Microsoft patenteia um chatbot que permitirá conversas com pessoas que já morreram

24 Comentários

Pode parecer bizarro, mas cada vez nos aproximamos mais do futuro onde o corpo morre e a mente permanece viva para sempre. Graças à tecnologia, claro está. Nesse sentido, a Microsoft tem uma patente registada recentemente para uma tecnologia que poderá ser usada para criar chatbots de pessoas que já faleceram.

A tecnologia usaria conteúdo como “imagens, dados de voz, publicações nas redes sociais e mensagens eletrónicas” para criar um chatbot que simula uma pessoa específica.

Microsoft patenteia um chatbot para falar com os mortos


Tecnologia Microsoft que pode criar o modelo 3D de uma pessoa morta

O conceito de Inteligência Artificial usado para replicar as pessoas que já não estão neste mundo não é novo. Aliás, este paradigma tecnológico foi notoriamente mostrado num poderoso episódio “Be Right Back” da série Black Mirror.

A patente da Microsoft descreve até mesmo a tecnologia para criar modelos 2D ou 3D de uma pessoa específica com base em imagens, informações de profundidade e vídeos.

Imagem chatbot Microsoft

Se esta patente levar a qualquer tecnologia tangível, o que é sempre importante quando se trata de patentes, é importante notar que não se trata apenas de criar chatbots de parentes mortos. Aliás, esta tecnologia também pode ser usada de maneiras menos assustadoras, como a criação de um chatbot de um personagem fictício ou figura histórica.

Chatbot é um software que tenta simular um ser humano na conversa com as pessoas. O objetivo é responder às perguntas de tal forma convincente que as pessoas tenham a impressão de estar a conversar com outra pessoa e não com um programa de computador.

Chatbot: além dos mortos, pode ser tecnologia para a história

Segundo o que é descrito na patente, a tecnologia pode ser imensamente importante, além de trazer à memória pessoas falecidas. Assim, com esta tecnologia as pessoas poderão, por exemplo, ter uma experiência interessante, conseguindo falar com a sua personagem fictícia favorita.

Ter uma conversa com um chatbot de figura histórica pode ser uma maneira única de aliciar as pessoas enquanto estudam história. Claro que tem de haver todo um trabalho de verificação de factos, por forma a garantir que as pessoas não enganam um chatbot, ao dizer algo absurdo.

A patente explica:

A pessoa específica pode corresponder a uma entidade passada ou presente (ou uma versão dela), como um amigo, um parente, um conhecido, uma celebridade, um personagem fictícia, uma figura histórica, uma entidade aleatória, etc.

A Microsoft tem uma história interessante com chatbots. Embora muitos chatbots em serviços Microsoft possam ser usados ​​para realizar tarefas específicas, outros bots têm sido usados ​​de maneiras diferentes. As pessoas conseguiram que a Inteligência Artificial da Microsoft, a Tay, partilhasse mensagens racistas.

Tweets racistas levam Microsoft a calar a Tay!

Conforme chegamos a mostrar na altura, a Microsoft apresentou um chatbot chamado Xiaoice. Esta personagem, na altura, tinha a missão de ser semelhante ao humano.

Contudo, a Microsoft anunciou que iria transformar Xiaoice numa empresa independente em julho passado.

Cuidado Google Duplex! Microsoft mostra Xiaoice numa ligação telefónica completa

Além da Microsoft, outras empresas de tecnologia tentaram usar dados digitais para recriar entes queridos que já faleceram.

Por exemplo, um caso conhecido foi o de Eugenia Kuyda, cofundadora da empresa de tecnologia Luka, que usou 8.000 linhas de mensagens de texto entre ela e o amigo Roman Mazurenko, que morreu num acidente de viação, para criar um chatbot que imitava a maneira de falar de Mazurenko.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Patinho
    Rui Patinho

    Isto é gozar com as pessoas, proibia de vez a Microsoft em minha casa.

    1. Avatar de Toninha
      Toninha

      Não ias fazer nada disso. Párem de dizer que faziam e aconteciam quando no fundo se fosse preciso eram os primeiros a ter a tecnologia.

  2. Avatar de M. Azevedo
    M. Azevedo

    Black Mirror – Temporada 2, Ep. 1 “Be right back”

  3. Avatar de Espetador
    Espetador

    Há muitos anos que uso LINUX

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Também eu uso por isso não tenho nada da Mirasoft.

  4. Avatar de Raios Perdi O Meu Nome Alguém O Encontrou?
    Raios Perdi O Meu Nome Alguém O Encontrou?

    Tretas! Uma vez que o corpo morra nunca será possível transferir mentes… nem daqui por milhares de anos e nem mesmo fabricando novos corpos biológicos. Será sempre uma cópia, a pessoa continuará morta.

    1. Avatar de Raios Perdi O Meu Nome Alguém O Encontrou?
      Raios Perdi O Meu Nome Alguém O Encontrou?

      Ufa, demorou!

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Vais ver que não precisa ser verdadeiro para ficares agarrado àquilo.

      1. Avatar de Toninha
        Toninha

        Basta ser uma mosca. Desde que dê atenção a uma pessoa…

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Black mirror

    1. Avatar de Jorge Tomaz
      Jorge Tomaz

      Não, vê a série DEVS., está na HBO

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Vou espreitar, sou fan festas cenas maradas. Obg

      2. Avatar de IDroid
        IDroid

        Obrigado pela dica!

    2. Avatar de Zé Duarte
      Zé Duarte

      Tal e qual.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Obrigado pela dica Jorge Tomaz… vou espreitar essa serie tambem!

  6. Avatar de Reis
    Reis

    Ninguém vai querer saber.

    1. Avatar de Toninha
      Toninha

      Claro que vai querer fazer. Isso é o que se diz para parecer bem. Vão ser aos magotes!

      1. Avatar de Toninha
        Toninha

        fazer = saber

  7. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Os USA legalizaram o consumo de canabis e pronto, aparece disto.

  8. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Calma jovens, esta notícia picou muita gente
    De facto dado ao leque de tecnologias que a MS oferece para criar chatbot, acredito que tal até seja possível. No entanto existe muitas falhas. Para imitar bem uma pessoa, a amostra de dados tem que ser enorme. Depois existe a questão das emoções. Dependendo da emoção do indivíduo, a resposta a mesma pergunta pode ser diferente. Para além disso a questão do processamento necessário…
    Relembro que por ex o qna maker da MS em modo free só aguenta 1MB. Isso é menos que um mero módulo de chit chat que a própria dispõe…
    Agora… Voltando a notícia, confesso que a ideia que pegar em todo o histórico de mensagens pessoais e de alguma forma criar um pato de borracha com as próprias ideias e valores parece ser engraçado só. Substituir uma pessoa per se acho que passa certos limites éticos.

  9. Avatar de eu2
    eu2

    Isso daria para colocar os posts do trump e falar com ele lol

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Black mirror mostra no seu primeiro episodio da segunda temporada, razoes bem validas para nao caminhar nesta direçao.. mas pronto ha sempre dois lados de uma moeda 😛

  11. Avatar de jorge
    jorge

    Os gajos da microsoft andam a fumar muita alcatifa, eu ja nao uso nada da microsoft ha uns vinte anos, o ultimo windows que tive foi o 95, depois nunca mais windows.

    1. Avatar de Toninha
      Toninha

      Ainda bem. Estamos todos muito contentes com essa tua decisão.