HumanForm: Um interessante smartphone flexível Nokia

34 Comentários

O ano de 2011 tem sido forte no anúncio de dispositivos móveis: alguns versões renovadas, outros anúncios há muito esperados, e ainda outras surpresas e novidades que vieram trazer uam lufada de ar fresco àquilo a que estamos acostumados nos smartphones.

Estou a referir-me à Nokia e ao seu mais recente conceito de smartphones fléxíveis. Um exemplo dessa gama, é o Nokia HumanForm, um smartphone que se utiliza das várias utilidades da nanotecnologia para se mostrar algo completamente diferente.

nokia form


Depois se vos termos apresentado os surpreendentes modelos Nokia com Windows Phone 7, a Nokia demonstrou que queria chegar mais longe e introduziu.nos num novo conceito para smartphones: a flexivibilidade.

Um dos mais recentes projectos da Nokia é o HumanForm, desenvolvido pela NokiaDesign e pelo Nokia Research Center, e demonstra-se num smartphone muito flexível, podendo ser facilmente manipulado até chegar à forma mais adequada para cada utilizador.

O aspecto do HumanForm é incomum, apresentando-se em forma oval, dando noção de ser muito leve e macio mas ao mesmo tempo resistente.

01

Segundo a Nokia, o HumanForm apresenta-se um smartphone “muito dinâmico que vai muito além do touchscreen e da comunicação”. Neste smartphone, o utilizador quase nem vai notar que existe tecnologia uma vez que a tecnologia que capacita o HumanForm é nanotecnologia e fica praticamente “invisível” ao olhar humano. Ao interagir com o aparelho, o utilizador terá a sensação de estar a tocar num bocado de borracha transparente e maleável.

Aqui fica um vídeo para verificarem a potencialidade do HumanForm:

Segundo Jarkko Saunamaki, designer da Nokia e responsávekl pelo conceito “o Nokia HumanForm foi criado com um esforço colectivo para traduzir as nanotecnologias mais promissoras numa experiência significativa ao utilizador, e também para transferir r definir alguns conceitos para os futuros modelos da empresa” [via]

 

Poderá este conceito de flexibilidade revolucionar o mercado dos smartphones; Terá a nanotecnologia lugar no futuro das telecomunicações?

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zbenta
    zbenta

    O conceito parece-me interessante, mas não o acho muito ergonómico. Será que com este projecto a Nokia vai utilizar o maemo?

  2. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    ehehehe nice

  3. Avatar de Lopes
    Lopes

    Enquanto a malta da Nokia, sony ericsson, microsoft e entre outras se diverte a fazer videos futuristas que não têm interesse nenhum, a apple vai investigando seriamente para melhorar os seus produtos. E não, nem sequer sou apple fanboy. É claro que a nokia tmb aposta no desenvolvimento de prototipos, como todas as empresas desta area, mas nunca percebi a utilidade destes videos fantasticos

    1. Avatar de claudio
      claudio

      estás a assumir que a nokia é uma pessoa chamada nokia e que é um todo, e o mesmo com a apple. na nokia tens programadores, engenheiros disto, engenheiros daquilo, editores de vídeo, e afins. uma coisa não implica a outra.

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Existe o prototipo já como podes ver aqui(http://research.nokia.com/news/12110)…Enquanto a apple não passa do papel 🙂
      Até porque a apple ainda não inventou nada até hoje…. Oh wait.. inventaram as escadas que usam nas lojas… 😉

    3. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Investigando? Queres tu dizer, “anda a procurar o que os outros têm e a Apple não tem” :]

      PPL! DO NOT FEED *LE TROLL!

    4. Avatar de J Pedro
      J Pedro

      Repara, o conceito, o design, a tecnologia e depois o mais interessante, as patentes, e melhor ainda, assim se pode depois dizer em tribunal que os outros copiaram, “money talks”

  4. Avatar de Emerson
    Emerson

    Para mim apresentação foi impressionante, antes de assistir o vídeo eu estava imaginando ele sendo usado no pulso rsrsrs…

    Sempre gostei do Hardware da Nokia, mas hoje eu sou fã do Android, a união dos dois seria um sonho realizado.

  5. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Parece um vibrador!!! xD

    1. Avatar de RicardoResende
      RicardoResende

      Desculpa, parece um penso higiénico.

