Metaverso inundado de violações, assédio sexual e racismo?

42 Comentários

Está a ser notícia o caso de uma mulher que foi violada no metaverso da Meta, o Horizon Worlds, durante uma festa e com pessoas a assistir. Um caso que já se ouviu falar vezes demais na vida real é explanado agora no universo paralelo da realidade virtual.

No entanto, este não é caso único e há mesmo quem afirme que o metaverso está inundado destas situações, de assédio sexual, racismo ou xenofobia. Mas, então, qual será o propósito deste novo mundo?

Metaverso inundado de violações, assédio sexual e racismo?


A investigadora que entrou no Metaverso e foi violada

A plataforma Horizon vem dar aos utilizadores uma experiência social do mundo virtual. É estar num universo paralelo, contactar com outras pessoas reais, mas no universo virtual. Trata-se de uma plataforma da empresa Meta, dona do Facebook e que faz uso de produtos como os óculos e controladores Meta Quest 2.

Foi no âmbito de um estudo levado a cabo pela SumOfUs, que uma investigadora entrou num Mundo Horizon e se viu numa festa privada. Este estudo tem como título Metaverse: another cesspool of toxic content (ou em português, Metaverso: outra fossa de conteúdo tóxico).

No relatório podem ler-se os pormenores desta experiência, nomeadamente como é que a investigadora se sentiu.

Ao entrar na plataforma a mulher foi convidada para uma festa privada com outros utilizadores e foi-lhe sugerido que desligasse a ferramenta de segurança que, quando ativada, impede que outros avatares se aproximem, ficando sempre a uma distância superior a um metro, segundo é descrito.

Em seguida é levada para um quarto onde foi violada por um utilizador que lhe dizia para se virar de costas, enquanto outros utilizadores viam pela janela. Isto tudo enquanto outro utilizador estava no quarto, assistia e lhe passava uma garrafa de vodka.

Segundo se pode ler,”esse ato sexual não foi consensual e a investigadora descreveu a experiência como “desorientadora” e confusa.

Uma plataforma repleta de casos de abuso

Apesar desta ser a história do momento, a verdade é que não é única. No estudo são destacados outros casos de assédio sexual não só no Horizon Worlds, mas também noutras plataformas virtuais que pertencem à Meta.

Existem inúmeros casos reportados à empresa de insultos racistas, homofóbicos e outros crimes de agressão sexual. Por exemplo, no Horizon Worlds (Beta Testing) uma pessoa apresentou queixa à Meta por ter sido apalpada por um estranho, sugerindo melhores mecanismos para prevenir o assédio. Da reclamação não surgiram quaisquer ações por parte da Meta, como o utilizador ainda foi acusado de uso inadequado da plataforma.

Entretanto, a Meta está a ser pressionada para publicar um relatório onde coloque em evidência os perigos a que os utilizadores estão sujeitos neste tipo de ambientes virtuais. Há também pressão para que seja realizada por uma entediada externa uma avaliação de potenciais danos psicológicos civis e de direitos humanos dos utilizadores e de que forma poderão ser evitados.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ZZZZZZZZ
    ZZZZZZZZ

    Alguém me explica como é que alguém pode ser “violado” num sitio que não existe e com o qual não se tem contacto fisico???

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      +1
      Já não conseguem distinguir o que é real e o que não é 🙁

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Esta humanidade está a caminhar num bom caminho, está!…..

      2. Avatar de Tónio Piroco
        Tónio Piroco

        Só o facto de imaginarem e ainda se rirem de fazer isso, mesmo sendo virtualmente, já diz muito sobre o que se passa hoje em dia e a facilidade em que muita gente tem de fazer e dizer tudo a outros em qualquer rede social, ou mesmo por outros meios que não os pessoais.

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      É uma nova expansão do Sims.

    3. Avatar de forthehorde
      forthehorde

      Vivemos num mundo estranho…
      Mas deve ser tipo quando utilizadores da Horde faziam camping aos da Alliance no WOW e viceversa.
      Mas daí levar esse sentimento a sério…
      “…sociedade “fortes” tornam os homens fracos…”

    4. Avatar de JR
      JR

      Não se pode
      O que está em causa é o corportamento dos que fizeram isto.
      No momento que tens este comportamento numa situação “irreal” quem te diz que, vendo que podes fazer isto numa realidade virtual, não o vais fazer na vida real?!

      1. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        JR… Nao queiras ver o meu comportamento no GTA ou no POSTAL. lol

        1. Avatar de JR
          JR

          A tua comparação…. speechless

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            É de todo pertinente, uma coisa é um “jogo” e uma realidade “virtual”, outra coisa é a realidade… real!
            Eu, como muitos, tenho comportamentos completamente diferentes!

