O primeiro transístor com papel desenvolvido por cientista portuguesa

44 Comentários

A notícia que vos avanço desde já deve encher de orgulho todo e qualquer cidadão luso. É verdade! Cientistas portugueses da Universidade Nova de Lisboa desenvolveram o primeiro transístor com papel, uma descoberta científica da maior importância no mercado tecnológico, visto que a sua implementação no mercado pode baixar exponencialmente o preço de um vasto número de sistemas electrónicos, e não só.

A descoberta de Elvira Fortunato poderá revolucionar o mundo.

Em declarações ao público, Elvira Fortunato, uma das responsáveis pela descoberta do grupo de investigação Cenimat/I3N, explicou que “O transístor é a peça de lego para construir qualquer coisa”.

Descodificando esta expressão podemos afirmar que os transitares são de uma forma genérica um mecanismo intermediário de um sistema electrónico, cabe-lhe a ele a interpretação e emissão de sinais ou impulsos eléctricos, encaminhando desta forma uma ordem ao sistema.

Construir um transístor, é construir uma pequena peça de fulcral importância num sistema electrónico, esta inovação poderá também fazer repensar os actuais produtos electrónicos. Depois desta descoberta tornou-se menos utópico pensar em ecrãs de papel, chips, ou outras adaptações de grande utilidade que se poderão realizar.

As vantagens da substituição dos antigos transístores pelos de papel, são inúmeras, entre as mais importantes podemos destacar a flexibilidade do material, poderá dobrar-se o mesmo sem o danificar e o baixo custo de produção, que por sua vez irá reflectir-se nos produtos que o adoptarem. No entanto, e como explicou Elvira Fortunato, este material ainda não está totalmente aperfeiçoado e capaz de substituir de imediato os outros transístores, contudo a sua composição poderá permitir “ fazer sistemas descartáveis a baixo custo”, estes capazes de competir num curto prazo com os seus congéneres.

É importante referir que os primeiros transístores surgiram nos finais dos anos 40 e vieram substituir as válvulas, que na altura tinham o mesma finalidade, mas acrescentavam aos produtos um grande volume. Já na era dos transístores a evolução tecnológica permitiu um constante reduzir do seu tamanho e do espaço ocupado na máquina, assim como o aumento da sua eficiência e fiabilidade. Irrisório ou não, hoje estamos a noticiar a redução de uma pequena insignificância de volume a uma quase nulidade.

Esta prestigiante descoberta não poderia ‘escapar’ ao conhecimento da comunidade científica internacional, e como tal, foi anunciado para Setembro do corrente ano a publicação de um artigo sobre esta descoberta na revista “Electron Device Letters”.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nastase

    Mais uma vez parabéns a esta gente que, apesar dos velhos do restelo continuarem a apregoar o declínio da nação, continuam a lutar para elevar o seu nome e o nome bem alto no panorama internacional!

    Com menos queixas e mais trabalho, conseguimos chegar a patamares bem mais elevado.

    ———————————————–
    http://www.revolucaodigital.net

  2. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    nice 🙂

  3. Avatar de thesubsidal
    thesubsidal

    De puta madre!!!!

  4. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    Excelente notícia! Só resta esperar para saber quais os produtos que poderão beneficiar da aplicação desta tecnologia para confirmar o seu potencial revolucionário.

  5. Avatar de bd
    bd

    offtopic:

    uma vez que ninguem respondeu no post devido ao utilizador em questao, coloco aqui a mesma pergunta: alguem sabe como desinstalar o programa italc?

    obrigado

  6. Avatar de pirata

    @bd
    Tenta usar o Uninstaller 2008 PRO podes encontrar aqui http://soupirata.net/?p=296

    Cumps
    http://soupirata.net/

  7. Avatar de pirata

    @bd
    Sorry duplo post mas acabei por encontrar aqui também a explicação. E se fosses ver por aqui http://www.pplware.com/2008/01/14/italc-104/ tens la um user a explicar…

    Cumps

  8. Avatar de Pimenta
    Pimenta

    altao revoluçao nos transistores… mas sera que o papel nao queimara com o calor ao soldar??

  9. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    O que não tinham dito na noticia e que tive de ir ver noutro lado são as características dos transístores, mas ao que parece estes estão ao nível do melhor que se consegue fazer com tecnologias convencionais. Quando vi a noticia na televisão fiquei com essa dúvida, é que parecido com isto já há mas não vale nada. Se me lembrar, quando for publicado o artigo em Setembro dar uma vista de olhos parece-me muito interessante.

