Gemini CDMP-7000, equipamento tudo-em-um para DJ

30 Comentários

Quem me conhece sabe que não consigo resistir a passar música em ambientes onde se proporciona a festa, bom ambiente e bem-estar social. Faço-o há anos e sempre com o espírito de autodidacta e por amor à camisola. Com um equipamento que fui comprando ao longo de anos, sou cada vez mais assolado pela ideia que começa a ficar na hora de trocar os meus decks CDJ-200 e a mesa Numark por algo mais moderno, compacto, fácil de transportar e acima de tudo, com mas capacidades.

Ora com base nesses pensamentos, vou pesquisando nas horas vagas e de toda essa procura houve um equipamento que certamente se destacou: o CDMP-7000 da Gemini. Uma espécie de «gadget» do som que combina numa só peça, com recantos profissionais, decks e mesa essenciais à performance da profissão.

gemini-CDMP-7000-00-pplware


Apesar de não ter tido acesso ao equipamento, o site do fabricante demonstra e bem todas as características do equipamento. Podemos resumir este «mono.conjunto» como sendo uma ferramenta de DJs com um orçamento modesto. O CDMP-7000 é um controlador que numa só unidade apresenta dois decks repletos de funcionalidades e uma completa secção central de mistura.

gemini-CDMP-7000-02-pplware

Neste estação de trabalho áudio podemos encontrar dois ecrãs LCD sensíveis ao toque e duas jog wheels de alta resolução com 5″ (12,5 cm) de diâmetro que utilizam um ecrã VFD [Vacuum Fluorescent Display] que indica em tempo real o modo e a posição (track & slip).

Como grande mais valia este dispositivo pode ser usado como controlador de software para música armazenada num computador através de comandos MIDI, ou seja, é possível usar este equipamento para controlar os parâmetros do nosso software de DJ favorito e orientar o áudio através da placa de som interna com resolução HD de 24-bit/192kHz. A nível de software base opera com três clássicos:

  • Virtual DJ MIDI;
  • Virtual DJ HID;
  • TRAKTOR.

Ao nível do alinhamento de ritmo, também conhecido como beat matching, são utilizados potenciómetros ultra-precisos para controlo variável de pitch com seis posições. Por outro lado o Master Tempo permite o ajuste do tempo da música sem alterar o pitch original.

gemini-CDMP-7000-01-pplware

Já a equalização do som segue a standarização de hoje em dia com manómetros de agudos, médios e graves acrescentados com um manómetro de ganhos (gain) que dá sempre muito jeito. Para quem guarda a sua música de MP3 numa pen ou outro dispositivo USB existe duas ligações, uma de cada lado dos decks, que nos permite ligar tanto as nossas pens com aquela pen de alguma hot babe que quer que lhe passemos aquela música que não trouxemos naquele dia e que contraria a nossa política de discos pedidos mas desta vez abrimos uma excepção…

gemini-CDMP-7000-03-pplware

Nestas andanças e gadgets relacionados com a música a criatividade é muito importante e aqui nada escapa. Assim, podemos criar os nossos próprios sons originais ou utilizar um dos seis efeitos criados através de processamento digital de sinais (DSP) com controlo de nível Dry/Wet.

Outras funções incluidas passam por Pitch Bend, Hot Cues, secções Reverse e Loop, bem como várias opções de BPM – um conjunto completo de funcionalidades que me parecem bastante profissionais e que complementam na perfeição aquela que parece ser a facilidade de utilização do CDMP-7000.

gemini-CDMP-7000-04-pplware

A verdade é que, a ver pelas fotos e pelas apresentações, o design é muito atractivo e os resultados prometem, como se pode ver mesmo pelo vídeo oficial que apresento abaixo, afastando-se assim de outros modelos do mercado que não se apresentam tão sofisticados. Há melhor? sim, há, mas também há outros bastante piores e com o mesmo nível de preço que, por certo, neste modelo ronda os 1.189 euros.

