Estudantes no Japão podem enviar um robot para a escola nos dias em que estão doentes

5 Comentários

A tecnologia está cada vez mais presente na nossa vida e permite-nos realizar feitos que há uns anos eram dignos de ficção científica. Um passo nesse sentido está a ser feito atualmente no Japão, em que os alunos que estão doentes podem enviar um robot para a escola.

De forma incrível, o aluno pode assim usufruir da experiência de estar na sala de aula… Onde, para além de ouvir as lições do professor, pode inclusivamente intervir como se estivesse presente no local!

Estudantes no Japão podem enviar um robot para a escola nos dias em que estão doentes OriHime


O Japão é um dos países mais inovadores e tecnologicamente avançados do mundo! A sua sociedade é famosa por abraçar as mais recentes soluções tecnológicas e por as implementarem no seu dia a dia. Assim sendo, este país oriental torna-se numa espécie de vislumbre da realidade que poderemos ter na Europa no futuro.

No segmento da robótica, o avanço do Japão é ainda mais notório. Há já vários anos que são criados robots para o mercado doméstico e que os consumidores usam para o mais diversificado tipo de tarefas.

Ora, os robots já são usados inclusivamente na sala de aula! Um projeto piloto, na escola Tomobe-Higashi em Kasama, foi iniciado recentemente que permite aos alunos doentes interagir e estar presentes de forma muito particular.

Recorrendo ao robot OriHime, da OriLaboratory que é uma das mais avançadas do momento, os alunos podem estar em casa e desfrutar da aula como se estivessem na escola. O gadget, de pequenas dimensões e com uma câmara incorporada, foi desenvolvido para ser pousado em cima da secretária e assim participar na aula.

Usando uma app para smartphone e tablet, o aluno pode ver e ouvir em tempo real o que se está a passar na sala de aula através do OriHime. Para além disso, o robot tem ainda um altifalante incorporado que permite ao aluno intervir e esclarecer dúvidas junto do professor.

A sociedade japonesa tem um histórico notável no uso da tecnologia para integrar pessoas mais debilitadas. No passado, um café japonês encontrou uma maneira de empregar pessoas com paralisia, recorrendo a um robot da OriLaboratory.

O investimento do Japão em tecnologia é surpreendente!

Japão fabricou o mais poderoso Laser do mundo, uma arma letal!

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Só faltava agora esta.Sinceramente… 😐

  2. Avatar de Fábio
    Fábio

    Se o pessoal aqui no meu trabalho topar envio um no meu lugar e, possivelmente, com o avanço da tecnologia, um dia ele me envie para eu trabalhar no lugar dele.

    1. Avatar de FernandoRJ
      FernandoRJ

      Tem um filme do Bruce Willis chamado The Surrogates que aborda exatamente este tema.
      O filme é uma adaptação dos quadrinhos da Top Shelf, de Robert Venditti e Brett Weldele em que as pessoas podem ter avatares robôs e transferir suas mentes para eles, afim de viver mais intensamente.
      Robôs saem às ruas, trabalham e passeiam nos parques, passando todas as informações e sensações para os humanos que ficam em suas residências controlando-os.

  3. Avatar de nop90
    nop90

    Assim se vê a diferença de mentalidade e educação dos povos… Por cá inventam-se doenças para não ir à escola ou trabalhar…

  4. Avatar de Samuel
    Samuel

    Skype, Webex, tantas outras formas de se estar presente sem realmente lá se estar fisicamente, mas o real problema está na mentalidade ainda tão atrasada das pessoas e na sua resistência de experimentarem novas realidades, escondendo-se na falácia do “sempre foi assim, porquê mudar”.
    Não é um fenómeno exclusivo dos portugueses, mas que exageram, exageram.