Novas BIOS da Asus

58 Comentários

De forma recorrente e a velocidades estonteantes os computadores estão a afastar-se das interfaces gráfica de pouca qualidade e estão a começar a fazer uso dos elevados recursos que têm disponíveis. Daí advém que a nossa experiência de utilização é cada vez mais gratificante e tiramos melhor partido do que nos é oferecido.

No entanto existem ainda zonas que insistem em ser cinzentas e sem a interactividade que é possível oferecer hoje em dia. Um exemplo disso é a BIOS das motherboards. A interacção é feita recorrendo ao teclado e o grafismo é digno de um velhinho programa de DOS. Existem no entanto algumas experiências e desenvolvimentos em curso que vão mudar a nossa forma de ver as BIOS. Um exemplo disso é a nova BIOS EFO da ASUS.

Com esta nova interface gráfica as configurações da BIOS  deixam de ser a tarefa chata e perdem em parte a graça que tinham. Passamos a poder alterar tudo com o rato e de forma simples.

É ainda adicionada a possibilidade de vermos em tempo real o estado dos principais componentes do PC. A temperatura do CPU e a velocidade das ventoinhas estão presentes no ecrã de forma simplificada e de fácil compreensão.

O nome desta nova BIOS é Extensible Firmware Interface (EFI) e  está apenas disponível para as motherboads ASUS da série P5Q e não traz mais do que a interface gráfica. Mas no futuro a ideia da ASUS é incorporar outras funcionalidades que possam fazer uso das novas capacidades gráficas.

Srs fabricantes de motherboards, o que esperam para seguir este exemplo e apresentarem ao mundo as vossas novidades? E o leitor, o que achou desta novidade? Faz sentido? Ou é pura perda de recursos? Coloquem as vossas opiniões nos comentários.

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de escriba666
    escriba666

    realmente melhorou
    ficou mais amigável e simples

  2. Avatar de Kusywaskey
    Kusywaskey

    Hp e Dell já usam este conceito algum tempo mas prontos, para público em geral compreendo que isto seja “novo”.

    1. Avatar de n3XXuS
      n3XXuS

      “prontos” ou pronto?

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Posso instalar isto na minha P5Q? Como?

    1. Avatar de João P. Palma

      Não sei se dá…
      Mas se der deve de ser com com um update há bios!

      Como?
      http://support.asus.com/support/english/techref/winflash/index.aspx

  4. Avatar de fran
    fran

    claro que faz todo o sentido.

    Ja cansa ver aquela bios toda “cavernosa” que parece que esta tudo escondido e dá a entender que so um “hacker” sabe movimentar-se por lá.

    Pede-se o mínimo de organização, simplicidade. Quer-se uma coisa intuitiva e de facil acesso a qualquer ferramenta, sem ter que se andar à procura.

  5. Avatar de Starkiller
    Starkiller

    Já não era sem tempo aparecem BIOS melhoradas graficamente e em termos funcionais. ASUS FTW

  6. Avatar de Pedro

    As antigas até tinham a sua classe, mas pode ser que para os menos ou nada geeks tenham menos medo de entrar em zonas ‘obscuras’ do computador LOL

    Mas para mim, estou muito bem com as antigas :d

  7. Avatar de @JoTa
  8. Avatar de bigkax
    bigkax

    Mais alguém reparou que eles saltaram o XP,mas meteram o Vista.
    Sei que não tem nada a ver com o tema, mas é uma falta de respeito, eu se fosse um XP user ficava já com vontade de ir regar quivis.

    1. Avatar de 3nvy
      3nvy

      LOL

      pois realmente n sei o que se passou, até o 3.0 eles meteram, ahahahahahah.

      Não devem ter mesmo gostado do XP 😛

      anyway, tá mt fixe a interface da bios, não é que desgosta da antiga mas acho esta mais apelativa, parece mais vivida xD

  9. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Quando se fala em BIOS e GUI para a mesma.. eu pergunto-me…

    A EFI e UEFI?… já não é tempo de se mudar?…. já varias questões se levantaram quando a isso… e agora aparece isto… é de estranhar… é bom de facto mas não é nenhuma evolução.

