Gorilla Glass chega aos automóveis pela mão da Ford

22 Comentários

A marca Gorilla Glass é largamente associada à protecção dos ecrãs de smartphones. São raros os que não incluem este tipo de protecção, e a sua qualidade está mais do que comprovada, a melhorar a cada nova versão.

Agora parece que a marca está a chega ao mundo automóvel pela mão da Ford.

ford_gorilla_glass


A fabricante de automóveis Ford anunciou recentemente que tem o objectivo de criar um pára-brisas para um dos seus futuros GT feito do vidro produzido pela Corning, o tão conhecido dos tablets e smartphones Gorilla Glass.

A Ford será assim a primeira marca a incluir este tipo de protecção num automóvel.

Segundo explica a Ford, o pára-brisas do novo GT será composto por 3 camadas, sendo a do meio Gorilla Glass. Além da resistência que lhe confere, este vidro irá fazer com que o novo carro fique 5,4 kg mais leve, o que se poderá traduzir em melhorias significativas em termos de desempenho e até de estabilidade do automóvel.

http://videos.sapo.pt/6HqEPLLDl6VYDbnRtKkM

A resistência do vidro Gorilla Glass é o que o distingue dos de mais tipos de vidro no mercado, aliado a um peso bastante mais reduzido.

Não estamos perante uma tecnologia particularmente nova, mas que ganhou uma nova expressão com a sua utilização em massa nos dispositivos móveis.

Fonte: Ford

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Menos 5kg ainda por cima num carro com esta potência traduzir-se em melhorias de desempenho e estabilidade significativas? Looool please :’D

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Deixa-me adivinhar, recomendas que se utiliza o carro apenas *antes* de almoçar, já que depois do almoço o “desempenho e estabilidade” ficam significativamente comprometidos…

        Think about it.

      2. Avatar de alguem
        alguem

        obviamente, o racio peso / potencia, quando menor peso um carro tiver traduz-se em melhor aproveitamento da potencia. cv’s por kilo.
        porque achas que os carros de competição não tem os luxos que os carros convencionais têm?

        1. Avatar de alguem
          alguem

          esqueci-me deste exemplo @Diogo, achas que consegues correr mais rapido com uma mochila as costas com 5 kilos, ou sem mochila?

          1. Avatar de João
            João

            Com mochila.

          2. Avatar de Invision
            Invision

            Sim, porque é perfeitamente comparavel um homem de 80 kg correr com uma diferença de 5kg (ou seja, mais cerca de 6% do seu peso total) a um carro de 700kg com mais 5 kg (que se traduz num aumento de menos de 1%. Tem tudo a ver realmente. A diferença vai ser praticamente imperceptivel. Ajustando o teu exemplo à realidade, achas mesmo que sentes diferença perceptivel a correr com mais 0.7kg?

          3. Avatar de NT
            NT

            Invision.. Por exemplo na F1 + 1Kg no carro/piloto podes traduzir-se em .5 segundos. O suficiente para chegares em 2º

          4. Avatar de NT
            NT

            P.S.
            Invision 500Grama é pesado…
            Experimenta agarrares num peso do 500Gramas depois vais mater esse peso levantado, sei lá, 20 minutos mas com o braço esticado. Vais ver que PESA MUITO.

          5. Avatar de Invision
            Invision

            lol NT, esse exemplo é ridiculo, estás a distorcer as coisas. Levar um peso de 0.5kg no bolso nada tem a ver com segurar o mesmo peso com o braço estendido. Isso é física. Tens um momento muito maior e o esforço é muito maior. Anyway, não tamos a falar de um F1 em que meio segundo faz diferença. Pelo que entendi é um carro para venda tipo ferrarri, não é para corrida em pista. O consumidor normal (ou excentrico) pouco se importa se ganha 0.5 segundos numa competição até porque o carro não é para competição.

    1. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      para corridas a competir com o time trial, deve fazer só 0,5 segundos de diferença numa pista com muitos km’s :p

    2. Avatar de Marco Nunes

      o McLaren f1 de primeira geração tinha a manete das mudanças em tecido kevlar pra poupar 300g…. no mundo dos super carros 1kg aqui e outro ali no final significa muito peso, com a quantidade de éguas destes brinquedos, isso conta imenso pra relação peso/potência, se ganhar 1s em cada volta com isso faz diferença….

      1. Avatar de rpx_games
        rpx_games

        Mas é a totalidade das pequenas coisas, não é apenas um elemento a trazer “melhorias significativas”.

        Mas claro que quem quer “trollar” vai sempre arranjar por onde pegar.

    3. Avatar de Einstein
      Einstein

      Claro que sim! Num carro cujo motor debita 600cv, com peso indeterminado que a Ford ainda não especificou pois ainda esta a estudar a possibilidade de colocar alguns componentes que farao reduzir o peso final do carro, como as jantes ultra leves em carbono, por exemplo, e tendo em conta que este sera o carro com a melhor potência especifica ate agora fabricado, 5kg vao mesmo fazer uma diferencia brutal na velocidade de ponta. 1 ou 2 Km/h mais rápido num carro que se espera passar os 300 km/h de velocidade maxima. Uma diferenca deveras significativa!

    4. Avatar de Duarte
      Duarte

      Não tem que ver com peso mas com know how.

  2. Avatar de miguel
    miguel

    gorilla-glass é bom sem duvida….mas o meu telemóvel(g-g2) com 1 ano e com uma utilização normal tem riscos e não são poucos .
    Acho que ainda não esta perfeito, mas é bom.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    pensei que fosse para a camada de fora para não riscar…afinal é só para melhoria estrutural..

  4. Avatar de aeme
    aeme

    O meu 625 Nokia já levou uns trambolhões valentes e está impecável.
    Tenho visto outros de outras marcas e sem este vidro e ……..
    Cá em casa existem mais dois do mesmo modelo e sem queixas.
    Acerca do uso de vidro nas viaturas atuais, é esquecida uma realidade que é a seguinte, os vidros são colados à carroceria ou coque o que lhe dá um acrescento de rigidez torsional significativo daí uma grande vantagem, entre outras.

  5. Avatar de aeme
    aeme

    No meu 625 Nokia é impecavel o ecrã de vidro. Os outros dois cá de casa vivem bem com os trambolhões.
    Um facto importante no Ford GT assim como na generalidade dos carros de hoje é a ajuda substancial dos paineis de vidro à rigidez do chassis ou carroçaria.

  6. Avatar de Duarte
    Duarte

    O tema que está aqui discutido tem que ver com a capacidade de temperar vidro numa espessura inferior a 2mm.
    É aí que entra a gorilla pois como sabemos ainda não existem processos de tempera que o façam sem criar uma distorção focal que impacte na visão do condutor.
    Os telemóveis e as televisões possuem vidros que não existem ainda para a indústria automóvel.

  7. Avatar de Duarte
    Duarte

    O tema que está aqui discutido tem que ver com a capacidade de temperar vidro numa espessura inferior a 2mm.
    É aí que entra a gorilla pois como sabemos ainda não existem processos de tempera que o façam sem criar uma distorção focal que impacte na visão do condutor.
    Os telemóveis e as televisões possuem vidros que não existem ainda para a indústria automóvel.