Japão contrata robô humanoide gigante para a manutenção das linhas de comboio (vídeo)

6 Comentários

Tem 12 metros de altura e é o novo funcionário do Japão. Este robô humanoide foi contratado para assegurar a manutenção das linhas de comboio. Veja esta máquina em ação!

Japão contrata robô humanoide gigante para a manutenção das linhas de comboio

O novo funcionário humanoide da West Japan Railway tem 12 metros de altura e, à primeira vista, pode até ser um tanto sinistro. Contudo, a partir deste mês, o robô humanoide “com braços enormes, uma cabeça tosca e desproporcionalmente pequena, tipo Wall-E, e olhos de garrafa de Coca-Cola”, conforme descrito pelo The Guardian, será utilizado para trabalhos de manutenção na rede da empresa.

Com um alcance vertical de 12 metros, o robô humanoide pode utilizar vários acessórios desenhados para os seus braços para transportar objetos com um peso de até 40 kg, segurar um pincel para pintar ou utilizar uma motosserra.

O operador deste novo funcionário robótico está sentado no habitáculo de um camião, “vendo” através dos olhos do robô, por via de câmaras, e operando remotamente os seus membros e mãos.

Para já, segundo a West Japan Railway, as principais tarefas do robô humanoide incluem aparar os ramos das árvores ao longo dos carris e pintar as armações metálicas que seguram os cabos por cima dos comboios.

No futuro, esperamos utilizar máquinas para todos os tipos de operações de manutenção das nossas infraestruturas.

Disse o presidente da empresa, Kazuaki Hasegawa, numa conferência de imprensa, acrescentando que esta iniciativa deverá constituir um estudo de caso sobre como lidar com a escassez de mão de obra.

Afinal, segundo a West Japan Railway, a tecnologia deverá ajudar a colmatar a escassez de trabalhadores num Japão envelhecido, bem como a reduzir os acidentes, tais como a queda de trabalhadores de locais altos ou a ocorrência de choques elétricos.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Traumatologiaeortopedia
    Traumatologiaeortopedia

    É uma situação muito estranha, pq as pessoas precisam de empregos, assim funciona a economia, e a todo momento fazem coisas para reduzir os postos. Não é ser contra o progresso, é ser contra máquinas que substituem humanos.

    1. Avatar de LêMáFrénd
      LêMáFrénd

      “…escassez de mão de obra.”

      1. Avatar de ZéDasCouves
        ZéDasCouves

        “escassez de pagar como deve ser e dar horários razoáveis para os trabalhadores terem vida.”

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Pessoas precisam de empregos? Tens de me dizer onde. O que falta hoje é mão de obra e não empregos.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Jonnhy 5 versão XXL?

    Deve ser “eletrico”…

  3. Avatar de LUISSM
    LUISSM

    Aqui não se trata de substituir humanos no trabalho. Este pseudo robot, não passa de uma ferramenta como qualquer outra, cuja função é a extensão dos nossos membros superiores. O trabalhador está lá de igual forma, a operar a ferramenta. Esperem pelos verdadeiros humanoides autónomos, esses sim, substituirão a mão de obra humana.