  10. Avatar de infectedm
    infectedm

    bah… com as antigas bios eu precisava de 2 dedos para a configurar… e com essas bios preciso de uma mão e tenho que a mexer mais… logo canso-me mais e estou mais vulnerável a tendinites… não aprova… LoL

    e de inovador não têm nada pois não é a primeira vez que surgem bios com interface gráfico com suporte para rato!

    DELL FTW

    Cpts

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      falou td..

      ao meu ver ficou mais trabalhoso alterar as opcoes da bios..

      e tbm acho que não é um lugar pra ser acessivel..
      quem entende se da muito bem nas configs..

      quem nao entende nao deve mecher mesmo..

      agora imagina teu irmao mais novo curioso..
      vai la na tua bios e comeca a mudar as opcoes..
      é capaz de teu pc nem ligar novamente..

      acho que uma reforma grafica é sim valida..
      desde que nao fique mais complicada do que ja é..

      pelo visto no video, pra mim, so complicou mais..

      ex: clicar em um combo com 2 opcoes [ enabled, disabled ]

      porque nao coloca um checkbox ?

      muuuito mais simples..

      minha opniao.

    2. Avatar de NazgulTuga
      NazgulTuga

      Eu acho o interface intereçante, desconhecia o uso de rato.

      Mas se ficou mais simples?
      É pá, para mim não ficou.
      Fiquei confuso só de ver que tinha de clicar em tanta coisa…

      1. Avatar de ajs
        ajs

        NazgulTuga:

        Não me leve a mal, mas é “interessante” e não “intereçante”.

  11. Avatar de Ricardo M
    Ricardo M

    Para todos os efeitos, uma EFI não é um BIOS.

  12. Avatar de Bónus

    “O nome desta nova BIOS é Extensible Firmware Interface (EFI)”
    BIOS não é a mesma coisa que EFI.
    EFI é uma interface superior à BIOS e que já é usada há muitos anos. Não é nada de novo. A interface gráfica é que pode ser nova…

  13. Avatar de Pedro Borges
    Pedro Borges

    Por exemplo a Apple já usa EFI nos macs a muitos anos.

      1. Avatar de pph
        pph

        Tava a ver que ninguem fazia referencia a isso.

    1. Avatar de Bónus

      É uma das razões porque um Mac é mais rápido que um PC com “as mesmas características”.
      Uma motherboard com EFI é mais cara do que uma motheboard comum com BIOS e além de maior rapidez, permite que o computador tenha funções activas mesmo com o SO desligado, como por exemplo, programa-lo para se ligar sozinho a uma certa hora.
      Quando certos “entendidos” dizem que constroem um PC mais barato, com as mesmas características de um Mac, e que os Macs são “overpriced”, eis aqui um exemplo de que não sabem o que estão a dizer. (mas existem muitos mais)
      É uma das razões, porque um Hackintosh, não tem o mesmo desempenho que um Mac original. E isso vê-se logo no tempo de boot.
      Talvez seja também uma das razões que fazem do MacBook Pro, o portátil mais rápido a rodar Windows.
      Ao contrário do que muitos pensam, um computador não se avalia só pelo processador, RAM, disco e placa gráfica.

    2. Avatar de Ricardo Antunes
      Ricardo Antunes

      Há 3 anos.
      Linux já é compatível com EFI desde 2000…

      Adiciona novas possibilidades e permite um acesso mais fácil (programar em C é diferente de Assembler…), mas se valerá mesmo a pena… Há quem diga que só vem complicar o processo, e que vem abrir novas falhas de segurança. Por alguma razão esta tecnologia existe há vários anos e ainda não foi implementada em grande escala.

  14. Avatar de Val
    Val

    Já por volta de 1996, tinha um Pentium I a 166 com a BIOs com interface gráfica e suporte de rato.
    Acho que não acrescenta nada de util.

      1. Avatar de Val
        Val

        Exactamente, era mesmo este!!

  15. Avatar de Miguel

    Parece bem interessante! Já era sem tempo.

