FireProtection – Protecção de carros nos incêndios florestais

17 Comentários

Um projeto português, da Guarda (Gouveia)!

No período de Julho a Setembro (Fase Charlie de incêndios florestais) é triste e lamentável ver a quantidade de noticias sobre os fogos que assolam o nosso País. Além do mato, habitações e outros bens das pessoas, os bombeiros e os seus respectivos meios de combate aos incêndios estão também em constante perigo.

No que se refere aos veículos de combate a incêndios, um bombeiro português desenvolveu um dispositivo capaz de extinguir o incêndio em redor da viatura, protegendo os elementos e a própria viatura. Vamos conhecer o projecto FireProtection.

fire_000

O projecto FireProtection foi desenvolvido pela bombeiro de Gouveia Sérgio Cipriano, estudante no Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e administrador do portal bombeiros.pt, em colaboração com a empresa Mangualdense Bruno Pessoa.

FireProtection é um dispositivo capaz de monitorizar a temperatura exterior de um veículo em missão de combate a incêndio florestal. Caso essa temperatura exceda os parâmetros pré-programados, o dispositivo será capaz de agir autonomamente em defesa do veículo e dos respetivos combatentes, acionando uma motobomba que conectada a um sistema “springler” possibilitará extinguir o incêndio no seu redor protegendo os elementos e a viatura.

fire_00

Protótipo  que será submetido a testes de laboratório de alta temperatura (imagem 1)

Perante este cenário, o dispositivo notificará a central de telecomunicações e/ou o comandante das operações no terreno, informando-os do nível de risco e dando-lhe as coordenadas GPS, permitindo assim, o envio de meios em auxílio ao acidente.

O dispositivo para além das mais-valias apresentadas, será suportado por um Software que é capaz de identificar com precisão um veículo num mapa cartográfico, tendo ainda a possibilidade de imobiliza-lo em caso de roubo e enviar alertas para a central de telecomunicações em caso de capotamento da viatura.

Este projeto é motivado pelo facto de nos últimos 10 anos morrerem em Portugal 67 bombeiros em missões de socorro, vinte dos quais, em combate a incêndios florestais (Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal, edição de Maio de 2012). Estes acidentes estão associados à imprevisibilidade a que estão sujeitos os agentes de proteção civil, quando estes operam em combate a incêndios florestais. No entanto, dado ao elevado risco a que estes elementos estão sujeitos, não existe nenhum mecanismo autónomo que os coloque em segurança, por outro lado, que evite a perda total de veículos que todos os anos ardem em Portugal e no resto da Europa.

Este projeto visa assim desenvolver uma solução capaz de agir autonomamente em defesa do veículo e dos respetivos agentes de proteção civil, que após a  monitorização de uma temperatura anormal no seu exterior do veículo, aciona uma motobomba ao mesmo tempo que notifica a central de telecomunicações dos riscos adjacentes.
O projeto encontra-se neste momento em fase de testes e patenteação, procura financiamento para a sua conclusão e entrada no mercado.

fire_01

Protótipo que será submetido a testes de laboratório de alta temperatura (imagem 2)

O dispositivo que pode salvar a vida dos combatentes e os veículos de arder num incêndio florestal (que podem custar mais de 100.00 euros) terá um custo residual de 1.600 euros.

O sistema ficou em segundo lugar no concurso regional de inovação e empreendedorismo promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MLeite
    MLeite

    São estes projectos que nos fazem sentir orgulho em Portugal!

  2. Avatar de Viperz0r

    Bem fixe! Parabéns pelo projecto.

  3. Avatar de Roberto
    Roberto

    Muitos parabéns pelo excelente projecto!

  4. Avatar de António Domingues
    António Domingues

    Parabéns pelo excelente projeto… Mas segundo o publicado não é viável 🙂 se o projeto custa 1.600€ e as viaturas 100€ 😀

    Deu para perceber que o valor esta errado…

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Não é viavel? e enterrar 700KK em submarinos é? olha la quantos dispositivos deste nao se podiam comprar para algo que se traria um efeito muito melhor que andar a brincar a batalha naval….

    2. Avatar de Nuno Vilaça
      Nuno Vilaça

      Penso que tenham querido dizer 10.000 (10000€)

  5. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Tive a oportunidade de ver a apresentação do projecto na II Conferencia Nacional, e na mesma conferencia viu-se a Jacinto a fazer uma apresentação dum veiculo para ser usado numa refinaria em França já com o mesmo sistema… Como tal inovação? Infelizmente não me parece…

    1. Avatar de Joaquim Cunha
      Joaquim Cunha

      Estive nessa mesma II conferência que falas e não vi a Jacinto apresentar nenhum dispositivo nesse veículo, até porque, esse não é um veículo florestal. Vi foi um sujeito apresentar uma aplicação que na prática se traduziu em ZERO.

      1. Avatar de André Cardoso
        André Cardoso

        Bom dia,

        Não me parece que seja uma inovação, mas penso que muitas vezes não é isso que interessa discutir mas sim a utilidade ou não desta solução, porque muitas vezes as inovações são utópicas…

        Deixaria aqui algumas perguntas:

        1- Este sistema só faz sentido em carros que não tenham já um sistema de springler instalado, os carros mais modernos já têm de origem este sistema tal como o sistema de oxigenação da cabina do mesmo em situações que ponham em causa a vida humana.

        2 – Muitos carros têm também georreferenciação instalada.

        3 – Este sistema é só um conjunto de sensores que originam uma ação ou contempla a montagem de toda a estrutura necessária? O tanque do carro em que for instalado ficará com um depósito exclusivo para o sistema ou não?

        Obrigado
        André Cardoso

  6. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Boa ideia!

  7. Avatar de Roy
    Roy

    Faz-me lembrar aqueles sistemas de deteção e extinção automática de incêndios na Austrália, onde todas as casas dentro de florestas e similares tem de ter um sistema de chuveiros que pode ser accionado à distância, ou localmente através de sensores, que mantêm a casa permanentemente molhada por fora… e óbviamente que o tanque com água está colocado numa altura superior à casa… mesmo que a electricidade falhe a água corre sempre.
    Pensando bem, já aos anos que os veículos dos bombeiros (pelo menos alguns) tem chuveiros para auto-proteção do veículo… a enovação talvez seja adicionar um sensor de calor que activa automáticamente os chuveiros… é enovador… mas não tão enovador como isso. Não estou a menespresar a ideia, que é boa.

  8. Avatar de DLC
    DLC

    É uma ideia com pernas para andar, muitos parabéns… fica aqui a promessa, se me sair o euromilhões o investimento está garantido!!! LOL… sim porque de outra maneira, ninguém tem um tostão!! Parabéns!!

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Tu querias dizer “ninguém DÁ um tostão”. Pois não. Esse projecto não interessa. Se não acreditas, pergunta a quem sabe: os que ganham dinheiro com os incêndios.
      Tem havido vários projectos, todos bons, pelo menos teoricamente, mas que nunca saíram da gaveta.
      Sejamos honestos: há quem ganhe dinheiro com os fogos.

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas que boas notícias, especialmente nesta altura que se ouvem inúmeras histórias tristes relacionadas com os bombeiros e o combate aos incêndios.
    Que tudo corra pelo melhor e parabéns por fazerem Portugal sentir orgulho!

  10. Avatar de FXX
    FXX

    Não adianta nada, os bombeiros que têm morrido não estavam dentro dos veículos.