Meta vai gastar 665 milhões de litros de água do Tejo

26 Comentários

A Meta não é apenas uma empresa com sede nos Estados Unidos. Pelo mundo têm vindo a ser construidas enormes infraestruturas para dar suporte aos serviços digitais disponibilizados. Um complexo implantado numa região que está em pré-alerta de seca pode vir a gastar 665 milhões de litros de água do Tejo.

Meta vai gasta 665 milhões de litros de água do Tejo


Complexo da Meta vai ocupar uma área de 180 hectares

De acordo com uma notícia da CM, as autoridades espanholas autorizaram a construção de um grande centro de dados junto ao rio Tejo, em Talavera de la Reina.

Segundo as informações, este centro deverá consumir 665 milhões de litros de água por ano. Este gigante centro tecnológico, que foi autorizado pela Junta de Castilla-La Mancha, ficará instalado numa região que está em pré-alerta de seca.

De referir que este tipo de estruturas têm um enorme impacto no ambiente, uma vez que os sistemas funcionam 24h por dia, 7 dias da semana.

Meta vai gasta 665 milhões de litros de água do Tejo

Para a refrigeração dos sistemas, em Espanha é comum utilizar-se nos centros de dados circuitos fechados de água. Este tipo de sistemas arrefecem as máquinas e recuperam o líquido evaporado por condensação, podendo reutilizá-lo. O complexo em Talavera de la Reina, em Castilla-La Mancha, vai ocupar uma área de 180 hectares.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    É melhor reverem o modelo de arrefecimento ou arriscam-se a ficar sem Datacenter no verão…

  2. Avatar de dofino
    dofino

    É mais nós ficarmos a arder com falta de água que fica retida no “Tajo” do outro lado da fronteira.
    Nuestros hermanos, ou melhor, alguns dos seus governantes ficam com a guita.

    1. Avatar de ifm
      ifm

      Alquem acordou, o caudal minimo com Espanha.

      Eles ate podem por 300 datacenters, desde que cumpram o caudal minimo.
      O problema aqui tambem não é so os Espanhois, nos ca tambem limpamos muita agua, com a industria do papel, aquela industria que planta eucaliptos “Que aqueles terrenhos ja não servem depois para mais nada”, a não ser para arder…

      1. Avatar de João
        João

        Demonstra , não saber do que fala.
        Ainda assim, pergunto: limpa o seu rabo ? Costuma escrever em papel ou imprimir? compra produtos embalados?
        Refexão

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas aquilo vai engolir a água? Ou recebe de um lado e sai do outro? O que impede de devolver a água (tratada) ao rio Tejo? O problema pode ser o aumento da temperatura da água.

    Pior era o projecto Espanhol de desviar toda a água para o Sul de Espanha para regar os campos de cultivo, deixando Portugal sem água, ou quase sem água.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Pior era o projecto Espanhol de desviar toda a água para o Sul de Espanha para regar os campos de cultivo, deixando Portugal sem água, ou quase sem água.” Não sabia disso.Então coitados dos agricultores,dos animais e das pessoas que morreriam de fome e de sede. 🙁

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Aliás os Espanhóis há 40 anos que desviam a água do Rio Tejo para o Rio Segura, mas tiveram um projecto que pretendia desviar toda a água, ou quase toda, para o Sul de Espanha basicamente cortando o acesso de Portugal à mesma, para a agricultura e assim, só não avançou porque os políticos portugueses mexeram-se a sério para impedir isso, mas teve mesmo para acontecer… os políticos até deixam os Espanhóis cortarem no caudal à séria impunemente, mas cortar tudo ou quase tudo pelos vistos nem os políticos portugueses conseguiram ficar indiferentes.

        E entretanto a água que é desviada para o Rio Segura, aparentemente terá de ser reduzido porque pelos vistos os tribunais decidiram que o caudal do Rio Tejo era muito inferior às determinações da UE e então terão de o aumentar de 3 para 8,7 metros cúbicos por segundo, e dessa forma terão de desviar menos para garantir tal caudal. Conhecendo os Espanhóis acho isso pouco provável de acontecer que o povo Espanhol está furioso, porque 100 mil empregos e exportações no valor de 3 mil milhões de euros estão em causa, duvido que cumpram com as determinações dos tribunais, mas enfim, esperar para ver.

        Morrerem em Portugal de fome e de sede por desviarem o Rio Tejo parece pouco provável, simplesmente teriam de se mudar para outro lado onde houvesse água… digo eu.

  4. Avatar de André
    André

    Esta Meta é mesmo o mal. Desde a rede social, ao metaverso (secound life), agora a água. Só espero que acabe rápido.

    1. Avatar de Tiago Rodrigues
      Tiago Rodrigues

      Talvez seja impossível quebra a espinha dorsal a este grupo… a UE bem anda a tentar…

  5. Avatar de Filipe R
    Filipe R

    Acabem com a porcaria da meta…. Será que não cai um meteorito em cima daquela porcaria ?

    1. Avatar de ifm
      ifm

      Mas agora a culpa é da Meta??? voces são todos alucinados!!!!

      Alguem deu autorização para tal, podia ter sido a Meta ou outro datacenter qualquer, ou ate uma industria mais poluente.
      A culpa não é da Meta, mas sim quem autoriza.
      Eu tambem queria construir a minha vivanda ali ao lado do forte de são julião com vista para o mar. Mas acho que a camera não me vai doar o terreno, nem autorizar as construção, mas que ficava fixe ficava.
      E se me autorizar a culpa era minha??

