Estradas inteligentes – Uma nova via rumo ao futuro

22 Comentários

Por Carina Ramos para o Pplware
Actualmente, já é uma situação pontual a visualização de painéis solares em casas e edifícios, ou ainda referidos nos vários meios de comunicação, associados à produção de energia tanto térmica como eléctrica.

No entanto, já é possível encontrar-se este tipo de painéis associados a um novo projecto.

car-lights-on-highway-080814


Distinto de tudo o que foi desenvolvido até os dias de hoje nesta área, aparecem então, desenvolvidas por cientistas americanos, as novas estradas rodoviárias formadas por painéis solares, mais conhecidas por “estradas inteligentes”.

Este novo projecto teve origem na empresa americana Solar Roadways, financiado pelo Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América, com o objectivo de criar uma nova via de comunicação que terá como base painéis solares equipados com luzes de LED que acenderiam de noite, substituindo as nossas tradicionais marcas pintadas nos pavimentos.

06 Light-Test

Além disso, esta nova tecnologia visa também aumentar a segurança na estrada, através da projecção de sinais de perigo e avisos sobre obstáculos recorrendo ao uso de sensores, e, simultaneamente, devido á presença dos painéis solares, produzir energia, por exemplo, para recarregar carros eléctricos, facilitando assim a realização de longos percursos com este tipo de transporte, ou, a partir da acumulação de energia térmica durante o dia, proceder á fusão de neve e gelo acumulados nos pavimentos, nas estações mais frias.

Este tipo de pavimento inovador poderia não só substituir os asfaltos rodoviários, como também o pavimento utilizado nos parques de estacionamento.

De acordo com os cálculos dos cientistas desta nova tecnologia, se a rede de estradas dos Estados Unidos da América incorporasse esta tecnologia como um todo, poderia então ser gerada cerca de três vezes mais energia que o pais actualmente consome, sendo, segundo os responsáveis da empresa Solar Roadways “quase suficiente para abastecer o mundo inteiro”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    sim senhora isto e ke sao estradas

  2. Avatar de Jonblue
    Jonblue

    Esta tecnologia foi desenvolvida pelos Israelitas, para não variar.
    Eles já têm estradas e autoestradas que produzem electricidade à medida que os carros circulam 😀

    1. Avatar de SRG
      SRG

      É verdade que os Israelitas (para não variar) estão a desenvolver um sistema que permite “fabricar energia” nas estradas, mas esse tal sistema tem por base sensores de pressao que geram apenas energia quando os veiculo pisam as vias, ou seja, este sistema so funcionaria bem no IC19 porque uma estrada onde nao passam carros suficientes nao gera energia =P

      1. Avatar de a friend
        a friend

        Não sei se a IC19 seria o melhor local..

        Ali os carros param.. não circulam! 😀

        1. Avatar de André M.
          André M.

          Assim ainda é melhor..quanto mais tempo for exercida a pressão, maior a quantidade de energia gerada!;)

          1. Avatar de a friend
            a friend

            Sempre tive ideia que as energias eram geradas pelo movimento 😛

          2. Avatar de André M.
            André M.

            Poderás ter razão..mas foi a ideia com que fiquei quando a reportagem passou na SIC há uns tempos..

  3. Avatar de Pedro Pinto

    Parabéns Carina pelo excelente artigo !!!

    A tecnologia não está só nos computadores 🙂

    Pedro Pinto

  4. Avatar de Pirotas
    Pirotas

    É uma ideia excelente mas…. como não poderia deixar de ser tem um “mas”, a sua implementação.

    1. Avatar de cfernandes
      cfernandes

      Desde que não seja como as actuais que ao fim de um mês já estão cheias de buracos. Quanto ao Custo passado uns anos deveria compensar. Também podiam fazer isso para as linhas de comboio, metro, etc. Mas bom era pensarem na situação inversa, ou seja e se os pneus gerassem energia ao passar por uma estrada.

  5. Avatar de janielton
    janielton

    Mais uma área de sensores…vai dominar o mundo.

  6. Avatar de Ana Narciso

    Uau… não paro de me surpreender!

    Obrigada por partilhares, Carina.

  7. Avatar de Kaixas
    Kaixas

    No final do vídeo sugerido num destes comentários há um deles que diz que se fosse “hacker” que ia passar o dia todo a tentar aceder à “estrada”…

    Realmente, se já há gente que se diverte a trocar as informações que aparecem nos paineis ao lado da estrada, imaginem a possibilidade de trocar a estrada toda…

    Mas também bastava não ter essa parte dos led’s e pronto… ficava a parte boa, que é gerar energia e poder derreter a humidade, o gelo e a neve das estradas, o que tornava muito mais segura a condução.

    Venha de lá essa invenção!

    1. Avatar de Away

      Imagina os hackers a tentarem aceder “à estrada”, para depois alterarem as temperaturas da estrada para derreter os pneus ao pessoal 😀

  8. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Cheira a bom demais, veremos se é economicamente viável, porque se for seria a revolução energética.

  9. Avatar de Away

    É por causa destas estradas novas que os americanos inventaram, que em Portugal se vai começar a usar chip nas matriculas. Ainda dizem que andamos 50 anos atrasados em relação aos USA… 😀

    1. Avatar de Bónus

      Andamos 50 anos atrasados, mas quando toca a sacar dinheiro ao contribuinte, estamos sempre na vanguarda: Via Verde e Chips nas matrículas.

  10. Avatar de David Soares

    Parabéns Carina, pelo excelente post.

    Espero que continues. Como o Pedro já disse.. “A tecnologia não está só nos computadores “.

    Mais uma vez, parabéns 😉

  11. Avatar de o_unico
    o_unico

    Onde está a fonte dessa notícia? Queria saber mais sobre…

  12. Avatar de R
    R

    Infelizmente não acredito que vá chegar a ver esta tecnologia aplicada. Parece-me que ainda têm alguns problemas para resolver, como por exemplo: Será que conseguem criar placas destas resistentes o suficiente para aguentar com cargas de camiões e carros a passar-lhes em cima horas a fio, durante dias a fio, durante semanas a fio… ? Desconfio. Depois, isso ia implicar “desinvestir” em tudo o que se investiu até agora. Por exemplo em Portugal, desde que o nosso Presidente era primeiro ministro até aos dias de hoje, já foram gastos alguns biliões valentes (e não se esqueçam que 1 bilião é um 1 com 9 zeros à frente, ou seja 1 000 000 000 x muitos €)em pavimentação, o que significaria ignorar todo esse investimento feito ao longo destes anos.
    Talvez comece a aparecer uma ou outra estrada com esta tecnologia em determinadas zonas para teste… já acredito mais.

    1. Avatar de Pedro Teixeira
      Pedro Teixeira

      Este tipo de tecnologias não tem por habito irem instalar tudo a torto e a direito.

      Se fosse para a frente, seria aplicado em estradas novas ou em avançado estado de degradação. O resto acabaria de vir com o tempo (ou pela necessidade de reparar ou por já ter sido gerado ROI suficiente para implementar o sistema)