Fica abaixo um vídeo oficial do funcionamento do Gemini CDMP-7000:

 

Aparentemente podemos misturar funcionalidades intuitivas com design para ver uma versátil solução DJ. Se pessoalmente fiquei convencido? Não tenho dúvidas, mas não sem antes testar ao vivo…

Características técnicas:

Tipo: CD/USB/SD Media Workstation w/ MIDI & HID
USB Output Type: Type B
Tipo de disco: Standard Compact discs (12 cm & 8 cm)
Energia: AC 100/240V, 60/50 Hz
Consumo de energia: 25W
Dimensões: 28.3″ x 12.4″ x 3.93″ (720 x 315 x 100 mm)
Peso: 16.97 lbs. (7.7 kg)
Quantificação: 1 Bit Linear/Channel, 3 Beam Laser
Oversampling Rate: 8 Times

Resposta de Frequência:

  • LINE: 20 Hz to 20 kHz
  • PHONO: 20 Hz to 20 kHz (RIAA +/-0.5db)
  • MIC: 20 Hz to 20 kHz

S/N ratio (at rated output):

  • LINE: >80dB
  • PHONO:>>70dB
  • MIC:>70dB
  • THD+N:
  • LINE:<0.01%
  • PHONO:<0.05%
  • MIC:<0.1 standard=”” input=”” level=”” aux:0=”” dbv=”” 10kohms=”” phono=”” line:-40=”” 47kohms=”” 0dbu=”” mic:-50dbv=””>1kOhms (balanced)Standard O

Nível de saída (Output Level):

  • MASTER (Bal):+6dBv/1kOhms
  • MASTER (Unbal):0dBv/1kOhms
  • BOOTH:0dBv/1kOhms
  • REC:0dBv/1kOhms
  • PHONES:200mW/200Ohms THD 0.03%

Digital Audio:

  • Tipo de saídas: Coaxial Digital (S/PDIF)
  • Sampling Rate: 44.1kHz, 16-bit

USB:

  • Bit Depth: 24-bit, 16-bit
  • Sampling Rate: 192kHz, 96kHz, 48kHz, 44.1 kHz

Homepage: Gemini

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo Gomes
    Diogo Gomes

    Boas,
    Existe uma solução ainda mais económica.
    Numark Mixdeck Quad.
    Além disso é de 4 canais.

    1. Avatar de Mário Sousa

      Diogo, é de facto uma boa opção. Além do mais a Numark anda sempre na crista da onda tecnológica do som…Boa dica também…

  2. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas,
    Qual o melhor software de mix/dj para ter no pc?
    Obrigatorio 2 linhas de saida, caso queira usar uns hedfones para pré-ouvir a faixa a reproduzir?
    Abraço e Obrigado

    1. Avatar de XBUZZY
      1. Avatar de XBUZZY
    2. Avatar de César Araújo

      Traktor, de preferencia em timecode 😀

  3. Avatar de fabio
    fabio

    Ninguém bate a pioneer! Ponto final.

    1. Avatar de fabio
      fabio

      Já não para falar que esta marca usa o mesmo design que a pioneer!

      1. Avatar de Mário Sousa

        fabio, algum modelo em concreto que possas recomendar, no mesmo enfiamento deste que apresentei?