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        E culpa da meta em querer fazer isso nao tem ? E engracado como as pessoas justificam umas coisas e deixam de lado outras.

        1. Avatar de ifm
          ifm

          A meta quer fazer um data center, e então??? onde esta aqui o problema??

          Se autorizaram que culpa tem??

          Eu tambem posso pedir autorização para costruir na serra de sintra, no parque de monsanto, numa area protegida, e então??? Ja sei a partida que vai ser negada, mas e se aprovarem??

          Tambem ha uns anos não derreteram uns quantos hectares de subreiros para fazer obras ??
          Quem aproveu o seu licenciamento é que devia ser chamado a barra do tribunal e levar com a penalização.
          São meninos para receber milhares de euros por mes para tomar decisoes e dar parceres, quando da asneira a decisão deles a culpa é do outro????

          É cada iluminado nesta terra!!!

          1. Avatar de CENAS
            CENAS

            As coisas não são bem assim. Existem formas mais ecológicas e sustentáveis, tanto a nível de consumo de energia como de arrefecimento, de manter data centers. Mas são (atualmente) mais caros.

            É um pouco como as garrafas de plástico da Coca-cola que dizem “Recicla-me”. O consumidor pode (e deve) dar o seu contributo e reciclar, mas a responsabilidade efetiva não está do lado da Coca-cola que decide, por uma questão de custos, usar embalagem de plástico em vez de uma alternativa sustentável?

  6. Avatar de isto é só rir!
    isto é só rir!

    Eu não percebo é o que o governo portugues anda a fazer aqui. Podiam ir todos para o céu que não se perdia nada. Incrivel como este investimento vai para o país vizinho e não vem para Portugal.

    1. Avatar de ifm
      ifm

      Investir em portugal… não é facil.
      Ja viste a carga fiscal e a brucacia que este pais tem, e o “luvas” que tens de pagar!

      A mão de obra é mais barata, mas depois andas sempre com problemas com o estado papão!!
      assim fica complicado fomentar o investimento.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        eu vejo empresas a investir em Portugal e na grande maioria delas, nenhuma se queixa da carga fiscal.. Só vejo os mesmos de sempre a queixarem-se disso, GALP, Altice, a CIP entre outros…

        1. Avatar de ifm
          ifm

          tantas empresas que ate fazem fila…. a tesla foi para onde?? a Intel vai para onde?? a Applel esta onde?? ect…

          O que levas cá é empresas angolanas e chinesas, america do sul etc, porque é mais facil andar a subornar o tuguinha!!

          Ja vi em pousos anos vairias empresas australianas e americanas a instalarem-se, derretar algumas mais de 100milhoes e fechar portas antes de sequer começar a laborar.
          Sabes porque??
          Poque depois do investimento feito e cumprir tudo o que é suposto, a brucacia aperta e não saem da cepa torta, investiram o ter o dinheiro parado por papeis!

          Depois tem as empresas que é tudo feito em cima do joelho sem condiçoes, pagam uma luva aqui e outra a li, e sai o papel em 2 semanas e sigaa mete o tuga la a trabalhar, por 800€

    2. Avatar de CENAS
      CENAS

      Sinceramente, lobbyings deste género são dispensáveis – já temos q.b.. Alguém em Espanha encheu o bolso à grande e à bruta e agora, se estes consumos de água forem reais, vai muita gente (que não teve voto na matéria) sofrer com isso.

  7. Avatar de AlexS
    AlexS

    “circuitos fechados de água”

  8. Avatar de FilipeB
    FilipeB

    Não percebi a notícia.
    Se o circuito de refrigeração é fechado, como é que consome água anualmente?
    665 Milhões de litros de água é muita água, 665000 m3! O que dá 665000/365 = +-1800m3 água /dia! Para um circuito fechado????
    Não devo ter percebido a notícia pois isto não faz qualquer sentido…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Em Espanha, os centros de dados usam normalmente circuitos de água fechados para efeitos de refrigeração. Este projeto tem sido alvo de críticas pelo consumo energético que o complexo deverá gastar: 248 MW por ano, o que precisaria de 400 hectares de painéis solares.

      A água utilizada é subterrânea, não potável, e será tratada numa central de osmose para aumentar a sua vida útil. Apenas precisam substituir pequenas quantidades de líquido evaporado.

      1. Avatar de Sabe-se lá
        Sabe-se lá

        O local talvez não o permita… mas para refrigeração, água do mar não serve?

      2. Avatar de JoaoV
        JoaoV

        Então o importante na noticia seria referir o consumo energético gigante em vez da agua consumida uma vez que como disse, apenas irão precisar de substituir pequenas quantidades de líquido evaporado.

      3. Avatar de FilipeB
        FilipeB

        Ok Isso faz mais sentido, mas não é o vem na notícia nem no título do post.
        Então onde é consumida aquela água toda?

  9. Avatar de Zé

    Devemos sempre tentar poupar água ao máximo, e energia também.
    Mas 665 milhões de litros de água é o consumo que 26 tugas durante um ano. Não me parece particularmente preocupante. Deve ser bem mais delicada a questão da energia. Mas, quer queiramos ou não, se se a Meta está a construir este data centre é porque tem clientes para isso. Não, não gosto nada da Meta, mas existem por alguma razão, certo»