Linux chegou a mais um lugar estranho, às máquinas Canon EOS

24 Comentários

O Linux é de todos os sistemas operativos existentes o mais versátil. Podemos vê-lo a correr em lugares onde não seria esperado e a desempenhar funções que não passariam pela cabeça de ninguém.

É normal vermos surgir hardware em que não esperaríamos ver um sistema operativo a correr e lá encontramos o Linux. Não é por isso uma surpresa ver que conseguiu chegar a mais uma plataforma. Desta vez foram as máquinas fotográficas DSLR da Canon.

canon_dslr_1

O Linux está preparado para correr em situações fora do normal, onde desempenha controlo sobre hardware que deverá ser imune a falhas e em que outros sistemas não estariam preparados para correr ou desempenhar funções similares.

As suas aplicações são tão díspares que desde pequenos computadores caseiros, onde desempenham o papel de verdadeiros media centers, servidores de alto desempenho, onde geram transacções comerciais e serviços da Internet, ou na gestão da frota de submarinos da marinha Norte Americana, que utiliza este sistema operativo de forma constante.

A mais recente conquista do Linux não representa qualquer vitória especial sobre um qualquer equipamento. É uma curiosidade que foi conseguida apenas para provar que seria possível, mas que abre um leque variado de possibilidades para o futuro.

O Linux foi agora colocado a correr em máquinas fotográficas DSLR da Canon, na linha EOS. A tarefa foi realizada de forma faseada e neste momento já é possível a qualquer um testar esta versão, desde que numa máquina desta linha.

Estando estes equipamentos equipados com processadores ARM (ARM 946E-S) e conseguindo aceder à memória disponível, os criadores desta versão conseguiram colocar o kernel 3.19 a funcionar e a apresentar as suas mensagens no ecrã das máquinas.

Este foi um trabalho que foi realizado por quem não tinha muita experiência em desenvolvimento de kernels e por isso acabaram por ficar por este estágio.

Ainda assim esta foi uma “vitória” e provou que mais uma vez existem locais onde o Linux tem espaço. Os passos seguintes serão a criação de mecanismos para a interacção com os botões da câmara, apesar de existirem já alguns que podem ser usados, e criar uma interface gráfica para controlar toda a máquina.

Partilhem qual foi o local mais “estranho” onde viram um Linux a correr?

via Magic Lantern Forum

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CarlosRino
    CarlosRino

    Bom, o local mais estranho onde vejo algumas vezes o Linux a “correr” é quando estou com o meu portátil no WC.

  2. Avatar de niquelnausea
    niquelnausea

    em uma batata!

  3. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Não são ‘máquinas’ mas sim câmaras! Até poderá existir uma máquina dentro da câmara…

    1. Avatar de Gilmar
      Gilmar

      Como assim câmeras não são máquinas? kkkkkkkkkk lógico que são meu querido! E são o q por acaso Insetos? Alienigenas? Deuses gregos? k

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    O dispositivo mais estranho onde já vi Linux a correr, foi mesmo a Bimby 2 (o modelo novo).
    Quem tem, pode verificar!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Sim confirmo, já tinha verificado que a Bimby 2 tem como base kernel Linux.

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Corre sobre o Magic Lantern…

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Estranho? E estranham porquê? Não seria esperado?

    Linux é usado largamente em sistemas embedded, não vejo nada estranho ou inesperado. Estranho e inesperado seria se corresse Windows.

    1. Avatar de Fábio Eliseu
      Fábio Eliseu

      Windows CE ring any bells?

      Windows Embedded Compact,[6] formerly Windows Embedded CE and Windows CE, is an operating system subfamily developed by Microsoft as part of its Windows Embedded family of products.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Rings a bell, e só alguém ingénuo ou ignorante nestas andanças acharia que é a mesma coisa. Isso é muito giro (em teoria) para players mp3 por exemplo, de resto deixa lá isso. Há uma razão pelo qual o Windows CE, Windows Mobile e os Pocket PC era confundidos uns com os outros. Logo aí dá para ver em que tipo de aplicação o WinCE era usado.

    2. Avatar de me and me
      me and me

      de estranho nao tem nada.. hoje em dia tudo o que é electronica contem um cpu, seja qual for a/as instroçoes que o mesmo processa, dai nao ser novidade portarem para este tipo de quipamentos.

      windows nao aparece porque nao é opensource.. para ja…

      seja como for as box da meo sao windows por exemplo…

      1. Avatar de lmx
        lmx

        olha…isso é uma novidade…serem windows! 😀

        É que normalmente são linux’s, bsd’s, ou algum derivado, uCLinux..?

        Em casos de micros mais fracos, correm sistemas operativos runtime, mas específicos, e claro mais pequenos..

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Completamente…. há aqui muita boa gente que é completamente ignorante quanto embedded systems e confundem as coisas. Mas andando….

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Ok, falas no mediaroom, numa box que é tudo menos comparável com um vulgar embedded. Dizer que uma STB como as que suportam mediaroom é embedded é como que dizer que o primeira Xbox era embedded device/system. O que…. não é.

    3. Avatar de Paulo Mendes
      Paulo Mendes

      Nem mais. Seria estranho sim era ver o Windows a correr nestas EOS.

  7. Avatar de maltanaosabe
    maltanaosabe

    A malta não sabe…

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    e a integração com todo o hardware, requisitos de tempo real, etc?

  9. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Flame – Esta parte é linda:
    “O Linux está preparado para correr em situações fora do normal, onde desempenha controlo sobre hardware que deverá ser imune a falhas e em que outros sistemas não estariam preparados para correr ou desempenhar funções similares.”

    1. Avatar de lmx
      lmx

      se há kernel’s capazes de desempenhar essa função…o kernel linux é um deles…um jóia no que toca a virtualização do hardware… 😉

      Adaptável, configurável, etc…uma jóia

      1. Avatar de int3
        int3

        acima de tudo, duro como uma pedra. não tem que reiniciar constantemente lol

  10. Avatar de lmx
    lmx

    Não sei se ha lugar onde ficaria admirado de ver linux a correr, mas talvez nos portateis windows??

    por exemplo nos chips wireless? ar9331?é só um exemplo 😀 maquinas com windows a correr linux algures..

    Mas se calhar onde ficaria impressionado seria mesmo ver linux a correr na Microsoft,(e corre mesmo quer no azure, quer internamente nos servidores..) 😀

    deixo aqui alguns sítios:
    http://www.comparebusinessproducts.com/fyi/50-places-linux-running-you-might-not-expect