EUA: Biden assina projeto de lei para aumentar a produção de chips e competir com a China

17 Comentários

Certamente que já deu conta de que tem havido uma competição acesa na indústria dos chips eletrónicos. Nesta competição estão então envolvidos países de peso, como os Estados Unidos, a China, Taiwan e também algumas regiões europeias.

Assim, e tal como era esperado, o presidente norte-americano Joe Biden já assinou o projeto de lei para aumentar a produção de chips no país e, assim, diminuir a dependência de países terceiros ao mesmo tempo que compete com a gigante China.



EUA assinam projeto de lei para aumentar a produção de chips

De acordo com as informações avançadas pela agência Reuters, o presidente Joe Biden assinou nesta terça-feira (9) um projeto de lei para investir 52,7 mil milhões de dólares em subsídios para a produção e pesquisa no setor dos semicondutores nos Estados Unidos da América. Este projeto vai permitir não só aumentar os esforços para incrementar o fabrico de chips no país, como também vai acentuar ainda mais a competição com a indústria tecnológica da rival China.

“O futuro será feito na América”, diz Biden

Segundo o presidente Biden, “o futuro será feito na América”, e refere-se a esta medida como sendo “um investimento único de uma geração na própria América”.

Na assinatura do projeto de lei, o presidente norte-americano também elogiou os investimentos que as empresas de chips estão a fazer. Por outro lado, ainda não ficou claro se o Departamento do Comércio dos EUA vai definir regras para as concessões e nem quando tempo será preciso para subscrever os projetos.

No evento estiveram presentes os principais executivos de várias marcas poderosas deste setor, nomeadamente da Micron, Intel, Lockheed Martin, HP e AMD e também alguns governadores, entre outros representantes.

Segundo a Casa Branca, a aprovação deste projeto já está a estimular novos investimentos em chips. Por exemplo, na segunda-feira, a Qualcomm comprou mais 4,2 mil milhões de dólares em chips da fábrica GlobalFoundries, o que eleva para 7,4 mil milhões de dólares o seu compromisso de compras até 2028.

Também foram feitos elogios à Micron que anunciou um investimento de 40 mil milhões de dólares para o fabrico de chips de memória. Desta forma, a participação de mercado dos EUA aumenta de 2% para 10%.

Leia também:

EUA proíbe o envio de equipamentos para fabrico dos chips de 14 nm para a China

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E afinal o Trump é que era maluco por tentar passar o fabrico de chips para fora da China…

    1. Avatar de AP
      AP

      Não. Era maluco porque acirrou os rotweillers nazistas e deu-lhes força dentro do próprio país voltando metade da população contra a outra metade. Um presidente com P grande nunca faz uma barbaridade dessas: une todos os cidadãos para tornar o país grande! “Ah ele grita alto mas fala as verdades na cara”. Errado! Ele fomenta a raiva entre as pessoas! E só não vê quem não quer. E quem acha que enraivecendo as pessoas umas contra as outras é o caminho então ou anda completamente distraído ou precisa de uma camisa de forças com lacinhos cor-de-rosa porque essa é a estratégia que a política porca sempre usou para dominar a plebe. Dividir para conquistar.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Certo, no entanto esteve sempre certo nas coisas que dizia…

        1. Avatar de Nuno V
          Nuno V

          Principalmente quando disse que era interessante testar injecções de desinfetantes em humanos para combater o COVID, ou quando no início dizia que este iria desaparecer.

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Excepto quando mentia, o que era bastante frequente

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Bem se vê quem é que está a desunir o povo dos EUA.. é só consultar os números do bidé

        1. Avatar de AP
          AP

          Esse comentário é um verdadeiro atirar de areia para os olhos das pessoas. E sabe bem disso. Mas pronto, já escolheram o vosso político divino de eleição e rezam por ele todas as noites antes de se irem deitar num pequeno altar na parede da sala… Isso é convosco. Mas acho piada queixarem-se que os políticos são todos iguais mas passado meia dúzia de anos vão logo a correr atrás de outro. Alguém vos entende??

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Qual areia rapaz, vai ver os números e depois volta aqui, andas muito a leste do que se passa no EUA e é que eu nem tenho nada que me aproxime muito do Trump porque é um boçal, mas o Biden é um velho demente e asqueroso, é só ver o que fazia com as crianças, o que o filho dele anda a fazer com drogas (isto deu para o Trump cair) entre outras coisas.. espera pelas eleições que vão ocorrer daqui uns dias e logo verás como o povo vai voltar aos republicanos

      3. Avatar de darksantacruz
    2. Avatar de AP
      AP

      E estou-me a marimbar se ganham os Democratas ou os Conservadores! Ganhe um que una o país, que defenda os princípios democráticos, melhore as condições de vida para a grande maioria (nunca se agrada a todos) e crie boas relações com o resto do mundo.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Tendo em conta que os presidentes dos EUA têm um histórico incontável de intervenções em assuntos internos de países soberanos, muitas vezes instalando ditaduras fascistas, parece-me que o que pedes é impossível.

    3. Avatar de Nuno Torre
      Nuno Torre

      Caro: Não foi nisso que o Trump foi maluco. Aliás: Para quem não saiba, o retorno da Indústria à América já vem do mandato do Bush Jr. Todos os sucessores limitaram-se a segui-lo, Trump apenas com mais espalhafato. Verdade é que, até hoje, e já por lá passaram depois de Bush Jr, Obama, Trump e agora Biden, e pouco conseguiram nesse aspecto, dando uma certa impressão de haver um discurso para dentro e outro para fora. Foi assim com todos eles… Até quando? Talvez até à China entender que chegou a sua hora de ser ela a mandar sozinha em si e em boa parte do mundo…

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      É igual a este portanto, não vejo diferença

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    E as fabricas ja estao a ser construidas ou so serve o decreto lei ? La para o ano 2030 isso fica resolvido, se entretanto outro presidente mudar o discurso entao a America nao vai a lado nenhum.

  3. Avatar de Ze
    Ze

    Deve ser como o gasoduto entre Portugal e o resto da Europa. Quando estiver pronto já não há gás natural nenhum 😀