Novas baterias carregam 70% em apenas 2 minutos

29 Comentários

O “negocio/investigação” sobre a autonomia e tempos de carregamento de uma bateria continua a ser um tema bastante actual. São muitas as propostas que têm aparecido nos últimos tempos para colmatar as deficiências das soluções actuais mas a verdade é que a evolução tem vindo a ser lenta.

Desta vez, um grupo de investigadores de Singapura desenvolveram uma bateria que é altamente rápida a carregar e podem ter um tempo de vida na ordem dos 20 anos.

141013090449-large


As baterias da nova geração terão de ter obrigatoriamente mais autonomia, ter ciclos de carregamento mais rápidos e terem também uma vida mais longa (as actuais baterias de lítio têm uma vida média de 10 anos).

De acordo com os responsáveis pela descoberta, estas baterias irão influenciar muitas indústrias, como por exemplo o segmento dos veículos eléctricos que está a ganhar força. A nova tecnologia garantirá carregamentos 20x mais rápidos, comparativamente com a tecnologia actual.

Para se ter uma ideia, a bateria de um carro eléctrico poderia carregar em apenas 5 minutos com esta tecnologia segundo refere o professor Chen Xiaodong da Nanyang Technological University.

With our nanotechnology, electric cars would be able to increase their range dramatically with just five minutes of charging, which is on par with the time needed to pump petrol for current cars.

The new battery will be able to endure more than 10,000 charging cycles — 20 times more than the current 500 cycles of today’s batteries.

bateria_04

O responsável pela investigação referiu ainda que esta tecnologia deverá estar no mercado dentro de 2 anos e deixa o desafio…se um carro eléctrico poderá demorar 5 minutos a carregar…imaginem em quanto tempo poderão carregar o vosso smartphone.

Via sciencedaily

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    OffTopic:
    Será que o pplware alguma vez irá dar maior relevancia às criptomoedas tal como sugeri no mail que vos enviei?

    Deixo-vos mais um link relativamente aos passos e avanços que esta industria está a levar ganhando cada vez mais adeptos!!

    A 1a ATM de btc já foi instalada em Portugal e não me lembro de ver a notícia.

    O link é este:
    http://www.coindesk.com/bitcoin-mining-las-vegas-convention/

    Cumprimentos a todos

    1. Avatar de Glink
      Glink

      obrigado pela dica não sabia que ta tínhamos atm de bitcons

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    A noticia é boa, infelizmente as pessoas do petróleo não vão permitir que esta invenção chegue ao mercado.

    1. Avatar de fornost
      fornost

      lendo/vendo muitas teorias da conspiração hein meu caro…

      Mas fato é que “energia elétrica” não é necessariamente mais limpa…ainda mais se não se considerar o tal do aquecimento global como decorrência do CO2…

      A maioria dos países tem uma matriz elétrica com base na queima do carvão ou até mesmo nuclear…. botar a energia produzia ali no carro não é, necessariamente, ecológica…pelo menos esta é minha opinião… alguns países como o Brasil tem uma boa capacidade de geração de energia via hidrelétricas… que são boas e limpas, apesar do impacto ambiental…mas o potencial é desperdiçado com rede de distribuição ineficiente que faz “perder” a energia gerada…. por essas e outras até mesmo aqui (Brasil) usa-se termelétrica (pior: sem motivo…)

      Não sei como é a situação aí na europa/ Portugal…mas a vibe “green” não me convence… pelo menos não no sentindo “Messiânico” dos carros híbridos…

      Dito isso repito: é questão de custo… as empresas (inclusive as “do petróleo”) terão que se amoldar as demandas do futuro…quando petróleo não foi mais viável (CxB) deixará de ser usado… 😛

      ps: tudo que fiz aqui foi conjecturas com base na minhas informações pessoais. Não é afirmação peremptória nem nada. Só minha opinião.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        A rede eléctrica é bastante eficiente, as perdas na distribuição rondam os 5% – se comparares com as perdas de cerca de 80% num carro ficas com uma boa ideia das diferenças. A energia termoeléctrica é sempre necessária para compensar as oscilações na produção e no consumo, garantindo tb energia relativamente barata e em grande quantidade.
        Os carros híbridos são mais eficientes que os carros normais! Conseguem melhor aproveitamento do trabalho do motor de combustão trabalhando a rotações ideais para carregar as baterias e desligando o motor quando não é preciso. Tb aproveitam a energia de travagem para carregar as baterias.

      2. Avatar de Nuno R
        Nuno R

        O pior atualmente nem é a produção de energia mas sim a produção das baterias que tem um elevado impacte ambiental. Os veiculos eletricos sao apenas considerados mais limpos pelo facto que removem as emissoes de CO2 das cidades mantendo-as na periferia, nas fábricas de baterias e nas centrais eletricas…

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          a produção da bateria tem um impacto reduzido face à energia que passa pela bateria durante a sua vida útil.
          Quanto à central eléctrica vai depender das fontes. Uma central termoeléctrica (que não use carvão) é mais eficiente que um motor de combustão, levando a menos emissões

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      As baterias vão melhorar sim, e não por isso o petroleo vai parar. A dependência do petróleo hoje passa por petroquimica: Naftas e derivados plásticos e demais.
      Pela caraterística do refino de petróleo, não é possível refinar menos o orientar o que obtemos.
      Abç

    3. Avatar de okapi
      okapi

      Porque não? A dizeres isso até parece que o Petroleo é só para pôr os carros a andar. Singapura tem um dos maiores centros de refinarias do mundo e é o 3º país menos corrupto do mundo. Pesquisa um pouco sobre Singapura e mudas logo de ideias.

