Matrículas digitais começam a ser testadas na Califórnia

33 Comentários

Um dos elementos dos automóveis que se tem mantido praticamente inalterado nos últimos anos são as matrículas. No entanto, a sua substituição está já a ser preparada, estando já em testes as novas matrículas digitais.

matricula digital 3


Introduzidas em 1898, na Holanda, as matrículas têm acompanhado os automóveis desde a sua invenção de forma a identificar cada unidade em circulação.

Nos últimos anos, embora tenham existido algumas alterações na sua composição, forma e material, este era um dos componentes que pouco tinha evoluído tecnologicamente.

No entanto, novidades estão já a ser preparadas, depois de ter entrado em testes na Califórnia uma nova matrícula digital.

matriculas digitais

Califórnia será a primeira a testar as matrículas digitais

Nas próximas semanas, as ruas da Califórnia passarão a contar com uma nova forma de apresentar a identificação dos carros, a matrícula digital.

Estas novas formas de identificação apresentam-se como autênticos tablets, com tecnologia idêntica aos Kindle Books, comunicação wireless e uma bateria integrada. Nestes ecrãs, além de ser apresentado o número de identificação, poderão ainda ser acrescentadas mensagens personalizadas.

Estas matrículas digitais trazem ainda um localizador que permite saber, em tempo real, a localização do veículo. Isso permite, por exemplo, saber onde está estacionado ou sinalizar como roubado, fazendo com que a polícia seja notificada com a localização do veículo.

Para adquirir uma destas matrículas será necessário desembolsar 699$, onde não está incluída a montagem, e ainda pagar uma mensalidade de 7$ para manter o serviço.

Embora esta seja uma evolução interessante, várias têm sido as questões levantadas relativamente à privacidade do utilizador. Uma vez que esta matrícula consegue registar os dados de navegação do veículo e dispõe de uma ligação que permite enviar esses mesmos dados para terceiros, levanta dúvidas sobre a possibilidade de monitorização por parte de entidades governamentais ou privadas.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lagaffe
    Lagaffe

    Ui, agora é que vai ser fácil arranjar placas falsas. É só ligar à máquina e alterar os dados.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Só por 1 minuto ou 2, basta um agente meter a matrícula no sistema e detecta na hora a fraude. Se reparar agora nos agentes, eles seguem um carro algum tempo até confirmarem que está tudo ok com a viatura, se o seguro está em dia, se bate certo com as características do carro. Se estiver tudo ok, eles vão-se embora, caso contrário mandam parar!

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        O que estás a dizer também é possível com matriculas de chapa e não é preciso desembolsar 700$. sinceramente penso que isto é a verdadeira definição de estragar o que está bem feito.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      Se for usada tecnologia Blockchain isso (a falsificação) irá ser impossível de fazer.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        No mundo da informática nada é impossível.

      2. Avatar de Flavio
        Flavio

        Exactamente o que está a a pensar!!!

      3. Avatar de Realista
        Realista

        A falsificação será mais no sentido de passares um pórtico de portagem ou radar e passares a multa para outro já que, a um toque de um botão, consegues alterar o registo…

      4. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        É cool falar em “blockchain” e meter essa palavra em qualquer coisa, mesmo onde não faz qualquer sentido? O que queres para o jantar? “Blockchain” na brasa”?

        1. Avatar de Oretoh
          Oretoh

          Oh Sérgio perdeste uma boa oportunidade de tar calado.

  2. Avatar de a
    a

    Sem entrar no assunto da privacidade, o que já é um grande problema, porque razao ter uma matricula deste genero?
    A unica razao que existe é para dar dinheiro a alguem. O consumidor vai ter que andar a pagar isto, e basta um pequeno acidente para ter que substituir isto por uma pipa de massa. Basta ir para uma lavagem automatica de carro e ja tive que substituir a minha matricula porque simplesmente partiram-me a minha de aluminio (nao tenho explicacao para sito, mas é verdade) mais o suporte de plastico.

    Porque razao complicar algo que nao necessita de ser alterado, em PT é o carro que tem a matricula para o resto da vida, na AT ou DE é o dono que tem uma matricula que pode usar em diferentes carros.
    No entanto, com que frequencia é que isto muda? Epa, vao é dar banho ao cao…. e deixem de andar a “inventar” merdas para sacar o dinheiro ao pessoal, ou entao é apenas uma start-up que nem daqui a um ano existe.

    1. Avatar de Paulo L
      Paulo L

      Espera até a Apple ter uma destas no seu portfólio.

      A iMatricula vai revolucionar o mercado, pode até custar 3.000,00 mas vai valer apena, e ainda oferecem um sticker de uma maçã (incompleta, já com uma dentada) que podes colar no vidro do carro

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Não odeies tanto… Isso é mesmo um trauma…

  3. Avatar de Danny
    Danny

    Para que complicar o que é funcional?