  16. Avatar de mokoto
    mokoto

    Sempre a facilitar, sempre, considero que se esteja a banalizar muito a bios

  17. Avatar de pinho
    pinho

    Estao a confundir um bocado o interfaçe com a tecnologia. BIOS e EFI sao coisas completamente diferentes, o que significa que a nivel de hardware nao sao de todo a mesma coisa. Sim a EFI possibilita uma interface muito mais interessante e bonita, coisa que a BIOS nao tinha capacidade de fazer.

    No entanto, acho que o uso deste tipo de dispositivo de arraque para o PC, seja utilizado mais com o objectivo de permitir o uso de funçoes avançadas no sistema sem utilizar o SO. Penso que é para ai que se caminha, principalmente em portateis e netbooks.

  18. Avatar de NT
    NT

    Boas
    Realmente não é assim tão novo o conceito, embora não entendo o porquê de não terem adoptado este sistema, melhor (mais rápido) e com suporte para mais (por exemplo disco de grande capacidade e vários gigas de ram > 16G).

    Já agora… Ideias interessantes

    http://www.coreboot.org/Welcome_to_coreboot
    http://www.openfirmware.info/Welcome_to_OpenBIOS
    http://www.youtube.com/watch?v=nuzRsXKm_NQ

  19. Avatar de R00KIE
    R00KIE

    Se os bios já tinham bugs então esperem até começar a guerra para ver quem faz o interface mais bonito.

    Só se mexe nas opções do bios quando se liga o pc a primeira vez para afinar as coisas, depois é só quando o rei faz anos. Se o que há actualmente mete medo azar, quem não sabe mexer não mexe e não faz asneira.

  20. Avatar de tsa

    O meu portatil dell já tem uma bios com suporte ao rato e tem já quase um ano.

  21. Avatar de mmick
    mmick

    Opa estas novas BIOS de ambiente “gráfico” têm muito pouco!!! Eu diria mais que é um pequeno refinamento com suporte de rato! A BIOS para mim é uma zona que serve para overclocking ou para definir coisas nem meia-dúzia de vezes na vida do computador logo o ambiente “texto” serve perfeitamente.
    Ainda bem que está tudo a evoluir mas honestamente não é pelo EFI ou ambiente gráfico que eu vou pagar mais ou preferir uma motherboard, prefiro gastar mais dinheiro em coisas úteis: CPU, RAM, Gráfica, HDD.

    1. Avatar de NT
      NT

      Pois o pior é quando não podes comprar um disco maior(não tamanho físico mas com mais gigas)a BIOS não suporta…
      O EFI(ou o mais recente UEFI) tem GRANDES vantagens, porém ainda tem uma GRANDE desvantagem é o custo :p

      http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible_Firmware_Interface

      Para entenderes melhor qual a diferença :p

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Desculpa discordar mas essa é das teorias mais erradas que um informático pode ter.

      A peça mais importante e também a mais ignorada já que toda a gente opta por comprar a mais barata, é a motherboard (onde a bios está)

      Se esta for fraca, podes por o melhor CPU, RAM ou Gráfica que eles nunca irão ter o desempenho total devido à board ter uma fraca potência, como Chipset que por sua vez é gerida pela BIOS ou EFI.

      Mas é um erro muito comum a quem compra computadores, olham para a Motherboard mais barata que há, desde que dê para instalar o que querem, é isso que compram. É um erro muito comum e grave que pode afectar e muito o desempenho entre a comunicação da RAM com CPU, etc..etc..etc.. 😉

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Aproveitando este exemplo se calhar é uma resposta do porque que os Mac, com os mesmos componentes que um PC consigam um desempenho mais elevado e mais estável mesmo usando Windows.

