Figure 02 impressiona na fábrica da BMW: robô humanoide está 400% mais eficiente

22 Comentários

Um robô humanoide pode ser um auxiliar pertinente em determinados contextos, como em fábricas, onde as tarefas podem tornar-se repetitivas e aborrecidas para os funcionários. Com um aumento de 400% na velocidade e uma melhoria de sete vezes na taxa de sucesso, o Figure 02 impressionou numa fábrica da BMW.



A Figure AI, uma empresa no domínio da robótica, e a BMW revelaram avanços notáveis nas capacidades do robô humanoide Figure 02. Este apresenta uma arquitetura de exoesqueleto concebida com cablagem integrada e gera 50 nm de torque nos ombros, e 150 nm nas ancas e joelhos.

A máquina da Figure possui, também, seis câmaras RGB à volta da sua cabeça, proporcionando uma visão de 360 ​​graus (duas à frente e quatro atrás).

Equipado com microfones e altifalantes, o Figure 02 pode comunicar com pessoas e interpretar informações visuais, sendo capaz de tomar decisões com base nestas.

Saiba mais sobre o Figure 02

 

Robô humanoide Figure 02 está mais capaz

A operar numa linha de produção, o Figure 02 deu um salto significativo, alcançando um aumento de 400% na velocidade e uma melhoria de sete vezes na taxa de sucesso.

A Figure e a BMW descreveram estes desenvolvimentos como um divisor de águas para os sistemas de fabrico autónomos.

Agora, num vídeo recentemente divulgado, o Figure 02 é mostrado a efetuar até 1000 “colocações” por dia. Isto representa um marco para os robôs humanoides em aplicações industriais.

Isto só irá melhorar à medida que implementarmos mais robôs, recolhermos mais dados e melhorarmos os nossos modelos de IA.

Partilhou Brett Adcock, fundador e diretor-executivo da Figure.

O vídeo mostra, também, as capacidades de alta precisão do robô humanoide, particularmente numa tarefa de inserção de chapa metálica: a tarefa exigia que o robô colocasse “peças de chapa metálica difíceis de manusear” num pino com menos de um centímetro de largura, um processo exigente que dependia de uma precisão milimétrica.

O diretor-executivo da Figure descreveu o desafio, referindo a necessidade de o robô manipular a chapa, evitando colisões e mantendo uma colocação precisa. Além disso, o tempo de ciclo da operação tinha de ser reduzido em quatro minutos para cumprir as normas de produção.

Foi, sem dúvida, 10 vezes mais difícil do que qualquer tarefa de manipulação de mesa estacionária que tenhamos apresentado anteriormente.

O Figure 02 foi testado com sucesso, no início deste ano, na fábrica da BMW, em Spartanburg. Esta foi a primeira vez que a fabricante integrou um robô humanoide na sua linha de produção.

Apesar dos testes, a empresa declarou que, atualmente, “não há robôs da Figure AI na fábrica do BMW Group, em Spartanburg, e não há um calendário definido para trazer robôs Figure para a fábrica”.

Estão em curso planos para que o Figure 02 regresse às instalações da BMW em janeiro de 2025.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    As pessoas não têm noção de como a tecnologia, robótica, e automação, estão desenvolvidas; o Rendimento Universal está mais próximo do que se pensa.

    1. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Agora, conta outra piada.

  2. Avatar de Ddt
    Ddt

    A mexerem-se com velocidade ultra lenta , a fábrica ia à falência depressa…percebo a necessidade de acelerar a imagem…..

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ahahahaha vocês devem achar que as empresas vivem a fazer videos deste a enganar a malta ahah eles querem lá saber se tu acreditas ou não eles querem é fazer dinheiro se o robot não funcionasse eles de certeza absoluta que não investiam nele

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Quando forem só robot´s a trabalhar quero ver quem lhes vai comprar automóveis…

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Todas as pessoas que trabalham nas empresas de robos, parece a história dos semáforos e dos policias sinaleiro quando acabarem com estes não vai haver ninguém para usar os semáforos hoje em dia trabalham 10 vezes mais pessoas em empresas de gerir semáforos do que o total de policias sinaleiros que alguma vez houve

          1. Avatar de LOL
            LOL

            sai da bolha

          2. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Já saí há muito tempo alias basta sair do país e ir ao resto da europa e ver que os metros não têm condutor por exemplo paises esse que têm uma taxa de desemprego inferior à nossa.
            Que necessita de sair da bolha parece que és tu e ir ver o mundo lá fora.

