HDMI 2 anunciado oficialmente! 18 Gbps de largura de banda

4 Comentários

…suporte para transmissões 4K (3.840×2.160 pixéis) até 60 fps

Durante o arranque da IFA 2013 (04/09) , o organismo responsável pelo standard HDMI, o HDMI Fórum, anunciou o HDMI 2. Esta actualização do protocolo oferece um aumento significativo da largura de banda relativamente à versão actual, sendo que nesta versão poderá chegar aos 18 Gbps.  O HDMI2 permitirá transmissões a 4k (3840×2160 pixéis) a 50/60 fps (2160p) e disponibilizará até  32 canais de áudio.

hdmi2

O HDMI é um um acrónimo para Interface Multimédia de Alta definição e que permite transmitir áudio e vídeo num único cabo. O HDMI veio em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Cabo coaxial, Vídeo composto,S-Vídeo, SCART, etc) que eram usado para transmissão de dados. Passado mais do um ano que o previsto, eis que foi anunciado oficialmente o HDMI 2.

Uma das vantagens deste padrão é que o áudio e vídeo são tratados digitalmente, apresentando assim uma melhor qualidade e um ritmo de transmissão que pode chegar aos 18 Gbps na versão 2 do HDMI (De referir que a versão 1 permitia oferecia “apenas” 10.2 Gbps de largura de banda e suportava vídeos Ultra HD mas apenas com uma resolução máxima de 4096 x 2160 pixéis).O HDMI 2 será compatível com todas as versões anteriores, sendo mantido o mesmo tipo de cabos e interface.

Para Robert Blanchard da Sony:

A introdução da especificação HDMI 2.0 representa um marco importante para o Fórum HDMI”.

Além das características referidas, o HDMI 2 incorporará novas tecnologias como o “dynamic auto lip-sync” que permite uma sincronismo mais bem definido entre a imagem e o áudio e também a possibilidade de reproduzir vários streamings de vídeo no mesmo ecrã.

Durante a IFA 2013 o Pplware sabe que serão já apresentadas algumas TV’s que suportarão HDMI 2 e que estas chegarão ao mercado também ainda este mês.

Qual a vossa opinião relativamente as novas especificações do HDM2?

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Reis
    João Reis

    O Futuro quer-me parecer que não é nada em cobre, será cabos em fibra/ópticos.

    Quando formos a necessitar do HDMI2 já vai existir outras coisas mais avançadas

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O HDMI é sempre mais barato, pois é de cobre.

      Como é mais barato e faz a 100% o seu trabalho, é melhor.

      O futuro em fibra óptica só faz sentido quando temos muitas ligações (cabos mais finos), ou quando queremos uma longa distância (cabos mais baratos e sem atenuação).

      Para o caso do HDMI, cobre está bem…

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Nelson,

        não está a entender, a fibra é ainda mais barata que cobre, começa por aí.

        Existe fibra a curta distância, claro. Thunderbolt, conhece?

        Penso que não me entendeu, a Fibra pode ser usada a qualquer distancia e procure pela tech ThunderBolt, ja a ser usada.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          A fibra é mais barata? onde?
          A fibra óptica é mais cara que o cobre, mas mais caro ainda ficam os circuitos para processamento de sinal
          É por isso que o Thunderbolt começou com cabos de cobre, e só agora é que começam a aparecer cabos de fibra óptica, bastante mais caros. Para além de que a fibra é muito mais frágil
          Por causa do preço, por enquanto só compensa comprar estes cabos para distâncias grandes onde os cabos de cobre sofrem degradação de sinal
          A médio prazo não há razões para prever que cabos de fibra óptica se tornem banais para o utilizador comum em casa, pois cabos de cobre servem perfeitamente para ligar aparelhos electrónicos domésticos