    Ah! espera… desembolsar 699$ e pagar mais uma mensalidade de 7$ para manter o serviço. Que bom viver com dividas mês após mês.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Estou plenamente de acordo, no entanto há quem dê muito mais por gadgets e não se importe. Havendo mercado só adquire os que podem.

      1. Avatar de Danny
        Danny

        Pois. Mas aqui não é só adquirir o gadget. Ficas preso a um serviço por todo o tempo que tiveres o carro. Se estiveres 30 anos com o carro, são 30 anos a pagar o tal serviço…lol
        Por mim, estejam a vontade em adquiri-las, desde que nao sejam obrigatórias.

        1. Avatar de Toder
          Toder

          tudo começa assim, utiliza quem quer e depois fica obrigatorio

  4. Avatar de Nrod
    Nrod

    Caros há que considerar 2 pontos fortes da utilização destas matriculas que estão a ser exploradas pelos amigos californianos:
    1 – O imposto de circulação lá na terra deles é tipicamente dois autocolantes que se colma na matricula, em que um diz o mês e outro o ano até ao qual o imposto está pago naquela matricula (não tenho a certeza se o imposto é pago por matricula se por carro embora me incline para a primeira opção). Podemos verificar isso nos cantos superiores esquerdo e direito das imagens no artigo. Bom a utilização da matricula digital faz com que nem não exista a necessidade de colar os autocolantes uma vez que ao pagar o imposto e a dar a informação de que temos uma matricula digital centralmente as entidades fiscalizadoras vão confirmar que está pago, para além de que ninguem pode roubar os autocolantes desta forma.
    2 – Potencial de publicidade, pelo que toda a área não reservada ao número pode ser utilizado para fazer publicidade, e todos nós sabemos como são aqueles meninos para fazer publicidade. Quanto está parado o carro pode estar também a fazer publicidade. Neste ultimo ponto é importante referir que quando alguem compra um carro lá por aqueles lados pode andar x dias sem matricula (estes x se não estou em erro podem ser alguns meses) e nesse caso pode usar toda esta plataforma para publicitar qualquer produto que ache relevante.

    Em Portugal, vejo valor zero neste tipo de coisas, até porque a nossa legislação e modelo não se coadugnam com estas práticas.

    Abraço!

  5. Avatar de Nunes
    Nunes

    inútil a meu ver

  6. Avatar de GM
    GM

    Americanices…..

  7. Avatar de Lagaffe
    Lagaffe

    Com a evolução da tecnologia, hoje em dia, o termo “impossível” dificilmente se pode aplicar.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mais avanços do Big Brother, mais um esquema para sacar dinheiro à malta… o habitual…

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mais avanços do Big Brother, mais um esquema para sacar dinheiro à malta.. o habitual…

  10. Avatar de Rui RM
    Rui RM

    ca p* de estupidez

  11. Avatar de NN
    NN

    Tendo em conta que ja querem introduzir chips nas pessoas, nao me espanta. Embora não vejo grande utilidade pratica em Portugal deste tipo de matriculas.
    No entanto, esta matriculas podem ser utilizadas para outros fins, com uns ligeiros upgrades, por exemplo ter sensores que auxilem outras viaturas a identificarem-se entre si ( tipo sonar, como existe para ai algures algo do genero ) como também auxiliar na travagem para detectar peões e colisões.
    Hoje podemos ver só como matricula, amanha pode ser algo muito mais evoluido e com facil instalação em veiculos mais antigos.

  12. Avatar de Luís
    Luís

    Porque é que isto haveria de ser útil se a matricula não muda?!

  13. Avatar de Aj
    Aj

    Aqui a utilidade será só o alerta Roubado, como os carros aqui mantém a mesma matricula ate a sucata, ao contrario dos EUA onde um carro tem nova matricula por cada troca de dono.

  14. Avatar de censo
    censo

    Nem tudo o que é electrónico é bom. Esta matricula é pura parvoíce. Se a matricula é única, para quê transformá-la num meio de fácil adulteração e com custos exponencialmente maiores para o utilizador ?

  15. Avatar de Batatinha
    Batatinha

    Gosto da ideia 🙂
    Depois arranjar-me um hack de forma a que nas portagens aquilo se apague ehehe

  16. Avatar de informado
    informado

    muito caro

  17. Avatar de Samuel
    Samuel

    Esta matriculas nunca irão funcionar em Portugal e nem na UE devido ao RGPD.

  18. Avatar de João Raposo
    João Raposo

    Tudo pela nossa segurança !!!

  19. Avatar de PoPey
    PoPey

    Deve ter tanto sucesso como as molduras digitais.

  20. Avatar de Andre
    Andre

    Isto vai ser fixe para assaltos, vamos assaltar? muda a matricula para outra qualquer e estas seguro. passas num pórtico? mudas a matricula para a matricula daquele carro igualzinho ao teu que viste noutro dia