Elon Musk revelou o primeiro protótipo do Optimus, o robô humanoide da Tesla

38 Comentários

Criar um robô estão nos planos de Elon Musk há muitos anos e com vários planos de utilização. O Optimus é a face mais visível do seu plano para criar propostas para serem usadas nas suas fábricas, mas também em contextos do dia a dia.

Há poucas horas, no AI Day 2022 da Tesla, o seu homem forte revelou os avanços feitos pela Tesla nesta área. Foi revelado um novo robô, que mostra que estamos prestes a ter propostas reais a funcionar e a ajudar os humanos a qualquer altura.

Tesla robô Optimus Elon Musk protótipo

Elon Musk revelou o seu próximo robô

Ao longo dos últimos anos a Tesla tem colocado no Optimus a sua interpretação do que é um robô criado para ajudar no dia a dia. Todos sabiam que este era apenas uma imagem do que este poderá ser, não estando ainda plenamente funcional. Isso foi admitido por Elon Musk no palco do AI Day 2022.

O que foi mostrado, há poucas horas, vem colocar este robô numa nova fasquia. No palco deste evento foi mostrado um primeiro protótipo funcional e que abe caminho para o que está a ser preparado. A autonomia pode ser já vista, mas ficou também claro que há muito trabalho a ser realizado.

Um protótipo funcional do Optimus

Com um preço que deverá ficar abaixo dos 20.000 dólares, o novo Optimus esteve em palco a mostrar o que é já capaz. Moveu-se sozinho, algo que fez pela primeira vez, e chegou a dançar para mostrar a sua mobilidade. Quanto a datas, este foi criado nos últimos 6 meses e a Tesla prevê que esteja pronto nos próximos meses.

Equipado com uma bateria de 2,3 kWh, este protótipo funciona com um SoC da Tesla e oferece conectividade Wi-Fi e LTE. Em termos de software, a empresa de Elon Musk reciclou o seu Autopilot, tendo ido reformulado para funcionar no novo corpo e ambiente. Também aqui os modelos reais serviram para treinar o sistema.

Tesla robô Optimus Elon Musk protótipo

A grande atenção ao pormenor da Tesla

Onde esta apresentação se focou foi nas articulações deste robô da Tesla. A empresa criou “mãos de nível humano”, com 11 graus de liberdade derivados de seus seis atuadores dedicados, bem como “mecanismos complexos que permitem que a mão se adapte aos objetos que estão a ser agarrados”.

Apesar de estar ainda longe de uma proposta usável e independente, fica claro que a Tesla já evoluiu muito no seu robô. Em breve devem surgir muitas mais novidades, que colocam estes novos elementos nas fábricas da marca e quem sabe nas nossas casas a ajudar no dia a dia.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Castro
    Castro

    santo deus! Como é que tiveram a coragem de apresentar isto desta forma ao público… é quase tão desengonçado nos movimentos como o robot da Xiaomi. E querer mostrar um robot lento como uma lesma como algo útil num escritório… Não é desta forma que se convence os potenciais clientes a comprar o produto, ainda mais virem dizer o preço e que vai estar pronto em breve, quando claramente não está.
    É óbvio que faltou alguém para com cabeça para criar uma apresentação digna! A reacção do público mostra isso muito bem… Mais uma vez a soberba do Musk a dar um tiro no pé.

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      O breve pra Tesla são 4 anos no mínimo.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mostra aí o teu projeto à malta já agora…

      1. Avatar de Castro
        Castro

        e eu preciso de ter um projecto para criticar algo que está claramente atrás do que outras empresas já fazem há anos?

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Claro que está atrás…é um protótipo LOLOL
          E mesmo que nunca passe disto….relaxem.

          1. Avatar de int3
            int3

            Vocês são mesmo um culto.

          2. Avatar de Castro
            Castro

            quer seja ou não protótipo é uma apresentação dum produto que indicam que estará em pouco tempo à venda. Tendo isto em mente, relê bem o que eu escrevi.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas qual culto. Nunca dei 1€ a ganhar ao Musk.
            Culto aqui só o do hate. “Como é que tiveram a coragem de apresentar isto desta forma ao público” Como foram capazes LOLOL

          4. Avatar de secalharya
            secalharya

            Tudo na Tesla é protótipo!
            Nada funciona 100%.

          5. Avatar de Castro
            Castro

            Hugo, tanta falta de compreensão! A frase que citas é uma constatação do amadorismo da apresentação. É só ver a reacção do público.

      2. Avatar de rSP
        rSP

        Hugooo, então o que aconteceu afinal os Humanoides foram mentira no que disse no comentário anterior? Ooops, o Hugo parece que anda a ser desmentido e a descarada. Mais um screenshot.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Rapaz tu cura-te. LOLOLO

    3. Avatar de Stanley
      Stanley

      Lembrei do filme Robocop 2

    4. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Já há marcas com robots mais avançados. Mas a Tesla faz este show para a maioria da população fora do tema ficar com a ideia que a Tesls foi a primeira.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        O que afirmas é literalmente mentira.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Refiro-me à segunda afirmação

  2. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Parece o Joe Biden, acho que já está pronto para o substituir.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      Sim o Musk está cada vez pior.