  10. Avatar de Sergio Br.
    Sergio Br.

    Não tarde nada, temos TV de papel a venda… 😉

  11. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    lol
    televisão no papel das mortalhas, ao enrrolar uma, estamos a ver a FOX hehe

    Acho bem a descoberta, mas não vai chegar a lado nenhum, até porque o transistore actual está bom como está… essa tecnologia do papel tem que ser muito mais aprofundada, e como descrito acima, tem a grande desvantagem de ser muito “Frágil”….
    @BD
    Este blog não é nenhum forum de ajuda… se tens dúvidas aconselho-te este ou então vai ao “Adicionar/Remover Programas” e desinstala a partir dali… Se não der inicia em modo de segurança… faz por issu rapaz.. aprende… num dia que deixes de ter net.. deixas de poder perguntar as pessoas como se faz não-sei-o-que e na volta já nem sabes carregar no menu Iniciar

  12. Avatar de inluxc
    inluxc

    Já tou a ver a PS5 a ser feita de papel..
    lol

  13. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    LOOOL não vas tão longe… a PSP3 ou a PS4… a nova Wii 2 em que em vez de um comando sem fios, agarras numa folha A4 enrolada LOLOLOLOL

  14. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    …e gostaríamos de agradecer ao Felipe Rei, que lançou esta informação há horas atrás, no tópico sobre o Avast! 😉

  15. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    ya por acaso eu já tinha lido a noticia antes de ser postada aqui, porque vi o link dele no tópico do avast…

  16. Avatar de alex
    alex

    sensacional….

  17. Avatar de Paulo Ribeiro

    fala-se aqui muito em papel mas eu vi a reportagem ontem a noite (axo que foi ontem) e os tipos explicaram que o papel era um dos exemplos so por ser flexivel etc. eles disseram na reportagem que QUALQUER superficie em teoria deveria dar, até borracha deve dar. o problema é que se dobrar muito pode esgaçar a tal tinta condutora e perder o contacto ou rasgar/partir etc. mas eles é k sao os cientistas e eles sabem isso melhor k eu.
    bem serviu isto para dizer que fiquei com a ideia de que o papel foi apenas uma coisa que usaram para exemplificar o potencial deste avanço tecnológico, nao significa que se façam TV’s em papel, tem mais logica fazerem uma tv em papel tipo de acetato transparente que é impermeável do que em papel

  18. Avatar de aver
    aver

    Deixem cá ver se eu percebi:

    1 – Outras equipas já utilizaram o papel como suporte dos semi-condutores (leia-se o óxido semi-condutor foi desenhado na superfície do papel).

    2 – O que a equipa portuguesa fez foi desenhar o semi-condutor dos dois lados do papel

    3 – Ou seja o papel foi utilizado como suporte e, agora, como isolante – e a isso chamou-se “interstrate”, que é a grande descoberta

    Não sei bem o que dizer. Se calhar é por – ainda – não haver nada para dizer.
    http://www.primidi.com/2008/07/22.html

  19. Avatar de Luis Ribeiro
    Luis Ribeiro

    Mais um orgulho Luso. E que Portugal continue assim.
    Os meus parabéns para a equipa que desenvolveu o transístor.
    Belo post pplware, bom trabalho AFCunha.

  20. Avatar de Voyager

    É sempre bom haver notícias destas que colocam Portugal na vanguarda da tecnologia e ciência. Afinal, não temos de ser eternamente um país de poetas.

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    boa qualquer dia quando não quiser atender uma chamada basta rasgar o telemóvel lol

  22. Avatar de Otacon
    Otacon

    daqui a poucos anos as noticias do jornal vao ao invez de letras serem videos

    ******************** BRUTAL *****************************

  23. Avatar de FredRiller
    FredRiller

    Se esquentar n vai queimar n?

  24. Avatar de Mr. Karvalhovsky
    Mr. Karvalhovsky

    Exactamente… Se aquecer não vai queimar? …À partida parece mto frágil… Mas como já alguém aqui disse: “Eles é que são os cientistas…” 😀

  25. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Por aí mesmo….depois do germânio foi usado o silício(elemento comum mas de refinação cara) para a construção dos transístores e se apresenta agora o papel como base e material semicondutor. Entendo que sim mesmo FredRiller, seria mesmo para transístores de baixa potência que não chegam a gerar calor como os de potência. O silício entra em fusão a 1414ºC e o papel(comum) a 233ºC; só se tem aí algum segredo.

    Abraço

    Iv@n

  26. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    @Pedro
    @Otacon

    LOL para atenderes a chamada, tiras aquela bola de papel enrrolada que tens no bolso, desenrrolas, e atendes, quando a chamada acabar, rasgas.. Isso sim é um telemovel descartável, nada a ver com o móvel da bic lol….

    Mal posso esperar para comprar um jornal, e ver videos, e ele se actualizar automaticamente via 3G e todos os dias andar com o mesmo jornal com noticias diferentes… isso é que era!

