Emirados Árabes Unidos colocaram em produção a maior central solar do planeta

29 Comentários

É natural e sabida a dependência do planeta ao petróleo. A grande maioria da sua produção está localizada nos países Árabes, onde esta poderá em breve deixar de ser a maior fonte de energia.

Para mudar o seu paradigma e criar alternativas, os Emirados Árabes Unidos colocaram agora em produção a maior central solar do planeta. Localizada em Abu Dhabi, promete produzir 1.177 megawatts apenas com a luz do sol.

Emirados Árabes Unidos central solar planeta energia“ width=

A maior central solar do planeta

Para além de todo o petróleo que ainda têm, os países Árabes têm igualmente outra fonte de energia. Esta é quase infinita e depende exclusivamente do sol. A central solar Noor Abu Dhabi entrou agora em produção plena e espera-se que produza 1.177 megawatts.

Com 3,2 milhões de painéis solares esta é, por agora, a maior instalação deste tipo do planeta. Ocupa uma área de 8 quilómetros quadrados. Terá surpreendentemente uma produção de 1,18 gigawatts em pico sendo apenas ultrapassada por alguns parques solares. Estes partilham apenas o espaço e funcionam de forma isolada.

Emirados Árabes Unidos partilharam os custos

O seu custo de implementação foi de 772 milhões de euros, sendo uma joint venture de 3 entidades. Falamos da Abu Dhabi Power Corporation e do consórcio entre a Marubeni Corp, uma empresa japonesa, e a Jinko Solar Holding, uma empresa chinesa.

Mais do que a sua produção energética, a central solar Noor Abu Dhabi val também pelo que vai poupar ao planeta. Com a sua produção energética, os Emirados Árabes Unidos vão conseguir emitir menos 1 milhão de toneladas de C02.

Esta energia permite poupar o planeta

Ao mesmo tempo, e com esta redução de C02, esta central conseguirá igualmente retirar cerca de 200 mil veículos das estradas. É este certamente o seu nível de poupança na poluição. A sua produção energética vai ser capaz de alimentar 90 mil pessoas com eletricidade.

Apesar de ainda muito dependente do petróleo, este passo dos Emirados Árabes Unidos mostram o caminho que este país quer seguir. Os seus vizinhos têm planos semelhantes e em berve vã mostrar as suas propostas. Esta nova central pode ser uma campanha de marketing mas inegavelmente dará em breve frutos para o planeta.

Europa produzirá 92% da sua energia elétrica através de energia renovável até ao ano 2050

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de OliveiraPatricia
    OliveiraPatricia

    Custo de implementação – 772 milhões de euros
    Eletricidade gerada – 90 mil pessoas
    (Ponto final)

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Se calhar queriam dizer 90 mil habitações não? Cada habitação com 3, 4 pessoas já seria mais adequado.
      Também reparei isso, não vejo como isso seria solução com esses valores.

      1. Avatar de N1ldo
        N1ldo

        Principalmente pela área ocupada 8km quadrado.
        Por exemplo, Dubai pouco mais 4mil km quadrado e com mais de dois milhões de habitantes.
        Essa área é o dobro do tamanho da cidade pra gerar energia pra alguns quarteirões?
        Fonte Wikipedia

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          8 km quadrados é o dobro de 4 mil km quandrados? So tu

          1. Avatar de N1ldo
            N1ldo

            Obviamente está aí um erro no texto, que aliás no contexto qualquer com o mínimo de raciocínio concluiria que quiz dizer 8mil km.
            E não possível editar aqui.

  2. Avatar de Filipe B
    Filipe B

    1.177GW a produzir numa hora em contínuo = 1177000kWh * 0.19€ = +-224000€/h
    772000000€ (instalação) / 224000€/h = 3452.13h de produção contínua para o “break-even”
    3452.13h/5h diárias (estimativa diária de produção pico NO DUBAI) = 690 dias
    690 dias / 365 = 1.9 anos

    Mesmo descontando o custo de manutenção da instalação e custos com pessoal, julgo que em 5/7 anos está tudo pago e depois é só facturar…
    Vamos fazer uma vaquinha e fazer uma coisa desta cá em Portugal?

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      O preço de venda não é de 0,19€ (isso é que tu e eu pagamos, não é o que central encaixa por cada kwh vendido), creio que o valor andará mais perto dos 4cts a 7cts (esses valores tem baixado muito ultimamente), pelo que o periodo de amortização da Central pode ser um “bocadinho maior”.

