Novo tipo de memória RAM à vista?

34 Comentários

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

A evolução é tentacular, chega a todos os componentes da tecnologia, e a memória RAM não é excepção.

Segundo um conjunto de cientistas europeus, é possível aumentar os limites de armazenamento das memórias flash, permitindo assim armazenar grandes quantidades de dados em pequenos espaços.

Mas como é que isto é possível? A solução poderá estar nos aglomerados de óxido de metal!

imagem_nova_ram00


Investigadores da University of Glasgow School of Chemistry, no Reino Unido, e da Engineering and Rovira i Virgili University, em Espanha, afirmam que utilizando aglomerados de óxido de metal será possível reter a carga eléctrica necessária para criar uma nova base para as células de dados que são utilizadas nas memórias flash.

imagem_nova_ram01
Nanoescala de um clusters de óxido de metal

Com base nesta premissa, 13 investigadores usaram tungsténio para sintetizar os clusters de óxido de metal e acrescentaram selénio aos seus núcleos internos, num processo conhecido como dopagem, realizado com o intuito de criar um novo tipo de memória, denominada pelos investigadores de Write-Once-Erase.

Embora esta não seja uma ideia nova, a verdade é que em todas as pesquisas anteriores, todos os investigadores se depararam com os mesmos problemas, a baixa estabilidade térmica e a baixa condutividade eléctrica. Factos estes que têm tornado difícil ou impossível mesmo a aplicação desta técnica.

“Um dos principais benefícios dos POMs que criámos é que é possível fabricá-los com dispositivos que já são amplamente utilizados na indústria, para que eles possam ser adoptados como novas formas de memória flash sem a necessidade de linhas de produção para serem reformulados.”

Lee Cronin, investigador da University of Glasgow’s Schools of Chemistry

Os investigadores afirmam que desta vez é possível, através desta técnica, criar um novo tipo de memórias que poderá vir a revolucionar o armazenamento nos dispositivos móveis, sejam eles smartphones, tablets, cartões de memória ou até mesmo câmaras.

Será que muito em breve iremos ver em muitos desses dispositivos móveis memórias Write-Once-Erase?

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GOnçalo
    GOnçalo

    Quero é por mais RAM! Tou farto de ter que fazer quase todos os meses download de RAM par ao PC se aguentar!

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Download de ram?

      1. Avatar de GOnçalo
        GOnçalo

        http://www.downloadmoreram.com/

        nao usam este site? é bastante util para quem nao tem muito dinheiro

        1. Avatar de Vitor Sousa
          Vitor Sousa

          Espero que tenham lido no final da página:”This whole website is a joke 🙂 hope it made you laugh”

          1. Avatar de Vítor M.

            hehehe bem visto 😀

        2. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          Muito melhor que o google ultron.

    2. Avatar de Rui Costa

      Download de RAM? Não percebi!

    3. Avatar de Vitor Sousa
      Vitor Sousa

      Download de RAM? Como assim? Isso é novidade…

    4. Avatar de Nuno Paulo
      Nuno Paulo

      Obvious troll is obvious.

      1. Avatar de GOnçalo
        GOnçalo

        claro que é troll. mas por acaso acho que RAM está a precisar de evoluir, para um medium-high end PC, normalmente tem de se comprar RAM bastante cara para nao fazer bottleneck com mais nada, e isso torna-se bastante desagradavel quando se quer jogar e com apenas 8GB de RAM certos jogos a correr em medio/high ja consomem quase os recursos todos.

        RAM mais rapida quase que deixa de ser preciso esperar pelo q seja!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          isso é outra tanga. o incremento de FPS que consegues num jogo mudando apenas a velocidade da RAM é mínimo. para teres uma ideia, jogo Farcry 4 no meu Q9500 e apenas 4GB de DDR2. tudo em high com exceção do AA que está desligado e das sombras que estão em medium. se queres jogar, deves investir numa boa gráfica, mas também nada de exageros, uma de 200 a 300 euros chega. obviamente que se queres jogar com máximo de qualidade, então aí sim deves também apostar no processador e uns 8GB de DDR3, contudo, ainda assim a velocidade dessa RAM é praticamente irrelevante. tens praticamente os mesmos FPS quer uses RAM de 1600Mhz quer 2300Mhz. só varia para aí entre 1 a 5 FPS.