  3. Avatar de Gustavo Leandro
    Gustavo Leandro

    Estou a ver toda uma panóplia de gadgets que demorará segundos a carregar. Linda sensação! Faz-me lembrar há uns anitos quando vi um micro-ondas funcionar pela 1ª vez: Uau! Impressionante!

  4. Avatar de Hugo

    Hoje em dia os smartphones/Tablets parecem ferraris com depósitos de uma vespa!!

    Entretanto..
    A pilo não dá novidades do projecto! E estamos ansiosos que as famosas shake pilhas saiam!

  5. Avatar de Tiago Correia
    Tiago Correia

    Se inventassem baterias a duraram 10 vezes mais tempo do que os smartphones actuais, isso é que era de valor.

    1. Avatar de Manell
      Manell

      para que? o iphone 6 plus tem bateria que dura 3dias, agr imagina a isso juntar o facto de a carregar em 2mins…mesmo que seja 70%(que da para 2 dias de uso)

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Ao longo destes últimos 10-20 anos tenho sempre lido sobre novos desenvolvimentos em baterias. Mas como todo o desenvolvimento de ponta já projectos que chegam ao fim e outros não. Depois há todo um longo longo caminho a percorrer. Depende muito dos estágios de desenvolvimento em que os projectos estejam, mas não podem espera um produto final para amanha, para o ano ou para aqui a dois anos.

    Muitos destes projectos estão vocaciados para a industria automovel e industria. Uma bateria de telemovel não tem propriamente as mesmas caracteristicas. Há projectos que darão para este mercado, outros não.

    Portanto é preciso olhar com muita atenção para estes projectos.

  7. Avatar de Nunes
    Nunes

    “se um carro eléctrico poderá demorar 5 minutos a carregar…imaginem em quanto tempo poderão carregar o vosso smartphone”
    Não será certamente em poucos segundos! As baterias de lítio estão divididas em células, e as baterias dos carros têm muitas células ao passo que a bateria dum telemóvel é tipicamente só uma célula. O que limita mais a rapidez é as propriedades dessa célula, já que em quase todas as baterias com várias células é possível carregar todas as células ao mesmo tempo
    Basta observar que baterias actuais dos carros demoram cerca de 4 horas a carregar o que não é muito mais do que para uma bateria de muitos smartphones. Por isso imagino que se para um carro é 5 minutos, para um telemóvel seja 2-4 minutos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim…são os típicos “overheads”

  8. Avatar de Cris
    Cris

    Outro título sensacionalista. Então estão-me a dizer que QUALQUER BATERIA, independentemente da sua capacidade, carrega 70% em 2 minutos?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Amigo Cris, deves andar com algum um problema de perseguição.

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Obrigado por não teres respondido à pergunta.
        Não é um problema de perseguição, chama-se confirmation bias e já é a segunda vez num período de 2 dias que isto acontece, num artigo escrito por ti.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          És o verdadeiro artista Cristiano. Penso que és suficiente inteligente para perceber que a noticia está virada para o segmento dos veículos eléctricos (foram esses os exemplos dados)…ou também não a leste/ou queres dar nas vistas?

          1. Avatar de Manell
            Manell

            quer dar nas vistas o menino.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      É quem desenvolveu este novo processo que indica o tempo de carregamento. É um valor dado para uma bateria típica dum carro eléctrico, para dar indicar que consegue ser 20x mais rápido a carregar

  9. Avatar de Joao Costa
    Joao Costa

    muito bom

  10. Avatar de Alex
    Alex

    Mais um avanço nas baterias que nao vou chegar a ver. Já vi mais de 5 feitos em baterias que ainda nao foram colocadas no mercado, ou as petrolíferas andam a comprar abafar tudo, ou algo mais estranho se passa.

  11. Avatar de john
    john

    Baterias que carregao rápido isto podera ser funcional num carro pk pode ter um posto de carga proprio.Mas para um smartphone basta fazer contas uma bateria de 3amp(3000mA) actualmente é ligada a um carregador d 1 ou 2 amp hora.Para ser viavel esse tal carregamento em 4 min tinha que ser ligada a um carregador de 45amperes hora, quem tenha noção percebe que é absurdo.Pa n falar no pico que causava na rede electrica.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Passando para uma bateria de carro, quase que diria que será necessário ter uma central hidroeléctrica ou central nuclear para poder carregar o carro em casa. LOL

      1. Avatar de CMatomic

        fique sabendo. que os carros eléctricos podem produzir a sua própria energia , mas se vamos discutir a quantidade energia que entra para aquela que sai , isso depende tudo da engenharia .

  12. Avatar de CMatomic

    As desculpas estão cada-vez mais restritas , mobilidade eléctrica è a melhor solução.