    1. Avatar de Jean Paule
      Jean Paule

      Chama-se tablet

  27. Avatar de Apollo11
    Apollo11

    ha portugueses k lutam pa elevar o nome da naçao…esses sim sao akeles k fazem e trabalham pa k portugal “suba d divisao” e nao para k s mantenha na 2ª….orgulho nacional ao ver isto…

    ainda há salvaçao pa esta gente…

    😀

  28. Avatar de Jaime
    Jaime

    ta bem pode ser uma evolução, mas só daqui a muito tempo (10 anos) vou pensar em trocar o meu E8400 por uma merda de papel 😀

    [[]]

  29. Avatar de O SABIO
    O SABIO

    Espero k nao vendam a patente…. nem deixem ficar parado este projecto inovador…. fui assim que os japoneses se tornaram bons evoluíram os transitares dos americanos e usaram em muitos produtos, esses produtos ficaram mais pequenos e melhores!!! e agora o que portugal vai fazer??? acho que seria uma mais valia investir nestes transitares…. podem nos tirar da crise……

  30. Avatar de Antonio
    Antonio

    exelente noticia, a universidade nova de lisboa está de parabens, isto pode ser uma das melhores ideias do seculo XXI. Já estou a imaginar os livros nunca ficarem desactualizados, o ensino pode ganhar mto com isto, quanto á questão da fragilidade K SE FODA peço desculpa aos mais sensiveis 😛

    não me admiro nada k os preços dos componentes electronicos comecem a baixar

    O SABIO tem razão não vendam a patente!

  31. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    @António

    Até seria bom os livros nunca ficarem desactualizados…. mas se comprares um jornal, no dia seguinte secalhar terias de pagar para teres um update de noticias sei lah.. este pessoal está sempre a inventar uma maneira de por a mão no bolso do zé povinho

  32. Avatar de Philly
    Philly

    @Paulo Ribeiro

    Qualquer material? 😀 estou a imaginar, televisão em preservativos, quando ela se cansa, pára carrega na ponta e voilá, preservativo multi.uso.

    Já imagino no futuro a serem vendidos nas farmácias, “Preservativos Control, extra-grossos para maior fricção, com sabor/aroma a melancia e HDTV. :D:D

  33. Avatar de aver
    aver

    Bom, espero que Elvira Fortunato e a sua equipa da Universidade Nova, venha a merecer muitos mais prémios e reconhecimento.

    http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/377771

  34. Avatar de bd
    bd

    @pirata:

    Obrigadissimo pela dica. O post sobre o italc que eu tinha consultado, era o referente à ultima versao (iTALC 1.0.9) da qual fiz o download e nesse não encontrei info nenhuma sobre como desinstalar.
    De qualquer forma, segui esses passos e funcionou na perfeição. Obrigadão 😉

    @Ricardo Goulart:

    “desculpa lá” ter te incomodado com a minha questão-que-não-era-dirigida-para-gajos-com-apelidos-abichanados.. Imagino que o dia em que eu deixe de ter net será o dia em que tu deixarás de a ter também. E lá se irá à vida o teu “momento do dia” a fazer comentários ridículos e deslocados da realidade nos blogs da internet.
    “Oxalá” consigas sobreviver a isso…

  35. Avatar de António Pinto
    António Pinto

    Este tipo de tecnologia pode levar equipamentos electronicos a m custo muito mais baixo no entanto duvido que permita o uso de papel para ver TV ou algo do genero. Uma placa de transsitores nao forma um equipamento 😛

    Mas sim, isto é que gosto de ver, Portugal na Vanguarda! Apesar de termos de deixar de ser um pais de Poetas já dizia o Senhor Camoes e Postriormente Profetou o senhor Fernando Pessoa que Portugal será o Quinto Imperio… O Futuro aproxima-se 😉

    Offtopic @bd @^Ricardi Goulart

    Sinceramente bd o Ricardo tinha ficado com uma imagem nao muito boa, mas sinceramente comprovas-te o que ele disse. E sim um dia que fiques sem internet pode bem ser devido a uma falha no teu PC e depois? Pois… o senhor Ricardo continua com net =P

    Sabes, se não tivesses dito nada tinhas posto o pessoal a pensar que era um pouco idiota, mas assim tiraste as duvidas.

    Va divirtam-se 😉

    Cumps, a.p.

  36. Avatar de bd
    bd

    pinto,

    “oxalá” consigas também sobreviver ao dia em que deixes de ter internet.

    ficarás limitado mas podes sempre continuar a fazer festas ao rabinho do goulart…

  37. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    @bd

    Reduz-te á tua insignificância, cresce e pode ser que um dia apareças.
    Cada vez me dás mais razão, ao expores as tuas dúvidas rídiculas num blog de notícias.
    Quanto ás tuas ofensas em relação a mim e ao “Pinto”, parece que gostas muito de falar sobre tópicos gays, tu lá sabes que tipo de foruns frequentas nas tuas horas vagas, não á necessidade de partilhares isso conosco, nem de ofenderes outras pessoas.
    Vemos acabar a disputa por aqui antes que alguem fique realmente ofendido.

  38. Avatar de Vítor M.

    Bom, estes comentários já estão a desvirtuar a noticia que engrandece a nossa classe de investigação, tenham, sff tento nas palavras. Obrigado.

  39. Avatar de Luca
    Luca

    A prova que portugal consegue e pode !!!

  40. Avatar de curioso

    da certo nao kkkkkk ai alguem sabe por que o carbono do lapis conduz eletricidade e quando se faz rabiscos ele nao conduz mais? e por que quando coloco ele sobre motor eletrico ele nao roda? so serve para luz? lol