Intelligent Parking Chair – A cadeira Nissan que estaciona sozinha

39 Comentários

Claro que está a ler correctamente. Estamos a falar de uma cadeira que se “estaciona” sozinha para deixar o escritório completamente arrumado, o projecto chama-se Intelligent Parking Chair.

Se o foco desta tecnologia (o estacionar sozinho) está virado para os automóveis, a Nissan acha que nas cadeiras é que a tecnologia vai fazer sucesso. Veja como esta maravilha acontece!

Intelligent Parking Chair


A empresa japonesa Nissan quer que o escritório, a sala de reuniões ou até mesmo a sala de aulas estejam sempre aprumadas com as cadeiras devidamente arrumadas. Para isso desenvolveu uma cadeira que se auto-estaciona.

 

Palmas para a Intelligent Parking Chair

Com um único aplauso, estes móveis futuristas automaticamente dobram-se para trás e colocam-se nas suas posições legítimas, mantendo assim o escritório ou sala de reuniões mais arrumado. E, claro, também é divertido ver as cadeiras, como por magia ou bruxaria, dançarem até ao lugar de estacionamento, na sua posição na mesa.

O vídeo que verá a seguir pode parecer realmente estranho, sim, é óbvio que vem do Japão, mas é a demonstração das cadeiras Nissan inspiradas num modelo de cadeiras da marca Okamura.

https://www.youtube.com/watch?v=O1D07dTILH0

 

Como funciona o sistema das Parking Chair?

Tecnologicamente inspiradas nos veículos da Nissan, estas cadeiras recorrem a 4 câmaras que verificam a posição dos objectos para se desviar de obstáculos e encontrar o seu lugar. Depois têm sensores que permitem detectar a proximidade e ainda podem ser controladas, simultaneamente, via Wi-Fi.

Intelligent Parking Chair

Não espere por estas cadeiras tão cedo no mercado e não tenha ilusões que, quando chegarem, terão um preço aceitável, até porque mesmo parecendo simples, a tecnologia envolvida faz destes “bancos tecnológicos” uma peça de arte moderna.

Nissan Parking Chair

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Telmo Silva Santos
    Fernando Telmo Silva Santos

    Sempre em cima do acontecimento,espectáculo!

  2. Avatar de Bruno Ribeiro
    Bruno Ribeiro

    Eu faria diferente… é questão de guardar a posição percorrida ou seja (x,y) e depois percorrer isso regressivamente. Claro que nesse caso não se desviaria de objetos e se o utilizador desse algumas voltas a cadeira iria repetir isso regressivamente. Mas é uma ideia certo? 🙂

    1. Avatar de Julio Vieira
      Julio Vieira

      era uma ideia, mas acho que o Processo de Decisão de Markov adequa-se mais a este tipo de situação

  3. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Problemas de 1º mundo…

  4. Avatar de mythic
    mythic

    a ideia é boa, mas dispendiosa

  5. Avatar de RF
    RF

    Ahhh…. e que tal todos sermos civilizados e arrumarmos a cadeira!? Mais barato, menos desperdício de energia e de recursos!

    1. Avatar de fasd
      fasd

      Exactamente.
      Concordo com algumas tecnologias, mas algumas é mesmo aquela expressão “olha me este, inventa coisas destas porque não tem mais nada para fazer”.

      Custa muito, pegar na cadeira e coloca-la no sitio? é um trabalho tão difícil? Parece que a Nissan pensa que sim, ao ponto de se dar ao trabalho de inventar esta porcaria…

      1. Avatar de Reinaldo
        Reinaldo

        Então para que usas comando TV se podes levantar-te e mudar de canal

        1. Avatar de Paulo Pires
          Paulo Pires

          Que lógica. Uma coisa é levantar-se e arrumar a cadeira antes de saír e outra coisa é estar sentado a ver TV e ter que se levantar sempre que quer mudar de canal.

        2. Avatar de EC
          EC

          Para que telefones se podemos falar directamente com as pessoas?

          1. Avatar de fasd
            fasd

            Em relação a telefonar? Está a brincar? Esta a compara uma tecnologia que é usada para arrumar uma cadeira com uma coisa que dá para falar a quilómetros ?
            Quando a pessoa é de perto, eu vou lá falar com ela, agora se for de frança, esperas que vá a pé ter com ela e falar pessoalmente?

            Será que alguém sabe comparar coisas decentes? Ou só fala para o ar sem pensar…

        3. Avatar de fasd
          fasd

          Não faz sentido, comparar alhos com bogalhos, enfim..

          Arrumar uma cadeira = lentar, colocar no sitio..