          3. Avatar de papagaio
            papagaio

            queres ver que robos não são capazes de produzir…robos tem que ser os humanos,encontra um exemplo melhr

  3. Avatar de Joao M.
    Joao M.

    Para a malta que percebe de robotica:
    Não é mais simples ter o robo a andar sob rodas? compreendo a ideia de testar algo humanoide – até porque as pessoas “simpatizam” mais com esse aspecto do que com outro mas, para este trabalho demonstrado no video, não vejo a vantagem de ter pernas.

    A area da robotica tem avançado bastante . Os movimentos finos parecem-me cada vez melhores. No entanto acho que se “perde” algum tempo com a humanização de um tecnologia.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      As rodas ocupam mais espaço e é difícil conseguir a estabilidade com apenas 2 rodas e basicamente o que poupas são os pés que têm muita pouca articulação é uma simples placa de alumínio as rodas parece mais fácil a 1º vista mas trariam mais problemas do que soluções

    2. Avatar de Matiofsky
      Matiofsky

      Pergunta muito interessante. Desenhar um robot para uma tarefa, podemos optimizar o seu desenho para essa tarefa, mas que desenho oferece maior versatilidade para hoje, amanhã e depois? Por outro lado como se poderia comparar o desempenho de um robot não humanoide com humanos, haveria sempre falta de critérios objectivos para o fazer. Outra perspectiva vem de saber o que distingue uma robot de um humano em diferentes tarefas e onde faz sentido ter um robot e onde faz sentido ter humanos, penso que um dia teremos humanos equipados com novas ferramentas como exoesqueletos (para aumento de força ou suavisação de cansaço), uma versão cibernetica de uma fusão homem-máquina, tudo isto para melhorar o desempenho de unidades fabris e expandir as potencialidades do homem e máquinas.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Enquanto um deles monta um carro, um humano consegue montar 4 ou 5!

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      É mais ao contrário enquanto o humano tem de fazer pausa para almoço ir para casa descansar este trabalha 24*7 sem se queixar sobre os seu direitos e deveres portanto no tempo que o humano vai para casa dormir o robot monta 10 ou 15 carros

      1. Avatar de palex
        palex

        E para além disso não lhe pagam segurança social e férias… E no final se não estão a cumprir podem “despedir” (sucata) sem indemnização e sem sindicatos… Na ótica das empresas parece ser rentável. E ainda podem deduzir IVA na compra do “Chappie”

        1. Avatar de Joao M.
          Joao M.

          não fazem greves, não precisam de intervalos (principalmente se as baterias forem substituiveis ou estiverem ligados por cabo), etc..

        2. Avatar de palex
          palex

          Na ótica das empresas com tarefas repetitivas, um funcionário com salário bruto de 1000€ em Portugal custa à empresa num vínculo de 4 anos cerca de 80.000€…. Dá que pensar…

  5. Avatar de Tretada
    Tretada

    Que uso tão ineficiente de um robô de formato humanóide!

    Nem pernas nem rodas… para o tipo de trabalho mostrado no vídeo um robô estacionário numa comum linha de montagem seria 100 vezes mais eficiente e a uma fracção do custo.

    Versatilidade? Um robô estacionário também pode ser bastante versátil com um amplo alcance de movimentos desde que os “braços” tenham comprimento e articulações suficientes. A “mão” de um robô estacionário também pode ser mudada para se adaptar à montagem de diferentes peças.

    Precisão? É só pensar nos robôs capazes de colocar os mais minúsculos componentes electrónicos nas placas de circuitos impressos, algo que já acontece há muitos anos.
    Lembrem-se do tamanho dos pernos desses componentes e dos buraquinhos de 1mm ou ainda menores onde são introduzidos. Precisão é algo que, comprovadamente, não está em falta nos robôs já existentes em qualquer linha de montagem.

    O vídeo não passa de uma prova de conceito, apenas mostra o potencial para o futuro e nada mais.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      A diferença é que este pode fazer tudo o que um humano faz e mundo já está adaptado para ele, um robo estacionário tinhas de fazer um para cada tarefa enquanto este desenhas um e depois é produção em serie daqui a uns aninhos custam o preço de uma uva mijona encomendas aos 1000 de cada vez

  6. Avatar de Inculto
    Inculto

    No COVID andou tudo robotizado e não vi nenhuma manifestação…

  7. Avatar de virtuacool
    virtuacool

    Um funcionário humano que trabalhasse a essa velocidade era despedido no primeiro dia, mas e uma grandíssima evolução.

    Há várias empresas a trabalhar neste tipo de robôs, e todos aparentam o mesmo “problema”: parecem humanos a dançar break-dance.

    Mas a realidade e que há 20 anos não se via robôs humanoides, mas à velocidade com que estão a evoluir, daqui por 20 anos serão iguais a nós!