KEF LS50: a derradeira experiência de estúdio…em casa

28 Comentários

O fabricante de colunas britânico KEF, que em 2011 cumpriu meio século de existência, sabe bem como é difícil – mas possível – conciliar os compromissos entre o tamanho das colunas e a forma como estas são capazes de reproduzir o som. Até porque nem sempre maior é melhor, tal como a empresa provou há mais de 40 anos quando se associou à BBC para criar aquela que é provavelmente a mais emblemática coluna monitora de sempre, a LS3/5A.

Agora, a KEF apresenta as LS50 (“LS” em honra às colunas criadas para a BBC; “50” em referência ao aniversário da KEF), que reivindicam a pretensão trazer para a casa de todos nós a qualidade de som da monitorização de estúdio.


A sala onde ouvimos música em casa e o estúdio de gravação têm muitas diferenças mas possuem também traços comuns. Por exemplo, quer o engenheiro de som quer o audiófilo doméstico têm como objetivo ouvir a música de forma tão semelhante quanto possível à forma como foi gravada originalmente. E tanto no estúdio de gravação como na sala de estar das nossas casas o espaço é limitado, pelo que há sempre uma luta para encontrar um compromisso no tamanho das colunas – entre o ideal e o possível.

Uma lenda renascida
Se a inspiração para criar as LS50 radica nas LS3/5A criadas há mais de 40 anos, a tecnologia usada pela KEF nesta sua nova criação é 100% contemporânea, usando complexos modelos informáticos 3D, dinâmica de fluídos e tecnologias proprietárias que foram usadas pela primeira vez no projeto KEF Blade, que é atualmente o pináculo do know-how KEF.

A invulgar forma ligeiramente curva da caixa das KEF LS50 e o seu novo travamento interno (constrained layer damping) permite suprimir ressonâncias com o potencial de coloração e distorção do som, ao mesmo tempo que um inovador pórtico elíptico flexível resolve os problemas de ruído associados a este tipo de soluções em colunas de pequeno porte.

O resultado é algo que parecia até agora impossível: um som “em grande”, com um palco estéreo alargado, que tipicamente apenas se encontram em colunas muito maiores, numa caixa que mede apenas 30,2 x 20 x 27,8cm (A x L x P).

A irrepreensível qualidade de reprodução do som é assegurada por um altifalante cujo cone é produzido em liga de alumínio e magnésio, usado pelas suas propriedades de rigidez e leveza. O tweeter Uni-Q encontra-se montado de forma concêntrica à unidade principal e possui uma guia de onda em forma de tangerina (tangerine wave guide) que oferece uma maior dispersão do som e evita a criação de um sweet spot de audição demasiado estreito.

Em ambos os casos trata-se de tecnologias KEF que foram refinadas ao longo dos anos e cuja última iteração pode ser encontrada apenas nas Blade e nestas novas mini-monitoras LS50.

Este modelo será disponibilizado já durante o mês de Julho por um preço aproximado de €999 (par).

Para os mais curiosos, fica o vídeo de apresentação:

Partilhar:
Tags:

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Carvalho
    Daniel Carvalho

    Bastante caro para o comum dos mortais…

    1. Avatar de Mário Sousa

      Sim Daniel, mas estamos a falar de umas colunas de topo, com um som a que poucas podem igualar…

    2. Avatar de António Pereira
      António Pereira

      Exacto … e por muito boas que sejam, não deixam de ser colunas cuja função é e sempre será a de reproduzir som.

      Já quando vejo ratos e teclados a 100€ fico de boca aberta a questionar: “Será que cozinham?!”. A qualidade paga-se, é certo, mas há diversos produtos que por vezes não vendem o esperado única e exclusivamente devido ao valor que colocam nos produtos.

      Para quem não tem o que fazer ao dinheiro, este género de produtos são sempre apetecíveis, mas para o comum dos mortais há outros produtos que fazem bem a sua função a 1/5 dos preços dos mesmos.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Não se esqueçam que o mercado destas colunas não são as pessoas que querem colunas baratas e razoáveis 🙂
        Para isso têm outras colunas.
        Não se esqueçam que existem colunas com preços acima de €12000 e vendem e bem , mas o som nem se compara , e convém que o resto do equipamento não tenha custado €500 🙂
        Um amplificador decente para as colunas de €12000 (sem sere a valvulas) custa na casa dos €3000 (apx ) estou a pensar em citrus ou audiolab …

        Abc

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Só porque não gosto de “apoiar em factos” o que digo :

          Colunas : SP Acoustics SP1 Signature : €18.593 ( em Inglaterra)
          Amplificador : Phatos InpolRemix : €4.725

          Já tive o prazer de os ouvir ao vivo e nunca mais o faço 🙂
          Acreditem que custa voltar a ouvir coisas para mim (pobre) 😛

          Abc

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Bolas hoje não consigo escrever … onde se lê :

            “Só porque não gosto de (…) deve-se ler :
            *Só porque não gosto de não*

            Abc

          2. Avatar de Oscar Marques
            Oscar Marques

            e cabos audio a 350€ o metro.
            eheheheh

      2. Avatar de Tózé
        Tózé

        Se for para ouvir mp3, não compensam mesmo.

