Guerra de drones na Ucrânia pode dar origem a “Robôs Assassinos”?

18 Comentários

Robôs Assassinos no conflito? Será possível? A guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem vindo a desvendar toda a evolução tecnológica no campo militar. Além das armas, dos tanques… nesta guerra têm sido também usados, com muita frequência, drones.

O uso de drones na guerra tem levado à discussão sobre a utilização de robôs assassinos.

Guerra de drones na Ucrânia pode dar origem a "Robôs Assassinos"?


A invasão russa à Ucrânia tem vindo a colocar, infelizmente, a guerra num patamar mais tecnológico. Ao longo deste mais de cem dias de guerra, vários países têm vindo a dar a conhecer alguns equipamentos de guerra capazes de fazer os maiores estragos.

No entanto, tendo em conta todo o potencial da tecnologia, ainda estamos longe de uma realidade ajustada às tecnologias que usamos já hoje, como é o caso da inteligência artificial.

Robôs assassinos estarão para breve?

Ken Payne, especialista em estudos estratégicos e relações internacionais no King’s College em Londres, referiu que, apesar de toda a tecnologia, a guerra ainda segue os modelos tradicionais.

Eu diria que estamos à beira de algumas mudanças bastante fundamentais… [A guerra na Ucrânia continua a seguir]  linhas mais tradicionais, com alguns elementos de tecnologia de ponta, particularmente em tecnologia de drones, mas ainda não em tecnologia de inteligência artificial

Kristian Gustafsson, do departamento de estudos de serviços secretos e segurança da Universidade de Brunel, referiu que “a guerra é um grande acelerador do desenvolvimento tecnológico…sempre foi”. No entanto, ainda estamos longe de ter um “Exterminador do Futuro T-1000”, uma referência ao ciborgue do filme do realizador James Cameron, no terreno.

Nesta guerra tem-se recorrido muito à utilização de Drones, que permite que o conflito se trave à distância e quase sem intervenção humana.

Num vídeo de um ataque russo em maio, um drone suicida do tipo KUB-BLA com 1 kg de carga explosiva despenhou-se a poucos metros de um canhão M777 que havia sido transportado por um comboio conduzido por militares ucranianos. A Ucrânia está a seguir a mesma estratégia: Selcuk Bayraktar, diretor-executivo da Baykar, empresa turca que vendeu armas ao país, confirmou que os drones TB2 “estão a fazer o que devem”.

Guerra de drones na Ucrânia pode dar origem a "Robôs Assassinos"?

As Forças Armadas ucranianas já tinham confirmado no passado que nesta guerra estão a ser usados, com sucesso, os poderosos drones TB2 Bayraktar. Estes veículos aéreos não tripulados já tinham sido usados pelo Azerbaijão contra a Arménia em 2020, na guerra de Nagorno-Karabakh e pela Turquia nas guerras da Síria e da Líbia.

Apesar de serem bastante autónomos, estes drones não o são. O uso de robôs assassinos, que recorrem à inteligência artificial podem ser consideradas “novas e poderosas” armas. Justin Bronk, investigador de poder aéreo e tecnologia do Royal United Services Institute (RUSI) considera no final de um conflito deste tipo, com o uso de robôs assassinos, alguns dos [soldados] morrerão, mas no fim de contas vão existir menos baixas.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de skyline
    skyline

    os robos são perigosos , podem se passar das directivas , e a disparar contra civis ou até mesmo , contra os proprios soldados da mesma equipa , se forem prisioneiros , vestidos com uma farda do inimigo 🙁 , esta tecnologia é perigosa.