        Não faço comparação com o MacOSX porque é um sistema diferente e não se pode comparar Hackintoshes com Macs, mas o proprio Windows num Mac corre melhor que em muitos PC’s com componentes quase iguais e isso deve-se muito ao chipset e EFI que os Mac’s possuem, que estão em perfeita sintonia com os CPUs, Memoria RAM e Placa Gráfica, em que grande parte das vezes a taxa de racio é 1:1, contrariando a maioria dos PCs que ou o CPU tem mais FSB que os MHZ das RAM’s ou vice versa. E como foi dito a EFI é cara, por isso é que essa é uma das razões o Mac ser caro, entre outos factores como a construção do mesmo… mas que tudo junto justifica sim o preço que é cobrado pela Apple 😉

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Desculpa discordar eu de ti: o que falas da qualidade da motherboard está totalmente correcto SÒ QUE essa qualidade NÃO deriva da motherboard ter uma BIOS normal ou uma EFI. Deriva sim dos PLL que controlam os divisores e do suporte para eles na BIOS.
          Se comprares uma boa motherboard com uma BIOS não-EFI tens todas as opções e mais algumas, melhor, tens tantas opções que nem sabes por onde te virar ou o que fazer.
          Relativamente a não suportar muitos GIGAS de HDD… actualmente suportam os gigas que forem necessários: 1, 1.5, 2TB. Chega? Agora claro, depende SE a vossa marca de motherboards actualizam a BIOS ou não.
          Nada tem haver com a BIOS vs. EFI. Agora uma função MUITO necessária seria a da EFI ir automaticamente á net procurar um update de BIOS sem que o usuário passasse trabalhos.

          1. Avatar de a Friend®
            a Friend®

            Mas ai está o segredo da EFI vs BIOS.. a EFI simplesmente tira todas a limtações existentes da BIOS… as configuraçoes que a BIOS tem é mesmo par a definir limites de hardware, com a EFI, todo o hardware encontra os limites neles próprios 😉

            Resumindo, BIOS é passado… EFI e agora UEFI é o futuro.. o limite passar pelo hardware e sistema operativo. O problema da EFI não ter ainda sido muito implementada é devido ao Windows que não tem suporte nativo para EFI, é a principal razão das marcas ainda não o terem implementado, porque eles, infelizmente, estão dependentes do mercado, e o mercado PC é Windows ainda.

          2. Avatar de Bónus

            Desculpa,mas estás errado. EFI é superior à BIOS, e é sim um factor de qualidade da motherboard.
            E há funções na EFI, independentes do SO, que não existem na BIOS.
            Uma máquina com EFI tem um boot muitíssimo mais rápido do que com BIOS.

  22. Avatar de rach
    rach

    Está visto, só funciona com Microsoft.

  23. Avatar de Deluxor

    Gostei da noticia, embora já soubesse que existiam EFI’s há bastante tempo. ex. MacBook

    Pelo que vi pareceu-me ver uma interface um pouco parecida com o Asus Express Gate (os hover actions do rato nos botões etc..) o que me leva a pensar que talvez esta EFI seja algo baseado em Linux como o Express Gate.

    Vamos esperar para ver.

    Cumps.

  24. Avatar de softclean
    softclean

    Não sei se valeu a pena. Como já disseram aí, a BIOS é um lugar em que se fazem operações não muito comuns ao utilizador habitual (com excepção da famosa troca de ordem de arranque de drives, ou reiniciar a BIOS para valores de origem).

    Não vi o vídeo, mas desse modo ao tornar mais amigável a utilização da BIOS, não vão “incentivar” o utilizador comum a bisbilhotar por lá e possivelmente a alterar definições não recomendadas?

  25. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Até acho que uma interface amigável na BIOS vai colocar pessoas que percebem pouco do assunto mais curiosas, o que poderá provocar uns estragos interessantes xD Aquele aspecto mais DOS mete mais “medo” 😛

  26. Avatar de dc
    dc

    Hmmmm, tantos efeitos…

    Eu quando entro em BIOS já sei ao que vou, excepto em raras situações que tenho que procurar a origem de conflitos, mas os menus e os comandos acabam por ser todos os mesmos, nunca perco mais de 1 ou 2 min a configurar uma BIOS.

    Já quando faço um Reset á CMOS dos meus PC’s, também é entrar, puff, puff, puff! já tá! E nem estou a falar de funções básicas!