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Isso não é musica é um formato comprimido com muitas deficiências mas que hoje se generalizou e hoje pede-se pouca qualidade , aliás a industria da música não tem produzido nada de jeito nos últimos anos como remixs e com as tretas electrónicas pelo meio ,existem excepções honrosas e que acompanho .

          Cumprimentos

          Serva

      3. Avatar de Serva
        Serva

        António Pereira ,

        Boa tarde , escrevo por experiência própria , estas colunas são destinadas a amplificadores ,pré-amplificadores , DAC (Digital Audio Converter) , transporte ( ao que chamamos de leitores de cds) , mas com a particularidades que a conversão não e feita por este aparelho que se dedica a minimizar vibrações que perturbem o lazer que está a ler mas sim ao DAC já referido e que pode sofrer upgrades de firmware que custam muitos € , estas colunas são para esse mercado e não para amplificadores integrados etc .

        Fiquei curioso porque cada coluna independentemente da marca tem a sua própria identidade , em tempos fui propriétaro das míticas KEF Q7 , eram colunas muito grandes não como os paneis electrostáticos , mas mesmo assim grandes , o que posso dizer som absolutamente soberbo , claro que as colunas estavam acompanhadas por dois amplificadores Mono um pré um DAC e um transporte que emanavam um som divinal , hoje estou praticamente proibido de ouvir musica em casa , sob pena de me colocarem as malas a porta , confesso ter saudades desses tempos em que passava uma tarde ou mesmo um dia inteiro a ouvir música em completo silencio e com um ambiente muito pouco iluminado .

        Resumindo não ouvi estas colunas , mas estou muito curioso para as ouvir se tocarem tão bem como o vídeo demonstra até sou capaz de comprar umas e tentar com os decibéis mais moderados tirar de novo o prazer de ouvir música a serio , só para que conste neste momento já não tenho as colunas tenho umas wanderstein que são enormes e pesam 115 Kgs cada e tudo isto está na minha arrecadação , está na altura de limpar o pó .

        Excelente post sobre um tema que muita gente gosta e aonde é difícil recolher informação com esta qualidade .

        Cumprimentos

        Serva

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Espero que não seja as Model 7 senão merecias ser morto no local 🙂

          Abc

          1. Avatar de Serva
            Serva

            São essas mesmo .

            Cumprimentos

            Serva

        2. Avatar de MM
          MM

          Colunas com 115Kgs cada isso não são colunas são 2 Frigorificos.
          Com isso em casa nem a porta chegava.

      4. Avatar de José Lopes
        José Lopes

        os carros também todos fazem o mesmo transportam as pessoas de A para B no entanto ha carros de 12mil euros novos e ha carros de mais de 500mil… e uma questão de carteira e gosto ou “parvoice” em alguns casos =)

        1. Avatar de Serva
          Serva

          Concordo , chega a uma altura tens de parar ou então endividas-te ,porque quando queres fazer um update do sistema tens de mudar quase tudo para que exista equilíbrio , eu levei todos os meus equipamentos a defunta IMASOM , e foi assim que escolhi as colunas e os cabos numa sala própria como é evidente , hoje estou fora destas lides mas confesso que se fazem muitas asneiras na compra de novos componentes que não nos trazem assim uma grande diferença , isto claro quando já se tem bons equipamentos .

          Cumprimentos

          Serva

  2. Avatar de anónimo
    anónimo

    Ainda bem que temos o google para pesquisar o que de mais caro existe em termos de audiofilia 😛

    Penso que é como tudo na vida, se for alguém que passe de manhã à noite a ouvir música, talvez o preço destas colunas passe a justificar. Tudo depende do uso e gosto que temos pelas coisas…isto claro está tendo sempre em conta o património de cada um…

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Se eu precisa-se do google para isso …sigh…
      Eu ainda sou do tempo em que o Google não existia 😛 pelo que para coisas básicas não o uso.
      Alias sou do tempo em que web era …erm… Netscape com paginas de texto e LINKS !! para outras paginas … ai que saudades do Inesc e das estações unix 🙁