    1. Avatar de J
      J

      Acho que consigo distinguir (mesmo com uma farda), um suposto “cão” de um gajo

    2. Avatar de skyline
      skyline

      os robos podem ser rock stars

      1. Avatar de skyline
        skyline

        agora imaginem agora em 2060 uma fabrica conseguir fazer um exterminador implacavel com um 80386 🙂

  2. Avatar de rui
    rui

    Skynet is coming!!!!
    🙂

    1. Avatar de skyline
      skyline

      já não falta muito até termos T2 a disparar a torto e a direito 🙂

  3. Avatar de informado
    informado

    Isto pode significar o fim da humanidade e um mundo de robos

  4. Avatar de RUY ACQUAVIVA
    RUY ACQUAVIVA

    Os robôs assassinos não virão… A humanidade vai se destruir em uma guerra nuclear antes disso acontecer.

    1. Avatar de skyline
      skyline

      es capaz de ter razão quando a russia invadir um país da nato enbrulha se tudo a molhada 🙂

      1. Avatar de asimoto
        asimoto

        Eu acho que vai ser ao contrario… a NATO a invadir a Rússia…
        E vai correr mal, porque a Lei Russa autoriza o Uso de armas nucleares em caso de ataque a solo Russo, ou a Países do CIS.
        E tendo em conta que a Rússia não para de aumentar o seu arsenal Nuclear(ainda agora acabou de entregar 2 destacamentos de 4 unidades de misseis sarmat cada), eu vejo isto mal para o nosso lado..
        O Pior disto tudo é que nós minúsculos aqui do sul da Europa temos as nossas tropas á porta da Rússia, em caso de ataque, a Rússia vai retaliar sobre Lisboa..
        Lá se vai Lisboa e arredores..
        Temos ainda a hipótese de ter o Porto como capital?mas se continuarmos a ocupar território…lá se vai o Porto também..ficamos sem País.

        Porque é que Portugal é tão irresponsável ao ponto de cometer tamanha besteira táctica??

  5. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    Butlerian Jihad incoming!

  6. Avatar de win user
    win user

    cara usa meu capaçete para não ser influenciado 🙂

    https://m.youtube.com/watch?v=y03xf3HcVy0&feature=youtu.be

    1. Avatar de honeydata
      honeydata

      agora é que os replilianos vão acabar com a folha de aluminio para não se fabricar capacetes

  7. Avatar de asimoto
    asimoto

    Guerra dos drones?
    Eu prevejo é uma Guerra nuclear, com supositórios da paz arrasadores de Países, gigantes de morte e destruição..o dia do Juízo final!!
    Como se isso não bastasse, os que ficarem vivos morrem lentamente ou pela radiação ou pelo inverno nuclear que se segue.
    Vai ser o dia em que a humanidade perde o Juízo de vez e resolve auto-exterminar-se a si mesma…nem é preciso skynet nenhuma, porque nós somos mais do que capazes de fazer uma “brincadeira” dessas..e pior… a NATO anda muito interessada nesse projecto.

    1. Avatar de skyline
      skyline

      isto é claro se as armas da russia funcionarem, porque quem as vendeu talvez tenha posto um sistema de segurança , para se auto destruirem , na descolagem , até que ponto a russia tem confiança nos seus aliados , se a russia desconfiava dos aliados porque lhes comprou as armas, o partido comunista portugues , não tem tanta certeza que as armas russas não se detonaram no proprio territorio russo , já se vê o medo do partido comunista portugues , na destruição total da russia 😉

    2. Avatar de honeydata
      honeydata

      sabes é que o problema é que o detonador duma ogiva nuclear funciona como um cão de espingarda , e o radio que aciona o cão é feito na turquia , e a turquia tinha medo de ser invadida pela russia ou ainda tem , sendo a turquia país amigo da ucrania vai actuar o actuador antes que o seu amigo ucraniano sofra a retaliação, embora a chave seija guardada pelo puttin , e sò possa ser activada pelo proprio o radio já esta viciado 🙂 , se a turquia não tivesse medo de ser invadida ai isto já seria uma ameaça 🙂

      1. Avatar de win user
        win user

        o puttin e os seus generais não precisão das ogivas nucleares para nada , o puttin e os generais emitem raios pelos olhos e bolas de fogo pelo traseiro ;D

  8. Avatar de Pascoal maribite
    Pascoal maribite

    Mandar todos dia as inforaçao no neu email gosto mas