NOS realizou a primeira transmissão holográfica internacional sobre 5G

6 Comentários

A NOS realizou hoje, 15 de maio, a primeira transmissão holográfica internacional sobre 5G em Portugal. Neste momento pioneiro, o realizador de Top Gun: Maverick, Joseph Kosinski, foi transportado em holograma de Londres para Lisboa, para participar num encontro de imprensa a propósito do lançamento do filme em Portugal, distribuído pela NOS Audiovisuais.

Joseph Kosinski percorreu os mais de 1500 quilómetros que separam Londres de Lisboa, em milissegundos. Uma viagem à velocidade do 5G, para interagir em tempo real com a audiência sobre um dos filmes mais aguardados do ano.


Transmissão holográfica da NOS com transmissão a 1080p

A operação holográfica envolveu a instalação de infraestrutura tecnológica e cénica nestes dois países. Em Londres, recorreu-se à montagem de um cenário de palco composto por uma substância de nanotubos de carbono – Vantablack – conhecida como a “substância mais escura do mundo”, capaz de absorver mais de 99,9% da luz. As imagens foram captadas com recurso a uma câmara 4K HD e transmitidas de forma instantânea em Portugal, através da rede 5G da NOS.

Em Lisboa, a imagem foi transmitida em resolução Full HD 1080, com recurso aos mais sofisticados codecs HD de alta velocidade, cada um capaz de codificar e descodificar 50/60 frames por segundo em menos de 75 milisegundos.

A elevadíssima velocidade do 5G da NOS no cinema Alvaláxia em Lisboa, que atingiu mais de 1 Gbps, aliada à latência praticamente nula, permitiu que o público interagisse com o realizador como se ele estivesse no local, sem falhas nem atrasos. Sendo uma tecnologia móvel, o 5G conferiu ainda flexibilidade operacional à solução uma vez que possibilitou a instalação sem necessidade de uma infraestrutura fixa, tornando o processo mais simples e rápido.

Esta operação tecnológica totalizou mais de 120 horas de montagens e instalações técnicas e envolveu mais de 100 profissionais, incluindo as equipas técnicas da NOS, Musion, Paramount US e Paramount EMEA.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Só espero é que implementem mais o 5G mas que não abandonem as anteriores redes,desde o 2G até ao 4G. Há muitos locais no país que só com essas redes se pode comunicar.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O 2G já foi planeado ser abandonado nos próximos anos.

  2. Avatar de Cabral
    Cabral

    Como sei que é verdade, se não vejo imagens vídeo skbre.

  3. Avatar de AlexX
    AlexX

    Londres é perto, a transmissão holográfica que a Vodafone fez em 2019 mas a nível nacional, entre Lisboa e Paredes de Coura, também correu muito bem. Intercontinental seria melhor desafio.
    Isto dos hologramas vai ser giro é quando a malta entrar em qualquer grande superfície comercial e serem acompanhados o tempo inteiro por um vendedor que nem sabe vender mas é só melga e não se cala enquanto a malta andar só a ver. Cada um terá e ouvirá apenas o seu vendedor pessoal com tecnologia voice-to-skull e podem tentar esmurrar o vendedor à vontade que ele inicia publicidade do artigo seguinte na lista.

  4. Avatar de Zeze
    Zeze

    O que vale é que tanto o serviço como a infraestrutura, o acesso e a rapidez infelizmente não vão estar acessiveis a toda a gente…..

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Tanta tecnoligia para quê , se eu não consigo ter em casa os minimos contratados apesar de levar reclmando à mais de um mês. Contratei 40Mgas e tenho 1,9Mgas. Senhores olhem para trás antes de correrem muito depressa. Aguardo que o meu problema seja resolvido.