Misteriosos sinais de rádio extraterrestres intrigam cientistas

30 Comentários

Durante décadas foram reportados e recolhidos imensos sinais de rádio que, supostamente, tinham origem em fontes extraterrestres. Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, muitos desses sinais foram sendo identificados como terrestres e que em nada tinham a ver com “vida para lá do planeta Terra”. Um dos exemplos mais caricatos foi o “sinal extraterrestre do micro-ondas” que durante 17 anos intrigou os astrónomos australianos e em 2015 foi descoberta a proveniência.

Há, contudo, várias misteriosas rajadas rápidas de rádio, potenciais “sinais extraterrestres”, que não são acompanhadas por fluxos de neutrino, que estão a intrigar verdadeiramente os astrónomos. Essas rajadas enigmáticas estão explicadas num artigo publicado no Astrophysical Journal.

Telescópio procura sinais extraterrestres


O que são Neutrino espacial e rajadas rápidas de rádio?

Segundo o astrónomo Justin Vandenbroucke da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), Neutrino espacial e rajadas rápidas de rádio são os dois enigmas mais interessantes do Universo no momento. Os investigadores acreditam que possam estar ligados entre si. No entanto, tal ligação não existe, o que indica que buracos negros e erupções de raios gama não sejam as fontes desses sinais de rádio”.

O neutrino é uma partícula subatómica sem carga elétrica e que interage com outras partículas apenas por meio da gravidade e da força nuclear fraca (duas das quatro forças fundamentais da natureza, ao lado da eletromagnética e da força nuclear forte). É conhecido pelas suas características extremas: é extremamente leve (algumas centenas de vezes mais leve que o eletrão), existe com enorme abundância (é a segunda partícula mais abundante do Universo conhecido, depois do fotão) e interage com a matéria de forma extremamente débil (cerca de 65 mil milhões de neutrinos atravessam cada centímetro quadrado da superfície da Terra voltada para o Sol a cada segundo).

Uma rajada rápida de rádio (em inglês: FRB) é um fenómeno astrofísico de alta energia que se manifesta como um pulso de rádio transitório com duração de apenas alguns milissegundos. As rajadas rápida de rádio mostram uma dispersão dependente da frequência consistente com a propagação através de um plasma ionizado.

Pela primeira vez, em 2007, as rajadas rápidas de rádio começaram a ser estudadas. Conhecidas como FRB (fast radio-burst, em inglês), foram descobertas por acaso durante observações através do telescópio Parkes (Austrália).

Descoberta a fonte das misteriosas ondas de rádio no espaço

Há relativamente pouco tempo, conforme podemos ler em cima no artigo “Descoberta a fonte das misteriosas ondas de rádio no espaço”, os cientistas conseguiram encontrar traços de nove erupções semelhantes àquela de 2007, cujo estudo mostrou que podem ser de origem artificial, não sendo excluída, assim, a possibilidade de serem sinais de civilizações extraterrestres devido à periodicidade de sua estrutura.

Mais recentemente, astrofísicos descobriram que sinais FRB são repetitivos, encontrando outras propriedades extraordinárias dos mesmos, incompatíveis com as versões sobre origem natural das erupções.

Vandenbroucke e os seus colegas observaram as erupções com o telescópio de neutrinos IceCube no Polo Sul e descobriram novas provas de que buracos negros e fortíssimas explosões de estrelas não podem originar estes sinais de rádio enigmáticos.

Ao realizarem observações, os cientistas basearam-se num princípio simples — a maioria das “explosões espaciais” é acompanhada por grandes emissões de neutrino. Deste modo, se as rajadas FRB fossem originadas naturalmente, seriam acompanhadas por um fluxo de neutrino de força igual.

Em nenhum dos casos, o radar especial detetou traços destas partículas “que sempre escapam” (neutrino). Isso prova que erupções de raios gama, supernovas e buracos negros não podem ser as fontes destes “sinais extraterrestres”.

Por sua vez, comenta Vandenbroucke, após esta descoberta, os cientistas estão mais próximos de descobrir a origem destas erupções. Estas estão mais misteriosas, pois a partir de agora uma série de astros não podem ser considerados as fontes…. mas então o que será?

A descoberta da “não fonte” é que está a deixar os cientistas perplexos, pois aumentam consideravelmente as questões sem resposta. Agora, dado o cenário, a equipa do telescópio IceCube planeia realizar mais uma série de observações por erupções FRB para detetar as suas fontes de origem.

Via

 

Poderão ser de origem extraterrestre?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Thin_icE
    Thin_icE

    Se não têm origem na Terra, por definição são extraterrestres.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    da ultima vez era um micro-ondas…..

    1. Avatar de chupa
      chupa

      e se lesses o artigo?