      1. Avatar de Filipe B
        Filipe B

        Estava a fazer a análise do ponto de vista da EDP, não considerando uma série de custos que os clientes individuais têm de absorver quando por exemplo ligamos painéis fotovoltaicos lá em casa à rede (resultando num preço/kWh miserável, próximo dos 0.04€ a 0.07€ que falas).
        Dito isto não trabalho para a EDP ou similares e não faço ideia do que estou a falar, mas honestamente estava à espera de períodos de retorno à volta dos 20/30 anos. Achei no entanto estas contas (rigorosas 😉 ) interessantes.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Daqui a 10 anos a central está tecnicamente obsoleta.
          Sem ajudas, do ponto de vista financeiro, um investimento destes será sempre um fiasco.

          1. Avatar de Mapril Oliveira
            Mapril Oliveira

            Se a central for amortizada em 10 anos e tiver um tempo de vida útil de décadas, com custos de exploração muito baixos, como pode ser um fiasco económico? Mas eu não sou especialista, talvez você nos possa esclarecer melhor…

          2. Avatar de Filipe B
            Filipe B

            As centrais a carvão já são obsoletas neste momento e ainda funcionam…
            A questão é mais financeira do que técnica. Se uma nova solução industrial for mais rentável do que um equipamento existente é de mudar, independentemente da sua tecnologia.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            eles não devem estar muito preocupados, afinal é tudo investido com $$ dos paises do ocidente (Portugal incluido).

          4. Avatar de Hippo
            Hippo

            Esse comentário revela muitíssima ignorância. Sem subsídios e já com o armazenamento mais caro que existe (baterias) o último leilão na Califórnia deu menos de 4 cêntimos de dólar por kWh e apenas 2 cêntimos só para os painéis. O break even no Dubai deve estar nos 8 anos… Depois é só lucro. Tudo sem subsídios!

          5. Avatar de AJMS
            AJMS

            Carlos, o seu comentário revela total desconhecimento do que é energia fotovoltaico. Nunca é um fiasco, e dará sempre lucro a longo prazo, dos 8/10 anos até aos 25 anos é sempre a lucrar.

    2. Avatar de Oscar
      Oscar

      Onde foste os 0,19?
      77 Mihões de euros, não é uma vaquinha é mais um boizão

      1. Avatar de jorge
        jorge

        Pedimos ao Berardo para vender uma colecção de obras de arte e está feito..

        1. Avatar de Linuxo Lord
          Linuxo Lord

          O homem não tem dívidas pá!

    3. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      A coopernico anda a tentar fazer isso mesmo. Para já tem sido iniciativas numa escala muito menor, mas cada vez somos mais e todos juntos podemos fazer muito mais. Convido te a juntar – te

    4. Avatar de Danilo
      Danilo

      Portugal é quente como inferno e sol é de matar

  3. Avatar de Lucas
    Lucas

    “em berve vã…” corrigir por “em breve vão…”
    De nada…

  4. Avatar de AJMS
    AJMS

    Isso é o futuro, mas qualquer habitação em portugal com boa exposição solar pode também dar um passo nessa direção e fazer baixar a sua conta de electricidade, 1 painel solar paga-se em 7/8 anos e depois tem mais +/- 15 anos a tirar lucro do mesmo.

  5. Avatar de João M.
    João M.

    A quantidade de água necessária para manter estes paineis limpos deve ser pequena…

  6. Avatar de Saqueador de bits lord
    Saqueador de bits lord

    Os malucos do petróleo são inteligentes, estão a apostar nas renováveis.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 Enquanto os malucos do terceiro mundo estão a comecar a cortar a sua dependencia do petróleo.
      Os inteligentes dos paises desenvolvidos dizem isso é má ideia.

  7. Avatar de PcRat
    PcRat

    Depois vem uma daquelas tempestades gigantescas de areia que picam o vidro todo, e lá se vão os paneis solares com o galheto…

  8. Avatar de Fernando
    Fernando

    Não era melhor apostar na fusão nuclear? É limpa e ilimitada. O sol já faz isso desde que nasceu.

    1. Avatar de JOAO LUIS
      JOAO LUIS

      A ITER primeira central de fusao nuclear está a ser contruida na França e só deverá produzir electricidade em 2035. Até lá acho que vamos daqui a nada andar todos de bicicleta e voltar a usar velas á noite.

  9. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Sol não lhes falta…