          1. Avatar de GOnçalo
            GOnçalo

            Não tou só a falar em jogos. Mas por exemplo, tens certos jogos que requerem demasiada VRAM e se nao tiveres os 2 GB ou 3GB, existe a possibilidade de alocar na RAM, e ai, a conversao nao deve ser 1:1, vai te logo ao maximo. Falo por exemplo do Shadow of Mordor, tendo 2GB VRAM, nao e suficiente para tar tudo no ultra, alias, ate e, mas passa para o teu RAM, e quando tas a 100% de RAM, ficas sem fluidez alguma no teu PC.

          2. Avatar de antonio
            antonio

            usa o zram. Compressão na ram se te sobrar poder de processamento.

    5. Avatar de Lenin, O Endrominado
      Lenin, O Endrominado

      Epá, por acaso tava num site (infelizmente não consegui ver mt bem, pois o senhor disse que tava quase a fechar o site e que amanhã podia lá voltar pra ver melhor) a venderem RAM a 10€ a onça. Não se é muito porque até tenho por hábito comprar ao metro.

    6. Avatar de Nuno
      Nuno

      Não te esqueças de fazer download de Mhz

    7. Avatar de José
      José

      Epá ó Gonçalo como é que fazes download de RAM ???

    8. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não te esqueças de aceder ao teu banco quando estiveres a usar isso.
      E de fazeres compras on-line com o cartão de crédito.
      Estava-me a esquecer das finanças. Vai ao site das finanças.

    9. Avatar de rui
      rui

      granda trollada….

      LOOOOOOL

      seja como for era mais interessante ter discos ssd mais baratos e fiaveis…

  2. Avatar de ze do bone
    ze do bone

    Óxidos de que metal? De mercúrio?

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Mais conhecido por ferrugem.

  3. Avatar de Luis Sa
    Luis Sa

    Ja agora vê lá se fazes um download de uma gráfica melhor.
    Fazer download de RAM!
    O mundo está a ficar mesmo louco!!!
    Ja agora uma pergunta:
    Se estas a fazer um download de Ram, tens que ter um programa onde o possas executar. Certo?
    Ja pensaste em saber o que esse dito programa faz? Deixa-me adivinhar, estás a correr esse dito programa no disco onde tens toda a tua informação ( no chamado disco C) .
    Com um bocadinho de sorte é daqueles que nem aparece a opção de desinstalar!!!
    Podes ter Ram de algumas maneiras, mas não é a fazer downloads delas.

    1. Avatar de Joao T
      Joao T

      Já pensaste em comprar um detetor de sarcasmo? Há baratos no ebay.

    2. Avatar de Arcanjo
      Arcanjo

      Contact Us | Terms of Use | Trademarks | Privacy Statement
      Copyright 2014 — All Rights Reserved.
      This whole website is a joke 🙂 hope it made you laugh. w0ts0n.com

  4. Avatar de Oscar
    Oscar

    Eu estou a vender isso, vendo download de RAM para que necessitar, download de Mhz e de resolução.

    Quem estive interesado, faça o download do dinheiro para a minha conta e depois é só fazer o upload.

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Acho que não é necessário fazer download de estupidez, pq já abunda muita por aqui

  6. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Esta gente é noob ou que? aquele comentario la acima era so na brincadeira, e apenas um site que mostra uma barra de progresso… nada mais http://www.downloadmoreram.com/

  7. Avatar de Bruno

    downloadmoreram.com tá top! pq nunca me lembro destas coisas… 🙂

  8. Avatar de Catarino
    Catarino

    A memoria como a conhecemos hoje em dia vai provavelmente acabar com as novidades do UltraDIMM (disco e memoria num só)
    para além disso usa a interface DDR3

    Além de mais rápido sempre podemos aumentar memória e disco com apenas um slot.

    http://www.sandisk.com/enterprise/ulltradimm-ssd/

    Video:
    https://www.youtube.com/watch?v=dGfpdciV9B4

  9. Avatar de Rodrigo Ferreira
    Rodrigo Ferreira

    Óxido de metal? Qualquer metal serve? parece-me pouco provável.

    1. Avatar de Vítor M.

      É tudo uma questão de esperarmos, mais ano menos ano, e tirarmos a limpo. Aias, como em tudo na tecnologia, aparece uma notícias, depois um indício e quando menos esperamos é um produto final à venda em qualquer loja de bairro 😉

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Óxido de mercúrio.

  10. Avatar de x
    x

    BBahhhhhh… com oxido nitroso isso sim iamos sentir um grande boost 😉