Micro Robô – Salta e voa com precisão até ao alvo

23 Comentários

Em 2008, investigadores suíços apresentaram um “robô saltador”, inspirado em grilos e gafanhotos. Pesava apenas 7 gramas e conseguia saltar uma distância equivalente a 27 vez o tamanho do seu próprio corpo.

Robôs saltadores são motivo de grande interesse e pesquisa por parte dos investigadores que trabalham com os robôs miniaturizados. O salto é a forma mais eficiente de se livrarem de obstáculos, que são complicados de ultrapassar abaixo de determinadas dimensões.

010180091008-microglider

Microplanador

Como modo de evoluir a investigação, um grupo de investigadores resolveu utilizador o “robo saltador” como uma espécie de plataforma de lançamento para um robô voador, que poderá lançar-se de numa missão  a partir de qualquer ponto, sem a necessitar de ser lançado ou contar com equipamentos extra para o efeito.

Toda a estrutura do robô saltador transformou-se na base do micro robô voador. Ou de forma mais justa, podemos dizer que o robô saltador recebeu asas.

Depois de finalizado, agora mais pesado, o micro robô é capaz de saltar de uma altura até 1,4 metros, o que será suficiente para o permitir alcançar o voo. Ao receber a indicação de lançamento, o robô salta, atinge o voo e encaminha-se para um determinado ponto onde pousa e prepara-se para outra missão. A preparação inclui o carregamento das suas baterias através de células solares.

Asas com músculos artificiais

Agora os investigadores estão a trabalhar na capacidade de manter o voo estável. Devida à leveza do robô, um simples vento pode-o tirar do rumo e assim impossibilitar que este atinja o alvo programado. Como trabalho futuro, a ideia será dotar o robô da capacidade de este se desviar de obstáculos que se encontrem pelo caminho. Outra ideia futura é a possibilidade de dotar o robô . que é um microplanador e não um microavião – de motores que o permitam voar de forma activa com maior controle e alcance.

Mesmo não tendo motor, o microplanador tem controle sobre o voo – o que o permite estabilizar-se – através de músculos artificiais. Os músculos dão total controle sobre as asas. Num ambiente fechado, não sujeito a ventos, o protótipo é capaz de se lançar aos “ares” e voar directamente em direcção a uma fonte de luz.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de prom

    Adorava ver uma demonstração.

  2. Avatar de Eloy
    Eloy

    Falta um vídeo para ver o passaroco em acção =D

  3. Avatar de Mário
    Mário

    Muito interessante… Qualquer dia fazem desses em serie para andar a cuscar o pessoal 😛

    Offtopic
    sou só eu ou na pagina inicial não há nenhum botão para mudar de pagina? ou é do chrome?

    1. Avatar de João Palma

      bem.. não percebi muito bem a pergunta…

      Mas para alterares a pagina inicial do chrome vai a ferramentas->opções->(pagina de inicio)->seleccionas abrir esta pagina e dizes kal é!

      espero ter ajudado…

      ———————————————-

      Muito fixe…

      robótica aparte que mais gosto na tecnologia…

      gostava de que um robô fosse trabalhar por mim… servido por um robô!! looooooooooooool

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Obrigado e Desculpa João, expliquei-me mal (My Bad).

        O que eu estava a perguntar era na primeira pagina do pplware, onde estão os tópicos, com o meu chrome não tenho o botão em baixo do “Página Seguinte”, testei a pouco com o IE e ta fixe. Limpei os temps e afins e continua na mesma sou só eu ou mais alguém esta com o mesmo problema?

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Eu usei o Chrome na semana passada e nao tive esse problema :S não sei mesmo.

        2. Avatar de Gerardo
          Gerardo

          No meu chrome tb não aparece os botões para ver os tópicos mais antigos do pplware

          1. Avatar de afonso
            afonso

            o melhor é deixarem-se de mariquices e voltar ao ie

          2. Avatar de MiguelR
            MiguelR

            grande mariquice seria voltar ao ie.. ff forever 😉

        3. Avatar de Away

          No meu ff também não aparece, versão 3.0.10

  4. Avatar de Alisson Oliveira
    Alisson Oliveira

    Eu vi primeiro aqui:

    Redação do Site Inovação Tecnológica – 08/10/2009

    http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=microrrobo-salta-voa-precisao-ate-alvo&id=010180091008

    Inté.

    1. Avatar de João Palma

      Boas!!

      O importante não é ver primeiro… mas sim ver!!!

      Um blog não é feito para apresentar em primeira mão a noticia!! Mas sim para ter uma selecção de noticias importantes sobre um tema, neste caso o pplware dedica-se à tecnologia!!!

      O pplware não é a imprensa (que mede forças a ver quem chega primeiro) mas é um blog onde podes encontrar as principais noticias sobre tecnologia!

      Quem diz o pplware diz qualquer outro blog!! há muitos e de diversos temas! Mas nenhum blog se compara a imprensa!!!

  5. Avatar de Eradication
    Eradication

    Mais uma base para daqui a uns 50 anos os humanos serem controlados pelo sistema.

  6. Avatar de Bruno M.

    O futuro é a “micro-espionagem”… Hoje o que se vê nos filmes será o que irá ser no futuro (mais discreto, claro) tal como muitas coisas que se viam nos filmes à 30anos atrás, agora é realidade 😉

    A isto se chama evolução. (e quiçá, destruição também :P)

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Estava a espera de ver o video que perca de tempo

    1. Avatar de Jefferson
      Jefferson

      Mas pra que tanta coisa? Quando eu era um moleque (puto, como dizem vocês) eu fazia algo igual utilizando um par de grampo de cabelo e uma ventosa.

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    @ neon obrigado. mas esta coisa não se segura de pé depois do salto. Mesmo assim gostei da mecânica.

    @ nfu não voltes a comentar com porcaria de videos. Isso tem alguma coisa haver com o post?

    1. Avatar de cartoon
      cartoon

      Não percebi qual é a tua autoridade para estares a proibir alguém de comentar aqui? Mania das grandezas, é isso? Ou parvoíce simplesmente?

      Olha, já agora e só para ti aqui vai um videozinho: 😉

      http://www.youtube.com/watch?v=psBDSUAU5Yo&feature=related

    2. Avatar de nfu
      nfu

      @ fernando: Mas tu és o provedor do blog, ou és mesmo só parvo?!

      Então o vídeo que eu coloquei não tem nada a ver com o post? O teu lindo comentário é que tem?!

      Isto há cada um que parecem multidões…

  9. Avatar de Nuno