          2. Avatar de Tónio Piroco
            Tónio Piroco

            Hugo Nabais, jogos de tiros há muitos. Diz-me apenas quantos jogos baseados em agressões sexuais existem. Mesmo que não explícitos…

      2. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        Desculpa, então é por eu levar tudo á frente no GTA que vou atropelar pessoas na vida real?
        É por eu jogar pokemon que vou andar em lutas de cães ou de galos?
        É por se assaltarem comboios no Red dead que vou fazer assaltos na vida real?
        É por Jogar COD que vou andar aí aos tiros?
        Os jogos são “sítios” onde podes fazer tudo, sem represálias. Realidade virtual é o que?

        E mais: se o serviço tem um sistema para outros utilizadores não se aproximarem, ela já começou mal por o desligar….

    5. Avatar de J Martins
      J Martins

      Acredito que o estado vai noutro sentido.
      Num mundo virtual, aliás, até no mundo das redes sociais o anónimato faz com que as pessoas deixem cair a mascara e mostrem quem realmente são sem inibidores ou receio de consequencias.
      Quantas pessoas não andam a insultar alguém nas redes sociais mas quando é ao vivo nem sequer levantam a voz da mesma forma porque ja´sabem que ao vivo estão sujeiros a consequencias (que podem passar por levar na cara se andarem a insultar o povo como fazem nas redes sociais).

      Este estudo é relevante porque mostra que numa realidade virtual o que acontece a esta mulher é algo que na realidade também acontece mas, digo eu, menos publico e muito menos aceite pela comunidade… Basta ver a nossa distinção “moral” nos comentários em que “como é que alguém pode ser violado numa realidade virtual?”. O caso aqui não é se existe violação legal ou não. Acho que este estudo simpelsmente demonstra que num mundo sem consequencias a malta mostra o pior de si. Quem realizou e participou nesta “violação” muito provavelmente nunca o iria fazer cá fora e a unica razão para isso não é por ser “boa pessoa” mas porque tem medo das consequencias ou não tem sequer capacidade para isso.

      1. Avatar de Tónio Piroco
        Tónio Piroco

        +1

    6. Avatar de FAR
      FAR

      Se quer mesmo saber e não estava a ser só parvinho, sugiro que procure num dicionário o significado da palavra. Existem muitos online, nem precisa de gastar € para se aculturar.

      Se ainda assim tiver dificuldades em conseguir diga, que eu envio-lhe o endereço completo.

    7. Avatar de Stanley
      Stanley

      E questão está na violação psicológica e não na violação física.

  2. Avatar de Fontes
    Fontes

    Assédio moral, também não há contacto físico.
    Aliiciar menores nas redes sociais, sexting, etc. São crimes puníveis pela lei.

  3. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Pronto, é o fim da internet…. É com cada estupidez….. Ser violado num jogo………..

    1. Avatar de irritadiço
      irritadiço

      Ao menos que façam a javardice toda no metaverso. Se isso resultar em menos violações e abusos sexuais no mundo real já valeu a pena…

      1. Avatar de Tónio Piroco
        Tónio Piroco

        Isso é muito subjetivo. Alguém que nunca o faria na vida pessoal, até hoje, pode usar o Metaverso como um estimulo. É preciso ter noção, que nem todos pensamos da mesma forma, agimos da mesma forma e por aí fora.

  4. Avatar de irritadiço
    irritadiço

    No meu tempo havia paradise cafe, agora há isto. Acho que o Mark esqueceu-se de dizer ao pessoal que o metaverse não é um jogo. Parece que os fãs do GTA e COD estão lá todos batidos…

    1. Avatar de Bazuka
      Bazuka

      O que importa não ser um jogo? Para muitos tem a sensação de ser um porque é a extensão do que podes fazer em jogos, ter a liberdade para fazeres o que quiseres, ainda para mais porque estás num ambiente virtual onde não estás fisicamente a afectar outra pessoa.

      Mark, Metaverse, etc.. por alguma razão estranha continua a parecer que foi preciso esse senhor sugerir esta ideia, porque meio mundo esqueceu-se que a ideia de espaços virtuais sociais já existe há décadas. VRChat, Second Life, MUDs, etc.

      Por muito que seja reprovável a atitude que certas pessoas têm nestes espaços (que claramente devia ser mantida a um nível privado), a educação das pessoas para lidar com estas coisas parece estar em falta. Querem-se queixar de um “crime” para o qual seguiram um desconhecido e em vez de sair do ambiente ficou lá para desfrutar do assedio? Não é uma criança de 8 anos a meu saber, e isto não é Sword Art Online. ALT+F4 ainda é uma possibilidade.

      1. Avatar de Blue
        Blue

        Totalmente de acordo, e já referi algumas vezes na net também, que este senhor não veio descobrir o mundo metaverso. Eu conheço o Second Life há anos e este tipo de plataforma não tem nada de novo. Agora que nos dias de hoje, o Mark não tenham descoberto certos mecanismos…é outra história. O SL até hoje, que eu saiba, não teve este tipo de queixas, mesmo sabendo que tem todo um mundo para adultos. Mas entendo que só baixa a defesa quem quer 😉
        Como hoje em dia tudo se aponta para ganhar uns trocos extra….já nada me surpreende também.

