Já tenho um pc, mas quero um Crunchpad!

18 Comentários

O que pensa que acontecerá sempre que se fartar de estar à frente do seu pc de secretária? Certamente irá para o seu portátil para conseguir uma maior mobilidade. E quando este último se torna pesado? A resposta poderá passar por um netbook. Mas se acha um netbook um canhão para abater uma formiga, então precisa de um Crunchpad.


A ideia por detrás do Crunchpad foi da autoria do colunista do site tecnológico TechCrunch Michael Arrington. O conceito em si baseia-se, em conceber um dispositivo bastante leve e fino, sem teclado físico, que não necessite de um disco duro e consiga arrancar directamente para o browser para aceder à net. No seguimento destas ideias, foi desenhado o primeiro protótipo que reflectia a ideia do projecto.

No entanto, existia um entrave: para completar a sua visão este dispositivo não poderia custar mais que 200 dólares (152 euros) a ser desenvolvido e no máximo 300 dólares (228 euros) a ser comercializado ao utilizador final.

Claro que depois de manifestar essa sua visão no site onde escreve, Arrington conseguiu reunir apoios bastante importantes para a concepção da sua ideia. A empresa de Singapura Fusion Garage disponibilizou o software para o aparelho e o projecto é liderado por Loius Monier, o fundador e CTO do primeiro motor de busca em grande escala na Internet, o AltaVista.

A construção do dispositivo está a cargo de David Yarnell e Greg Lalier, colaboradores da empresa Dynacept. O protótipo do dispositivo já passou por algumas evoluções, como mostramos de seguida.

Mas antes de ver o protótipo actual, vejamos algumas das suas características, até à data.

Hardware:

  • Ecrã táctil de 12 polegadas
  • Processador Intel Atom
  • 512 MB de memória RAM
  • 4GB de armazenamento SSD
  • Conectividade Wi-Fi
  • 1 porta USB
  • Webcam e Microfone

Software

  • Sistema operativo Linux, baseado em Ubuntu, com apenas 100 MB de espaço em disco.
  • Browser Webkit

Não deixam de ser interessante as características, se pensarmos que apenas se trata de uma versão especial de um tablet. O dispositivo em si, evolui a olhos vistos a cada dia que passa, dentro do orçamento definido no início do projecto. Actualmente o protótipo já vai na versão B.5, e tem o seguinte aspecto:

Este é um dos exemplos da ideia que ganhou asas e foi materializada num projecto, tendo a Internet como ponte entre todos os envolvidos. Não deixo de notar semelhanças neste caso, relativamente aos projectos de software livre que cresceram graças à rede mundial e se tornaram uma referência que hoje somos incapazes de ignorar. Aliás o Linux por exemplo é um desses exemplos.

Eu, juntamente com muitos adeptos de gadgets, irei continuar a observar este conceito com atenção, e esperar que o movimento social por trás deste novo dispositivo o permita que um dia eu possa ter um destes dispositivos em casa equipado com software livre.

Fonte: Linuxhaxor ver também TechCrunch

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Quem é que, seriamente, consegue qualquer tipo de produtividade ou conforto a usar um portátil (ou whatever) na cama ou num sofá? É simplesmente impossível! Especialmente numa cama.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de tagravado.com

    é giro…

    mas eu keria era um sony vaio p 😀

    http://www.tagravado.com

  3. Avatar de Joao

    Eu acho engraçado, ainda mais dependendo da sua autonomia final.

    http://www.tugapress.net78.net/

  4. Avatar de VelVetBoy
    VelVetBoy

    Realmente não é nada prático estar na cama com o portátil e ver os mails e pesquisar umas tantas coisas antes de finalmente adormecer. E muito menos ser produtivo… Mas este conceito para mim faz bastante sentido! No entanto parece-me um gadget um tanto ou quanto caro (para o utilizador final) “só” para ver os mails na cama. Contudo, aplicado noutros conceitos, como digital advertising, ou até mesmo como leitor de ebooks e afins é uma ferramenta fantástica!

  5. Avatar de Felipe Rei
    Felipe Rei

    E a bateria?

  6. Avatar de aospapéis

    Perdoem-me os anteriores mas, se este(a) dispositivo/aparelho/geringonça (“gadget” para quê?!) serve para aceder à internet, haverá momentos em que será bastante prazenteiro usá-lo na cama. Nem tudo é trabalho, que raio!

    http://aospapeis.blogspot.com

  7. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Na cama não uso computador.
    Com tantas ofertas existentes um gajo até fica confuso.
    Mas também as confusões dissipam-se depressa porque não há dinheiro para estas coisas.
    __________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  8. Avatar de Vítor M.

    De facto o Alexandre Kulcinskaia disse tudo, o importante é haver poder de compra, pois o que não faltam são opções.

    Esta está interessante e vem na onda do multitouch (onde é que eu já li isto) tendo como base uma ferramenta dedicada à web. Se pensarmos que o mundo tecnológico está a concentrar esforços para desenvolver produtos Cloud, então este gadget futuramente poderá ser o bastante para muitos utilizadores.

  9. Avatar de BaronRojo
    BaronRojo

    Parece interessante, tenho andando a ver preços de ebook readers tipo iliad, etc e são carotes, pode ser uma solução.

    Para usar o portatil na cama o melhor é um tabuleiro de pequeno-almoço, daqueles com pés 😛

  10. Avatar de Frigo
    Frigo

    porque não pegar nisto, retirar a ram, disco, etc, colocar apenas wireless, e ligava-se ao portátil/pc por wireless, e apenas servia como um ecrã de toque sem fios para controlar o pc. tinhamos todo o processamento e armazenamento do pc e a portabilidade disto.
    não seria melhor?

  11. Avatar de Rui Oliveira

    @Frigo
    Poderás sempre fazer isso por remote desktop, se uma aplicação para o efeito for disponibilizada para este tablet na versão final do protótipo.

  12. Avatar de Tenacyux
    Tenacyux

    O Frigo ainda vai fazer o dele…lol….
    Fora de brincadeiras achei um conceito muito muito interessante….

  13. Avatar de JP
    JP

    tens UltraVNC entre outros pela porta 80 … nada de novo.

    basta isso e a dita cuja conectividade … e fazes o que o frigo sugeriu.

  14. Avatar de Vasco
    Vasco

    Tanta conversa de usar o portatil na cama… eu na cama quero é dormir (ou outras coisas)! Quando a ela me dirijo o que menos me interessa ver é um PC a fazer-me lembrar o trabalho!!

  15. Avatar de Tomos

    Isto pura e simplesmente é um UMPC com um estilo novo e ecrã maior. Mas como não é tão versátil, pode ser que diminua o preço e aumente o interesse.
    Uma das grandes aplicações em que isto pode ser usado é em WebTV … essa sim seria uma boa aplicação para este bicho.

    ____________________________________
    http://www.pedro-figueiredo.com

  16. Avatar de JoaoJMC

    Estive a pensar e acho que se usarmos um Sistema Operativo Online, este gadjet pode ser bastante útil mesmo!

    ____________________________________________________________________
    http://www.tugapress.net78.net/

  17. Avatar de Artur Cordeiro
    Artur Cordeiro

    Com tanta coisa boa para fazer na cama e vocês a falarem em computadores, ainda por cima computador é masculino, arre! No entanto quando tiver alguns euros em excesso sou menino para comprar, eheheh.

  18. Avatar de CA3iR0
    CA3iR0

    …Ou seja, querem inventar uma coisa que já existe? (umpc)

    meh…