Imagina-se a receber uma encomenda pelas mãos de um robô? Amazon vai testá-lo!

14 Comentários

Os robôs humanoides são já uma realidade, estando várias empresas a aprimorar as capacidades das suas criações. Enquanto isso, contudo, o público pensa nas máquinas a serem utilizadas em fábricas ou outros ambientes controlados, a executar tarefas repetitivas, por exemplo. Imagina-se a ter um robô humanoide à sua porta para lhe entregar uma encomenda? Essa realidade já esteve mais longe, pois a Amazon vai testá-lo!

Robô humanoide a segurar encomenda da Amazon

Atualmente, as entregas da Amazon são feitas por mais de 20.000 carrinhas elétricas Rivian, e espera-se que esse número aumente para 100.000 até ao final da década.

Se para já as carrinhas da Rivian são conduzidas e as encomendas da Amazon são entregues por seres humanos, eventualmente pode bater-lhe à porta um robô humanoide.

Ao The Information, uma pessoa familiarizada com o assunto contou que a Amazon construiu uma instalação para testar robôs humanoides num ambiente fiel ao das entregas no mundo real.

 

Amazon quer robôs humanoides a entregar encomendas

Como parte do projeto, “a Amazon está a ajustar os últimos detalhes de um «parque humanoide», uma pista de obstáculos interna num dos escritórios da empresa em São Francisco, onde em breve testará esses robôs”.

Conforme partilhado, a empresa de retalho online terá uma carrinha de entregas elétrica Rivian no local para testar os robôs à medida que entram e saem do veículo, levando as encomendas até às portas dos clientes.

Carrinhas elétricas da Rivian destinadas às entregas da Amazon nos EUA

O objetivo passará por ter robôs humanoides a viajar na parte de trás das carrinhas elétricas da Rivian e a saltar para entregar as encomendas.

Apesar de o plano passar por testar vários robôs humanoides, a fonte menciona apenas um da Unitree, da China.

Além disso, a Amazon estará a trabalhar no seu próprio software para alimentar os robôs humanoides, com base no DeepSeek-VL2 e no Qwen, da Alibaba, com sede na China.

A Amazon reúne uma vasta experiência na utilização de robôs e robôs humanoides nas suas operações. No entanto, esses foram utilizados para tarefas em armazéns, por exemplo, e não para estar em contacto direto com o cliente, aquando da entrega de uma encomenda.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de CantorBN
    CantorBN

    comigo não vão ter sorte: nem drones nem robot. Se querem negócios comigo só com humanos, e bem dispostos. Máquinas ou humanos aziados não vão ter sorte

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Eles estão preocupadissimos com isso ahahahahah

    2. Avatar de X
      X

      Os humanos aziados vão salvar o mundo!
      Desconfia daqueles que no inferno, sorriem!

    3. Avatar de andre
      andre

      se um robot te bater à porta com a tua encomenda, vais rejeitar?

  2. Avatar de Sympathyforthedevil
    Sympathyforthedevil

    Não há qualquer hipótese de isto funcionar atualmente, fala-se há dezenas de anos, constantemente de robots, mas são só experiencias, exibições, nada de rotinas completas para uma tarefa. A mesma coisa com investigação do cancro, fala-se há dezenas de anos, anuncia-se novas técnicas, mas continuam a morrer milhões. Não há uma urgência, como houve no Covide, em menos de um ano inventaram-se varias vacinas que resolveram o problema. Os senhores investigadores estão mais interessados no 9to5 e encarar esse trabalho como um emprego que interessa preservar.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não digas asneiras! A sério que estás a comparar um cancro com uma doença respiratória?
      Como se uma farmacêutica ou um grupo de investigação não fosse lucrar montanhas de milhões caso cheguem a uma cura.

    2. Avatar de andre
      andre

      no covid nao inventaram a roda, simplesmente saltaram uma pilha de procedimentos de segurança

  3. Avatar de zyxzzzzz
    zyxzzzzz

    Quem dera que esse futuro chegue rápido, para quem tem de suportar outros humanos todos os, prefiro comer sopa, as pessoas estão cada vez pior de lidar intragáveis mesmo.

    1. Avatar de X
      X

      Começam a abrir os olhos e a perceber que foram enganadas com promessas do tipo “sonho americano”.

  4. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Prefiro que continuar a receber encomendas da mulher bonita dos C.T.T.

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … tens noção que não vai ser sempre a mesma “mulher bonita” a entregar o que quer que seja um dia destes levas com um camafeu, e depois? LOLOLOLOL

      1. Avatar de X
        X

        Subestimas o potencial das tecnologias do futuro, o robo terá na zona do rosto um ecran onde aparecerá o rosto de uma mulher bonita, humaniza a experiencia e o cliente fica satisfeito, não haverá robos feios mete essa na cabeça!

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas como e que o robot chega a casa do cliente ? Tambem ira conduzir uma viatura ? E sera que vai cumprir o codigo da estrada ? ahaha

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Nada de surpreendente. Os CTT já estão a testar também uns modelos com cavalo elétrico, até tocam a vuvuzela.