dajosova

    O meu comentário sintetizado:

    Metro Group é o grupo do qual fazem parte a Media Markt, Makro, etc.

    Compra online é já habitual e há já empresas a mandar os seus produtos de supermercado ( alimentícios, etc. ) de Espanha para cá em forma de marketing de rede ( que também será vulgar aqui no nosso país).

    RFID será usado massivamente…

    …conforme tenho dito pontualmente, o controlo da humanidade passa pelo controlo do nosso dinheiro… da nossa liberdade.

    Temos vindo a “aceitar” esta evolução mas no dia em que pactuarmos derradeiramente com o controlo total do comércio, estaremos bem mais próximos do fim há muito anunciado.

  26. Avatar de Shynkendo
    Shynkendo

    Existe nos USA já á varios anos uma cadeia de supermercados,que funciona desta forma

  27. Avatar de B80
    B80

    Então mas já toda a gente se esqueceu daquela livraria “maravilha” ali para os lados das amoreiras? Estava “carregadinha” de tecnologia entre elas o hiper-publicitado (quase ao ponto de lavagem cerebral pela própria livraria) RFID. Lá em tecnologia souberam gastar mas depois em pagamentos de ordenados parece que a coisa deixou a desejar.
    Prevejo uma situação semelhante nos hiper, à custa das novas tecnologia há-de haver mais desempregados e os poucos que tiverem emprego ganharão uma miséria.

  28. Avatar de Eli****
    Eli****

    COMO O MUNDO ESTA INDO TECNOLOGICAMENTE PODE REALMENTE ACONTECER ISSO ,PORÉM , O QUE SERÁ DA RAÇA HUMANA ??????? DOS PEQUENOS POBRES MORTAIS????? DAQUELES QUE PRECISAM DE TRABALHO PARA SOBREVIVER????FICAM UMA ?. O PRÓPRIO HOMEM DESTRUINDO A SE MESMO.

  29. Avatar de Jamil Said

    Muito bacana o texto! Mostra que o RFID já é uma realidade no nosso cotidiano, e tende a ser cada vez mais.. não só nas grandes empresas, mas até mesmo nas nossas casas, carros, escolas, trabalho etc! É o caso da identidade alemã, que já tem RFID!

    Tenho um blog especializado no assunto, nao deixe de conferir! Abs 🙂

  30. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Sedentarismo?! Por alma de quem… continuamos a ser nós a ter que empurrar o carrinho… Enfim…
    A GRANDE DESVANTAGEM é, definitivamente, a redução dos postos de trabalho e isso sim é preocupante!
    Mas de resto, acho fantabolástico 😀
    Gonçalo

  31. Avatar de Tony
    Tony

    Que avanço,

    Bom esse foi um trabalho na Faculdade em 2006, na época da pesquisa só apareceu um link sobre o assunto.

    O Meu professor quase não acreditou na idéia espero que ele tenha visto essa matéria.

  32. Avatar de Luisa Piratinha
    Luisa Piratinha

    É um absurdo , pois ao contrario dos japoneses os dos americanos nós em Portugal não temos fabricas para absorver desempregados , pois não criamos a tecnologia apenas a troca mos por postos de trabalho , k tristeza tudo tem um limite !

  33. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Esta ideia é fantástica, não haja dúvida, pensem em quem tem familiares que trabalham nos supermercados, muito provavelmente serão despedidos…
    Um dia vamos “colher o que andamos a plantar”…