          1. Avatar de Tiago Fraga
            Tiago Fraga

            DDJ ERGO V 🙂 uso e recomendo + Traktor Pro claro

        1. Avatar de Rui Romano
          Rui Romano

          Relativamente a modelos na mesma categoria o Numark é decerto um bom equipamento sem duvida e mais acessivel.
          Mas temos igualmente mais acessiveis actualmente e por valores inferiores a 1000 euros o Pionner DDJ-T1 e DDJ-S1 que para mim e na minha opinião pessoal se aproximam mais da realidade profissional da maioria da casas de diversão em termos de disposição dos diferentes comando, bem como em termos de fiabilidade são superiores, não sendo eu um fanatico por Pionner não posso deixar de aceitar os factos e a Pionner não é lider mundial deste segmento à toa.
          Para valores identicos , ou algo superiores, não muito mesmo depende de onde se compra o equipamento posso recomendar o Pionner DDJ-SX a ultima novidade nesta gama da marca, cujo trackpad fornece uma ampla nova panoplia de utilizações e aumenta a ambragencia profissional do utilizador. Para alguns o problema será ser software Serato, mas diga-se que entre Tracktor e Serato actualmente a diferença para quem usa profissionalmente os equipamente é relativamente pouca pois já não existe desfazamentos substanciais de tempo. Ambos servem o proposito de misturar levando neste momento a Serato vantagem por incorporar em equipamentos deste possibilidades de VDJ de forma gratuita. Mas denote-se que esta é a minha opinião pessoal, pois ainda prefiro utilizar os meus CDJ2000 Nexus e a minha DJM 900 acopulado a um RMX 1000, que diga-se de passagem compra quem pode pois são equipamentos deveras dispendiosos, mas comparadas com estas novas possibilidades e pelos preços por elas propostos garanto que todas as hipoteses são respostas viaveis a quem pretenda um conjunto equilibrado a preços competitivos e razoavelmente acessiveis. Hoje em dia para quem se inicie no meio existem possibilidades imensas o que custa mesmo é escolher, já não posso dizer o mesmo de quando comecei! 😛

  4. Avatar de Technics SL-1200 MK2
    Technics SL-1200 MK2

    A melhor coisa que fazes para te proclamares um VERDADEIRO DJ é: comprar 3 ou 4 Technics SL-1200 MK2, uma mesa de mistura Denon DJ DN-X1600, e ter “unhas”. Com CD’s qualquer otário é um bom DJ. Dificil é usar “pratos”.
    Também recomendo uns headphones Sennheiser HD 25-1-II!!!!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      e juntas o traktor com timecode e fazes o uso pleno dos pratos! isto não é uma questão de usar cds, mp3s ou vinyl, mas uma questão de usar beat syncs ou saber acertar o pitch e fazer os mixes correctos. obviamente que ter um pc / mac e ter lá a música toda e depois usar pratos e o traktor para a passar ganha em grande a tudo o resto.
      depois evitas sempre o ter que andar carregado com vinyl e, como em vários casos que conheço, ires para o estrangeiro e as tuas malas de discos vão parar a outro lado e ficar agarrado.
      e ao nível Pro do Traktor também existe o Serato.

    2. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      Desculpa lá, mas este comentário demonstra uma visão bastante limitada caro colega. As tecnologias existem e são para serem usadas, a grande questão é A FORMA como as usas! Há que ser criativo e aqui não faltam possibilidades e opções para isso.

      Agora, se me perguntares qual a sonoridade que prefiro, é claro que te respondo a do vinil, onde num sistema em condições e num espaço minimamente decente em termos de acústica nos dá um tipo de conforto “quente” bem diferente do digital.

      Infelizmente metade das casas em Portugal não têm sequer condições acústicas correctas nem material que reproduza correctamente a qualidade (Não adianta teres áudio a tocar a 96KHz/24bit se o PA só reproduz 44.1KHz/16bit, para nem falar na capacidade de reproduzir o espectro).

      Toquei bastantes anos em diferentes casas e fartei-me de ver PA´s onde o patrão só olha para o “Watt power” e nem sequer quer saber das especificações técnicas ou mesmo a própria colocação das colunas no espaço. (Agora practicamente só me dedido à produção). Ver este vídeo onde fala um “senhor” no desenvolvimento de colunas: http://www.youtube.com/watch?v=tIxOooh_034

      Quanto à notícia em si, parece ser uma peça bem interessante mas já estou servido. No ano passado adquiri este Behringer BCD3000 só para ir fazendo uns podcasts aqui no estúdio, nada de especial, estou satisfeito na generalidade e o preço foi muito acessível, dá para as brincadeiras!