    Agora se estás EFI vêem tornar a coisa mais apelativa, vêem, mas a sede de aprender é a mesma, seja com um ambiente gráfico mau ou bom, por isso… se viermos a prender produtividade para por uns efeitos catitas… NOT!
    De qualquer das maneiras as EFI já existam como já foi referido, tem uma melhor performance é verdade, mas… são umas árvores de natal com funções.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Mas aqui existe um erro no tópico que está a gerar confusão por parte de quem o lê.

      Bios não é EFI…

      Esta BIOS que aqui se fala é uma BIOS com GUI (Interface Gráfica)

      EFI (Extensible Firmware Interface) é uma história completamente diferente, uma tecnologia diferente.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Extensible_Firmware_Interface

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        Alias quando me refiro à confusão nem é gerada pelo topico, é mesmo gerada pelo proprio video que se referem a uma nova BIOS EFI da ASUS…

        Está realmente uma grande confusão que ainda não consegui perceber ao certo…

        Será que este melhoramento da BIOS por parte da ASUS tem o nome de EFI propositadamente? é que isso realmente está a gerar GRANDE confusão entre o que é a BIOS e o que é a EFI

  27. Avatar de pinho
    pinho

    Porque removeram o meu comentario ?

    1. Avatar de pinho
      pinho

      Podem remover, ja encontrei, pensei que a ordem cronologica era inversa a actual, e dai nao ter encontrado o meu comentario.

  28. Avatar de Cristaino

    Asus é asus, finalmente alguém olhou para a Bios, agora o sistema ja deve se chamar “Award Vista” ou “Phoenix Seven” ta bonito que nem linux!

  29. Avatar de Axys
    Axys

    Realmente esta é uma boa idéia.
    Melhorar a interface gráfica da BIOS e adicionar controle pelo Mouse pode facilitar a vida de muitos novatos, ou de muita gente que ainda não sabe configurar uma BIOS direito.

  30. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    A parte gira era entrar na BIOS e os leigos ficarem a olhar para nós a pensar que somos hackers lol

  31. Avatar de dajosova
    dajosova

    Sem dúvida as motherboards da ASUS são de elevada qualidade e isto acaba por ser a cereja em cima do bolo.
    Seria porreiro actualizar a minha P6T Deluxe com esta interface!

  32. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Por falar em EFI’s… hoje os 2 Macbooks que tenho receberam uma notificação para actualizar a EFI… é outra vantagem da EFI perante a BIOS… permite ao sistema saber que necessita de actualização sem software extra como acontece com as BIOS… e…. não é tão arriscado… já que se o sistema operativo tem um break ( aka Windows ) lixa-nos a vida… 😉

  33. Avatar de Jaime
    Jaime

    Já não era sem tempo fazerem algo

    Até na instalação do windows (98, xp, vista, seven) se nota grande melhoria!

  34. Avatar de Miguel Ferreira

    puro desperdicio de recursos… podia ter-lhes dado pra pior, a parte mais chata de qualquer computador é o arranque, no meu demora quase tanto o BÎOS a arrancar como o windows… imagino que deveria ser preocupação tornar os arranquees mais rápidos e não embelezar algo que normalmente passam anos sem ninguem ver…

  35. Avatar de Miguel Ferreira

    Passei só pra deixar mais um comentário… tenho aqui algures perdido um pc que tem mais anos que eu de informatica… e já tinha um interface grafico e com suporte de rato… por isso, não me parece novidade nenhuma.
    Quanto aos sistemas darem o prego ao actualizar, tendo em conta que supostamente, as maquinas modernas só depois de verificarem que o sistema está ok é que o escrevem para a memoria e que tem dual bios ou bios para arranque em caso de falha grave ou até mesmo como uma que aqui tive que se escrevesse o ficheiro para uma disquete ele arrancava… não vejo problemas em actualizar à tolo 🙂 desde que não falhe a energia numa altura critica

  36. Avatar de FGO
    FGO

    Viva!

    Corroboro o que o Miguel disse. Esse pc velhinho de que falaste, tal como um que configurei á uns anos, deve ter uma BIOS da AMI. Fala-vos de uma board que devia de ser da altura dos pentium II ou III. Pois é, já nesta altura estes Srs., faziam BIOS com suporte para o rato e com uma interface que já revelava algum cuidado.