      Abc

      1. Avatar de Serva
  3. Avatar de Jorge Xavier
    Jorge Xavier

    Ainda sobre preços: 1000 euros por um par de colunas, no mundo dito “audiófilo” é considerado “gama média”. A própria KEF tem o modelo Blade que custa 26.500 euros. E tem também as ultra-exclusivas Muon, de que só foram fabricados 100 pares para todo o mundo, que custam… 160.000 euros!
    Estas Muon foram apresentadas publicamente em Portugal em 2009, num AudioShow, e só posso dizer que, depois da experiência de audição nunca mais olhamos para o nossos sistema de som da mesma maneira… 🙁
    BTW, @Oscar: cabos de audio a €350? Conheço quem tenha dado… 5.000 euros. E não, não é ninguém que esteja no manicómio (mas está já divorciado, o que diz muita coisa!…)

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Sim , por “norma” deve-se poupar 10% do investimento para os cabos , no minimo.
      E para as “bases” das colunas também , tal como dos Amplificadores , etc …

      É carote 🙂

      Abc

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Vou contar aqui um episódio caricato , mas que no mundo audiofilo é muito frequente a posição das colunas e o acerto dos suportes anti-vibração para mim eram muito importantes tinha um lugar para me sentar e era nesse lugar que conseguia ouvir com a melhor experiência de palco , eu sabia sempre quando me mudavam as colunas nem que fosse por 1 cm , na época tinha um senhora que me fazia a limpeza em casa e por mais que eu a avisasse ela mexia-me sempre na posição das colunas que eram de chão , acabei por ter de rescindir com esta Sra por esta razão , por vezes quando somos novos somos muito impulsivos e eu era sem dúvida , o tempo que me levava a afinar todo o sistema exigia uma paciência que sinceramente não sei se hoje teria , mas sim os meus cabos eram de 600,00 € o metro e depois ainda tinhas de comprar a parte os terminais dourados que eram também outro balúrdio , tratando-se de colunas bicabladas o custo era a dobrar , mas confesso que tenho saudades desse tempo , o gosto pela HIFI começou muito cedo e a música de uma maneira ou de outra tem de estar presente na minha vida .

      Cumprimentos

      Serva

  4. Avatar de MarioM
    MarioM

    Pequenas no tamanho grande no preço.
    Nunca dava 1000€por umas colunas nem 500€

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      È uma opção , mas então nunca ouvirás nada de “jeito” 🙂
      Podes viver sem isso ? Claro que sim 🙂

      Abc

  5. Avatar de Serva
    Serva

    Porque não gostas de ouvir música é tão simples quanto isso , a audiofilia é uma forma de realizarmos os nossos sonhos mas que custam muitos € , são opções que têm de ser respeitadas e é isso que nos diferencia a todos e ainda bem senão andávamos todos vestidos de igual .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Pim Pam Pum
      Pim Pam Pum

      Errado, completamente errado, como quase sempre (lol). Há quem adore música, perceba muito de música, saiba até tocar instrumentos, compor, etc. e não tenha a paranóia de gastar rios de dinheiro em equipamentos para escutar música. Aliás, muitos músicos não se interessam nem dão valor a essas coisas. Até porque o som teoricamente perfeito, limpo e cristalino pode nem ser o que mais nos toca e agrada.

  6. Avatar de Serva
    Serva

    Não me vais dizer que o som com subwofer que hoje se vêm instalados em alguns carros é que é bom , o som é bom se não tiveres preponderância nem da gama média , baixa ou alta , ela é perfeita quando consegues ouvir os instrumentos bem separados e até consegues te aperceber mesmo num álbum de estúdio do palco sonoro , eu até prefiro mais o som que o amplificador a válvulas transmite tem o seu charme não é agressivo , não existe aquilo a que chamo de ”digitalite” são amplificadores menos vigorosos que os seus congéneres a transístores , mas são como os carros muito potentes não têm um grande arranque , mas depois quando vão lançados e muito agradável e têm 12 W de potencia e conseguem ombrear com amplificadores de centenas de watts ,o sistema que eu tenho é assim exactamente , quando o tinha montado e os meus convidados ouviam a minha aparelhagem a tocar diziam-me , é pá eu tenho esse álbum e na tua aparelhagem o som parece ser mais lento , claro que é uma ilusão , porque ao ter tudo separado não existe afunilamento e a musica ganha espacialidade .

    Cumprimentos

    Serva

  7. Avatar de Paulo
    Paulo

    audiofilos ou audiotas?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Depende do caso especifico de cada um 🙂
      Essas patologías não estão associadas 😛

      Abc