      *Pplware, podiam ter mais notícias relacionadas com a área do áudio 🙂

    3. Avatar de A. Pereira
      A. Pereira

      PS: Como referi na mensagem anterior, há que ser criativo com as novas maquinarias e as possibilidades que nos dão:
      http://www.youtube.com/watch?v=J1H9W_iLff0

      🙂

    4. Avatar de Rui Romano
      Rui Romano

      Caro utilizador no que toca à qualidade dos Technics SL 1200 MK2 não coloco nenhuma objecção. Eu igualmente comecei por pratos, mas os tempos mudam e os pratos, já não permitem o que pretende o DJ fazer, um Dj serve para entreter as massas que o vão ver não ficar preso ao passado, se me permita pergunto-lhe como consegue fazer um maching ou com uns pratos conjungar o som que passa com a Machine ou o Ableton Live para em plena mistura estar igualmente a produzir algo de verdadeiramente novo Live Djing, Live Production.
      A verdade é que não o consegue e essa é a diferença entre os 150 e os 1500 e outros valores ainda superiores por actuação que certos profissionais oferem. Como tudo na vida até a musica vai sofrendo mutações pois aquando da criação dos Vinis ninguém à data sonharia com um iTunes ou um Beatport no nosso caso especifico.

  5. Avatar de Jorge Xavier
    Jorge Xavier

    @Technics SL-1200 MK2: O teu querido Technics SL-1200 MK2 deixou de se fabricar há cerca de um ano… Bem-vindo ao século XXI!

    @resto-do-pessoal-que-gosta-de-outras-marcas: antes de se entusiasmarem com Pioneer, Numark and Co., seria talvez (é uma ideia) interessante compararem as funcionalidades deste Gemini com as da concorrência e – muito importante – compararem também o preço.
    É que irão descobrir o que outros sites profissionais de DJ não se cansam de dizer: este equipamento pode não ser perfeito (há algum perfeito…), mas para o preço, é imbatível.

    1. Avatar de Rui Romano
      Rui Romano

      E por se ter deixado de fabricar faz dele obsuleto?
      A meu ver não
      Embora trabalhe com vário equipamento digital actualmente eles sempre foram e até avariarem sempre serão recursos preciosos.

  6. Avatar de Valberto Cunha
    Valberto Cunha

    Comprei gato por lebre. Adquiri o equipamento da Gemini, denominado CDMP 7000 (o chamado tudo em um) que não veio com nenhum programa para uso da controladora. Com muita dificuldade, após muita procura, encontrei um driver que me possibilita usa-lo como controladora (Virtual DJ), que funciona de forma precária. Seu eu quiser mudar o sistema para para CD, Pen Drive ou Cartão de memória, ao acionar a respectiva tecla o Virtual DJ é imediatamento desabilitado, parando de funcionar. No meio de uma festa seria um desastre. Alguém poderia me dar uma dica de como solucionar o problema?

    1. Avatar de Celso Dias
      Celso Dias

      estou procurando solução para isso a um ano. se eu achar te aviso. fora a dificuldade que é configurar o VDJ para usa-la.

    2. Avatar de debora
      debora

      Oi Valberto, onde baixo esse driver p usar o virtual DJ? tbm nao consegui usar nem com traktor nem VJ, um desastre isso heim! mto obrigada! abração…aguardo sua resposta

  7. Avatar de Celso Dias
    Celso Dias

    PS para usar o traktor então não consegui

  8. Avatar de Carlota Magalhães
    Carlota Magalhães

    Tenho 13 anos e estou agora a começar, o que acham que é o melhor para mim? Alguém me pode aconselhar?

  9. Avatar de leonardo f gonçave
    leonardo f gonçave

    nao consigo configura o virtual dj pra cdmp e ja tentei d todas as forma alguem pode me ajudar?

  10. Avatar de Agostinho
    Agostinho

    Ola!!! Malta, estou com um problema não consigo instalar o Traktor pro no AIR GEMINI CDMP 7000. por favor e urgente. eu uso o Mac book… obrigado

    1. Avatar de Rui Romano
      Rui Romano

      peçam ajuda ao Sr Jorge Xavier acérrimo defensor desse cancro
      é que para os equipamentos serem bons é igualmente necessário bons controladores para o SO que não é este o caso