  3. Avatar de int3
    int3

    Tesla é uma fraude. É preciso ter uma coragem de falta de vergonha em anunciar isto.

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Tem os seus seguidores presos pelos tins-tins. Apresenta qualquer prototipozeco e o zé boné compra.

    2. Avatar de Oi
      Oi

      Eu também acho que a Tesla e’ uma fraude, principalmente para quem viu multiplicar a conta bancária por 6 ou 7. Rica fraude.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Há que rir com os comentários aqui, em poucos mais de 6 meses criaram aquilo com peças que se compram nas.lojas normais. Apenas usaram o motor de inteligência artificial que usam nos carros.
    A maioria dos especialistas achava que eles iam ter bem menos para mostrar, nunca na vida um protótipo a andar no palco, quanto mais demos a trabalhar numa fábrica…
    Com este ritmo em 1 ou 2 anos estão já a der usados à grande e por 20k isso é o custo de um operador fabril em Portugal por ano…

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      2 anos? Como o Tesla semi que em 2017 foi anunciado que as entregas iam começar em 2 anos?
      Ou mais como o FSD? Que ia viajar de forma completamente autónoma entre LA e NY?
      Explica melhor esses 2 anos. Vamos ver se este produto não vai competir com o famoso Hyperloop, ou os solar roofs da Tesla. Ambos produtos de sucesso.

      Eu acho que a Tesla vai usar estes robôs como sinaleiros, para ajudar com os engarrafamentos de transito no Loop de Las Vegas.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O semi grande parte da razão é fajita de baterias. Preferível fazer mais model y que semis, logo deixaram andar.
        Teoricamente o FSD já faz qualquer viagem, mas ainda comete erros… Logo tem que ser mais refinado. Mas os avanços têm sido galopantes

    2. Avatar de Art
      Art

      Sem esquecer as actualizações de software da tesla. Custam mais do que o hardware

  5. Avatar de Euoutravez
    Euoutravez

    Do papel para isto em 6 meses? Muito bem

  6. Avatar de Vasco
    Vasco

    Vejo isto xom8 um excelente complemento ao trabalho remoto. Ligado com uns óculos de realidade virtual, umas luvas e streaming 4K ou superior, certos trabalhos feitos a milhares de kms de distância com dificuldade, pois dependem de interação humana no terreno, tornam-se bastante mais fáceis de executar. Para quem programa à distância e precisa de efectuar testes nos equipamentos finais, ou quer verificar a ligação de um sensor, de um actuado, etc., sem estar dependente dos horários no local, isto é espectacular, pois pode ter uma extensão do seu próprio corpo no local de trabalho. Literalmente um substituto para tarefas que exigem a presença física, evitando deslocações e viagens a outors países, por exemplo. Quem me dera que fosse já hoje. É sem dúvida alguma o futuro da produção, mais a mais complementado com alguma inteligência artificial, pode até vir a ser autônomo na realização de certas tarefas. Sou um firme defensor das vantagens da robotizacao em larga escala, em todas as áreas, desde a medicina ás tecnologias de informação.

  7. Avatar de nuno
    nuno

    Pelo que percebi aqui nos comentários a malta está a comentar o robô (hardware) mas o que eles apresentaram na verdade foi a inteligência artificial que estão a desenvolver e como a estão desenvolvendo em datacenters feitos á medida por eles. Os robôs da Boston Dynamics até podem dar mortais e dançar mas se não tiverem uma AI avançada não servem nenhum propósito.

    1. Avatar de int3
      int3

      Mas que AI? Não vi absolutamente nada. Musk é uma fraude.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      os da Boston Dynamics só precisam “disparar”, essa empresa fornece-os ao exército e vão servir para atirar e matar, apenas (como o modelo LS3).

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Isto foi um evento para recrutamento, a ideia era mostrar o que já está feito e o que ainda fajita vir para a malta da área mandar CVs, o Musk admitiu isso, honestamente não esperava demos tão completas…

      1. Avatar de RicM
        RicM

        Fajita, lol, alguém anda a pesquisar comida mexicana…

  8. Avatar de secalharya
    secalharya

    Haha. O que eu me ri com esta apresentação. Nem daqui a 10 anos está funcional.
    Que FLOP.

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Em primeiro lugar o robô parece um monte de sucata, é para ter esse aspecto?
    Os chineses fazem robôs com melhor aparência (pele exterior sintética, seja silicone ou outro material).

    Quanto ao Elon Musk está a ser um hipócrita do caraças, anda a dar entrevistas a dizer que a Inteligência Artificial pode ser um perigo para humanos (já vi vídeos dele, não é fake), mas agora faz robôs?
    Vamos ver se também se incendeiam sozinhos como alguns carros Tesla S.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Todos sabemos que o aspeto é fundamental…principalmente em protótipos.

    2. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Obviamente não é para ter este aspecto, podiam ter perfeitamente fazer um acabamento a esconder todos aqueles fios, acho que não era muito difícil e tinha outro aspecto

  10. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Que palhaçada!! Quem é que pensam que eles são para tentar enganar o povo!! Não vê-se logo que é um robot controlado à distancia tal como um drone!!

  11. Avatar de JS
    JS

    Há que manter os investidores a encher mais dinheiro