  3. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Muitíssimo bom artigo,Vítor Martins.Dá gosto ler sobre um assunto destes,é assim mesmo.Um abraço para si e para toda a equipa. 🙂

    1. Avatar de Luis de Matos Pianista
      Luis de Matos Pianista

      mesmo, excelente artigo! faltou só referir que seria muito mais fácil decifrar estes sinais de rádio se eles tivessem máquinas Apple

      1. Avatar de rafael
        rafael

        Os aliens ou os cientistas? ja que a apple é uma empresa universal, podiam vender aos aliens 🙂

  4. Avatar de jakubar
    jakubar

    Opa eles andem ai!!!

  5. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Mesmo que sejam de proveniência extraterrestre só daqui a pelo menos 100 anos iremos saber… ou não! Há tanta coisa que não nos contam…

  6. Avatar de André Mesquita
    André Mesquita

    Num universo tão grande era praticamente impossível estarmos sozinhos.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      nao ‘e praticamente impossível…’e mesmo impossível!!

  7. Avatar de Charles
    Charles

    Excelente artigo.
    Parabéns a quem o redigiu.

  8. Avatar de PAULO PERES
    PAULO PERES

    Esperamos que consiga o esclarecer as causas…
    Parabéns Ciencia

  9. Avatar de ultraAI
    ultraAI

    Vem que gostava de acreditar em vida extraterrestre mas infelizmente acho que somo mesmo a unica forma de vida inteligente no universo. Pelo menos neste universo.

    1. Avatar de Edson Masculino Silva
      Edson Masculino Silva

      Também sou um que acredita nisso

      1. Avatar de UltraAI
        UltraAI

        É simples o nosso universo tem cerca de 13.82 biliões de anos a terra 4,54 biliões de anos ainda considerada muito jovem, nós como pessoas racionais e civilização temos 12017 anos , e se em apenas 150 anos fomos da bicicleta ao vaivém espacial, sendo a nossa civilização recente e primitiva imagina o que seremos daqui a 100K anos.
        Agora questiona uma civilização muito mais antiga que a nossa noutro planeta de certeza que teria tecnologia para se dar a conhecer e comunicar tal como nos tentemos fazer à décadas.
        Para alem da complexidade da criação de vida inteligente.
        Não acredito que existam mas adorava que existissem.

    2. Avatar de ahahha
      ahahha

      pelo menos neste universo! então pk?!!? conheces mais algum?

      1. Avatar de ultraAI
        ultraAI

        https://acrediteounao.com/cientistas-descobrem-evidencias-de-universos-paralelos/
        Se leres com alguma atencão vais descobrir o porquê de ter dito “neste universo”, já o nosso querido Albert havia descoberto evidencias mas sem provas.

    3. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      “ultraAI” e “Edson Masculino Silva”,também concordo convosco.Já ando muito descrente nesse assunto da vida extraterrestre.Antigamente era doido por acreditar em ovnis,et’s,vida no espaço,conspirações disto e daquilo(tipo idas à Lua,que foram um embuste,etc…),mas caí na real.A sério.Já não acredito.Mas agora queria dizer só uma coisa,imaginem até que existia uns extraterrestres que chegassem ao nosso planeta mas com intenções hostis ?? O que é que uma pessoa faria ?? Por isto até é melhor que nem acredite,penso eu.Imaginem um tipo a sair de casa e dar de cara com seres que com qualquer arma nos reduziam a pó ?? Foge !! 🙂

  10. Avatar de jorge
    jorge

    extraterrestres??
    boa sorte para os cientistas

  11. Avatar de x
    x

    São pedidos de ajuda dos seres que estão no interior do planeta e que não conseguem sair.

    1. Avatar de André Caeiro
  12. Avatar de Carlos ac libera
    Carlos ac libera

    Erupções de Vénus

  13. Avatar de Jc
    Jc

    Se existisem extraterrestres, os humanos já estariam extintos. Deus criou vida apenas no planeta Terra. Se contentem com isso.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Espero que isto seja a gozar.

    2. Avatar de Silas
      Silas

      Como pode isso?!? Se nem mesmo existe prova de existam deuses??!

      1. Avatar de X
        X

        E tu existes?! Toda a ciência é baseada em pressupostos. E o cego não vê o mundo como tu vês. Já alguma vez tinhas pensado nisso? Os humanos pensam?!

    3. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Inteligentes são eles em não interagir com os humanos porque senão o mundo já estaria extinto…pelos humanos!!!

  14. Avatar de Raubar18
    Raubar18

    Deus criou as doenças e deu-nos inteligência para descobrir antibioticos, vacinas etc. Trabalho árduo, tenacidade na busca de soluções, não vivermos alienados devem ajudar . Nao acham?

  15. Avatar de IC