Net 60 vezes mais rápida

39 Comentários

Cientistas da Universidade de Sydney descobriram uma forma de tornar as ligações à Internet 60 vezes mais rápidas. O dispositivo utilizado é um pedaço de vidro com um pequeno arranhão.


A descoberta foi anunciada pelo Centre for Ultra-High Bandwidth Devices for Optical Systems (CUDOS) em Sydney. O vidro utilizado é um circuito integrado fotónico e tem a capacidade de aumentar a largura de banda da fibra óptica.

A tecnologia fotónica permite transmissões na ordem de um terabit por segundo e o arranhão no vidro é utilizado como “caminho” para a informação. O processo é semelhante ao que os comboios utilizam para mudar de carris.

Nesta fase de testes, os cientistas alegam ter conseguído transmitir dados 60 vezes mais rápido do que utilizando as redes de Internet australianas. Exame Informática

Partilhar:
Tags:

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Cabral
    Francisco Cabral

    Os portugueses vão conseguir ultrapassar isso quando descobrirem que os buracos na estrada aceleram as partículas eléctricas. Vão ver!!!! (isto é só para escrever qualquer coisa, sendo o primeiro!!!!)

  2. Avatar de valerio

    confirmando-se… irá ser um prograsso muito bom.

    Mas se chegar ao mercado.. esperem pelo menos uns 5 anos

  3. Avatar de Karlus
    Karlus

    Cada vez está mais prómixa a internet que vai permitir que os computadores passem a ser simples terminais. É que até o sistema operativo vai estar na net. Espetacular!

  4. Avatar de Joao

    Karlus, e achas bom isso de os computadores serem só terminais com os S.O. na net? Estás a ver bem as implicações disso?

  5. Avatar de Gorak
    Gorak

    Francisco Cabral loolol li a noticia e logo o teu comment e fartei-me de rir tas la hehehehe

  6. Avatar de el viciado na net
    el viciado na net

    fogo ja á testes de net a 1 terabit eu pela linha do telefone ja me contento com 5 mb e o contrato é sapo adsl 16mb

    impressionante mas que computador aguenta uma coneção de 1 terabit????????????
    nem os discos sata2 de 10.000rpm

    hasta

  7. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Uma coisa que demora uma hora a sacar, vai passar a demorar 1 minuto 🙂

  8. Avatar de Zeca
    Zeca

    Bom prómixa prograsso!! Assim se fala em bom português!! 😛

  9. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    chic ja imaginou se padrao internet de 60MBPS rapidez da navegacao de download\upload fantastico, agora é aguardar algus anos…..

  10. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    @Karlus

    Isso é verdade… mas vai sempre ter que ter um kernel para fazer a ligação à Internet…

  11. Avatar de IgMBP
    IgMBP

    so quando a internet atingir velocidades de 300GB/s podermos ter pc como tirminais como o Karlus disse mas quando isso acontecer sera demasiado lento para acompanhar os computadores da epoca..

    60x? Muito rapido !!!! isso sao velocidades de 1Gbit!!!

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Como será a evolução das redes móveis? Neste momento temos ainda temos serviços muito caros de redes móveis para velocidades baixas e limites de downloads ridículos.

  13. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    @Karlus,

    Teu ponto é verdadeiro. Porém, acabo de ler 2 análises do americano John C. Dvorak nas revistas InfoExame e PCMagazine) sobre o tema, e não fiquei nada animado.
    O da Info Exame pode ser lido aqui: http://www.antoniopassos.pro.br/blog/?p=154
    Quem quiser ler mais do mesmo autor gratuitamente pode se valer do seguinte endereço:
    http://pcmag.uol.com.br/blog/default.asp?id=9

    Destaque (offtopic) para o artigo de maio, falando sobre a capacidade cada vez maior das máquinas atuais, um tremendo desperdício.
    Abraços.

  14. Avatar de luminoso
    luminoso

    LOL
    ja estou a imaginar

    “NETCABO 1GBPS*
    COMPRE JÁ”

    *limite de consumos ponderados de 13GB por mês, traffic shapping, torrent, ed2k bloqueados e proibicao de fazer uploads a mais de 25KB/sec

  15. Avatar de mmick
    mmick

    Net mais rápida é excelente para video-on-demand, TV por IP, etc mas acho que um país como Portugal precisa é de 1.000.000 de outras coisas primeiro entre elas emprego, empresas, dinheiro e término da corrupçao.

