Escolas da Flórida vão introduzir drones armados para responder a tiroteios

27 Comentários

Perante um problema recorrente nas escolas dos Estados Unidos da América (EUA), a Flórida vai testar drones armados para responder a tiroteios. Três áreas escolares do estado vão testar o sistema, após ter sido aprovado pelo governador Ron DeSantis.



Criados por uma empresa chamada Campus Guardian Angel, os drones permanecem nas suas bases de carregamento em caixas seguras e múltiplas, cada uma com seis drones, nas instalações das escolas até que um incidente a envolver um tiroteio seja detetado.

Quando isso acontece, são pilotados remotamente por operadores, a partir da sede da empresa, em Austin. As equipas incluem um piloto, especialistas táticos que coordenam os movimentos e decidem quando agir, e contactos que transmitem informações em tempo real às autoridades policiais.

Além de fornecerem uma transmissão de vídeo ao vivo constante para as equipas de primeiros socorros, os drones a serem testados voam a uma velocidade de cerca de 48 a 80 quilómetros por hora dentro de edifícios e podem atingir cerca de 160 quilómetros por hora ao ar livre. Com estas velocidades, podem atravessar um campus em oito segundos, confrontando um atirador armado em 15 segundos.

Conforme explicado, os drones estarão lá principalmente para ajudar as autoridades policiais, patrulhando cantos e salas de aula – quase que como um cão-patrulha.

Por sua vez, as transmissões ao vivo poderão ajudar a confirmar a identidade e a localização do atirador, auxiliando na perceção da situação e na avaliação da ameaça.

Embora armados, os drones carregam armas não letais, permitindo-lhes distrair, desorientar, confrontar e incapacitar atiradores. Além disso, carregam balas de pimenta e um quebra-vidros para entrar rapidamente nas salas de aula.

Drones armados nas escolas suscitam preocupações

A presença de 30 a 90 drones nas escolas tem suscitado preocupações. Além de quaisquer potenciais problemas técnicos, surgem receios relativamente à possibilidade de eles tornarem uma situação de tiroteio ainda pior ou mais complicada, havendo ainda dúvidas sobre o tipo de formação que os operadores recebem.

A par disso, há a questão da segurança do armazenamento, bem como a possibilidade de um drone colidir com um aluno ou com as forças policiais enquanto voa pelos corredores.

Entretanto, os resultados do teste ao sistema nas três áreas escolares deverão ser conhecidos, com a Campus Guardian Angel a planear instalar os drones nas escolas de forma permanente, em setembro e outubro, antes de o serviço ficar totalmente operacional, em janeiro do próximo ano.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de X
    X

    È esta a cultura que nos quer liderar… fujam.

    1. Avatar de narcesudo
      narcesudo

      A mesma Florida desta notícia «designa 7 de novembro como o Dia das Vítimas do Comunismo»
      https://observador.pt/2022/05/10/florida-designa-7-de-novembro-como-o-dia-das-vitimas-do-comunismo/

      Compreendo que lhe faça comichão…

      1. Avatar de X
        X

        USA é uma experiencia falhada, começa a pensar no futuro se não queres ser vítima desta américa, pior que nazis.

      2. Avatar de X
        X

        Tem cuidado que isso pode ser iniciativa da agenda evangélica que quer provocar o armagedon de modo a obrigar jesus a regressar! claro que morremos todos mas não se preocupem que os crentes vão ser salvos! https://www.youtube.com/watch?v=75ehG6utzBM

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Parecem esquecer-se que o comunismo matou e mata mais pessoas que o nazismo, fora as vidas aprisionadas.
        Não é à toa que em países mais avançados se perseguia e puniam os comunistas, nem entendo como países democráticos podem permitir a existência de partidos comunistas, nós tivemos um vislumbre disso no PREC mas não passou de um vislumbre, felizmente Ramalho Eanes salvou-nos desse desfecho

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          NUNCA houve um país que adotou o comunismo como sistema político e econômico. Vá ler um pouco para postar menos bobagens…

          Quanto ao capitalismo, vou deixar uma citação de João Carvalho ⁠”O capitalismo falhou, falha e falhará em cada uma das sociedades aonde ele colocar os seus tentáculos que se baseiam na expropriação e na exploração do homem pelo homem. É isso que nós combatemos!”

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            vai dizer isso à URSS de Lenin e Stalin..
            vai dizer isso à China de Mao Zedong..
            vai dizer isso à Coreia do Norte de Kim Il-Sung
            vai dizer isso ao Cambodja de Pol Pot
            vai rever a tua história..

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Perseguir e punir pessoas devido á suas preferencias politicas. Nada melhor que sentirem na pele uma boa dose de democracia e liberdade.