          Em relação à televisão, tens mil e uma coisa (mudar canal, volume, pesquisa, etc etc etc)… por isso, “já foste”… quando quiseres comparar algo, pensa duas vezes no que dizes enfim… se cada vez que quiseres executar uma acção na TV, tivesse de levantar, nossa…

      2. Avatar de Man
        Man

        Por essa ordem de ideias, não se teria inventado:
        – o telefone (custa muito ir ter com a outra pessoa?)
        – o telefone móvel (para quê, se há tantas cabines públicas?)
        – o automóvel (então as carroças não serviam?)
        – o ábaco (e os dedos, servem para quê?)
        – a máquina de lavar roupa (então o raio da mulher serve para quê?!)
        – a máquina de lavar loiça (idem)
        – o comando à distância (ai a preguiça…)
        – o aspirador (para quê, se há vassouras?)
        – a caixa de velocidades automática (não tem mãozinhas, não?)
        – o elevador (e as perninhas são para quê?!)
        – a distribuição de correio ao domicílio (então as pessoas não podiam ir à estação de correios?)

        Fora de brincadeiras, todas as invenções são boas. Trazem sempre algo de novo para o dia a dia das pessoas, mesmo que à primeira vista possa não parecer. É certo que umas são mais úteis do que outras, mas não é por isso que se deve desprezar a criatividade do ser humano da maneira que o faz no seu comentário. Invoca o sermos civilizados, pois as civilizações evoluem graças a invenções, a novas maneiras de resolver problemas. Mesmo que possam não ser problemas para algumas pessoas.

        1. Avatar de fasd
          fasd

          Muitas não faz sentido.. enfim

          Telefone/Temóvel -> Se a pessoa for de frança e estiveres em portugal, vais a pé? Não, por isso inventasse este aparelho…

          Automóvel -> Antigamente, utilizava-se animais para circular (puxar a carroça), mas não achas que isso é pedir demasiado ao animal? Afinal eles também são ser vivos e depois, imagina que uma pessoa precisa de tratamentos na hora? Ias quê, de carroça? chegavas ao hospital e já estava morta… enfim, por isso inventa-se algo mais rápido para chegar a um sítio…

          ábaco, isso até concordo a um certo ponto, mas era bom para decorar números, para as pessoas não esquecer…

          máquina de lavar? ACÉRIO? Tens cabeça para pensar? Então não dá jeito estares a trabalhar e chegares a casa com a roupa lavada? mulher? e os homens também não podem? Vai trabalhar miúdo, deixa-te de merdices… está não vou comentar muito, porque quando referes “mulher”, perdes toda a credibilidade…

          lavar loiça, novamente até um ponto…

          comando, já viste se ao mudar de volume.. canal… menu…pesquisa…comando de voz…, te para isto tudo teres de levantar… morria abafado… mais uma sem sentido

          aspirador, vá lá que não vá, muitas vezes ainda varro, o aspirador é melhor porque não levanta pó e não tens muitas das preocupações…

          caixas automáticas, isso é muito para (desculpem o termo) “paneleirices”, enfim…

          elevador, acério? um prédio com 100 andares, teres de fazer aquilo tudo dia e noite morrias ao segundo dia… mais outra merd**

          correios? eu morro numa aldeia, ter de ir à cidade em 2 em 2 dias é mais que complicado, agora imagina uma senhora de idade…

          Após isto tudo, começaram com merdices para comparar coisas que realmente são úteis no nosso dia a dia com uma PORCARIA QUE É.. LEVANTAR E POR UMA CADEIRA NO SÍTIO… por favor, aqui vai um conselho, pensei antes de falar, por favor… poupam trabalho às pessoas…

        2. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          É necessário inventar algo de forma a fazer filhos de forma automática em casa. :O

          1. Avatar de fasd
            fasd

            Essa máquina posso ser eu, dependendo da mulher a acompanhar :p

    2. Avatar de EC
      EC

      Isso faz lembrar a história dos norte-americanos que no início da exploração espacial depararam que as canetas esferográficas de tinta não escreviam devido a falta de gravidade e de pressão atmosférica. A Nasa teria investido milhares de dólares para criar uma caneta especial que escrevesse no espaço . No mesmo período, a Russia (ex União Soviética) teve uma solução mais simples e incrivelmente mais barata: Usou lápis para escrever no espaço!

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Só que essa história não passa de uma fábula. Na realidade usaram as duas lápis e mudaram quase simultaneamente para canetas depois de uma empresa as ter desenvolvido. Cada caneta espacial creio que custava 3$.

    3. Avatar de NCA
      NCA

      Tens carro? Porque não usadas as pernas para andar? Mais barato, menos desperdicio de saúde e mais saúde!

      Tens cadeira? Porque não ficas de pé? Mais barato, estragas menos.. e para a saúde é bem melhor.
      Tens comando da TV? Não te preocupes, não o uses vai directamente a TV e passa de canal.. são só uns 100 canais.. não é la muito.. isto é se tiveres 200 canais ainda é bem pouco.

