Neuralink: Primeiro produto será um implante para controlar o smartphone com o cérebro

12 Comentários

Já várias vezes mostramos que a tecnologia é um verdadeiro trunfo quando em cima da mesa está a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Elon Musk, cofundador da Neuralink, já revelou qual será o primeiro produto a ser lançado pela empresa.

Este permitirá que os utilizadores com paralisia cerebral utilizem e controlem o seu smartphone com a mente.

Elon Musk, cofundador da Neuralink

Neuralink permitirá controlar um smartphone com o cérebro

Que Elon Musk é um visionário já todos percebemos. Que essa visão pode muitas vezes parecer loucura também não se pode negar. Contudo, a verdade é que tem ambições que vai concretizando à medida que as suas empresas vão evoluindo.

Neste caso, a Neuralink surge da vontade de conectar os humanos às máquinas, através de alta tecnologia.

Numa fase embrionária, mas ainda assim incrível, a Neuralink partilhou um vídeo de um macaco de 9 anos chamado Pager a jogar o icónico Pong. Isto foi possível através da implantação de dois dispositivos da Neuralink no seu cérebro, seis semanas antes.

Hoje, Elon Musk, cofundador da Neuralink, disse que o primeiro produto da empresa permitirá aos utilizadores com paralisia “usar um smartphone com a mente mais depressa do que alguém que usa polegares”.

Além disso, não deixa de lado a hipótese de desenvolver dispositivos para auxiliar os invisuais, considerando-os “totalmente exequíveis”.

Implante Neuralink

E devolver o andar aos paraplégicos? Musk também quer

Como seria de esperar, Elon Musk já pensou ainda mais à frente, revelando uma ambição extremamente complexa.

Versões posteriores serão capazes de transmitir sinais de Neuralinks no cérebro para Neuralinks em grupos de neurónios motores/sensoriais do corpo, permitindo assim, por exemplo, que os paraplégicos andem novamente.

Disse Elon Musk.

Conforme explicou o cofundador da Neuralink, o dispositivo, uma vez implantado, será quase impercetível, para que o utilizador se sinta complemente normal.

Embora não seja claro quando será lançado o primeiro dispositivo, a ambição e o potencial para que ele comece a servir as pessoas já existe.

 

Leia também:

Cofundador da Neuralink diz que podemos construir um Jurassic Park real

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Uma grande inovação para as pessoas que têm problemas, é começar a ligar isso a próteses e etc, pode ser uma tecnologia que muda o mundo

    1. Avatar de Possivel EX-cliente do Spotify
      Possivel EX-cliente do Spotify

      Muito bem dito!

  2. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Até acredito que a intenção seja que os utilizadores com paralisia cerebral utilizem e controlem o seu smartphone com a mente. Mas quando e se for uma realidade muita gente sem qualquer problema vai querer um implante desses só pela “trabalheira” que dá ter de mexer os dedos para fazer algo no smartphone…

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Não será bem assim porque um dos requisitos fundamentais é ser portador de um cérebro. Será um produto para um pequeno nicho.

      1. Avatar de AP
        AP

        O que me parece excluir à partida todos os comentadores presentes…

      2. Avatar de Cenas
        Cenas

        And the winner is…..Jamaral XD

    2. Avatar de AP
      AP

      Se os novos modelos de smartphone vierem com um bocal que sirva batido de banana então acredito que haverá mercado…

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Esta tecnologia pode ser usada para o bem e para o mal!! Vamos ver o que acontece!! Não vou deixar que me metam implantes no cérebro!!

    1. Avatar de Pegulho
      Pegulho

      Lá está, muitos vão a correr meter isto. Mas provavelmente são os primeiros a recusar tomar a vacina para a COVID porque o Bill Gates anda a meter lá chips para controlar o mundo

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Ou então os que recusam a vacina também recusam isto, e os que aceitam a vacina aceitariam o implante. De certeza que há aí hipocrisia?

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          @eu2, deixaste de ser o “Marquinho”?

          1. Avatar de eu2
            eu2

            Sou o eu2 há muito tempo