    Espero que chegue rapidamente a altura em que podemos ver um video em real-time HD do PC dum amigo nosso do outro lado do planeta ou mesmo assistir a um concerto ao vivo e ver várias câmaras em 1080p ao mesmo tempo 🙂 O que tem que aumentar drasticamente sao os uploads e nao os downloads e, por fim, terminar esta história dos “consumos”.

  16. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    @luminoso
    mas aí sairão as nossas velocidades com trafego ilimitado
    😉

  17. Avatar de MA
    MA

    @luminoso

    Se assim for os ISP’s abrem todas falência….

  18. Avatar de eSkiSo

    Vou já partir vidros e espalha-los pelo modem e pelo cabo da Netcabo =D

  19. Avatar de Jaime
    Jaime

    Na UK vão arrancar com um projecto que vai levar velocidade de 100mbt’s…agora aliada a esta descoberta….dass….

  20. Avatar de Pedro Dias
    Pedro Dias

    Grande Francisco Cabral !!! Isso é que foi uma grande noticia. Estava aqui agarrado a uma cerveja e a pensar quantos Teras é que conseguiria sacar com isto e depois vejo esse incrível comentário! Alguém sabe se qualquer pedaço de vidro serve? É que não queria estar a mudar de cerveja só porque as garrafas desta ou daquela marca são mais rápidas… Raios, estou cá cuma secura…

  21. Avatar de Andrius
    Andrius

    em portugal já existe ligações Gbps… =) na minha faculdade a ligação tem uma velocidade que eu n tenho a certeza se 1 se 5Gbps mas creio ser 5… dps é dividida pelos pcs todos… eu já fiz um teste e obtive 77Mbps de banda UTEIS! =)

  22. Avatar de Nuno
    Nuno

    sem duvida que foi uma descoberta inedita….

    mas quando essa tecnologia chegar a portugal ja existe net 500vexes mais rapida que esta que agora surgiu!!! xD

  23. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    “Nesta fase de testes, os cientistas alegam ter conseguido transmitir dados 60 vezes mais rápido do que utilizando as redes de Internet australianas.”

    Mas que raio de comparação…

    Não digo que chego aos 60x mais, mas se tiver um switch a 1Gbit cá em casa, cabos e máquinas que suportem esta velocidade e transmitir dados a digamos 240Mbits, consegui Net residencial 10x mais rápida que as redes de Internet portuguesas ???!!!!!!

    Se calhar o que conseguiram foram 60x mais do que uma ligação de backbone de ISP, o que até fica muito aquém do 1Tbit teórico anunciado, até este aumento chegar ao cliente…..na Austrália tem fibra até ao cliente ?

    Cumps

  24. Avatar de devil08pt
    devil08pt

    @ Luminoso

    Era uma net à portuga lol

    já cheguei a encher 260Gb em downloads num mês.

    tráfego ilimitado 4ever =D

  25. Avatar de Domingos
    Domingos

    Eu ainda ando com 236/128 kbps !
    A nível de ligações Portugal não está assim tão bom quanto querem fazer parecer!

    Já tentei por várias vezes pedir aumentos de velocidades e nada pois moro a 9 km da central! È pra verem as disparidades do Litoral pro interior!

    []

  26. Avatar de Radnor
    Radnor

    @Luminoso

    Agora sim, vai dar gosto descarregar filmes em HD. 36Gb ? Sem problemas !!
    Ate saco a versao espanhola, italina e russa, para me rir sozinho.

  27. Avatar de _anderson
    _anderson

    Já estão a ser testadas por vários isp’s portugueses as nets de fibra óptica a 100mb. Já há ppl com a placa ethernet a correr à velocidade máxima eheh xD

  28. Avatar de Edgar
    Edgar

    Mais uma maneira de sermos (ainda mais) chulados pela adsl Batraquio 😡 lolll

  29. Avatar de António Pinto
    António Pinto

    Para nao variar, novamente comentarios/criticas sem se informarem primeiro…

    Nao estou com disposiçao para debate aberto e como tal vou so dizer que em Portugal já existem utilizadores Residenciais com fibra optica e sei de fonte segura que diversas operadoras ja estao a investir em projectos para expandir a fibra optica em toda a grande lisboa e porto até finais de 2008.