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        Também…Mas com a vantagem de esse “penso higiénico” vibrar…

      2. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Hahahaha! Por acaso parece mesmo! Mas um penso bem caro e que certamente não convém apanhar líquidos em cima! 😀

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          tem borracha a volta do movel. não há problema 😛

    2. Avatar de BlinZK
      BlinZK

      Com a função d vibrador, ias ver o sucesso que teria no mercado feminino! lol

    3. Avatar de J Pedro
      J Pedro

      Repara que essa é uma das utilidades, há videos que o provam, mas este tem a vatamgem de se adaptar melhor à anatomia 🙂

  6. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Este era um telemóvel que não me importava nada de ter! É espetacular. Acredito que a tecnologia lá chegará brevemente, a passos largos! Basta o homem querer!

  7. Avatar de phixie
    phixie

    O conceito está brutal e as potencialidades enormes…
    Ainda assim não estou a ver isto a tornar-se muito popular… para além do preço que uma coisa destas custaria penso que a maior parte das pessoas prefere um ecrã tipo Gorilla Glass de 4 polegadas… mesmo mandar uma sms ou mail numa coisa destas não deve ser fácil.
    Agora que está brutal… está… 😉

  8. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    O conceito está giro, mas pelo que vi não passa de conceito. A Samsung para o ano já tem disto http://9to5google.com/2011/10/28/samsung-confirms-phones-with-flexible-displays-for-2012/ a Nokia está finalmente a caminhar para o futuro, mas será que ainda o apanha ? Esperar para ver.

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Já agora isto foi divulgado num post aqui algures… Como já disse anteriormente e volto a frisar, era um bom assunto para um post, just my opinion.

    2. Avatar de Renato
      Renato

      Enaganas-te….
      Podes ver aqui já a funcionar… Nokia foi a primeira.
      http://research.nokia.com/news/12110

      1. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Não li acerca do assunto, mas penso que os “ecrãs” que a Nokia usa, são da Samsung.

        1. Avatar de Bruno ribeiro
          Bruno ribeiro

          são nada ! sao da maça ! just kiding 😛

          1. Avatar de J Pedro
            J Pedro

            A maça usa muita coisa da Samsung. Sem kiding 🙂

  9. Avatar de Eu
    Eu

    Como é que vou ver videos num ecrã desses?

  10. Avatar de Miguel Rodrigues
    Miguel Rodrigues

    Um conceito sem duvida interessante, eu compraria um telemóvel destes apesar de já fazer uns aninhos que não compro um Nokia, prefiro a Samsung…

    1. Avatar de Kaian

      Minha preferência também é a Samsung, uma empresa que se destaca cada dia mais.

  11. Avatar de Dlencastre

    Amigos aquele conceito do telefone estático e idêntico é coisa do passado! Acham eu a Nokia esteve a fazer o que até a gora?
    Este à espera de alguma coisa? Muitos clientes estão cansados do Iphone porque ele é estático! Tem grandes aplicações mas quando carregam no botão para ligar aparece um menu estático. No Android o pessoal não tem a qualidade gráfica do iPhone e também não há grande estética! Acho que há espaço para todos e a Nokia já ontem mostrou o telefone transparente e com imagem em todo o lado, hoje aparece este… Ainda bem que há quem veja para além da concorrência.

    1. Avatar de Dlencastre

      Na parte em que diz “acham eu a nokia, quer dizer acham que a Nokia…! 🙂 hehe

  12. Avatar de João Pinho
    João Pinho

    E….. surpreende-me como pessoas não conseguem perceber o conceito de “concept” :P. Marcas automóveis têm-nos, porque não os dispositivos móveis?

    É uma colectânea de tecnologia, o que para qualquer interessado é BOM. Porquê criticar marcas? apreciem um vislumbre do futuro. As simple as that.

  13. Avatar de Lopes
    Lopes

    Pois, isso tmb é verdade, lol. A unica coisa inventada pela apple foram as escadas da loja e mesmo nao sei…
    Mas o que eu queria dizer é que não entendo mto bem a utilidade de perder tempo a fazer estes videos. O prototipo até poderá existir… com uma forma de “penso higienico” como apresentado no video mas sem a propriedade de ser flexivel hehe

  14. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Este já não vai ter windows lol

  15. Avatar de Ghost21
    Ghost21

    Eu ate gosto do telemóvel, mas há uma coisa que não percebo, tudo bem o telemóvel e’ todo flexível e tal mas e’ sem cartão, porque se metermos o cartão não vai ser assim tão flexível, pelo menos não na parte onde ele vai ficar…

  16. Avatar de johnpopes
    johnpopes

    Isto nunca vai acontecer, a evax detém a patente.