      1. Avatar de fasd
        fasd

        Oh miúdo(a), parei de ler quando dizes “ficar de pé é bem melhor para a saúde”… não sei se riu ao se choro, mas tu pensas que no trabalho vou ficar 5 horas a pé? MAS SERÁ QUE NINGUÉM sabe comparar uma coisa..

        Estamos a falar de algo que é levantar e por a porcaria da cadeira no sítio, e já vão buscar meio mundo de estupidez, isto está perdido -.-

        Será que para a próxima tenho de explicar mais devagarinho para toda a gente entender???

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Gostei da parte “WiFI” acho que muita gente vai ser mandada pelas escadas abaixo lololll

  7. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    sim.. muito bom produto.. w?!t?!f!! ..porque as pessoas têm bracinhos mas quando se levantam da cadeira não podem arruma-la.. dá muuito trabalho.. cada vez mais estamos a tornar-nos numa sociedade de sei lá o quê.. a cadeira tb vai dar papinha à boca das pessoas que estão sentadas? .. é que assim era mais uma tarefa complicada que ficava eliminada.. enfim..

  8. Avatar de Joao
    Joao

    E o que acontece se alguém se lembra e bate palmas no escritório enquanto está toda a gente sentada?

    Vai tudo contra as mesas?

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      É claro que o sistema detecta se a pessoa está sentada ou não. 😉

      1. Avatar de GiGA
        GiGA

        Enganaste, vê o vídeo completo.

  9. Avatar de anonymous
    anonymous

    E se estiver-mos sentados e alguém bater palmas?

    1. Avatar de Vítor M.

      A cadeira ocupada não se mexe. Há parâmetros que podem ser estilizados.

  10. Avatar de Renato
    Renato

    Só bota-abaixos!

  11. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Muito interessante, mas… sozinho num espaço com cadeiras a mexerem-se sozinhas, mete medo. 😐

  12. Avatar de Helder Correia
    Helder Correia

    Muito interessante. Parabéns pelo artigo.

  13. Avatar de Catarino
    Catarino

    Ainda se fosse ao frigorífico buscar a bejeca, isso é que era 😀

  14. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    o conceito é giro, mas não aplicável a cadeiras 🙂
    apenas é giro de ver
    e que tal um robo que ao fim do dia arruma as cadeiras uma a uma, arruma os papeis em cima da secretária (se ainda se usar papeis), deita fora o lixo, e deixa tudo limpinho para o dia seguinte voltar a ficar tudo sujo e desarumado

  15. Avatar de VA
    VA

    Brilhante, simplesmente brilhante. Japoneses sempre á frente em juntar as tecnologias de ponta às necessidades do dia-a-dia. Já trabalhei numa empresa que alugava salas de aulas/coloquios em que entre o termino de um evento/aula e a seguinte tinha-se que mandar funcionários arrumar ente 50 a 150 cadeiras. A quantidade de horas de trabalho que se desperdiçava nesta simples tarefa era enorme. Esta solução, apesar de ser um investimento elevado vai compensar muito a longo prazo; isto se a manutenção das ditas cadeiras estiver incluída… é claro.

  16. Avatar de Alex
    Alex

    Acho que deviam de perder tempo a arranjar os problemas que os carros NISSAN tem, em vez de deixar o cliente pendurado com desculpas do mau funcionamento.
    Vemos carros com medições da chaparia mal feitas, frinchas onde cabe um dedo e do lado oposto nem uma unha cabe.
    Capô que parece que vai sair quando atinges uma certa velocidade.
    Problemas nos travões eléctricos, com avisos constantes, e onde se regista o carro a travar mal…
    Travões com problemas no sistema de pastilhas..
    Ruído interior em demasia
    Problemas de torção
    Direcção desalinhada sem hipótese de correcção onde o pneu fica mais gasto e faz metade dos km que o pretendido
    Ruídos no motor
    Sistema de aviso de veiculo em ultrapassagem com mau funcionamento com chuva, materiais refletores ou com a iluminação da cidade
    Censores de estacionamento não funciona com a humidade e activam-se constantemente sem qualquer obstáculo a frente
    Auto-radio/computador de bordo com má recepção FM, com péssima qualidade sonora, e passa a vida a bloquear e a fazer reset…
    ….
    Isto para os carros Qashqai, só acho que a NISSAN deveria de olhar mais para estes problemas em vez de andar a inventar coisas que já é automático a pessoa que se levanta arranjar de imediato a cadeira que esteve sentado.
    Deviam de cuidar mais do seu cliente, e isso não acontece!!

    Já não vou falar do grupo CONFIAUTO porque enfim… digamos que deixou de ser de confiança

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Como eu gostava de ter este sistema nas notas de 500,00€… é uma dor de cabeça arruma-las na carteira!!!!!!

  18. Avatar de Andre L
    Andre L

    Lindo acho que ia passear batendo palmas 😀 😀