      2. Avatar de Tónio Piroco
        Tónio Piroco

        Pois é, mas a realidade é que não sendo físico, podes com isto afetar mentalmente, há abusos através através de canais destes a toda a hora. E se achas que por ser um jogo, ou uma realidade paralela, toda a gente se deve ver no direito de fazer de tudo a todos, então estamos muito mal. A internet é livre, mas a tua liberdade pode acabar quando começar a minha (ou de outra pessoa qualquer).

        1. Avatar de Blue
          Blue

          Não estou a dizer que cada um pode fazer o que quer e obviamente que pode afetar mentalmente quem anda por estas plataformas e perder a noção da realidade. A minha observação vai mais no sentido que o Mark não inventou nada de novo e que há sempre que ter noção dos limites seja na nossa realidade ou na virtual. Felizmente do que observei no SL, nunca soube de casos negativos. Só a minha opinião 🙂

  5. Avatar de pj
    pj

    o “lixo do mundo” continua à solta.
    por que é que não há electricidade para metade do mundo, enquanto outros criam estas “porcarias” que não servem para nada???
    isto vai ter que ter um fimm…

    1. Avatar de Bazuka
      Bazuka

      Se não tens habilidade para ver uma finalidade num ambiente virtual de socialização, isso é meramente um problema teu e das palas que estás a usar.

      Se queres que a outra metade do mundo tenha electricidade, melhor fazeres uma campanha de angariação de fundos e pores-te ao trabalho, porque estás a viver num mundo capitalista e nisso não há dinheiro a curto-medio prazo para satisfazer os investidores.

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        Vai falar com um psicólogo e lê os diversos estudos que há sobre o tema. O ambiente virtual só serve para encher os bolsos a capitalistas. Não trás nada de bom à sociedade e é péssima para a saúde mental.

  6. Avatar de pj
    pj

    o “lixo do mundo” continua à solta.
    por que é que não há electricidade para metade do mundo, enquanto outros criam estas “porcarias” que não servem para nada???
    isto vai ter que ter um fimm…

  7. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Porque não voltou a ligar o tal sistema de segurança que tinha desligado?
    Porque depois não tinha conteúdo para ser famosa?

  8. Avatar de MCakaZim
    MCakaZim

    A quantidade de vezes que fiz e me fizeram o tea bag no Halo ou no CS… as vezes que peguei fogo a pessoas no Sims… no RDR ou GTA a arrebentar com NPC´s ou players só porque sim… nunca houve nada. é um jogo… é virtual… javardai á vontade. sociedade cada vez pior. por este andar vai ser só bixas ofendidadas com tudo que existe ou se faz. concordo com o que se disse acima. Se javardarem e fizerem tudo no metaverso e nao se passar nada no mundo real… está joia

  9. Avatar de Pedro Nogueira
    Pedro Nogueira

    “…metaverso da Meta”????
    Porque é que não chamam as coisas pelo nome???
    Não é metaverso da Meta, mas sim Realidade Virtual da Meta.
    O conceito Metaverso dentro da Realidade Virtual é uma coisa completamente diferente.

    Só poque um tipo mudou o nome da empresa para Meta e disse que estava a criar o Metaverso, significa que está a aplicar o conceito do Metaverse dentro da Realidade Virtual.
    Além disso, o conceito do Metaverse existe à mais de 20 anos.

    Não chamem Metaverso à Realidade Virtual, porque são coisas completamente diferente.

    Se não sabem do que estão a falar, mais chamarem as coisas peloa nome.

    O Metaverso em termos práticos ainda não existe. É isso que a Meta está a tentar desenvolver dentro da Realidade Virtual.

    1. Avatar de Tx2
      Tx2

      Boa pasta oh Pedro

    2. Avatar de Engenheiro de obras feitas
      Engenheiro de obras feitas

      Tanto Meta que já não sei quem põe .

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        😀

    3. Avatar de Stanley
      Stanley

      Salvando a palavra “metaverso” dessas estranhices virtuais que exitem agora.

  10. Avatar de ASilva
    ASilva

    Eu tenho é pena das mulheres que foram violadas na vida real, com é que elas se devem sentir.

    1. Avatar de Food Gym Todo
      Food Gym Todo

      uma coisa é certa, devem sentir algo

  11. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Acabou-se o tea bagging nos FPS de competição!

  12. Avatar de ManAugusto
    ManAugusto

    O maior abuso está a ser cometido às crianças de todo o mundo, desde tráfico sexual (até por gente conhecida das Big Corp, realeza ingleza, etc.) e o verdadeiro ataque à unidade da família e costumes cristãos… mas isso os néscios não reparam. São néscios!