          1. Avatar de X
            X

            LOL saímos de uma armadilha caímos noutra!
            Agora é dividir para reinar e ricos acima da lei a “governar-nos”.

          2. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            Se o Toni não gosta que se persigam comunistas então também deve detestar que se persigam nazis… já que a mentalidade homicida nos regimes onde ambos vigoraram foi idêntica.

          3. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            Caro X, dividir para reinar é o lema da sua extrema-esquerda que dividiu a sociedade em milhentas minorias, classificou-as, discriminou-as e tem-las usado para colocar todos contra todos.

  2. Avatar de JL
    JL

    Drones não chineses, e sem peças chinesas, claro está.
    Não sei se ainda está em consideração e análise o impedimento de comercialização de marcas chinesas de drones nos Estados Unidos. – Qualquer americano que queira um drone só para brincar, não terá (ou não teria) acesso a marcas como DJI, Potensic, etc.

  3. Avatar de Max
    Max

    Quê, drones armados nas escolas?!
    Afinal são “armas não letais, permitindo-lhes distrair, desorientar, confrontar e incapacitar atiradores” como “balas de pimenta [bolas de plástico que explodem com o impacto em superfícies duras e libertam um pó com a mesma substância dos sprays de gás-pimenta]. Nã são referidas outras armas.
    Chamam-lhes drones de ataque … mas que atacam pouco. As tais bolas de “pó-pimenta” só rebentam se acertarem numa superfície duras e o efeito depende de o pó sair em direção à cara do agressor.
    Enfim, diz a fonte que na Florida, desde 2018, houve mais de 60 incidentes de tirotio em escolas. O maior foi na escola de Marjory Stoneman Douglas, em 2018, com 17 mortes. Os atiradores são geralmente jovens, com acesso a armas semi-automáticas do tipo AR-15.
    Percebe-se intenção, mas isto dos drones, operados remotamente de Austin, Texas, não me parece que resolva grande coisa. E até pode complicar.

  4. Avatar de Ze
  5. Avatar de Draw
    Draw

    Vamos dificultar o acesso às armas? Não, vamos colocar mais armas nas escolas.

    1. Avatar de narcesudo
      narcesudo

      Eu também vou muitas vezes directamente para os comentários mas… ó Draw, pelo menos de vez em quando, convém ler um pouco mais do que o título sensacionalista.

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Sociedade doentia…
    Preferem ver os filhos mortos do que estabelecer um rígido controle de armas.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se calhar não preferem, aprenderam a viver com isso, a indústria das armas é muito forte, nem o Obama que queria fazer disso a sua bandeira conseguiu sequer fazer mossa.. culturalmente adaptaram-se, mas pensa assim, corres mais risco de morrer no Brasil para te roubarem um android de 100€ do que em qualquer lugar dos EUA

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        não é verdade!
        em alguns pontos do brasil em relação a alguns pontos dos eua sim é verdade. generalizando para o todo dos dois países é um mito desmentido pelas estatísticas

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          não conheces o brasil, está visto

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Por agora, é munição não letal, amanhã será munição real.  DeSantis é mais um dos loucos á solta naquele país.

  8. Avatar de MLopes
    MLopes

    este loucos gajos são mesmo loucos e têm buracos no lugar dos olhos. a proibição das armas deveria ser uma prioridade em qualquer país e os eua são o exemplo precisamente do inverso.
    agora em vez de proibirem as armas de vez colocam em funcionamento armas para combaterem crianças que podem ter armas, ou não…seria para rir se não fosse tão profundamente triste

  9. Avatar de V@
    V@

    Sinceramente não vejo mal nenhum no emprego dessa tecnologia, dado o brutal número de casos nas escolas dos EUA. Entre abater um atirador criminoso usando como instrumento um sniper humano ou um drone, venha o diabo e escolha: o criminoso esse é que tem mesmo de ser abatido, seja com projécteis disparados usando um drone ou uma arma de mão empunhada por uma pessoa autorizada. Aliás, creio que no futuro esses drones poderão até vir a ser autónomos, dado o aumento previsível de casos que se irão verificar no futuro.

    1. Avatar de Max
      Max

      Isso, um drone autónomo com IA! É armá-lo com mísseis Hellfire! Tiro neles … desde que os criminosos sejam abatidos, os reféns, ou professores e alunos no local errado à hora errada, são baixas justificadas … podiam ser abatidos pelos criminosos!

  10. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Tudo menos restringir o uso de armas…

    1. Avatar de X
      X

      Armas por todo o lado e drogas tambem para atirar água para a fervura! isto sim é um conceito que lhes trás liberdade quando saem á rua!

  11. Avatar de JMarston
    JMarston

    Se calhar era mais fácil se proibissem a venda de armas de fogo ao cidadão comum.