“É vergonhoso”: Elon Musk critica os media por associarem ataque de robô ao Optimus

15 Comentários

Elon Musk, diretor-executivo da Tesla, criticou os media por sensacionalizarem um ferimento antigo causado por um robô na sua fábrica Giga Texas, em Austin. Afirmou que os meios de comunicação social estavam a tentar associar o incidente aos seus robôs futuristas Optimus, que, segundo ele, dariam início a uma nova era.

Imagem Elon Musk, CEO da Tesla


 

Acidentes não são raros, mas contra um robô é perigoso

O incidente, do qual falamos ontem, envolveu um engenheiro de software que estava a programar software para robôs que cortavam peças de automóveis a partir de alumínio acabado de fundir. Enquanto trabalhava, não se apercebeu de que um dos robôs ainda estava ativo enquanto os outros dois estavam inativos para manutenção.

O robô ativo atacou o engenheiro, prendeu-o ao chão e arranhou-lhe as costas e o braço. O ataque deixou um rasto de sangue no chão da fábrica, bem como uma ferida aberta na mão esquerda do engenheiro.

Musk ficou furioso com a forma como os meios de comunicação social retrataram o incidente e utilizou o X para defender os seus robôs Optimus. Numa publicação, Musk escreveu: “É verdadeiramente vergonhoso que os meios de comunicação social tenham evocado uma lesão ocorrida há dois anos devido a um simples braço de robô industrial Kuka (que se encontra em todas as fábricas) e insinuem que se deve ao Optimus agora”.

Disse ainda que os robôs Optimus trariam um “futuro de abundância” onde não haveria pobreza e as pessoas poderiam ter tudo o que quisessem em termos de produtos e serviços.

No entanto, o otimismo de Musk sobre o seu robô Optimus não apaga as preocupações de segurança nas suas fábricas Tesla. Em 2020, os reguladores da Califórnia disseram que a Tesla lhes tinha enviado relatórios incompletos sobre ferimentos nas fábricas.

Em abril, os inspetores chineses disseram que queriam punir a empresa por deficiências de segurança depois de um trabalhador da fábrica da Tesla em Xangai ter morrido após ser esmagado por um equipamento da fábrica. Em outubro, a Tesla rejeitou as alegações de um sindicato alemão e dos meios de comunicação social de que a fábrica de Berlim não dispunha de disposições de segurança adequadas.

 

Leia também:

Decisão judicial arrasa X: empresa de Elon Musk violou contratos e deve milhões em bónus

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O Musk fez frente ao Biden, por isso agora não vai ter paz até ao dia das eleições.

    É só seguir os média americanos e vemos as acções da máquina Americana contra o Musk, até a rede starlink vai ter um corte por parte do regulador.

    1. Avatar de SergioA
      SergioA

      e bem! O gajo sabotou a starlink na ofensica Ucraniana e ainda apoia os Russos…

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        lol
        Foi das primeiras pessoas a ajudar a Ucrânia dando internet para os serviços essenciais como Hospitais, Governo…

        Se optaram por usar a StarLink na guerra fizeram mal porque não faz parte do acordado.

        1. Avatar de SergioA
          SergioA

          Para fazer publicidade vale tudo, no fim chegou-se a conclusao que a Ucrania estava a pagar pelo Starlink.
          Mas pronto, ha outros topicos em que o gajo esta a desinformar e uma pessoa daquelas tem que atinar antes que faca mais estragos.

          1. Avatar de acs
            acs

            teve de mover os satelites para que funcionassem lá. eles nao tinha acordo com eles antes da guerra.

          2. Avatar de To Canelas
            To Canelas

            Correção: A Ucrânia não estava nem está ainda a pagar pelo Starlink. Mas vai pagar, claro.

            Como vai pagar por todas estas “ajudas” dos EUA, Europa, etc. Ou és daqueles que pensa que todo este armamento enviado para a Ucrânia é à borlix?

            Ainda à pouco tempo foi rejeitado no congresso americano mais uma “ajuda” de 1.2 mil milhões de dólares, mas agora lá aceitaram uma “ajuda” de 250 milhões dólares para pronto, não dizerem que agora já não há “ajudas” para a Ucrânia.

            O grande problema é que quem agora paga todas estas ajudas são os governos, o que é basicamente, todo o povinho, eu, tu e toda a gente. Depois a Ucrânia vai andar a pagar às prestações durante dezenas de anos.

            Portanto, o Musk ao rejeitar esse pedido que falas, não fez mais nem menos que os EUA. Aliás, ele, como dono de uma empresa privada, nem se devia ter metido naquilo. Se não se metesse, agora ninguém o andava a acusar de nada.

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        Mas os sr faz a menor ideia de o pq a guerra na Ukrania comecou?!
        Ate o posso ajudar nas datas 2013-14.

        Que provas e que tem que o Musk saboutou o quer, tvi-cnn, sic e cnn++ nao sao fontes validas, muito menos o poligrafo : D

        cultive-se!

    2. Avatar de XP
      XP

      Bem que tu tentas vender as tuas teorias aberrantes e propaganda negra mas enganas poucos.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      100 % correcto/

  2. Avatar de Paulo S
    Paulo S

    É uma forma ardilosa de desviar as atenções.

  3. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Cheira-me a obra do Megatron

  4. Avatar de Carlos Fernandes
    Carlos Fernandes

    Tal como ele qualquer OCS quer click bait… tá sempre a fazer birra

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Grande Musk, o rebenta esquerdistas. És a única salvação de uns media manipuladores.

  6. Avatar de Dial
    Dial

    Podemos acusar Musk de muita coisa? Sim podemos, ele dispõe-se a isso. Mas usar acidentes de fábricas ocorridos há anos onde trabalham milhares de pessoas como forma de ataque, nomeadamente aos robots que está a desenvolver (optimos) tem de vir dos seus concorrentes, aliás a Tesla tem sido desde o início atacada pela inovação que acrescenta à industria automóvel e o cobarde ataca sempre o que consegue ser melhor que ele.