    Agora quem vive longe das centrais pode ser pagar uma instalação nova de uma linha de fibra optica… e va comecem agora a dizer que não pagam por um serviço que devia ser oferecido pelo operador… não e bem assim, ou esperavam por 19.90€ mensais ter fibra optica de lisboa até santa **** dos assobios com apenas fidelização de 1 ano? =)

    Bem a internet em portugal é até bastante boa comparada á grande maioria dos paises da europa (eu sei o que digo e não me venham comparar com França por exemplo, o que eu disse foi maioria, não disse todos) e se nao fossem os utilizadores que nao sabem ler contractos ou que nao tem noçao da realidade existiria muito menos reclamaçoes.

    Para vos informar grande parte dos utilizadores europeus nem sabem o que raio é internet movel (GPRS-WCDMA) nos seus paises devido a ser uma tecnologia que nao esta disponivel para utilizadores comuns como nos.

    Beijinhos e ABraços e muitas criticas pessoal =)

  30. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    @António Pinto

    Se não estas com disposição para debates então não mandes postas de bacalhau.

    Sim existe fibra “residencial” em Portugal, mas Portugal não é só grande Lisboa e Porto, estes até estão bem servidos. Deviam haver projectos para expandir fibra, mas para as restantes regiões do país…mas não dá €€€

    Nós todos pagamos a rede de cobre da PT, se calhar tb temos que pagar a de fibra.

    A Internet em comparação com a maioria realmente não é má, mas se relacionares o poder de compra é simplesmente ridículo os preços oferecidos. Se calhar se houvesse menos publicidade enganosa tb haviam menos reclamações.

    Sim a nível de rede móvel estamos bem à frente a nível tecnológico, mas não é pelos nossos olhos bonitos, existem muitos mais telemóveis do que pessoas em Portugal, lol.

    Epá não leves a mal mas o teu comentário estilo burguês merecia uma resposta. 😛

    Cumps

  31. Avatar de Miguel
    Miguel

    @ devil08pt

    691GB em 29 dias (689 horas, 7 de manutenção) no eMule 0.48a.
    Foi o meu marco. Agora quase nem faço downloads.

    Em relação ao uTorrent das 23:02 às 11:17 -> 23.7GB.
    Sapo ADSL 16M @ 6M.
    98% de largura de banda utilizada a médias de 658Kb/s.

    Não acreditem em configs mágicas.
    De facto existem tweaks. Faço-os à mão tanto para XP como para Vista.

    Se quiserem explico.
    Abraço e fiquem bem.

  32. Avatar de lolada
    lolada

    explica la entao…

  33. Avatar de António Pinto
    António Pinto

    @TopPlus

    Lol na boa =P

    Tens razao se nao quero debates tou caldo e pronto =)

    Concordo com a parte da publicidade enganosa, mas a realidade e esta em todo o lado, o melhor e mesmo ler o contracto.

    A nivel de poder de compra sou sincero e nao posso comentar, referia-me apenas a qualidade da internet, nao gosto de falar do que nao tenho informaçoes.

    E é sempre bom pessoas como tu responderem, sinceramente estou cansado de pessoal que simplesmente manda tiros para o ar sem saber o que dizem.

    Cumps

  34. Avatar de Antonio Moura
    Antonio Moura

    http://rapidshare.com/files/133305149/Net_Speed_2.1.4.rar.html

    Este programa.. Avança A net, por uma tecnica de sock.mas so 25%.. Mas nota-se bem.

  35. Avatar de Stênio
    Stênio

    Brilhante!!! Melhor do que isso só uma internet de 120x hehe. Se continuar assim agente não vai nem precisar esperar por mais nada. é só clicar e ir.

  36. Avatar de Alex11

    That reminds me, drink lots of water, lauraw. ,